Textos de poema
jogue suas alucinações no rio e deixe elas se afogarem, perca o peso da dor e da dúvida excruciante que tanto te machuca, ó Deus o que será de mim nesse devaneio tão profundo. Olhe a sua volta, aquelas figuras te olham de um jeito estranho parecem até te chamar pra dentro de um labirinto sem luz, você sempre vai bater nas paredes que ali estão, você sempre vai...olhar, seja com atenção ou não você está olhando pra ele! ele está olhando de volta, que loucura que lugar estranho e sem conexão alguma com a realidade...espera, essa é a minha realidade.
Pisando em pedaços da lua que caíram na terra, brincando de astronauta, eu serei alguém melhor um dia, você verá.
o bloqueio, nada mais que algo lhe impedindo de chegar ao seu objetivo...como lidar com algo que a sua própria mente dita? como ainda manter o foco depois de tudo? sinceramente, eu não sei a resposta pois eu sou uma dessas pessoas da qual a mente está em parafuso, como um avião caindo ou até mesmo como frases que poderiam ser inaceitáveis porém lhe digo mais, interprete a sua maneira tudo isso.
Aonde eu quero chegar? não existe "aonde" só existe as palavras, as vezes palavras totalmente desconexas...essas que eu gostaria que fossem lidas de uma forma diferente, para cada pessoa terá tal significado diferente...esplendorosa e oceânica trazendo a vida que que a ti foi dada com tanto vigor, tirada de sí uma vida, uma mãe...um mundo? você sempre foi taxado de louco por todos mas veja bem algumas poucas pessoas sorriam para você, sempre com bons olhos e carinho...sinto meus pensamentos dispersos como um quebra-cabeça, dilapidado e moldado em rochas, um coração bom sempre achará aquele que está mal.
um velho bar, eu via a vida passar diante dos meus olhos e me perguntava a todo o momento o dia que tudo estaria acabado, me via sempre acorrentado em minha própria mente e ela era sempre muito dispersa quando eu tentava manter meu foco, ela acabou criando uma certa vida? Ela me sussurra coisas e eu apenas digo elas, ela tem uma voz doce, creio que já me acostumei tanto com ela que já não é mais um incomodo grande porém acho que ela vai ficar me prejudicando enquanto eu viver.
Ela sempre foi uma pessoa ácida nas suas palavras, me assusta as vezes... pensar com coerência é difícil, é errado romantizar isso? me sinto tão perdido com essas linhas tortas que ela desenha. Como eu te odeio mas ao mesmo tempo te respeito, à vivência com algo que você não sabe explicar é uma experiência estranha.
Ei, você sabe que as coisas nem sempre vão ser essa confusão certo? uma hora a água não fica tão agitada, nessa hora sua razão volta junto com seu senso, não deixa ela te abraçar sempre, você sabe como ela é carente porém não recuse sempre, escuta ela as vezes... fica bem.
o dia que o vento soprou tão forte, eu não pude evitar de querer sentir aquela força que ele tinha. Ainda vi uma enorme onda vindo diretamente em minha direção, aquele dia foi um completo caos, pessoas mortas e desabrigadas, a natureza é algo que o ser humano nunca vai vencer, não importa o quanto tente, chega a ser óbvio que uma descida ingrime é impossível de se descer normalmente.
Via pessoas desesperadas querendo uma saída de algo que já tinha sido predestinado á acontecer, olhei com desprezo aquela cena, eu apenas via demônios perseguindo cada uma delas dizendo que elas não teriam um bom fim, quando alguém diz na sua cabeça que já não tem mais volta, talvez não tenha mesmo. O que eu quero dizer é que as tragédias são como problemas impossíveis de se solucionar naquela hora e quando não solucionados, deixam cicatrizes terríveis.
o olhar que eu nunca esquecerei, nunca mais esquecerei o quão lindo era seu olhar. Como era bom apenas te admirar, você olhava o por do sol e eu olhava você, aquilo me fazia feliz de verdade, aqueles momentos dos quais eu guardarei com carinho.
Olhe pra mim uma última vez e diga que me ama, diga que suas palavras proferidas ainda ecoam em meus ouvidos, as palavras que a muito deixaram de significar algo. Assim como a água do mar sempre agitada eu estava quando você disse "sim"; eu diria que a cada vez que eu olhava para o teto eu via os pigmentos se solidificando em uma bela e esplêndida cor violeta... Seu nome.
você é impiedosa, assombrosa e calma, olhe todos ao seu redor...qual o critério que você tem? Qual é a sensação de estar possivelmente gostando do que vê? você sempre foi assim, sempre foi..triste e medíocre, sempre foi algo que dava pena e era um sentimento diferente dos outros, você chorava com aquelas lágrimas negras e sujas.
Sempre olhei pra você como uma incógnita no meio do túnel, tapando a luz que eu via e você apenas estava parado esperando alguma coisa? como eu disse você sempre era diferente, um sentimento diferente e escuro. O mar era um caminho sem volta, você gosta de dizer que está tudo bem mas você está sempre mentindo pra si mesmo, tentando transparecer sua mediocridade, lutando sem motivos.
trilhando algo que nem sequer é uma garantia, abrindo mão do que lhe é sagrado, desejando um coração puro e com esperanças para no fim esmaga-lo com suas próprias mãos, andando sem seu amigo pela noite que lhe acalma nas profundezas do seu abismo, olhe pra mim e diga que nada disso é real, que nada disso é um truque seu para me manter preso nessa droga de lugar. Olhe...por si só, como é revoltante sua volta a este recinto que um dia foi sua casa, sempre tudo é melancólico e sem vida? por que escrever sobre coisas que você sequer vivência para descrever?
O luto, a tristeza, a angústia, a mágoa tudo isso é algo que no seu céu cinzento te faz ser o que é, sem um teto, sem um espaço, sem um mundo. Tudo é sempre tão triste né? seu amigo ainda volta hoje pra você? eu espero que sim, ele é uma boa pessoa, uma pessoa com esperanças e desejos... você realmente quer sugar isso dele né? sua inveja é distorcida e incerta, você escreveu tão forte que a folha rasgou, seus punhos cerraram e sua raiva tomou conta do seu ser e em meio a tamanho devaneio e mobília quebrada, sua mente ainda é a mesma né? a mesma que sempre dizia pra si mesmo o quão insignificante você é pro mundo injusto lá fora, seu medo de pessoas é algo realmente perturbador...você sequer consegue conviver com alguém? o que te faz pensar que é um merecedor?
Não olhe mais pela porta pra me dizer que é a última vez, que é apenas um jogo, que é apenas seu jeito... no fundo você sabe que eu não quero seu mal.
saudades de algo que jamais terei, saudades de algo que está extremamente longe do meu alcance e provavelmente feliz por isso. Não nego que por mais que as coisas tendem a serem desastrosas, no fundo não existe certeza de que tudo vai ficar bem não tem como garantir isso, a vida sempre foi assim incerta com apenas uma única certeza da qual eu sequer preciso citar.
Penso que no alto da sua complexidade molecular ainda sim existem coisas que não entendemos, coisas que talvez demorem muitos anos pra finalmente serem compreendidas mas talvez, sem propósito? Você não precisa de muito pra não conseguir entender você mesmo porém você não é obrigado a compreender TUDO em você, seja como for somos únicos mas com traços parecidos. Só uma louca ideia sem rumo.
pergunte ao andarilho que nada teme, pergunte ao marujo que enfrentou tempestades, pergunte ao sábio sobre seus conhecimentos ou até mesmo pergunte a si. Por que? porque você é assim? não é algo ruim ou algo que você deva ter medo, apenas um apreço por coisas simples e boas na vida, é como se a luz do mundo fosse infinitas estrelas radiantes em um céu completamente negro e sem vida, você olha pra direções e mais direções tentando encontrar algo que lhe agrade a visão mas em vão, todos dirão que você é louco ou quiçá uma mera pessoa incompreendida com visões de um passado tortuoso e sem esperanças mas veja só, você deu a volta por cima de tudo isso e cá estamos sentados em uma velha cadeira com uma mesa de madeira maciça da qual você tomou aquele vinho com você mesmo.
Foram tempos dos quais eu e você sequer queremos lembrar mas o que tinha que ser feito, foi feito e por nossas mãos, ande repreendido e um dia você é quem os vai repreender, sei que muito do que falo não faz sentido algum, não tem coerência ou sequer uma linha a se seguir mas aí que mora a graça nisso tudo, pelo normal ser sem graça e com poucas alternativas em sua essência, seja incompreensível pois quem dirá o que é ou não compreensível é vosso leitor, buscando referências de algo da qual eles querem muito entender. Não se sinta frustrado ou triste com tais palavras no fundo sabemos que uma árvore frutífera sempre dará seus frutos aos mais famintos de conhecimentos e livres de seus árduos trabalhos porém fartos da mesma e velha cidade com seu poder de nunca mudar e estacionar no tempo.
Olhe para si, em meio ao devaneio mais profundo e distorcido da sua mente, procurando por respostas impossíveis de serem respondidas de uma forma coesa e com certezas. Tudo nesse bendito mundo é sem explicação, nós humanos achamos que temos controle de tudo porém não. Nós somos apenas as peças comuns e sem propósitos, entretanto apesar de tudo isso que escrevo ser uma grande ironia ao destino certeiro que todos nós temos... que é a morte. Viva do seu jeito, sem ligar pra tudo que a sociedade impõe visando ser o jeito certo de achar a felicidade. Não existe um jeito certo ou errado, existe apenas escolhas.
Julgar ou ser julgado, ser o centro das atenções?! Olha, ninguém liga pra isso, nós não estamos em um palco com um grande público para assistir nossas escolhas, burradas ou questionamentos mais profundos. Sempre se pergunte: isso realmente importa?
Vagar em um dilema, abstrato de ideias infundadas sem relevância alguma, acreditar que o amanhã sempre será um dia melhor que o anterior, anda de cabeça erguida diante da dor e do ódio.
As vezes a apatia surge, do imenso nada... Dizendo que tudo que você estava sentindo até então, não importa. Os gritos agonizantes da alma e da mente se cessaram por um período entretanto em contra partida isso veio a ser uma faca de dois gumes... Uma confusão é tudo que resta, uma mente vazia, uma indiferença no interior da sinapse humana, do absoluto nada... As palavras não surgem, a mente tenta mas logo se cansa e encerra qualquer pensamento ou até mesmo sentimentos, quando isso acontece o jeito de tratar os semelhantes se torna oblíquo e muitas das vezes você quer evitar esses encontros, se retrair ou deixar de lado, a estranheza caracterizada pela confusão mental que se tem em momentos assim é completamente indecifrável aos olhos de quem está passando por isso e para os outros. O triste disso é não saber lidar de uma forma adequada quando acontece, o sentimento de querer algo e não querer ao mesmo tempo corrói a alma em uma agonia lacerante.
O corpóreo encanto da vida tem o seu trágico fim no meio dos escombros escolhidos pelo destino, vagar pelo vale sem lei da terra tornar-se o momentâneo suspiro do adeus incorporado a alma distorcida do ser humano que sequer pôde uma vez, ver o que se chama de paraíso.
Discriminação
A discriminação seja
pequena, grande,
séria ou de brincadeira,
é uma ponte para um problema,
Quem inferioriza o próximo
é porque se sente inferiorizado,
Sempre que for diminuir
alguém é melhor ficar calado,
Quem trata de distinguir
o outro acaba sendo separado.
Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi gaúcho
é feito de pano e armação de ferro,
ele chega com os tropeiros
para dançar na rua com a gente
e não há quem fique descontente.
Ah! Meu Bumba, meu Boizinho
e meu querido Boi-Mamão,
só quero que você diga
para ele que falta bem pouco
para ganhar o meu coração.
O Bumba Meu Boi gaúcho
é a própria alegria quando
dança nesta terra e não há luxo
que contagie mais do que
a beleza poética desta festa.
Ah! O meu Bumba Meu Boi
vai dançar no meu casamento
porque ele sabe o quanto tenho
esperado por este lindo momento
que não haverá mais adiamento.
Pau de Fitas
Ainda vejo o seu olhar
bonito cruzando comigo
diante do Pau de Fitas,
Os fios do destino
se encarregando de unir
o quê ninguém vai desunir.
Alegres prendas e gaúchos
dançando conosco e você
sem tirar os olhos de mim
e eu sem tirar os olhos de ti,
Tenho certeza que quando
chegar a hora você virá aqui.
Sem explicação você
me atraiu e tenho certeza
que a recíproca verdadeira,
Sei que você me deseja
porque sou mesmo parte
profunda da sua essência campeira.
Tiradentes
Seja lá qual for o motivo
não permito que sejam
bem sucedidos os querem
matar o nosso país dentro
de mim por estarem insatisfeitos,
Lembro-me de Tiradentes
e dos Inconfidentes que deram
suas vidas por um Brasil libertado,
Quando o espírito estiver fraco
é na memória destes mártires
que devemos manter a moral
fortalecida e o espírito inspirado,
Porque jamais devemos permitir que
o sentimento pátrio seja derrotado.
(Re)descobrimento do Brasil
O Descobrimento do Brasil
se deu por engano de rota,
não foi nenhum favor
e custou as vidas de povos
originários, escravizados,
colonos e de imigrantes
que habitaram esta
porção de terra que seu
nome original era Pindorama,
uma terra gigante e bela.
Colonização, ocupação,
imigração, escravidão,
mortes e substituição
de povos são fatos da Humanidade
que reconhecidamente
construíram a nossa sociedade.
O conjunto da obra que
nos fez chegar até aqui sem
negar o passado pesado
convida ao redescobrimento
do Brasil que merece ser lembrado,
porque o hoje tem até a nossa
memória afetiva apagado
e estamos nos esquecendo
que também há muito
do que é belo, heróico e digno
que merece ser cultivado
e por cada um de nós ser lembrado.
esquece nosso amor, vê se esquece
pois toda dor que tu me causou não se esquece
esquece nosso amor, vê se esquece
esquece nosso amor, vê se esquece
pois toda mentira que tu me contou não se esquece
tu viu cada canto de meu ardor
esse teu olho não tem mais inspiração
teu olhar só me inspira aflicão
tanto quanto sacrossanto
enquanto se apresenta no espanto
entanto eu visto o manto
que reside em nosso recanto
canto este que nega todo meu pranto
esbanjo em meus banhos e seus acordes
amor do tipo "acorde"
desperte em si o asteroide de paixão
que vicie seu coração
como minha mente em um opioide
todo dia é dia de minha amada
e no raiar da alvorada
da tão bela alvorada, a mistificada
trazida aos ventos minha alma a incorporou
e apercebeu se baleada
quão dolorida está, até arde
mas isso não me abate
mas não me esqueço
meu amor, eu te digo
eu te amo, amo tanto
quanto a fé ama o pecador
em meu saltita uma dor
uma dor que se reconhece como amor
como diria Jorge Ben Jor:
"morrendo, morrendo, morrendo, de amor por você"
"como acima, assim abaixo
como abaixo, então acima"
parafraseando a tábua de esmeralda
a tão vangloriar, hei de ser eternizada
como tu será, você de certo viu
como ao meu peito teu amor se infundiu
então o abriu, e lá permaneceu
em sua estadia floresceu
por isso falo eu:
o cometa vem raiar
transbordar todo meu adorar
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp