Textos de Saudade do Pai q Morreu
O biógrafo ideal deveria ser uma pessoa que um dia, talvez, também devesse merecer uma biografia. E isso significa um cara que viveu. Que andou na rua de madrugada. Que viveu a noite. Que se apaixonou, teve mulheres que se apaixonaram. Traiu, foi traído. Levou borrachada da polícia, foi preso. Se meteu em peripécias bem malucas. Que tenha tido uma doença. Que tenha sido pai.
Hoje, 30 de março de 2016, aniversário de minha mãe e que, se viva estivesse, estaria completando 105 anos de idade. Faleceu aos 72 anos no dia 7.2.1983, uma segunda feira de carnaval. O fato ocorria após ter passado seis meses do falecimento de meu pai, com quem ela vivera por mais de 50 anos. Sem muito estudo, passou pela vida batalhando arduamente para, junto com seu marido, criar seus nove filhos, dos quais sou o mais novo. Que ela esteja agora descansando em paz na glória de Deus, conforme ela mesma acreditava.
Olhando as estrelas, me lembro de outras noites nem muito agradáveis, substitui por outras lembranças, mas dessa vez que me trazem Saudades. Não sei como expressar as saudades que tenho de te encontrar em meus sonhos. Porém te sinto todos os dias andando ao meu lado, parece que a batida de teu peito ensina o melhor jeito para que meu coração te copie...
"Observar mais que absorver.. Essa é a meta!! Por que não adquirir paciência através da observação para obter mais clareza e maturidade em atitudes e pensamentos diante das adversidades? Observar intui ao que me permite enxergar sem esforço e controversas à atual realidade.. Por que deixar pensamentos negativos afetarem minha consciência, e automaticamente o meu dia a dia? A mente é extremamente poderosa, mas para desbloquear este poder de energia é preciso me adequar e superar os acontecimentos inesperados.. Portanto, minha vida vale muito mais que qualquer insatisfação, medo ou receio.. Eu me proponho, jamais deixar de acreditar que dias melhores virão, e que tudo é possível quando há pensamentos, decisões positivas e aceitação ao que me foi proposto viver."
"Que venham dias, tardes e noites melhores. Que respeito não seja raridade e que a educação seja voluntária. Que os pedidos de licença, desculpa, obrigada, por favor, gratidão, sejam automáticos e livres de exigências. Que todos leiam mais livros num mundo recheado de muitas vontades e pouquíssimos esforços. Que possamos sentir sempre o cheiro agradável do verde que nos elevam e o som dos pássaros que nos exaltam. Que venham muitos feriados, dias de sol, dias de chuva e ventos à flor da pele. Que surjam muitas primaveras, e que o afeto encantador do amor alheio que nos rodeia, seja uma constante em nossas vidas. Enfim, que sejamos merecedores de abraços acolhedores, sorrisos devastadores, conforto exuberante e muitas massagens nos pés."
"Priorizei as minhas atitudes aos fatos que me fazem crescer espiritualmente, não valorizando aquilo que vive de aparências, mas sim, redobrando e dedicando minha atenção ao que acrescerá meu estado de bom ser humano que ainda hei de me tornar... Percebi que reconhecendo as necessidades alheias, eu sou capaz de sentir a percepção do mundo ampliar, e que a vida tem significados maiores quando me sinto útil e mais ativa socialmente. Portanto, ser solidária ao próximo sem esperar nada em troca é o que realmente está em pauta.
Aquele amigo que se vangloriava em estar mostrando como um troféu a foto de uma determinada filha adolescente, dizendo, no entanto, que não sabia aonde andava, só fez. Um dia ela descobriu seu paradeiro e telefonou dizendo desejar conhecê-lo. Ele, com toda má vontade do mundo, combinou encontrá-la em frente às Lojas Americanas na hora do almoço. No outro dia deu um pulinho ao encontro combinado. Voltando, no entanto, mostrou-se indignado dizendo ter entrado na loja e comprado para ela um presente bom. Alardeou enfático: "um play station 2" - presente de menino, cá entre nós. E para sua surpresa, ela não aceitou. Disse-lhe que pensava que ficaria com ele a tarde toda, ora! Sentariam numa mesa e comeriam uma pizza como fazem os outros pais e filhas comuns, quanto mais eles que nunca tinham se visto antes, desde então. Se conheceriam melhor, dariam risadas, falariam sobre a longa ausência, a emoção natural do encontro, essas coisas, entende? Mas não, ele foi logo embora. Mais tarde, o mundo dá voltas. Ele casou com alguém e quis um ter um filho como todo casal, segundo a ordem natural das coisas. Acontece que a mulher era estéril. E aí só restou adotar um menino, ironia do destino, gesto nobre com o filho não sanguíneo, dando de tudo que não deu a biológica, boas roupas, presentes finos, o filho de outro enchendo de mimos.
Pois que te amarei, flor de luz de minha vida, em cada uma de minhas respirações, tanto em teus momentos de glória, quanto em tuas horas de sombra. É por onde fores, que teus olhos possam enxergar mais longe, como a continuidade dos meus. E com quem estiveres, como estiveres, onde estiveres, saibas que contigo eu sempre estarei, torcendo para que tomes o que é teu por direito divino, e com isso faça de sua passagem pelo mundo um marco semelhante ao do jardineiro que não conseguiu tirar das mãos o perfume das flores que colheu.
Estas discórdias! Esse sofrimento! Estes falsos amigos, tiranos, oportunistas, traidores! Minha própria identidade, profana! Pai do sofrimento, da solidão, chega! Minha alma canta, clama pelo rio do corda, por amores proibidos, distantes. Perdão, mas não submeterei me à ti. Sou teu filho, mas não sou teu. Sou único, escravo apenas do amor.
E eu tenho certeza que foi nesse segundo que eu comecei a te amar,uma das únicas coisas que posso afirmar foi que quando teus olhos cruzaram com os meus o teu mundo certamente mudou e eu tive sorte em estar ali nos teus braços, protegida, amada, cuidada e até hoje é assim,espero que um dia eu possa te cuidar com todo o amor que tu me cuidou e me cuida que no dia que depender de mim eu não falhe como tu nunca falhou,eu te amo demais,meu paizão,meu amor,meu amigão pra todas horas,tu foi,tu é e sempre será o MELHOR! Orgulho-me de ter um pai assim exatamente como tu! Te amo a cada dia que passa como se fosse nosso primeiro segundo juntos!
É impossível nos escondermos da presença de Deus e quem quiser negar a existência Dele, poderá fazê-lo, mas nada disso destitui Deus enquanto Deus, pois porventura um filho que nega ter tido determinado pai terreno, não o reconhecendo como tal, ou o esquece, faz com que este pai não exista de fato?
Gratidão, Papai do céu, por tudo que tens feito por mim, por cada cuidado e livramento, por cada vitória em meio as lutas, pelas bênçãos alcançadas. Graça te dou, meu Senhor, meu Deus, Pai e Criador pela sabedoria que derrama sobre mim todos os dias, por cuidar de mim desde o meu levantar ou meu deitar, graças Te dou pelo que há de vir.
Eu sempre o valorizei, sempre soube que era um grande homem, mesmo quando cometeu alguns deslizes, mesmo quando desviou do caminho pelo qual estávamos seguindo e tropeçou em suas próprias escolhas. Mas quem não erra ? O mérito dele está em sua essência e sei que ele está tentando, não é tão forte como eu gostaria, afinal é humano, mas ele está a cada dia lutando para ser um homem de muito valor, e eu acredito que ele consiga!
Quem recebe nesta vida um inimigo de vida passada como filho, se assemelha ao herói que foi prejudicado no passado por aquele ser, e hoje aceita a nobre missão de buscar a harmonização da questão pelas vias do amor. Não por acaso existe o mandamento que recomenda honrarmos pai e mãe. Quem engole o ego e aceita ser genitor nessas condições, é digno de muita honra. E se consegue realizar a tarefa de transformar em amor o que antes era ódio, avança mais um degrau na escala evolutiva.
O meu herói de toda uma vida poderia ser o protagonista favorito das crianças nas histórias em quadrinhos, poderia ser nos filmes o herói mais querido por todos. Por tanto nem todo herói precisa usar uma máscara para de fato ser um herói. Nem todo herói precisa usar um emblema para ser um herói. Nem todo herói precisa ter uma armadura para se defender e nem todo herói precisa ser personagem de histórias em quadrinhos ou estar em um filme de ação. O que quero dizer é que ele pode estar bem perto de nós disfarçado de pai e sendo um grande pai! Sim, o meu herói é bem real. E é a ele que devo a minha vida. Eu posso descrever meu herói a vocês da seguinte forma: é um herói exemplar, um homem de carácter e um pai muito trabalhador. Ele tem muita sabedoria, e defende sua família. Ele já venceu muitas batalhas, já foi lição e ainda hoje luta muito pelo bem de todos. Ele tem muitos amigos e para sempre vai ser meu! Poderia ainda falar que ele tem um sorriso encantador. A você pai quero agradecer a tudo que sou hoje e a tudo que tenho. Você é o braço direito de todos os meus acertos. Continue sempre sendo esse grande herói ❤ te amoooooo muito ❤❤❤❤ Que Deus te ilumine sempre pois um herói é uma benção.
"Família é essencial na vida do ser humano, está nos gestos simples, numa palavra amiga, num conselho de mãe, num puxão de orelha do pai quando for preciso, no colo de vó, está na essência de cada componente da família ensinar o caminho do amor e incentivar a brotar o comportamento para preparar aquele pequeno ser para vida lá forá".
Na história bíblica, há diversos exemplos de irmãos atentando contra irmãos. Entretanto, em qualquer circunstância, nosso compromisso deve ser com o Pai. Conflitos entre irmãos sempre existirão, mas a eles jamais se deve dar mais importância do que honrar pai e mãe. Dessa forma sim, uma coisa pode favorecer muito a outra.
Me disseram que o amor não existe.. Refleti por alguns segundos e logo depois discordei. Discordei porque lembrei de minha mãe em claro cuidando de mim a noite inteira quando estava doente. Discordei por lembrar de meu pai deixando de comprar coisas para ele para me manter bem alimentada e bem vestida. Discordei porque lembrei de um amigo que largou todos problemas para me aconselhar e me dar um ombro amigo. Discordei porque lembrei de uma amiga que mesmo sem nada ficou extremamente feliz pelas minhas conquistas. Discordei porque acho impossível não sentir o amor nesses gestos. O amor sempre esteve ali, foi que você não o viu!
Você não foi meu herói, não me amou, não me protegeu, não foi meu amigo, não distribuiu sorrisos. Nunca me envolveu em seus braços, nunca me disse eu te amo... Perdi tanto... Sempre me senti órfã, abandonada, desolada, tudo que eu sempre quis foi ter um pai... Agora, você se foi... Que falta já me faz... Nunca foi o que sempre sonhei, você só era você... Você me fez nascer e só isso já te faz sublime, você se foi e nunca deixará de ser meu pai.
Eu tenho muitas queixas do velho: O Narcisismo moralista dele “É do Meu jeito ou não tem jeito”, mas... Eu tenho que admitir, ele teve gloriosos segundos quando gerou o universo, o Cara tinha surtos criativos, e otimismo é, eu admito. E apesar de sua idiotice, sua grande falta de ironia, ele deu uma grande oportunidade aos homens: A chance de viver no paraíso. Ele errou, Ele fulminou Ele abriu as águas... Venerado por criaturas que fizeram de Deus a imagem do homem. Depois ele se desapontou, ou pior, se cansou, pegou a bola, e foi embora.
