Textos de Saudade do Namorado
Faça uma viagem, retorne ao começo onde tudo é, onde és só, sozinho mesmo, de malas vazias e nu ...
saiba-te, sinta-te, acolha-te ...
e agora, recomece com tudo aquilo que ali encontrou:
malas vazias, nu e você, tão somente, você.
E se os "por quês" e "não é assim" vos chegar, sinta: estes, estiveram lá com você? Se sim, não haverá perguntas. Se não, não há resposta. Sorria dos moldes, a nudez é para quem viaja por dentro e ver requer esse passaporte.
Permita-se!
No crepúsculo de um sorriso
o brilho de um olhar se faz presente
quando presente está a segurança
confiança dos passos em Verdade
vestida além das letras
afinal, são estas apenas reflexos
das noites acolhidas pelas manhãs
orvalhadas sintetizam a fluidez
sentimentos que são poesias
contornadas pelas sombras de um poema!
Na beleza de todos os trajetos
na ternura de jamais sermos sozinhos
na confiança que são, todos os passos,
adiante, precisos, e certos ...
o que lhe compreende a confiança de se estar certo?
A vida, tão imprecisa e incerta, mas ela é sem margem à qualquer dúvida: viva, certa... e nela, tudo é "certo"!
E lá vamos nós nesse barco, entre traços, linhas, letras, vagas, versos, além das entrelinhas e "entreversos". E talvez há tanto a se ampliar, "entretextos", "entresilêncios" e outros tantos "entres" nesse mar infinito. Mas, vamos... eu, você e eles, nós quem sabe ou ninguém, mas estamos indo ou ficando, sentindo e deixando o fluir acontecer ...
Que venham então, os ares que se abrem entre céus sem mais horizontes e algumas nuvens a dissipar-se!
SOBRE A CRUZ...
Na cultura católica, a cruz vive presente no hábito da irmandade; é um instrumento de fé na vida cotidiana desses irmãos. É usada por alguns, para exorcizar pessoas possuídas por entidades do mal. — Por líderes espirituais e religiosos que acreditam que os espíritos imundos encarnados, nas suas abordagens, corram da cruz.
Às vezes me pego pensando em todos os meus erros do passado, indescritíveis, absurdos e até insanos, coisas de um jovem em evolução...
Mas daí me lembro que tudo isso é normal, faz parte de nosso crescimento, algo que através do tempo, de alguma forma foi moldando o meu pensamento.
O importante é aprender e não cometer os mesmos erros de outrora, repetindo o mesmo argumento.
Talvez o aprendizado se realiza através da dor, da tristeza, da falta de domínio do problema, pois assim, de alguma forma, poderemos sair do estado de imaturidade para resolver o tal dilema.
Viver um dia de cada vez e tentar encontrar a solução, melhorar como pessoa, assim como um jovem aluno, que na escola, pouco a pouco vai aprendendo a lição...
Em tudo que faço e realizo, brinco e sorrio, é meu jeito de ser, de modo extrovertido, me divirto e faço piada, rio de mim mesmo e não estou nem aí para isso.
Assim já são mais de 45 anos de vida, sempre com a presença de Deus me abençoando, em tempos de estrada, em tempos mundanos, criando e aprendendo, até mesmo com o pior dos seres humanos, escrevendo a minha história, somente por querer mostrar como eu estava andando.
É só um pouquinho de minha particularidade, parece que nada está me incomodando, pois, em tempos estradeiros, também sorria em público, mas sozinho, já estive chorando, não é vergonha, é um sentimento que para muitos não é estranho.
Eu sempre fiz tudo de forma alegre, com um enorme sorriso, mas a fórmula mágica, que fez com que tudo tivesse um sucesso contínuo, é sempre ter muita seriedade em tudo que realizo!
"Vamos procurar a droga da lanchonete - disse Zoë" ... "Umas drogas de batatas fritas caíriam bem - Grover" ... "E eu preciso usar a droga do banheiro - Thalia" ... "Eu quero beber da droga da fonte de água - Grover" ... "E eu quero comprar uma droga de camiseta - Thalia" ... "Isso que eu ouvi foi uma vaca? - Grover" "Uma droga de vaca? - Thalia"
Às vezes, imagino Deus meneando a cabeça diante dos absurdos que muitos cristãos e teólogos dizem sobre ele e sobre a Bíblia... É como se o ouvisse dizer: 'Eu não sou assim... Isso não aconteceu desse jeito...' Pois somente o Espírito Santo pode revelar quem Deus é e mostrar o verdadeiro sentido da sua palavra. Mas quem quer depender do Espírito quando possui outros recursos? Por isso erram!
A sabedoria perfeita não nos cobra nem nos pune; quer apenas que aprendamos a amar. Ela nos exercita, habilita e instrui para o amor.Para crescer não precisamos fazer culto ao sofrimento, mas ficar atentos as crenças, comportamentos e valores que nos trazem alegria e bem-estar, ou infelicidade e desgosto.
Somente seremos felizes quando conseguirmos entender a nossa primordial missão terrena: Fomos criados para amar e ser amados. Pode ser que, em muitas ocasiões, não possamos escolher as situações e ocorrências externas de nossa vida, mas com certeza sempre poderemos optar pela única maneira sensata de enfrentá-las com amor
Tu és Três
Um missionário espanhol visitava uma ilha quando encontrou três sacerdotes astecas.
- Como vocês rezam? - perguntou o padre.
- Temos apenas uma oração - respondeu um dos astecas. - Nós dizemos: "Deus, Tu Ès três, nós somos três. Tende piedade de nós."
- Bela oração - disse o missionário.- Mas ela não é exatamente a prece que Deus escuta. Vou lhes ensinar uma muito melhor.
O padre ensinou uma oração católica, e seguiu seu caminho de evangelização. Anos depois, já no navio que o levava de volta á Espanha, teve que passar de novo por aquela ilha. Do convés, viu os três sacerdotes na praia - e acenou-lhes.
Neste momento, os três começaram a caminhar pela água, em direção a ele.
- Padre! Padre! - chamou um deles, se aproximando do navio.- Nos ensina de novo a oração que Deus escuta, porque não conseguimos lembrar!
- Não importa - disse o missionário, vendo o milagre. E pediu perdão a Deus, por não ter entendido antes que Ele falava todas as línguas.
Nem todo pensamento ou sentimento que experimentamos é um processo natural do nosso ser. Muitas vezes, alguns pensamentos são, na verdade, a voz do inimigo, infiltrada em nossa mente de forma sutil, disfarçada para parecer que vêm de nós mesmos. Da mesma forma, sentimentos podem ser reações a estímulos deliberadamente enviados por satanás, com o propósito de nos manipular. Se você não consegue acreditar nisso, significa que subestima bastante a astúcia do seu adversário!
Assim como o camaleão muda de aparência para se adaptar ao ambiente, mas continua sendo um camaleão em sua natureza, elementos com origem pagã ou ocultista podem até receber nova roupagem cultural ou religiosa, mas no mundo espiritual continuam carregando o propósito para o qual foram criados e consagrados. Aparência não muda essência.
Cristão, se de repente você começar a acreditar que o que aprendeu ser pecado talvez não seja, que o que antes parecia um mal agora parece um bem, que o impuro se apresenta como algo puro e atraente, e começar a questionar se os conselhos de Deus realmente fazem sentido ou até duvidar das intenções por trás deles, cuidado! A serpente entrou no jardim da sua fé e está sussurrando ao seu ouvido...
O conceito de EQUILÍBRIO e EXTREMISMO, em muitos casos, pode ser bem diferente para Deus e para o mundo. O mundo considera extremismo qualquer posição mais radical e define equilíbrio como um ponto moderado entre dois extremos. No entanto, no âmbito espiritual, Deus pode enxergar essa moderação como "mornidão espiritual" e a firmeza radical na fé como convicção verdadeira. Por isso, seja em questões cotidianas ou espirituais, confie sempre na orientação do Senhor, pois sua sabedoria está muito além da lógica humana!
Há tempos o sistema tenta apagar a ideia de Deus, substituindo seu nome por termos alternativos em diversos contextos. Onde antes se reconhecia a ação divina, se fala em "sorte", "destino", e, mais recentemente, em "energia" ou "o universo". No entanto, por trás de todos esses conceitos, a verdade permanece: é sempre Deus agindo — apenas não querem reconhecê-lo!
Muitos usam frases de filósofos e intelectuais famosos para dar mais peso às suas ideias, como se a opinião desses homens tornasse algo verdadeiro. Mas, no fim, são apenas seres humanos — inteligentes, porém limitados e sujeitos a erros. Se queremos uma base segura, devemos recorrer à Palavra de Deus. Citemos Davi, Salomão, Paulo — homens inspirados pelo Espírito Santo — e o próprio Jesus, cuja sabedoria é perfeita e infalível!
É lamentável observar que, em muitas igrejas, o Espírito Santo é tratado não como o Guia, mas apenas como um ser abstrato, usado para legitimar e validar ações e decisões ministeriais convenientes, quando, na prática, ele não participa de fato, pois todas as escolhas são feitas pelos homens.
Observe atentamente seus sentimentos e reações. Sempre se pergunte por que algo o incomodou, entristeceu, irritou ou provocou tanto. Será que essa reação é realmente justificável? Muitas vezes, essas emoções estão ligadas à inveja, ao ciúme, ao orgulho, ao sentimento de rejeição, à baixa autoestima, entre outros problemas que todos nós podemos enfrentar. Identificar e reconhecer essas fraquezas é o primeiro passo para entender que precisamos da ajuda de Deus para sermos libertos e termos nossa natureza e caráter transformados!
