Textos de reflexão sobre a vida
"No outono de 1953, parecia que eu tinha apenas alguns meses de vida. Em dezembro, os médicos - companheiros no exílio - confirmaram que eu tinha no máximo três semanas de vida.
Tudo o que eu havia memorizado nos campos corria o risco de extinção junto com a cabeça que a mantinha.
Este foi um momento terrível em minha vida: morrer no limiar da liberdade, ver tudo o que tinha escrito, tudo o que deu sentido à minha vida até agora, prestes a perecer comigo...
Eu não morri, no entanto. (Com um tumor desesperadamente negligenciado e agudamente maligno, este foi um milagre divino; não pude ver outra explicação. Desde então, toda a vida que me foi devolvida não foi minha no sentido pleno: ela é construída em torno de um propósito)."
Queira viver muito.
Muito não diz respeito ao tempo de duração nessa terra.
É viver com intensidade.
Queira viver bem.
Viver bem não é o foco no ter.
É degustar cada vez que o seu pulmão se enche de ar.
Queira viver a vida.
A vida não é acelerar tudo de uma vez. É respeitar o tempo de cada dia, de cada momento.
Como visto por aí, não morra sem antes viver.
Vida é um presente em nossas mãos
Um tesouro de inestimável valor
Um caminho incerto cheio de emoções
Que podemos construir com amor
Muitas vezes existirão
Pedras em nosso caminho
O que nos remete a lembrança
Que as rosas, mesmo as mais lindas
Escondem em seus caules espinhos
A vida é um caminho
Que às vezes não podemos entender
Ela é cheia de altos e baixos
Mas também de alegria e prazer
Cada dia que passa é uma vitória
Uma oportunidade de crescer
E assim seguir com mais sabedoria
A grande arte de viver
É tão difícil esquecer o passado, quando ele ainda existe no presente, em forma de lembrança.
Possuímos a compreensível mania de odiar o tempo, de culpá-lo por todas as perdas, por tudo que ele levou e leva de nós.
Mas o que é o tempo senão uma forma de nos fazer viver a vida? De nos mostrar que nada é para sempre, e por isso, devemos aproveitar o hoje.
Afinal, o amanhã não existe, e o passado só existiu para que o hoje, o agora, existisse.
Anseios Internos
Flui dentro de mim, como a nascente de um grande rio, sentimentos que estranho, sensações que jamais imaginei sentir, crises e mais crises. Esses medos e desesperos surgem todos os dias, como formigas em um formigueiro se tornando cada vez mais numerosas. A minha única esperança está em Deus, de que um dia viverei sem todas essas aflições, e Ele sabe disso. Em meio a tantas angústias o meu coração tem gerado um anseio por estar mais perto d'Àquele que me criou. Temo viver e de nada valer minha estadia nesta terra terrível, e chegar lá na frente e ver que nada adiantou ter buscado tantas coisas, e sem perceber ter perdido a mim mesmo.
Meu coração agita em inclinar-se para a memória de que um dia poderei ver o meu Senhor face a Face, mas estremece quando lembra que são muitos os obstáculos para que este maravilhoso momento eterno aconteça.
Só Àquele que me conhece plenamente podes compreender minhas palavras.
Cansar faz parte
Não é todo dia que acordo forte
Quem fala é sua sorte
Pois não sou de Marte
Sou do Norte
Por mais que bata
Eu sou vira-lata
Aguento apanhar
Sem pestanejar
A vida é essência
Não seja carência
O mundo é essencial
Não seja boçal
Viva feliz ou triste
Seja animal racional
Só Pra Te Amar
.
Eu tenho todos os motivos do mundo,
Na vida, pra te amar.
Pra te amar, eu tenho todas as razões,
Até mesmo quando não mais vida em mim há.
Porque eu acredito no além do aqui,
No infinito que só o amor constrói,
E no eterno de um querer maior.
Creio nos passos que o amor segue
Nos sabores que ele sente
Nas veste que me perfuma de ti.
Ah, eu tenho todos os pretextos,
Os inúmeros contextos,
Dos incontáveis desejos pra te querer.
Eu poderia listar um por um,
Contar para o tempo, jogar ao vento,
Falar aos céus e revelar ao mar,
O quanto eu bem sei te amar.
Sim, eu poderia...
Mas eu te sinto em cada detalhe,
Sempre te encontro nos meus dias,
Vejo-te dentro do meu sol,
E te guardo no meu pôr do sol.
Dia e noite estás em mim
Sem palavras, sem dizeres, sem som,
Apenas com os meus tantos motivos
E pretextos, dos incontáveis desejos da vida,
No mundo, só pra te amar.
Vejo, através de muitas atitudes, olhares e palavras... Que é de verdade.
Depois de espalhar minhas cinzas por caminhos que nunca foram meus, sei que é um encontro de almas e propósitos.
Depois de tantas escolhas que levaram à lugar nenhum... Descobri que era para chegar até você.
E gosto disso, sabe? De gente sem medo do agora, do amanhã.
De quem dá um jeito quando quer.
De quem não perderá nenhum momento compartilhado.
De quem abraça os planos e sonhos e faz acontecer.
Por tanto tempo fui tão só nesse departamento.
Obrigada pelas borboletas no estômago.
Ande devagar
Converse mais olhando nos olhos.
Sorria mais olhando o coração.
Viva mais olhando para frente.
O que ficou para trás passou,
não volta não.
É preciso sonhos para seguir.
É preciso coragem para florir.
É preciso acreditar para não se perder.
É preciso amor para crescer.
Aproveite o instante, abrace apertado, converse demorado, sorrie sem freio e olhe com emoção.
Porque a saudade machuca demais,
ela não tem coração.
Poema autoria de #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 21/10/2021 às 08:00 hrs
Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues
O Poeta enquanto escritor é um ser histórico e atemporal. Ao passo que verseja a vida e tece suas reflexões, o faz sob a perspectiva da atualidade, porém não se prende ao tempo, posto que deste aproveita as flexões. As respeita e obedece. No presente não pretere e nem esquece o passado, tampouco profetiza futuros. Apenas os reverencia enquanto escreve, seja em prosa ou poesia.
Adriribeiro/@adri.poesias
Dixe Deus falar na manhã,
para que a tarde possa teu coração ouvir.
Deixe o que é ruim passar, para que o que bom
seja seu companheiro.
Deixe a tristeza que te aflige
dar lugar a alegria que quer chegar
e assim cuidar e estar contigo.
Deixe o que te faz feliz se instalar no teu coração.
assim a vida será um prazer de viver.
Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.
A felicidade está logo ali depois dos sonhos e chegando as atitudes, Deus fez das coisas simples as mais belas.
Os sentimentos não podem ser vistos nem tocados porém fazer a diferença total em nosso dia á dia.
Não permita que nada e ninguém bloqueiem seus objetivos, por que tudo só é impossível para quem não tem ação ou motivo.
As duas formas de chegar são canalizadas pelo coração.
Amor ou dor não importam desde que vc não fique estático.
Hoje pode ser o primeiro dia para as mudanças que vão te levar a verdadeira felicidade. Busque inspiração na simplicidade de um sorriso ou na beleza de uma flor, mas jamais desista de amar , sonhar e vencer.
Faça desse momento único pois o tempo não para.
Seja feliz e receba um milagre de cada vez.
Deus nos criou semelhantes a ele não pra que sejamos perfeitos mas para que sejamos completos.
Você tem o poder de mudar tudo, deixando o passado onde deve estar ,agindo no presente e semeando o futuro.
Faça a diferença, feche os olhos e abra o coração.
Tenha uma vida plena pois a oportunidade já começou no dia que nasceu e só vai acabar quando você deixar de acreditar.
Espero que você receba todas as oportunidades para encontrar o caminho para felicidade e Deus esteja abrindo a janela para seu coração renovar sentimentos.
Eu amo a vida...
As vezes me pego apenas vivendo, esqueço de tudo, das pessoas, dos problemas... apenas olho pela janela e espero o tempo passar.
Passo dias curtindo a vida, vejo as paisagens, ouço os sons, sinto os gostos. Nem se quer lembro-me dos meus familiares ou amigos. É estranha essa sensação de apenas viver, não é ruim, é sublime.
Com certeza o pior desperdício da vida é o tempo gasto tentando achar um propósito pra tudo, pois a vida foi feita para o propósito mais simples do mundo: viver.
É fácil dar palpite na vida
alheia dizer como deveria
proceder no seu dia-a-dia.
Principalmente quando não
sabem o que o outro vivencia.
Seus dramas e dores.
Se todos cuidassem mais de
sua própria vida, teriam menos
louça suja, um pátio mais florido,
cores em seus jardins e mais
harmonia em seus lares.
Tudo seria mais leve, com toda
certeza.
Ajudaríamos uns aos outros
e haveria mais gentilezas e
menos pequenezas.
*** A VIDA É UM CICLO, E TEMOS QUE SEGUIR EM FRENTE ! ***
****************
Hoje segunda-feira acordei e senti um enorme aperto no coração!
Sim, estou sentindo uma grande nostalgia! Seria o dia de ir para meu curso que terminara na semana anterior, na sexta-feira. Lembro-me de tudo e de cada amigo desde o primeiro dia. Das aulas dinâmicas do professor Samuel e as coisas engraçadas que ele falava. Um ótimo professor! O Raphael zuando o Cadu e vice-versa, as risadas da Isabel e Joana, os comentários engraçados da Tatiane, e o que falar da Nathália? Sem comentários sobre essa menina, uma figuraça! Nathanael sempre mais quieto, mas com um senso de humor incrível, minhas amigas Cristina, Tatiana e Ana Paula, adorava participar do grupo com vocês... Tiago sempre com seu notebook, um rapaz adorável. A irreverência do Alexandre, e a forma diferenciadamente engraçada em que o Jefferson respondia certas questões, Arcanjo muito simpático e a dupla Francilene e Luciana, dois amores de pessoa...
Engraçado que eu, assim como cada um de nós que começa um projeto, fica doido para vê-lo acabar. Ficamos ansiosos para ver a etapa concluída! Desde a hora em que acordamos! Principalmente na segunda-feira. Chegamos a falar: -“Vamos lá, hoje é mais um dia!”, na quarta-feira dizemos: -“Ebaaaaa, está chegando o final de semanaaa!”, e na sexta-feira: “Ufa! Graças a Deus!”
É irônico como a vida nos prega peças, e vai tomando um rumo e uma dimensão tamanha na qual não podemos prever o que virá pela frente!
É por isso que devemos dar valor a cada segundo da nossa vida. E a cada pessoa que passa por ela.
Escrevo isso com lágrimas nos olhos! Estou satisfeita de ter cumprido uma etapa da minha vida... Mas não fiquei feliz de ter me afastado de cada amigo.
Mas fazer o que? A vida é assim. Um ciclo.
As etapas da vida cada um de nós temos que cumprir! É fato!
Fazer amigos guardá-los no coração e seguir em frente! Um dia quem sabe, todo mundo se encontra novamente...
*****************
Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2.010.
Tempo
A tristeza assola essa terra
Tristeza sem fim, sem trégua
Nostalgia outonal
Saudade condicional
O vento sopra a poeira do que restou
Trazendo consigo lembranças de um tempo...
Lembranças que vivi...
Lembranças que sempre sonhei...
Tristeza e saudade de tudo
Recordações doces de uma vida amarga
Tempo que não volta...
Tempo que não para...
A vida é cheia de altos e baixos, É um caminho estreito, sem volta, cheio de curvas, num contraste de cores sem explicação. Tem espinhos com muitos desafios, que se transformam em obstáculos, às vezes, você acha que não vai conseguir. Mas Deus sabe a hora certa e com ele a gente passa por cima de tudo sem ver as barreiras.
Desta vez agindo com calma, vamos abrir o caminho certo, assim podemos consertar o errado e compartilhar a vitoria com nossos adversários, solucionar este problema de baixo para cima e não de cima pra baixo, Buscar com transparência a humildade numa unificação, detalhando a verdade. Acreditar na justiça e ter fé em Deus, pedir sabedoria, adquirir conhecimento, pois neste caminho da vida se entende que a sabedoria se resume num simples ato de perdão.
Talvez é melhor que não aconteça
Que o suspiro da paixão desapareça
Que a solidão amadureça
E que se transforme uma nova canção...
...viver a nova e encantadora vida
Ame a si, aprenda a conviver consigo mesmo
Não espere pelas felicidades externas
A fonte jorra dentro de ti
O caminho é você que escolhe.
Não culpe ninguém, reflita, adentre pra dentro de si
e vera um mundo novo a ser descoberto.
A solidão não se condiz em estar só...
Não se alimente de frases de destruição
Se afaste de pessoas que te minem as energias
Dê um suspiro e um passo e verá
O quanto é bom poder viver nessa estrada
Quem te ama te quer bem e não espera de ti nada em troca
Beleza natural
Já paraste para ver o mundo?
Como é raso e,
Ao mesmo tempo,
Profundo?
Não, não olhes as desgraças
Esquece os medos e ameaças
Olha a beleza
Da pureza
Da natureza
Já reparaste como o Sol,
O farol em nosso teto,
Brilha no verão?
E como o céu azul é bonito?
Andar cansa, mas faz bem
Amar machuca, mas faz também
O banho lava o corpo
Com água encanada
Mas a água do céu
Pode lavar a alma
Um dia que tinha
Tudo para dar errado
Já deu certo
Pelo simples fato
De ser mais um dia
Cabe a ti decidir
Se vais ver os defeitos
Ou a poesia
Contato
O que aconteceu com o toque?
Por que refutam o encosto?
Todos tão solitários…
Nenhum sentimento é exposto
Recusam um aperto de mão
Ou mesmo um abraço
Ninguém se toca
Dispensam até as palavras
Bastavam duas: "Bom dia"
Apenas uma bastaria
É claro, não sou extremista
Não precisa me tirar a roupa
Ou fazer uma dissertação
Mas tire-meum sorriso
Ou um poema
Pode ser pequeno
Mas faço-lhe de coração
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Textos para Refletir sobre a Vida
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
