Textos de Morte de Filho

Cerca de 7392 textos de Morte de Filho

LAÇOS DE SANGUE

Alguém: filósofo, quanto ao grau de parentesco, o que tem a dizer sobre a amizade, ou seja, como se estabelece essa relação?
Filósofo: que há parentes muito próximos que estão muito distantes. E, também, muitos parentes distantes que estão muito próximos.
Alguém: continue.
Filósofo: Mas, há parente muito próximo e muito distante, que consegue vencer as barreiras e se aproximar. Como, também, há parente distante que nunca irá se aproximar, pois vive em outro mundo, em outra galáxia, a anos luz de distância.
Alguém: profundo. Causa espanto...refletir sobre isso.
Filósofo: Filosofia. A filosofia é espanto, admiração e reflexão.
Alguém: filósofo, por que acha que fiz essa pergunta?
Filósofo: a perplexidade é a condição de quem está indeciso. Percebi em sua pergunta um dilema.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 08/09/2021
10:18h

Inserida por ByAlfredo

POSTURA FILOSOFANTE

Alguém: filósofo, o que significa assumir uma postura "filosofante"?
Filósofo: nada sei, mas, diante da perplexidade, admiração e espanto, que tal encarar os desafios do cotidiano, de modo que o parto, de novas ideias e sentimentos, ocorra de forma espontânea?
Alguém: complicado, filósofo. Pode ser mais claro, explicar melhor?
Filósofo: no cotidiano de sua vida, você fica diante das mais variadas situações, no lar, na comunidade, na vizinhança, também na escola, na universidade e no trabalho. Nesta relação com o mundo, é desafiado a refletir e tomar decisões, diante de questões existenciais, sociais, econômicas e políticas, questões éticas e até mesmo amorosas. Enfim, questões que envolvem desilusão, desprezo e decepção.
Alguém: filósofo, na sua explicação, diz "você", quando deveria dizer "nós". Qual o motivo de sua exclusão?
Filósofo: você que fez a pergunta.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 03/09/2021
04:07h

Inserida por ByAlfredo

A LINHA

Alguém: filósofo, o que representa o fim da linha na sua reflexão filosófica?
Filósofo: o começo.
Alguém: como assim, filósofo? como perceber isso?
Filósofo: nada sei, mas posso lhe dar uma sugestão.
Alguém: qual?
Filósofo: quando estiver no fim da linha, olhe para trás.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 01/09/2021
18:42 h

Inserida por ByAlfredo

Filósofo

Alguém, por passar muito tempo a procura do outro, vive angustiado pela sua ausência. Mas, quando o encontra, passa a ter saudades da sua ausência. Assim, a solidão é a marca da existência, não importa que todas as pessoas do mundo inteiro estejam sentadas ao seu lado.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
22/08/2021
17:03h

Inserida por ByAlfredo

Alguém: filósofo, pode dar um exemplo da ilusão da permanência?
Filósofo: não há ilusão na permanência, mas no que se pensa poder permanecer.
Alguém: como assim, filósofo, pode me dar um exemplo prático?
Filósofo: vai, mergulha no rio mais próximo e, quando voltares, concluirei.
Pouco tempo depois…
Alguém: então, filósofo, já mergulhei. O que tem a dizer?
Filósofo: você nunca mais tomará banho no mesmo rio.
Alguém: por que? O rio não permanece no mesmo lugar?
Filósofo: a aparência dele permanece. Enquanto o rio for rio e enquanto você puder ver, será assim. Porém, não conseguirá mais tomar banho nele, porque as suas águas, não serão as mesmas. Assim, é a ilusão dessas coisas na vida.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 22/08/2021
16:27h

Inserida por ByAlfredo

Alguém: filósofo, o que vem a ser essa coisa que chamamos de coragem intelectual?
Filósofo: pergunta filosófica: Pode-se dizer que consiste na predisposição para enfrentar resolutamente uma realidade adversa ou perigosa, seja de qualquer natureza, em vez de fugir dela. Dizer, ainda, que a coragem intelectual é a disposição de admitir para si mesmo a força de evidências contrárias às próprias crenças, lendas, tradições e costumes dos pais, o que é, às vezes, difícil. Assim, é preciso coragem para admitir que há equivocidade em tais imposições, contrárias à liberdade de escolha.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 20/08/2021
12:30h

Inserida por ByAlfredo

PERCEPÇÃO
SOLIPSISMO: CRISE EXISTENCIAL

Alguém:
-Mestre, e o solipsismo, que vem a ser?
Filósofo:
- Nada sei, mas se eu pudesse estar fora do meu EU e das minhas sensações, poderia afirmar que sim ou que não, se a doutrina segundo a qual só existem, efetivamente, o eu e suas sensações, os outros entes, seres e objetos, como partes de um unico pensante, seriam meras impressões sem existência própria. Daí, a filosofia perguntar: se sou, por quê sou? por quê não sou? por quê eu e outros e não outros e não eu? Por quê não somente EU?
Alguém:
- Filosofo, me deixa confuso.
Filósofo:
- Dúvida e confusão da alma, tem origem nas impressões mais fortes percepcionadas, não transformadas em ideias, que acúmulam muitas tensões: é o princípio da Crise Existencial
.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 13/08/2021
12:37h

Inserida por ByAlfredo

PERCEPÇÃO

-Filosofo, você só fala de coisas sérias em suas reflexões?
-Nem sempre. Em alguns momentos, falo de coisas sérias, em tom de brincadeiras. É que, muitas vezes, as pessoas não percebem, nem acreditam ou aceitam que eu não esteja falando sério. Enfim, é uma forma de espanto, admiração e reflexão.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 11/08/2021
04:06h

Inserida por ByAlfredo

Silêncio, Solidão e Angústia

O medo de ouvir
O medo de sair
O medo de ver
O medo de falar
O medo de tocar,
O medo de sentir
O medo de conhecer
O medo de tudo
O medo de viver
A vida
No Silêncio, Solidão e Angústia
No Silêncio, Solidão e Angústia
O medo de não ouvir
O medo de entrar
O medo de não ver
O medo de calar
O medo de deixar
O medo de não sentir
O medo de não saber
O medo do nada
O medo de perder
A vida
Na Solidão, no Silêncio e Angústia
Na Solidão, no Silêncio e na Angústia

Letra e Música: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 13/08/2021

Inserida por ByAlfredo

BOMMMMM DIAAAAAA!!!! pense o que vc quer da sua vida, o que realmente é importante, SAUDE e PAZ a todos,"Houve certa vez, um viajante muito jovem a caminhar por um local distante da civilização, onde teve de parar para pedir água e, lá foi recebido por um solícito ancião... ao entrar na cabana dele, o jovem percebeu que nada havia ali (fora alguns poucos objetos extremamente necessários para a sobrevivência), e comentou: - O senhor vive com tão poucas coisas... só vive com isso - disse o rapaz apontando para os poucos objetos que ali haviam...
- O velho retrucou: - e você, que só tem essa mochila!...
- Ah... mas estou só de passagem!
- Eu também! (disse o ancião...)"

Inserida por flaviog

Na paciência que me sonda descubro o valor da amizade.
Reconhecendo desculpas que nos abre os olhos e nos dá força para prosseguir, ferem profundamente a alma, mas nos livra de pertenças cansadas.
Sou parte imperfeita no qual só o Criador saberá aperfeiçoar. E fará isso com o amor singelo, sabedoria e compaixão. Há falhas que ferem com imaturidades, mas há atitudes que dilaceram reflexos. Estas ainda não aprendi a camuflar.
Utilizo-me agora do bendito silêncio que responderá palavras desencontradas.

Inserida por flavionascimento

⁠Fora dele
Num dia chuvoso
À espera de um feixe de luz
Meu coração.
Que cambaleava inquieto
Em pura aguaça de emoção.
Pelas ruas em que fora
Enxovalhado por olhos cristãos.
Que em lama de caos
Atiraram sua esperança
E deixaram-lhe a desilusão.
De quem ama.
De quem sofre.
De quem vive
Em solo pagão.

Inserida por ricaardomf9

Você partiu deixando para trás muitas lágrimas, muita dor e um vazio no meu coração que jamais será preenchido. Ainda não acredito que não voltarei a olhar nos seus olhos, a escutar sua voz, a apertar você nos meus braços. Mas não digo adeus para sempre, pois acredito que um dia nos reencontraremos. E até lá terei a lembrança de tudo que vivemos para acalmar esta saudade eterna. Vá com Deus e descanse em paz!

Tudo o que não fazemos por amor é tempo perdido. Tudo o que fazemos por amor é a eternidade reencontrada. A única coisa que não nos podem tirar, a única coisa que a morte não pode nos tirar, é aquilo que doamos. O que tivermos dado, nada nem ninguém pode nos tirar. É essa doação que fica de nós mesmos.

Aqueles que amamos verdadeiramente nunca desaparecem totalmente, pois se mantêm vivos nos nossos corações e pensamento. Os meus sentimentos pela sua perda. Guarde as lembranças positivas e tudo que de bonito viveram, e tente aceitar esta situação. Você deve continuar em frente, lutando pela sua vida, sem nunca esquecer quem já se foi. Muita força e paz para você, e que Deus conceda descanso eterno a quem partiu.

Quem tem tempo não espera pelo tempo. Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje. As sepulturas transbordam de boas ações deixadas para depois… E, além disso, quem nos diz que viveremos até amanhã? Escutemos a voz de nossa consciência, a voz do real profeta: “Se ouvirdes a voz do Senhor hoje, não queirais fechar vossos ouvidos”. Devemos renascer e acumular somente as riquezas que nos pertencem, lembrando de que somente o instante que escapa está sob nosso domínio. Não podemos intercalar tempo entre um instante e outro, pois esse não nos pertence.

Sua doce tristeza gelada, é amarga e contagiante, Como os estranhos sentimentos da minha mente delirante, meu coração amargo, esta ficando oco e paralisado, e por isso, eu deixo, minha triste felicidade, de lado, pois meus pulmões rasgados, estão perdendo seu ar, e você sempre vai ser a minha linda estrela guia, que eu nunca mais poderei alcançar...

Hoje já faz um ano que Ela partiu. Partiu é a palavra certa porque foi assim que deixou os corações de seus familiares: em pedacinhos tão pequenos que é impossível colar, reconstruir. As vezes tenho vontade de gritar bem alto pra ver se Ela me ouve. Mãe, onde você está? Quando perdemos alguém que amamos tanto, passamos por um turbilhão de emoções e sentimentos confusos como tristeza, decepções e arrependimentos. Somos todos frágeis nesses momentos, não se pode negar! Nos arrependemos de algumas coisas ditas e muitas não ditas. Nos decepcionamos por não ter cuidado como Ela merecia. Nos entristecemos porque nunca mais poderemos fazer coisa alguma por Ela. Sua partida nos ensinou muito, principalmente a amar e valorizar quem está ao nosso lado, mesmo que tenha defeitos. A cuidarmos uns dos outros assim como você cuidava de todos. Mãe, você nunca morrerá em meus sonhos e em nossas recordações. A saudade é enorme e o nosso amor é eterno!

As vezes é muito tarde para mudar as nossas escolhas, pessoas que saem feridas normalmente não esquecem suas cicatrizes, saber desistir também faz parte da vida adulta e não existem motivos para se envergonhar. Com exceção da morte, há sempre outra chance, uma outra amizade, um outro amor, a nossa curta vida é um constante recomeço.

Cinco anos... e hoje é o seu aniversário! Daqui a alguns anos, você, curiosa como é, virá aqui fuxicar a timeline do papai, e vai encontrar esse post. Vai descobrir que, nesse dia 26, o coração do papai não parava quieto no peito, de tanta vontade de agradecer sua vida e tudo que ela trouxe pra mim. Era só um rapaz até você me fazer um homem de verdade. Se antes tinham tantas pessoas em minha vida, hoje você me fez dar valor e enxergar quem são os meus verdadeiros amigos, colegas de profissão, familiares, e todas as coisas que se tornaram obsoletas ou importantes. No começo você só me olhava e ria. Depois, passou a rir e falar papá. Aliais, papá, não... Falava pápa! Passou então a questionar o mundo apontando e olhando pra mim esperando respostas, antes mesmo de falar, e depois que as palavras vieram trouxeram, com elas, toda sua identidade em minha vida por completo. Viemos de algum lugar e trazemos coisas conosco. Você me ensinou isso. Comecei a acreditar em mais coisas por sua causa. Ao seu lado, descobri que eu também não sabia nada sobre esse mundo; passamos a descobrir juntos e você me deu de volta o que jamais pensei ganhar, uma oportunidade de voltar a ser criança, no sentido mais feliz que isso pareça. Entendi o que era a felicidade. Com você passei a rir do barulho de um pum, quando um copo cai no chão e quebra, passamos a conversar, dividir preocupações, esperanças, angústias, minha vida mudava a cada dia que você caía no parquinho e vinha pra mim com os braços abertos em busca de segurança e proteção. Hoje, mesmo com seus cinco aninhos, por vezes você me deixa sem saber o que pensar. Esse ano ainda não deu pra te dar a festa da Frozen que você tanto queria, mas eu te dou o meu amor, minha amizade, meu colo, minha preocupação, proteção absoluta de pai, que vale por todos os dias enquanto eu estiver vivo: a melhor história que eu sou capaz de contar, as melhores vozes que sou capaz de imitar, a melhor dança que eu consigo dançar, a melhor música que eu sei cantar, o melhor "monstro" que eu sei fazer, as melhores mágicas que eu aprendi pra te impressionar, o melhor prato, a melhor luta de sabre de luz do StarWas, o melhor fantasma com o maior lençol, os maiores sustos estourando as maiores sacolas plásticas, o mais ridículo que sei parecer pra você rir doente no hospital, o melhor de mim como pai, com a maior cobrança que tudo isso exige, porque você é a melhor filha desse mundo, muito mais do que eu como pai. Feliz aniversário. São cinco anos que não cabem num post, numa gargalhada de felicidade, numa lágrima de preocupação, cinco anos de aprendizado que, se eu não fosse pai, não saberia nem vivendo mil anos aqui. Obrigado por tudo. Te amo demais! "Te amo bem grandão". Te amo pra sempre e cada vez mais. Quando descobrir sozinha esse post, se eu não estiver mais aqui, jogue apenas com as mãos aquele nosso "beijo voador" pro céu, como jogávamos de uma calçada pra outra, pois saberei pegá-lo. Do contrário, em qualquer hipótese, venha aqui e me dê um abraço demorado, um beijo, vamos passar juntos esse dia e brincar novamente! Me leve desta vez pra um lugar que eu levava você e que ficou em seu coração. Seu amor me ajudará a crescer pra sempre e eu irei retribuir isso por toda eternidade. Feliz aniversário. 26/11/2017