Textos de Mãe para Filho
Ninguém deveria ser privado de liberdade por causa de suas crenças e opções.
A educação é a mãe de todos os comportamentos -cada comportamento depende da mãe que se teve ....
A INTOLERÂNCIA é a tia frustrada de todos os TIRANOS que ficaram orfãos da mãe educação ....
Ser orfão, por si só, é já uma tragedia ...mas ser orfão de educação é uma tragédia monumental!
"Prece"
Meu Senhor,Pai de Amor,tu me conheces,desde o ventre
de minha mãe,conheces-me tão bem,sabes o que estou à sentir,
conhece cada lágrima,cada sorriso,cada luta,cada dor...
Entrego mais uma vez os meus caminhos,meu coração em Tuas Mãos,
dai-me forças,paciência e acresce muito amor,muita paz e muita,mas muita Fé,para que eu possa prosseguir minha jornada,sem magoar,sem ferir,sem mentir,que eu possa sempre dizer a verdade,viver na verdade,pois Tu,Oh Meu Senhor,é Verdade,Tu és o caminho,e a Tua palavra me instrui e sempre me instruiu desde muito pequena,a trilhar
o caminho do Bem...
Agradeço-te oh Pai de Amor,por tudo o que sou,por tudo o que tenho e por tudo o que terei,sei que nada é fácil e nada vem fácil,com amor e contigo ao meu lado,sei que serei Vencedora.
Agradeço a família que deste,os poucos amigos que conquistei.
E,hoje e para sempre,agradeço -te a riqueza,o bem mais precioso que alguém pode possuir,O Meu Amor,aquele que veio para me ajudar,ensinar e caminhar ao meu lado,sempre paciente,dedicado e amoroso.
O que mais eu poderia pedir?
Somente paz,saúde e amor...
Tem algo que possua tamanho valor?
Creio que não...
Agradeça ao Criador,que te ama mesmo sendo falho,nesse Mundo onde infelizmente,impera o ranco...
Sejamos mais Amor,por favor!
Tatiane Oliveira*11:01 hrs*
31.07.2014*
MÃES NÃO TIRA FÉRIAS.
A mãe sempre está certa, somos nós que somos teimosos. Vocês já pararam para pensar que quando chegamos na casa da mãe, ela se torna a nossa casa?
Mas quando a mãe está na nossa casa, parece que ela está na casa de um amigo.
Quando estamos na casa da nossa mãe, deitamos no sofá, na cama. Mas quando ela vem para nossa casa, ela cochila na cadeira e não quer dormir na cama, nem no sofá.
Quando vamos passar férias na casa da mãe, ela se torna nossa cozinheira favorita. Com o passar do tempo, ela nos visita e ficamos muito felizes. Pedimos logo para ela fazer aquela carne, aquele feijão.
Na casa da mãe, nós controlamos a televisão, enquanto ela toma conta do fogão. Mudamos de canal o tempo todo, mas a mãe parece que não muda de tempero, sempre tem aquele sabor especial.
Quando vamos para a casa da mãe, ela gosta de lavar nossas roupas. Acho que é para ver se ainda temos aquele cheiro que é o melhor perfume para ela.
Mas quando ela vem para nossa casa, é ela quem lava nossas roupas também. Ela costura aquela calça rasgada. Mãe nunca tira férias, sempre tem algo para fazer.
A verdade é que as mães fazem tanto pelos filhos que o filho nunca poderá retribuir tudo o que a mãe fez por ele.
Mãe, musa, mulher.
Mãe, amor eterno jamais ilusório,
Amor que não morre, renasce a cada segundo.
Amanhece e a noite gentilmente chega
E no meu coração você está sempre presente
Foste compositora de uma vida histórica
Fizeste parte da minha vida
Do meu dia a dia
Minha alma também é de mãe
Tenho uma herança inestimável que herdei
De você, minha mãe.
A qual doei aos meus
Morenas somos do jeitinho brasileiro, capixaba eu amo.
Mente aberta estamos sempre mais a frente
Mãe, minha menina agora dos meus olhos são.
Mãe, sua luta foi constante.
Caráter e dignidade presente
Fico triste daqueles que fazem descaso desse sentimento
Que sinto por essa mulher
Margarida, minha flor mãe maravilhosa.
Morro de saudades em desejos por ouvir o seu riso
Procuro sempre, infinitivamente, pelos seus abraços.
Minha mãe, menina, mulher.
Agradeço a Deus por tê-la escolhido
Para ser a minha mãe, maestrina de minha vida.
E que ele proteja a todas as mamães
As ausentes por casos pendentes
As ausentes que aqui não mais presente
A saudade aguça o coração
Pela falta que sente, pela falta que faz.
Sentimos falta até mesmo daquela mãe
Que de coração somente é
Daquelas loucas que gritam
E até tornam os momentos em presente formoso
Mãe, mulher imortal de poder invencível.
Morre a carne e vive eternamente em nossos corações
Em nossas mentes
Troca de lar, mas vive em nossa mente.
Às vezes vive uma vida nada fácil
Mas para tudo encontra uma solução
Tornando a nossa felicidade a sua companhia
Te amo minha mãe Margarida
Minha flor mais linda e meiga
Agora estrela infinita
Tão grande quanto o meu amor
Por você
Minha mãe, menina, mulher.
Minha flor Margarida
Hoje eu te vi minha flor mãe no meu quase sono.
Seus olhos marejados confessando pra mim
Que outra viagem faria
França era a nova moradia
Olhando sua face linda
Eu indignada perguntei
Porque choras minha linda?
Saudades de ti minha mãe
Saudades de ti minha flor
Saudades de ti minha mãe flor
Margarida!
MÃE
A água é pura, e a mão, cura.
Olhando para o céu, eu digo: “Glória a Deus!”
E com os pés na terra, clamo ao alto:
“Ó meu Pai, abençoai todas as mães…”
Simplesmente porque elas são santas sem véu, rainhas sem trono,
Majestosas, divinas, lindas!
Parabéns para mim, que sou.
Para ela, que foi.
Para vocês, que são e/ou serão.
E para todas as mães deste mundo.
Parabéns pra você, guerreira,
Elo divino — pelo seu dia, que são todos os dias!
Yonne Moreno
Tens em mãos, a dadiva da vida e no seio o alimento.
Amor bendito de Mãe Nova, Nova mãe da Nova Vida.
Transpareço o Amor contigo dobro e quase só, você triplica
Integra, forte, mulher de pudor e dor.
Atenue linha nos envolve,e de dois, somos três.
Na barriquinha de nova mãe, há nossa quimica em fusão
Entrelaçando nas entranhas do teu amor.
PRECISA-SE DE MÃES
Demétrio ena, Magé - RJ.
Aprendi com a minha mãe, que todo o cuidado será pouco para um filho, e que por isso, as mães não relaxam. São felizes, podem viver bem, mas não relaxam. Natureza de mãe que tem mesmo natureza não obedece à lei da prática e da serenidade, porque para ela o mundo está sempre a um passo de ruir sobre os ombros do filho. Há sempre alguém muito próximo, e acima de qualquer suspeita, pronto a se revelar capaz de um gesto indigno, malicioso ou desmano contra esse filho.
Com as demais pessoas, aprendi que não é certo a mãe ser extremada, super protetora e desconfiada de todo o mundo. Até minha mãe reconheceu muitas vezes, com palavras, o quanto estava errada por ser assim. No entanto, sua natureza infalível, com gestos e vivências me fez ver definitivamente que alguma coisa está errada com a mãe que não erra nesse aspecto. Especialmente aquela mãe que se deixa sufocar pela mulher, sempre bem-vinda, mas não como substituta da mãe.
Foi com a minha mãe que aprendi a apostar minha vida no caráter do próximo, mas não a vida de um filho. E que a integridade física do meu rebento precisa depender de mim, dos meus cuidados, minha desconfiança, e não da sorte ou do acaso de outra pessoa ter ou não bom caráter, tanto quanto aprendi que o caráter não tem cara.
Finalmente aprendi, com suas poucas palavras e muitos exemplos, que mãe não tem meio termo. Se não pecar por excesso, pecará por falta de cuidados, e que nos tempos em que vivemos, toda falta será castigada em maior ou menor escala. E também aprendi, com a moderna escassez de mães iguais à minha, que os pais de agora têm que aprender a ser mães, pois são muitas as mães que se tornaram como aqueles pais meramente provedores que delegam totalmente seus filhos.
CORAÇÃO DE MÃE
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Não confie na mãe prática;
burocrática;
sempre justa, nunca intensa...
Nessas mães indiferentes,
que amenizam com presentes
a não presença...
Nem confie na mãe próloga,
psicóloga,
segura e cheia de teses...
Nessas mães que dão seus filhos
aos cuidados do talvez
ou dos reveses...
Mas confie na mãe cética;
epiléptica
de perdida e preocupada...
Nessas mães que não têm rumo,
pois dos rumos de quem amam
nem sobra estrada...
E confie na mãe rústica,
sem acústica
pros requintes da razão...
toda mãe de alma e alma,
cujo corpo se perdeu
no coração...
PAI, MÃE E VICE-VERSA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Com suas devidas exceções, natureza de pai à moda antiga era fria; distante; sem grande afeto. Pai era provedor. Garantia teto, agasalho, pão e castigo. Era dessa forma que o pai declarava um amor torto; quase morto; no fio bamba da obrigação.
Natureza de mãe à moda antiga era intensa; exagerada; profunda. Não tinha senso nem limite. Oferecia colo, cantiga, mimo, tempo e presença. Naqueles tempos, mãe não terceirizava seus cuidados nem confiava no mundo, como agora confia.
São muitas as mães de nosso tempo, que assumiram aspectos de pais à moda antiga. São práticas, diretas, impessoais e pensam mais do que sentem. Delegam, terceirizam, acham que muito amor estraga os filhos. Por isso amam cada vez menos.
Muitos pais caminharam na direção oposta, garantindo aos filhos a continuação da família com pai e mãe, ainda que os papéis, conceitos e preocupações estejam trocados. Pais com natureza de mãe completam mães com natureza de pai.
NATUREZA, PAI E MÃE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Seja sempre o rosto mais visto. O calor mais sentido. A voz mais ouvida. Os ouvidos mais abertos e atentos. No tempo que você tem para ser para ser pai ou mãe, seu amor deve ser o mais presente. Não serve de alma, em espírito e pensamento, se a sua presença física não for constante nas oportunidades que sobram das obrigações de sobrevivência. Em alguns casos, também da eventual partilha ou alternação de guarda.
E seja sempre a verdade mais notória. Faça hoje, uma história bem vivida lá na frente. Uma vida real nas vivências de quem mais importa ou pelo menos deveria importar para você. Seja sua rotina, o que há de mais perto, a lua tocável sob todas as fases. Não seja um oásis em seus desertos casuais, mas a companhia insistente nesses desertos.
Dê a certeza da mão sempre alcançável; dos braços infalíveis; os olhos de plantão. Ame com o coração, está certo, mas ame ainda mais com gestos, atitudes, conversas, criação. Esteja sempre lá, nas horas fáceis ou difíceis em que seu filho não quer estar com outra pessoa. Aceita e obedece, considera e tem carinho, mas é o seu colo que faz falta. É a você que ele quer. Seu amor estatutário. Não terceirizado nem extraquadro.
Pai e mãe são instituições insubstituíveis. Entidades indelegáveis. Filhos não querem liberdade sem fim. Eles querem brincar, ter colegas, visitar parentes, mas não são felizes quando percebem o pouco apego, as desculpas, a constância e a facilidade com que são entregues aos cuidados de quem é querido, mas não tem as atribuições naturais do amor extremado e das atitudes à risca obrigatórias a pai e mãe. Só a pai e mãe.
Seja pai ou mãe. Único. Exclusivo. Crianças cheias de pais e mães substitutos recebem amor fragmentado. Educação confusa e contraditória. Cuidados casuais e atenção enviesada. Favores afetivos. Fatias da generosidade que sobra do amor que já tem donos mais autênticos; mais consanguíneos. Mais justos, por instituição e natureza.
URGENTE!
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Lá se vão os primeiros anos da morte de minha mãe, mas parece que foi ontem. A dor ainda é fresca. Não é patológica, sei que a vida segue, sabemos todos, mas trata-se uma realidade que ainda não foi totalmente absorvida pela saudade persistente.
Saudade com toque de remorso, por eu ter sido um filho ausente por muitos anos, e na mesma leva, um irmão frio e distante, o que magoava também meus irmãos, mas entristecia especialmente a minha mãe. Ainda bem que tive tempo de nos últimos poucos anos de sua vida, reatar os laços de cumplicidade com ela e lhe dar a grande alegria de me ver bem próximo de meus irmãos, dos quais não sei como consegui viver tão desligado desde cedo. Hoje sei exatamente a dimensão do meu amor por eles, e não consigo mais ficar longe ou ausente por muito tempo. Tenho irmãos especiais, a tal ponto que discordo veementemente da máxima bíblica de que há amigos mais chegados que um irmão, mesmo considerando que tenho alguns amigos também especiais; que amo sinceramente.
Voltando à minha mãe, o que me consola é saber que ela pôde assistir ao processo lento e gradativo pelo qual me tornei uma pessoa menos pior, tanto para ela quanto para os que ficaram. Minha mãe me achava o máximo, em seu amor extremado e sua simplicidade bem própria de mãe atemporal. Ou do tempo das mães ensandecidas pelos filhos. Nos últimos tempos, tínhamos conversas muito longas e secretas, sobre tudo, e até hoje não sei como ela podia gostar tanto de conversar comigo.
Cada filho de nossa Maria tinha virtudes distintas e acima das de todos os filhos de outras mães, em sua opinião. Para ela, nenhum dos rebentos estava em um patamar abaixo do outro. Nenhum merecia menos a sua admiração; o seu desprendimento e atenção infalíveis. E eram nove filhos e um neto criado como tal. Dez filhos, todos merecedores do seu melhor, na mesma proporção.
Sem mais delongas, estas considerações que já se alongaram são a minha proposta de reflexão aos filhos de todas as mães e todos os pais. Se eles merecem o seu amor, ame-os urgentemente! Com gestos, atitudes e palavras! Sim, palavras também! Evidentemente, os atos falam mais alto, mas as palavras, quando correspondem a sentimentos sinceros, têm magia. Dão ânimo novo e vida extra para quem nos ama. E no caso de mães e pais que amam os filhos, os gestos ficam até em segundo plano, porque eles bebem nossas palavras de amor sincero como se fossem rios de água revigorante.
Não custa nada um "eu te amo", entre outras frases carinhosas extraídas do fundo do coração; de preferência, sempre seguidas de um leve beijo; de um afago sutil; de um abraço aconchegante. Pensemos nisto, eivados do simbolismo deste dia escolhido como de finados.
A VIAGEM
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Se eu pudesse voltar na mesma casca,
repetir minha mãe, esposa, filhas,
ter os mesmos irmãos; nem um a menos;
caminhar estas milhas que já fiz...
E tivesse de novo alguns amigos,
outros não; mais por eles que por mim;
as escolhas que tive pra fazer,
cada sim, cada não nas mesmas rodas...
Partiria feliz pra reciclagem,
se tivesse a certeza de voltar
à viagem que nunca mereci...
Refaria os percursos e projetos
sem ferir os afetos, os nem tanto
e trocar tantas mágoas evitáveis...
POEMA CANCELÁVEL
Demétrio Sena - Magé
Já nasci cancelado por meu pai;
minha mãe também era cancelada
e me fez entender de sobrevida
nesta minha escalada solitária...
Não havia internet, mas havia
essas mesmas pessoas oprimidas
pela vida vazia em seus empenhos
pra mostrar como sabem excluir...
Hoje nada cancela o meu conforto
neste porto seguro do meu dom;
acolher e soltar quem quiser ir...
Meus ebós literários conscientes
dessas mentes tardias de pensar,
geram medo do amor não seletivo...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
FEIRA DO TEMPO
Demétrio Sena - Magé
Minha mãe já demora e me preocupa,
pois me deixa perdido nesta feira,
nesta culpa infantil por ter ficado
entretido nas cores; entre cheiros...
Ela nunca voltou pra me buscar;
fico aqui, neste choro, a ver o mundo;
os meus olhos no mar e seus navios,
para dar um sentido à nostalgia...
E a feira do tempo não tem fim;
sua xepa se alonga no meu medo,
há em mim tanto caos e tanta espera...
O meu sonho perdeu a minha mãe;
meu silêncio ecoando além do além;
ela nem sinaliza; está bem mais...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
NOSSA MÃE
Demétrio Sena - Magé
Nossa mãe repetia: Vamos ficar juntos;
que ninguém ficaria no 'colégio interno';
era um leve sussurro de força incomum,
seu eterno discurso de uma frase só...
Tinha todos os medos, mas nos proteger
era sua coragem; sua teimosia;
todo dia inventava uma vida reserva,
pra vencer todo mundo e persistir por nós...
Meu olhar a desenha chorando com risos
ou sorrindo com choros de sabedoria;
ela sempre sabia cada hora exata...
E ficamos unidos por anos medonhos,
com amor e com sonhos de vida melhor;
nossa mãe nos deu tudo: nos livrou do nada...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Minha Mãe...
Me consebeu a vida,
E nesse mundo cresci...
Numa casinha antiga,
Só de alegrias vivi...
E só hoje que reconheço,
Com saudades sem fim...
Todo carinho e apreço,
Que você sente por mim...
Minha Mãe tão querida,
Que traduz alegria no olhar...
Saiba que nunca na vida,
Deixarei de te Amar...
Para minhas queridas mães, Neyde e Francisca...
J. Roberto Lemos
Parabéns mãe! Você, a mulher da minha vida, minha companheira, amiga e amante. Mãe dedicada e presente, fonte de compreensão e equilíbrio. Para-raios, que consegue com muito amor e dedicação suportar todas os revezes que muitas vezes nos são apresentados. Obrigado por tudo que é para os nossos filhos, para mim e com certeza a todos que tiveram o privilégio de conviverem contigo.
Te amo, minha Guerreira do amor!
Uma Mãe de Fé e Coragem
Quando eu era criança, o medo era um visitante constante em minha vida. Medo de meu pai beber e machucar minha mãe, a mulher corajosa que sempre me defendia quando ele queria me bater. Em meio a essas tempestades, minha mãe era meu porto seguro, a rocha firme que me protegia.
Ela me ensinou a acreditar que existia um Deus que cuidava de nós, mesmo quando tudo parecia desmoronar. Desde cedo, ela me guiou nas pequenas e grandes orações, mostrando-me a importância de manter a fé, mesmo nos momentos mais sombrios.
Minha mãe foi um exemplo brilhante de fé e confiança em Deus. Com sua força silenciosa e devoção inabalável, ela me mostrou o caminho espiritual que hoje sigo com gratidão. Foi através dela que encontrei a luz na escuridão, a esperança no desespero.
Seus ensinamentos e orações se tornaram um alicerce em minha vida. Ela me ensinou a enfrentar meus medos com coragem, a acreditar na bondade divina e a buscar sempre o caminho do bem. A cada passo que dou em minha jornada espiritual, levo comigo o exemplo de fé e amor que ela tão generosamente me ofereceu.
Gratidão à Minha Mãe
No jardim da vida, floresce uma rosa rara, Cujo perfume inebriante é puro amor, Mãe querida, por ti, a minha alma exala, A mais profunda e eterna gratidão em flor.
Teus braços foram meu primeiro lar, Teu colo, a morada do meu coração, Nos teus olhos, encontrei o brilho do amar, E nas tuas palavras, a mais doce canção.
És o sol que ilumina meus dias escuros, O abrigo seguro nas tempestades da vida, Com tua força, enfrenta os mares mais duros, E com teu carinho, cura toda ferida.
Cada gesto teu é um presente divino, Cada conselho, uma lição valiosa, Em ti, mãe, encontrei o verdadeiro ensino, De uma vida simples, justa e gloriosa.
Gratidão por cada sorriso, cada abraço, Por ser a guia na estrada do viver, Por ser o alicerce, o pilar, o espaço, Onde meu espírito pode crescer.
Neste poema, deposito meu amor sincero, Em palavras que são pouco para expressar, O quanto te amo, mãe, e o quanto venero, Tua presença que me fez acreditar na vida.
- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Frases de Mãe para Filha
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Textos para mãe: declarações emocionantes que tocam o coração
- Poemas para mãe que celebram e expressam amor
- Frases para mãe com reflexões emocionantes
