Textos de reflexão sobre a vida

Cerca de 57115 textos reflexão Textos de sobre a vida

Sem essa de querer regrar a vida com coisas super artificiais,
Pausa na mente e na alma.
Redobre sua atenção para quem está ao seu lado.
Não diminua minutos para ficar com quem se ama.
Deixe o dia corrido em câmara lenta, não desperdice o seu tempo com mágoas ou rancor.
Abrace, beije, converse, visualize olho com olho, fale e escute...
Ame e espere ser amado.
Fuja dos barulhos alheios.
Enriqueça sua mente com uma boa leitura.
Cuide da alma com doses extras de perdão e de paz.
Caminhe... Se possivel de mãos dadas. E... ainda que não tenha uma mão para segurar, coloca o fone no ouvido, escute uma boa musica e curta sua própria companhia... Adote os verbos Amar, Viver e Ser!
Ei, não esqueça, Você bem de leve, pode sacudir o azedume alheio, sem parecer ser arrogante ou ainda ser mal interpretada.
Seja Você ainda que esteja chata, esquisita... preserve seus defeitos, afinal ninguem é perfeito.
E, lembre-se, mesmo que, tudo esteja dificil, você é dona de uma história linda que Deus criou.
Você é abençoada, blindada pelos cuidados de Deus.
Não tenha medo, comece, recomece todos os dias, no final do dia você terá superado tudo aquilo que te incomodou logo que acordou... Nem lembra mais o que era né?
Deixe que sua luz propria seja um resumo quando te perguntarem:
_"Bom, isso mostra que a vida tá boa?" Se quiser, responda: "É a vida tá boa!"
Se não quiser responder:
Dá uma piscadinha de olho, porque beijinho no ombro suja a roupa (por causa daquele batom vermelho que você não sai sem ele...) É... A vida tá boa!

Eu não tenho, melhor dizendo: nunca tive vocação a princesa de contos de fadas, daquelas que perde o sapatinho de cristal ou morde uma maçã e cai em sono profundo a espera de seu príncipe encantado, que surge montado num cabalo branco, para ser seu salvador e viverem felizes para sempre. Stop!!! Pare tudo...
Ninguém nunca teve a curiosidade de saber como realmente seria os contos de fada depois do "felizes para sempre?
Sério, na realidade os sapatos não são de cristais e nós mulheres, sabemos como um lindo par de sapatos podem fazer os pés doerem a noite toda.
Sem falar do príncipe encantado, que de tão encantado certos momentos gostariamos que eles conecem a maçã encantada e caíssem em sono profundo, só para termos um tempo para nós. Haja paciência!
E o que fazer com os herdeiros que não nos deixam dormir a noite ou ir ao banheiro sozinha!? Chamamos os sete anões?
Nunca me encaixei dentro dessas histórias.
Gosto da Princesa "Valente"... cabelos emaranhados ao vento, a sensação de liberdade, sem espartilhos e pés no chão. Ela é controversa, tem seus próprios critérios e opiniões próprias. Vai em busca do que deseja, mesmo que isso lhe cause alguns arranhões. Mas tentou!
Eu também poderia viver o conto que foge as regras do convencionalismo"Sherek e Fionna". Totalmente sem estereótipo e mostra a rotina do casal após o casamento. A chegada dos filhos, a falta de privacidade, o amigo que chega nas horas impróprias! mas pensando bem da pra relevar, já que ter amigos de horas boas e difíceis é coisa rara hoje em dia.
Mas, voltamdo ao conto, prefiro apostar num sapo que me provê ao longo do tempo ser um príncipe, do que ter um príncipe que num passe de mágica "pluft" vira um sapo.
Quero meu conto moderno. Não desejo colocar minha felicidade como responsabilidade de outra pessoa, assim sendo não aceito o mesmo. Não desejo sapatos de cristais, nem príncipes montado em belos cavalos brancos. Desejo sim alguém que me respeite como pessoa, que esteja ao meu lado nos momentos bons e ruins, pois a vida tem suas fases de alto e baixo. Desejo alguém real que não reclame da minha tmp e meus defeitos. E que juntos possamos superar todas as dificuldades que surgirem pelo caminho. Pra que enfim possamos dizer não felizes para sempre, mas, "apesar de tudo permanecemos juntos e se amando cada vez mais".
Fim

Anjo da guarda
Eu sou a visão, eu sou a justiça
Eu te livrei dos fantasmas do passado
Eu te encontrei, quando nem você queria se encontrar
Por você dei varias voltas no mundo
Buscando as melhores formas de ser o que você precisa
Estarei sempre aqui pra você, não importa o que
Sempre que pensar em mim, minha alma encontrará a sua, serei sempre seu anjo da guarda, seu guardião
Não importa se você não ficar comigo, mas eu sempre ficarei contigo, mesmo que um dia do real me vá, onde quer que eu esteja espantarei todos os seus inimigos.

Mãe e pai, feliz aniversário de casamento

1 de junho de 2018. Aniversário de 22 anos de casados dos meus pais. Eu nasci exatamente 1 ano e dezoito dias depois, em 19 de junho de 1997. Eles casaram em 1996. Perguntei à minha mãe: “Você lembra como era a vida antes de eu nascer? Que coisa estranha”. Ela disse: “Sim, eu lembro. Não tinha graça”.

Como eu poderia achar estranho a vida que veio antes de mim? Logo eu? Quer dizer… como se eu fosse o dono do mundo? Antes de mim vieram meus pais, e antes deles meus avós, e antes deles veio Jesus, e antes dele a Cleópatra, antes dela os dinossauros e, antes deles, a explosão…. afinal eu sou o quê? Se eu vim e vou numa fração de segundo? A minha vida, de repente, perdeu o sentido. Estou me perdendo… estou esquecendo… quem sou eu? O que sou eu? Será que sou tão importante assim para o mundo?

Aí percebo:
sem eu aqui, não teria graça.

Eis o sentido da vida.

Faca de Dois Gumes

Se a morte é exata
Execute de tudo para ser incontestável
Humanos vagam buscando um destino
De tal maneira notória
A Encapuzada é o parasita anexado
Seres sucumbem conforme
Flores e pétalas tombam
Conforme sonhos são aniquilados
O Deus Ex Machina ? Quimérico !
Seu intuito é claro
Com apenas um miserável e unicamente propósito...
Viva !
Você está vivo
Essa é a dádiva dos condenados

Hoje é dia dos Pais

Mas não deveria talvez se chamar dia do filho?

Pois para ser pai você teve que ser filho, e só quando se torna pai você entende de fato o que é ser filho. Ser pai, como um professor.

O professor (pai) sofre, sofre a dor do aluno ou do filho, as vezes eu queria estar ali no lugar dele fazendo por ele, as vezes você precisa dar aquele empurrãozinho fora do ninho, as vezes você quer segurar um pouco mais no ninho ou na aula, você queria dar mais atenção para ele, ter dado um presente melhor, ter ensinado melhor, acompanhado mais, se esforçado mais e assim por diante, as vezes você não quer ver nenhuma frustação dele - pode apostar, tudo o que eu mais quero é que você não se frustre - e dar tudo que ele pediu, mas as vezes é preciso frustrá-lo para ensinar, ensinar que lá fora a gente vai se frustrar todos os dias e os as vezes são tantas vezes como nesse texto, que se tirarmos os “as vezes” você entende que como Pai você vai abrir mão de você.

Eu não esperava ser professor e também acho que alguns não esperavam ser pais, mas Deus por algum propósito coloca isso para nós, já para alguns isso já foi pensado, sonhado e planejado. Para outros, vichi... chegam em duplas, trios e mais, se um já é difícil imagina um monte. Um monte de alunos, de salas, aulas... você se pudesse assumiria a dor dele mesmo com dor, a fome dele mesmo com fome, o cansaço dele mesmo cansado, a vida mesmo que pela sua. Alguns andam horas para estudar e não possuem condições alguma para tal, alguns filhos nascem especiais e necessitam de cuidados mais especiais ainda.

Ser Pai não é fácil, esperam tratar todos iguais, iguais a sua maneira, ao seu jeito, sabendo que equidade não é igualdade. Esse é outro entendimento de pai, mais como pai do que como filho. Alguns diálogos são surpreendentes, surpreendem, pois, pensamos sempre naquele ninho (voam mais rápido que esperamos) e na trajetória que traçamos para eles, mas eles sempre surpreendem não é mesmo? A cada aula uma surpresa; e para o filho, a cada passo. É... você se envolve, a sala de aula é uma família muito engraçada e briga por qualquer razão, mas acaba pedindo perdão. Perdi noites de sono para preparar aulas legais - para mim muitas delas -, para o pai, viagens e projetos ou até mesmo à espera da volta da balada, mas tudo bem... faz parte, a cama desarrumada no dia seguinte é o sinal que ele já veio, já saiu e já está voltando.

Como herança, como 1 coríntios 3 - a herança da igreja, a herança do nosso Pai, que nos ensinou que continuaremos a ensinar nossos filhos a construírem seus ninhos e suas casas como diamante e quando o fogo vier, teremos a morada de Cristo forte pela educação que tivemos e aprendemos com nossos pais, pelo valores de sermos pessoas íntegras e cristãs, como sal na carne e luz no mundo, mesmo que no entendimento dos homens passamos por situações que nos fazem chorar, mas também sorrir, o sentimento que nos lembra que somos humanos.

Eu nunca fui pai, e pretendo escrever esse texto novamente um dia, e entender se essas linhas fazem mais sentido do que eu imaginei que ser pai é como ser professor.

A vida

Não sei porque existir
É tão difícil viver
Só penso em desistir
Em morrer, e partir

É tudo tão complicado
Até quando penso estar certo
Estou errado

Será mesmo a vida ruim? Ou novamente estou errado

-Tony Carvalho

Tempo

A tristeza assola essa terra
Tristeza sem fim, sem trégua
Nostalgia outonal
Saudade condicional

O vento sopra a poeira do que restou
Trazendo consigo lembranças de um tempo...
Lembranças que vivi...
Lembranças que sempre sonhei...

Tristeza e saudade de tudo
Recordações doces de uma vida amarga
Tempo que não volta...
Tempo que não para...

Fui ali viver...

Muitas coisas pra trás eu deixei.
Troquei o orgulho por amor,
A frieza pelo bom humor
E vejo o quanto na vida melhorei.

Hoje penso só em aprender.
Honrar meus compromissos,
Viver ao redor de bons amigos
Com amor e sem tempo a perder.

Permiti a mim só sorrir,
Amar, trabalhar, ajudar,
Ser feliz até daqui partir.

Aprecio cada momento,
Eles são únicos,
Passam rápido como o vento.

Eu não entendo, por que não consigo ser um coração de pedra , queria poder ser igual a todos, ser diferente parecia ser tão bom , mais na realidade não é , nada dá certo todos te acham estranho , te tratam diferente , ninguém te entende , sabe o que você passa , o que pensa , ninguém entende sua forma de se preocupar com as pessoas , ninguém entende a sua forma de amar , que na teoria seria a forma correta , porém o mundo é tão mudado que o correto é errado , parece que nos dias de hoje quem da amor está errado , mais como assim ?
Você ser errado por praticar o certo ?
Vivemos em um mundo de aparência em que um quer viver para mostrar que está melhor que o próximo , não que está de bem com a sua vida , mais com o passar do tempo você aprende que essas coisas "populares" não valem de nada , mais infelizmente é o que é praticado , relacionamento de fachada , amizade por interesse , são coisas que nos dias de hoje são normais , mais não entendo por que eu fui um ponto fora dessa curva , talvez seja que há de acontecer algo bom na minha vida , ou pode ser que eu seja só um ponto mesmo , mais eu sei que não adianta reclamar , pois bem ou mal esse sou eu , "cheio de manias , todo dengoso e sei que não sou gostoso "todo dia procuro me entender saber por que sou assim , pergunto a Deus o por que de ser diferente , o por que de se doar muito as pessoas , o por que amar assim ? Tão acintosamente , me doar tanto pelos outros , esse tal tipo que na teoria seria a pessoa perfeita , mais que na pratica não tem um pingo de perfeição , eu só queria me entender , saber se esse sou eu de verdade , se nasci assim ou fui forjado assim , mais será que era pra ser assim ?

Passado, presente e futuro
O passado é o conjunto de folhas, as quais escrevi minha história, algumas até já me esqueci, outras, grifei, não quero perdê-las, preciso lembrá-las, elas contam a estória que escolhi lembrar. Algumas folhas arranquei, melhor esquecê-las, outras escolhi não escrever nada.
O presente é o que escrevo, o que vivo, o que sinto e o que penso, com certeza sofre influência das folhas passadas, mas mudei, me reinventei e talvez nem escreva mais como nas primeiras páginas, o importante é que continuo escrevendo.
O futuro me espera como folhas brancas, aguardando o que ei de me tornar, o que ei de escrever, ou talvez nem escreva tanto, o ritmo diminuirá com certeza, ninguém deseja viver tudo o que tem de viver, pois se as páginas se esgotam, a história termina, o livro é esquecido....

Epifania
Há certas coisas que não entendemos. É por isso que alguns querem fazer um voo. Um voo raso para olharem por cima e ver as tristezas e sofrimentos e o rastro do mal que os trazem. Isso chama-se epifania, uma autorreflexão, um auto-conhecimento.
Nem sempre conseguimos atingir esse estágio do amadurecimento. A epifania dói na alma e no coração. Ver seus próprios defeitos, burrices e ignorâncias que praticamos. Saber porquê aquele amor não deu certo, porquê aquele projeto foi-se de água abaixo.
A epifania não é feita de forma exata, em números, mas de forma subjetiva. Cabe a cada um aceitar a dor que ela traz e dar meia-volta no rumo que está dando. Às vezes, precisamos apenas dar um sim ou um não, calar e deixar ouvir o som ensurdecedor do silêncio.
Este é o encontro consigo mesmo. Um encontro doloroso, frio e escarnecedor de si mesmo. Não busque soluções nos outros e sim em si mesmo.

Refém do destino?

Entrou na minha vida por um acaso, pra mim viraria mais uma grande amizade. Um instante bastou pra trocarmos um olhar que virou beijo, naquele momento não sabia o que fazer, como uma chuva de verão que você não imagina que vai acontecer mas de repente o tempo fecha, você já é refém.

Coração poligâmico
Quem diz que o coração só tem lugar pra um amor não sabe o que é amar. Apaixono-me diariamente, seja por um olhar, um gesto, uma confissão, ou pela simples existência de alguém. Amo pessoas que não conheço e algumas que nem existem, amores nascem e morrem dentro de mim sem que ninguém saiba. Permita-se, jamais possua um coração monogâmico.

Ciclos.

Estava pensando nos últimos acontecimentos e como tudo me abalou, meu mundo virou ao contrário nos últimos meses, muitos sentimentos, sensações e visão mudaram e me deixou muito mal, não sei ao certo disser no que, mas mudaram, nem todos que eu tinha a absoluta certeza da amizade são meus amigos e eu não me sinto mais tão bem com eles mas então percebi que talvez esse mar de coisas "ruins" não será necessariamente ruim pra mim, posso estar naufragando em meio a uma tempestade mas é ela que vai me levar a uma ilha maravilhosa, as coisas "ruins" vem para quando as coisas novas chegarem já estejamos preparados. É necessário fechar ciclos, não que todas as coisas que fiz e grandes amigos que tive não foram importantes, claro que foram, foram a melhores coisas que aconteceram na minha vida mas naquele momento, para aquela Danielle, agora sou outra e enxergo certas coisas e atitudes diferente, coisas que não me magoavam hoje sofro só de ouvir e pensar, mas é isso a gente muda, na essência é o mesmo mas os sentimos e principalmente visão de mundo muda e não vejo vocês com os mesmos olhos, desculpa!

Na vida, não importa muito se você tem um belo par de olhos verdes se você não souber ver beleza na simplicidade.

Na vida, não importa se você só usa tênis caros se você não souber o valor dos pés descalços na terra fria.


Na vida, se você só se importa com a sua casa dos sonhos,jamais saberá o valor de um simples acampamento com os amigos.


Na vida, se você só tiver apreço por piscinas grandes e bonitas jamais saberá o valor de um simples banho de chuva com sabor de infância e gosto de saudades.


Na vida, não importa se você tem o carro do ano se você desfazer do carro simples do seu amigo.

Na vida, se você não se importar com os outros nunca saberá o valor de um beijo no rosto e um abraço apertado e demorado.


Na vida, se você só economizar pra ter o saldo bancario sonhado deixara de viver a simples felicidade que seus amigos simples estão vivendo e na vida você perderá os melhores momentos.

Na vida, não vai importar se você tiver dentes lindos e sorriso encantador se você vive de mal humor.

Então, na vida,se você não se importar com o próximo nada importará para você.

Pensamentos...


A vida e feita de uma infinidade de paredes, Sempre teremos uma a nossa frente...
Chamo esta parede de o não! E digo não temos escolhas, precisamos ultrapassa-la! Seja pela superação ou própria vontade, ou limitação de escolhas , através dela, esta o único caminho....
Como fazemos isso? Quebrando todas as paredes que estão a nossa frente! Mas isso não é tão fácil!
Alias a vida nunca é! No inicio temos apenas um pequeno martelo, mal temos força para segura-lo, e pouco sabemos usa-lo... Ele caleja nossas mãos, faz bolhas, mais ainda sim precisamos usa-lo!
É só o que temos... Achamos que com aquilo nunca derrubaremos tal parede! Mas é o único caminho, então você continua batendo...
Até você ver a luz do outro lado, está vai aumentando a medida que você aumenta o buraco da parede, você vai se animando, quando você se da conta, já se pode ir para o outro lado, eu chamo isso de...
Sim!!!
A cada parede ultrapassada, você fica mais forte, os calos ja não doem, as bolhas já não aparecem mais... Então você consegue usar uma marreta, e por que não uma britadeira?!
Você é o cara! Até aquela parede de puro concreto! Mas você lembra de sua primeira parede? É o único caminho!
Desistir e se condenar! Descobrimos então que não temos direito de desistir, apenas de um pouco de descanso, recuperar um pouco de folego, para continuar batendo naquela parede!
Entre a vida e a morte, precisamos superar, ultrapassar, se superar! Ou você descobrirá que ficara onde está, seja num quarto escuro, num comodo mudo, numa sala vazia, ou numa cozinha sem geladeira, ou se quebra a parede ou você sera esquecido pela própria vida!
Quando então num ultimo folego, e você quase diz, chega! E ultima batida! Você vê outro lado....
O que vem a sua frente? O que vem agora? O que posso dizer?
Apenas você decide como sera a tua vida..
Apenas você....

O Amargo da Vida
A medida que crescemos e os anos se vão, o lado doce da vida cede o lugar para o amargo. Quando nascemos, a vida logo nos presenteia com o leite materno, além do seu sabor adocicado ele nos remete a uma fase da vida a qual recebemos o máximo de amor e cuidado. Na infância, preferimos frutas, doces e sorvetes, não gostamos de fígado e outros alimentos de forte sabor. No início da vida adulta o refrigerante dá lugar a cerveja, alguns anos atrás tal bebida seria impalatável, mas hoje desce com suave prazer e o bife de fígado já nos é apreciado. Chegada a velhice, algumas vezes seremos obrigados a abandonar os doces por orientação médica e nossa alimentação será mais "amarga" do que nunca.
Assim como acontece com nossa alimentação acontece com nossa vida, recebemos muito amor durante a infância e esse amor diminui gradualmente a medida que a idade avança, muitas vezes o doce do amor é substituído pelo amargo dos problemas, das contas, da louca vida que vivemos, e como acontece com o paladar, não há doçura que vença em meio a tanta amargura.

- ABC Da Vida -

Ache algo que você queira,
Busque aquilo que você quis,
Compreenda aquilo que você queria,
Defenda aquilo que te faz feliz,

Entenda porque você queria algo,
Faça aquilo que você quer que aconteça,
Grite até achar algo que o ajude,
Honre aquilo que você crê que fortaleça,

Insista no que puder para alcançar,
Jogue fora o apego que faz você esquecer,
Kilos não são apenas o que te pesara,
Logo toneladas poderão ir te prender.

Mais não importa quantas vezes caia,
Não tem nada que mate sua sede?
Ou Pois sabe que necessitamos nessa jornada,
Que algo nos faça seguir em frente,

Rapidamente supere sua vida,
Sabemos que só de algo se há certeza,
Teremos a morte no final a nos olhar,
Uma vida de fracasso a entrar em cena,

Venha e tenha sucesso em alguma coisa,
Wi-fi não vale mais do que um sorriso,
Y quando acabar vá e tente dizer:
Zoei do fracasso e fiz rolar ao menos isso.

Alfabeto da vida,
Pena que somos analfabetos.

O tempo, ah… O tempo… Ele tem um poder inigualável que nos forma, nos transforma, nos dá forma e nos faz novos a cada segundo, na mesma medida em que nos faz mais velhos a cada minuto… O tempo tem um quê de misterioso porque ele é capaz de ser mistério, se fazer mistério e ser segredo, mas também tem o dom de desvendar mistérios e ser o enigma mais fácil de decifrar… O tempo é capaz de muito mais do que podemos imaginar porque é ele quem rege a nossa vida, é com ele que nos preocupamos todos os dias: é ele quem esgota prazos, é ele o próprio prazo…
O tempo é indecifrável, mas nos decifra… O tempo se faz os versos da nossa poesia de vida

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp