Textos de Reflexão

Cerca de 75884 textos reflexao Textos de Reflexão

"Tantos desejos no coração...
Mas o que a gente deseja mesmo é que a vida seja boa,
que nos contemple com mais horas de risos,
com mais gente acrescentando que ferindo,
que haja mais momentos de amor...
e que os pesos não sejam em excessos,
haja leveza em cada dia...
Se desejamos, que realize-se esta vontade
de viver cada dia plenamente feliz.

NEBLINA

Quantas vezes ja nos deparamos com situações em nossa vida pessoal e profissional onde a dúvida e a insegurança gritavam aos nossos ouvidos e nos impedia de seguir em frente ?

Assim como em noites de Neblina, a incerteza, a obscuridade nos fazem mudar as atitudes e nos tornam mais defensivos perante o ofuscamento do futuro...

Temos receio da surpresa, temos insegurança com nossa capacidade de reação, mas diante do lençol negro, ficar parado se torna ainda mais perigoso...então siga, mesmo que não veja a luz no final... Siga...

A incerteza e a insegurança nunca deixarão de existir, mas tenha muito cuidado, para que sua insegurança não seja fruto de um embaçamento da vidraça causado pelo calor da tua ansiedade ou pelo vapor da sua falta de preparação...

Sabe minha pequena, a vida precisa seguir mesmo que alguns ciclos não sejam fechados. Não quer dizer que teve pouca importância e muito menos que não se teve sentimento. É necessário seguir, pois muitos desses ciclos são completos somente com acontecimentos posteriores a eles. Talvez os anos a mais que você me amadureceram e fizeram com que eu saiba esperar e, com toda certeza, esta é uma das piores coisas. Esperar sem ter certeza alguma do que vai ou pode acontecer, sem imaginar as reviravoltas, as novas páginas que nossa história escreve dia a dia.
Há anos também vivo presa, de alguma forma, à você. Sentimento não se explica, apenas se deixa sentir mesmo. Não queria ser esse tal motivo da sua aflição, essa pessoa que tão distante, ainda assim consegue mexer contigo. Mas sei que é involuntário, porque você me causa o mesmo, existe reciprocidade em cada pontada no estômago, em cada saudade.

Ao completar meus 40 anos, passei a enxergar a vida com outros olhos, onde, para alguns, este número representa a forma teórica de uma senhora, mas para mim representa uma jovem com experiências já formada em decepções e de todas elas tirei os maiores aprendizados para minha vida pessoal.

Hoje me vejo numa liberdade de expressão que aos meus 15 anos eu não tinha; era envergonhada e com medo de todos...

Hoje sou de riso fácil e de choro também, sem ter vergonha nem orgulho de me redimir dos meus erros; choro por um final de filme emocionante no cinema de cenas antigas sem ter que me preocupar com olhares ou questionamentos de que sou do tempo antigo.

Coloco um biquíni sem ter que me preocupar se meu corpo está adequado, já que as minhas marcas do tempo mostram que não sou uma Barbie ou a perfeição da mulher que a sociedade exige.

Saio cantando na rua músicas dos anos 70 e 80 sem medo de ser criticada por não estar nos sucessos da mídia; choro por perdas de amigos, animais e parentes que até nem tive tanto contato, mas que de uma certa forma fizeram parte da minha história sem achar que estou sendo falsa ou querendo fazer média.

Choro por amores perdidos, por crianças que sofrem e também por pessoas que já não fazem mais parte da minha vida.

Um coração que nunca sofreu se torna imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito; eu não me censuro por comer nada ou até mesmo comprar algo que nem estava precisando, tenho o meu direito de ser desarrumada e de ser extravagante sem me importar com a opinião dos outros.

Não me envergonho dos meus cabelos grisalhos, pois vivi momentos maravilhosos e adquiri lições, e acima de tudo, passei a me aceitar, tornando-me mais amável e menos crítica para mim mesma. Ganhei o direito de estar errada e, respondendo sua pergunta: Sim, eu gosto de ser velha, gosto da identidade que me tornei. Não serei eterna, mas enquanto viver, não lamentarei pelo que não foi e tão pouco me preocuparei pelo que ainda será.

Muitos se foram cedo demais antes de entenderem a liberdade que possuíam, e seus semblantes viraram marcas de sabedoria. Conforme você envelhece, é mais fácil se tornar uma pessoa positiva. E se me apetecer, irei fazer muito mais porque a vida é curta e o tempo é precioso, e que os verdadeiros amigos permaneçam.

Afinal, só quem tem seus 40 anos pra entender tudo isso!

Em 2015, eu desejo tudo de melhor para você. Tudo bem que você descubra o que é “curtir” a vida – sem transgredir princípios e valores morais e espirituais. Tudo bem que você se envaideça de suas conquistas, sejam elas materiais ou emocionais, mas não se esqueça dos seus investimentos e compromissos espirituais. Tudo bem que você ache que é o “máximo”, que compre coisas atuais e elegantes.
Que aprecie seu visual; invista num carro novo ou até mesmo numa bicicleta. Numa boa, vá às lojas, visite museus, vá às bibliotecas; tenha uma cultura vasta até onde os seus olhos e pernas puderem alcançar. Pegue um voo até Paris, Itália, ou até onde você achar que seus horizontes irão alargar; se os considerar não tão significativos, pode ir até a esquina, à vila mais próxima, ou ao bairro vizinho. Compre um iPad, mini iPad, MacBook e tudo o mais... Tenha amigos, namoros, companhia que não falte. Ou, se preferir, fique com o seu sossego.
Tudo bem que faça planos de cescer e evoluir. Que progrida no trabalho e em tudo o que puder... Tenha aquilo mais moderno, uma casa ou tantas mais, lá na praia ou na fazenda, pelos campos ou num vale. Uma lancha, um iate, um veleiro ou mesmo um bote.
Mas não se esqueça do que é mais importante. A ciência e a consciência de que a vida passa logo, rápido, sem sentir. E que a coisa mais bacana é você ficar sabendo que não é dono de nada, nem da roupa, nem do carro, nem da casa, nem do iate, muito menos do bote. O que lhe foi emprestado, logo mais será tomado pelo tempo, pelas circunstâncias adversárias, pela vida que escapa, pela morte. O melhor é o desapego – como bem disse o sábio Salomão - , no final tudo, tudo é correr atrás do vento.
É exato no desejo do “ter” e do “possuir que reside toda a ansiedade, toda a preocupação. E se você não tiver no bolso nem um lenço ou documento, fique certo de que um dia, nem disso lembrará. No entanto comece desde já a pensar nesse assunto. Não há tempo a perder, pois da vida não se sabe o minuto seguinte. Quando perceber de que gosta, em demasia, de um chalé muito charmoso que à beira de um lago conseguiu edificar; que não para de pensar em como foi capaz de morar noutro lugar, já está na hora de saber que aquilo de que você mais gosta, mais valoriza, logo estará sendo usado por alguém ou por quem sequer pensou que um dia chegaria a ser dono do que é seu.
Na manhã em que se olhar no espelho que mais goste, pare e pense, sem piscar, no que certo tem na vida, no quê e em quem pode confiar. Não duvide, não é no efêmero ou no transitório que você vai encontrar o segredo que há muito se persegue na história. A virtude de saber que somente o desapego lhe tratá felicidade.
Em 2015, procure refletir. Saia leve desta vida. Sem mágoas, sem resquícios de sonhos não materializados. O Ano Novo é um momento de olhar para frente, de imaginar o futuro sob uma nova perspectiva, de nos comprometermos com uma visão maior para a vida. Mesmo que esqueça os seus planos e seja tentado a não se preocupar, lembre-se, as resoluções de Deus vão lhe trazer esperança, e, assim sendo, as suas resoluções façam diferença. Talvez você se torne mais gentil, mais consagrada, mais humanizada, mais alegre, mais esperançosa. Com certeza, quando sentir Deus agindo na sua vida, se sentirá revigorado como em uma festa de Ano Novo: cheia de risadas, amigos e contagens regressivas; pois Ele irá sempre estar ao seu lado, cheio de mensagens de esperança, braços abertos com abraços afetuosos, sendo fiel às Suas promessas e concedendo mais uma chance de recomeçar, mais uma vez, mesmo que estejamos no início de mais um novo ano.
Se ainda, mesmo assim, depois de tudo o que você se predispôs a fazer ou refazer não foi bem sucedido – simplesmente não foi reconhecido –, faça como ensinou Jesus aos seus discípulos quando não O aceitaram e nem O reconheceram como deveriam pelos lugares os quais passava: simplesmente “bata o pó” e vá em frente. Como disse anteriormente, a vida passa rápido, e só precisamos fazer o nosso esforço diário para ser feliz. O importante é que você saiba que levará daqui é a sua consciência, e que limpa ela esteja para quando chegar a sua hora, você parta como o brilho de um luar.

- SOU LOUCO DE LUA-
A lua é uma parada de louco
A vida é na verdade muito pouco.
A lua é o que a gente quiser
A vida é o que a gente fizer
Nós somos os responsáveis
pela existência
A lua está ali
&
Nós aqui em cima..
Mais perto.
"As coisas são do tamanho que damos a elas"
A vida é
Muito
ou
pouco?
A lua é uma parada de louco.

Há alguns anos perdi o maior
homem da minha vida,
não teve seu nome impresso em livros,
nunca subiu ao pódio,
nem, tampouco, foi um nome famoso.
Não deixou patrimônios, nem riquezas,
mas deixou o maior tesouro para os seus queridos:
a dignidade. Para esses ele foi um herói.
Jogou no time da honestidade,
fidelidade, justiça, do amor e do trabalho.
Ensinou às pessoas, a quem Deus lhe confiou,
o caminho da verdade, com sabedoria.
Para mim, foi o maior exemplo de amor pela vida.
Saudades de você, meu pai!
O tempo passa, a gente acostuma, mas a dor...

Bom Dia!!
A vida tem me ensinado...
A falar menos, e ouvir mais...
A valorizar tudo o que DEUS me deu...
A dar valor em quem realmente me ama, que são poucos, os que estão sempre ao meu lado dispostos a estender a mão, que nem todos os dias são de sol, que depois da tempestade, o sol sempre vai brilhar, que o amor e a caridade são muito importantes em nossa caminhada, e que a fé em DEUS me faz levantar todas as manhãs e seguir em frente mesmo diante de tantas dificuldades, e que o amor maior é o que vem de DEUS.

Rótulos da imaturidade

Sempre fui daquelas que fantasiavam uma vida de conto de fadas e não tenho vergonha de assumir isso, embora eu não me orgulhe. Entrar para a faculdade, me formar, ter uma carreira, encontrar a pessoa que me trataria como rainha, casar e ser feliz para sempre apesar de todos os problemas que relacionamentos trazem. Aí veio o Fernando Meirelles me questionar se vale a pena sofrer por amor. Juro que fiquei na dúvida.

Mas enfim, há muito tempo deixei de ser ingênua e percebi que a realidade não funciona assim, por isso não me frustrei tanto. Questionei minha maturidade muitas vezes e me questionaram também. Hoje eu percebo que a maturidade está muito mais no comportamento das pessoas do que na idade. Há quarentões com idade mental de 21 e adolescentes entrando para a maioridade com mentalidade de gente grande. Aí eu penso que tudo depende de virtude e responsabilidades.

Percebo que pessoas rotuladas como imaturas provam com a integridade que estão mais aptas para lidar com problemas cotidianos do que muita gente mais experiente. Da mesma forma que pessoas que se acham maduras ao extremo são as primeiras que se frustram ao tomar decisões precipitadas, por se acharem donas da razão e fazerem escolhas impensadas.

Pode ser que tudo não passe de rótulos, pré-julgamentos que acabam envolvendo a falta de respeito e a desonestidade ao próximo. Mas a verdade é que sempre vamos depositar inúmeras expectativas nas pessoas e vamos nos iludir e nos decepcionar por isso várias vezes. Mesmo assim, valerá o risco se acharmos que 1% de esperança que resta na raça humana seja suficiente para continuar buscando a felicidade, ainda que ela jamais seja a mesma compartilhada pelas fábulas.

A gente passa a vida toda procurando por alguém - não estou procurando, ok? - pra andar de mãos dadas e esquentar os pés no frio do inverno. A gente tenta ser alguém melhor a vida toda pra surpreender alguém, antes mesmo de nos surpreendermos.

Acreditamos em amores verdadeiros, mesmo quando gritamos aos sete ventos que não queremos saber de ninguém - pura mentira - e que ninguém poderá controlar a nossa liberdade – talvez – de ser.

Nos envolvemos, nos entregamos, amamos profundamente, mas nem sempre acertamos. Na maioria das vezes erramos mesmo, erramos feio.

Mas, conforme a margem de erro, existem mais corações partidos do que ao contrário, mas ninguém disse que não existem milhares de pessoas capazes de concertá-los, disse? Vale cola, super bonder e até chiclete, quando se tem sinceras intenções.

Eu passei pela tua vida,
Só passei, porque não podia ficar.
Se eu ficasse você logo arrumaria
Um jeito de ir embora,
Eu só fiz isso primeiro que você.
Me desculpa por não te dar a chance
De sair por cima, de me rejeitar,
De fazer teu show.
Você tão acostumado a ser sempre
O que vai, dessa vez,ficou.
Eu fui e iria de novo,
Teu mundo pequeno já transborda
De tanto ego, não teria espaço pra mim.
Boa sorte, nas tuas conquistas baratas,
Nos teus amores de plástico,
Tuas risadas forçadas.
Te desejo amor,
Respeito e que você seja tudo
O que fala.
Te desejo em dobro tudo
aquilo que te falta.

Os outros

Não se importe com o que
os outros pensam sobre quem você é
ou como conduz sua vida nesse mundo,
olhe pra si e veja se sente orgulho de si mesmo.

Não perca seu tempo com aqueles que
julgam sem conhecer metade das suas batalhas interiores
contra os próprios demônios.
A vida é feita de passos que escolhemos dar,
não de palavras dos outros.
Não podemos deixar que simples palavras de desencorajamento
ditas por desconhecidos nos atrapalhe.

Afinal, eles não são os nossos,
são apenas os outros.

Não há mal que dure para sempre, não há tristeza que não finde. Quando a vida lhe parecer complicada, pense que as coisas em breve podem melhorar. Basta você acreditar e não se entregar. Faça de seus insucessos desafios estimulantes, sinta-se motivado a superar os obstáculos que lhe aparecem à frente. Anime-se!

Faça dos contratempos alimento para a sua coragem. Não se entregue, ao sofrimento. Se for preciso chore, chorar às vezes é preciso para livrar-se da dor, da mesma forma como é preciso chover para que o céu fique novamente limpo. É somente depois de uma tempestade que o arco-íris surge no céu, depois das lágrimas os sorrisos podem transbordar em sua vida.

Aconteça o que acontecer em sua vida, nunca perca o ânimo de viver. Seja forte, pense positivo e siga em frente.

Ubuntu: uma lição de vida

Um antropólogo propôs uma brincadeira para algumas crianças de uma tribo africana. Colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e falou que quem chegasse primeiro ficaria com elas.
Quando ele deu o sinal todas as crianças deram as mãos e correram juntas, chegando ao local elas sentaram e compartilharam as frutas entre si!
Quando perguntaram às crianças porque quiseram correr todas juntas quando apenas um poderia chegar e ganhar o prêmio, elas responderam: "ubuntu: como pode um ser feliz enquanto todos os outros estão tristes?"
Ubuntu na cultura africana subsaariana quer dizer: "eu sou, porque nós somos".

A vida nos pertence

Nascemos e respiramos a vida
Somos uma matéria importante
Da natureza, pertinente
Ao meio ambiente, muito mais
Que uma simples partícula.
Este o nosso habitat,
Este o nosso mundo,
Cheio dr crenças, e sentimentos
Quase que extinto.
Nascemos para viver a vida,
À vida nos pertence,
Somos mais que uma máquina
De produção, ricos em imaginação,
Somos mais que uma simples utopia,
Quem nos diz a verdade?
Somos vida, circulamos,
Dançamos, rebolamos...
Vivemos toda a biodiversidade,
Fazemos parte do ecossistema,
E também de uma cadeia alimentar,
Nos devoramos, mas também
Temos nossos sentimentos,
Queremos o nosso melhor,
Esquecemos do outro,
Temos o nosso lado egocêntrico
Temos a nossa ambição individual,
E assim também vivemos.
Somos bio e vivemos a diversidade,
Somos mais que uma simples molécula,
Temos cérebro, raciocínio
E necessitamos usar.
Nascemos para viver à vida,
Para deixarmos o melhor da gente
Para a futura geração.

Valter Bitencourt Júnior
Passagem: Poesias, 2017

Viva intensamente cada minuto do seu tempo, pois a vida não oferece muitas chances, e o que passou não volta, o que volta é a saudade das coisas boas vividas e a lembrança do que poderia ter vivido, e que não viveu por medo de não ser capaz de dar conta. A vida é um risco, então, arrisque ser feliz. Viver e muito mais que pensar, e agir!

Lenilson Xavier (09/10/2016)

Que Deus abençoe a nossa vida.
Que Deus escute as nossas orações.
Que Deus nos inspire, em nosso falar.
Que Deus esclareça as nossas dúvidas.
Que Deus nos liberte de nosso egoísmo.
Que Deus nos conforte, em nossa tristeza.
Que Deus direcione o nosso caminhar.
Que Deus nos livre de nossos inimigos.
Que Deus nos afaste das más companhias.
E que Deus nos proteja de todo mal!
Amém!

Eu sou o que sou.
Amo , sou carinhosa, faço questão de ser presente na vida pessoas que são importantes em minha vida, cuido mesmo . Acredito no ser humano e em seu valor !
Mas não pense que vou me doar senão houver reciprocidade, no máximo posso dizer um oi quando te encontrar em algum lugar por aí ...E não pense que é descaso não ! Apenas estou retribuindo o que recebo.
Valorizo quem está comigo e me respeita , as demais pessoas dedico a elas a mesma atenção e sutileza que dedicam a mim.

A vida é uma casa que construímos com as próprias mãos, criando calos, esfolando os joelhos, respirando poeira. Levantamos alicerces, paredes, aberturas e telhado. Podem ser janelas amplas para enxergar o mundo, ou estreitas para nos isolarmos dele. Pode haver jardins, pátio, por pequenos que sejam, com flores, com balanços, para a alegria;
ou só com lajes frias, para melancolia.
Vendavais e terremotos abalam qualquer estrutura, mas ainda estaremos nela, e ainda poderemos consertar o que se desarrumou.

F elicidade pra mim, é bem simples ...

E star ao lado das pessoas que amo, que tornam minha vida mais feliz.

L iberdade de escolha e mesmo assim optar sempre pelo caminho do bem.

I ndependente da situação confiar sempre em Deus, e saber que Seus planos para nossa vida são de amor e paz.

C uidar e cultivar sempre os bons e velhos amigos, amizade é fundamental nos dias atuais.

I nsistir sempre, lutar e nem pensar em desanimar, pois a vitória sempre vem para aqueles que são íntegros de coração.

D ar valor nas coisas simples da vida e também para as pessoas que estão sempre ao nosso lado.

A mar sempre é o segredo ...

D epois você verá que a vida é simples, e felicidade também.

E star com o coração em paz é sinal que Deus está presente e diante disso ... Nada te falta!!!