Textos de Luto

Cerca de 1555 textos de Luto

⁠Natal....
Me sinto só...
Depois que minha mãe partiu, a família desuniu.
Cada um no seu canto.
Parece que as raízes se afrouxaram, não tem mas aquela terra firme. Ela era o esteio de toda a família.
Cada vez mais todos distantes, não importam mais quem restou.
Parece que o amor deles sessou.
Fico só filosofando sobre a vida.
Um vazio, um aperto, uma saudade.
Saudade dos tempos atrás, tempo esse que não volta jamais.
Uma lágrima caí do meu olhar.
Tantas lembranças de união!
Hoje os laços estão se afrouxando e a dor só aumentando.
Quem sabe além da vida, tem algo melhor pra acontecer. Pois aqui já não tem mais nada, só lembranças e saudades.
O jeito é seguir a vida, carregando recordações numa mala de emoções.

Liddy Viana.🌻✍️

Inserida por LiddyViana

⁠Viagens, viagens e mais viagens... assim resume um pouco da história de dois colibris. Num encontro ao acaso, o destino bateu asas sem destino. Houve a partida, eu sei. Houve a chegada, bem sei. Eu destilava quando a brisa tocava o meu rosto. Eu bailava ao flutuar nas águas da cachoeira. Eu me sentia leve ao voar do seu lado. Eu, eu, eu... foi um eu em nós. Cada viagem era única. Cada viagem era vivida como nunca. Cada viagem eu voava sem medo. Cada viagem eu me entregava mais ainda para um voo livre. Cada viagem me fazia sentir o quão bom é viver um voo sem ter medo da queda. Cada viagem me presenteava com uma plumagem nova travestida de amor. Cada viagem eu renascia; ressurgia das cinzas como uma fênix: o pequeno e sonhador colibri. Certo tempo, o destino me fez uma surpresa, como ele sempre me fez. Minha fênix o qual eu perseguira insaciavelmente voou bem mais alto para bem longe. Eu não consegui avistá-la! Tentava com todas as minhas forças vê-la, mas já era impossível. Chorei. Ela se foi. Ela se foi e deixou a saudade como lembrança de um voo que me fez livre, mesmo estando com os pés presos às razões que me aprisiona. Ela me apresentou a liberdade ao voar, a sua vontade de viver sem medo.

Se um dia alguém te perguntar se você voou, se você amou; pequena colibri, não hesite em dizer com todas as suas forças: eu amei e fui amada!

Inserida por Robkenede

⁠A vida, algumas vezes, apresenta situações dolorosas, difíceis de lidar. Acontecimentos que nos esvaziam, tiram nosso brilho e a alegria de viver. Parece que entramos em um túnel cinza, nebuloso, sem vida e sem saída. É a vida acontecendo e não temos controle sobre ela, faz parte! O melhor que podemos fazer é aceitar a vida e extrair o melhor dos acontecimentos.

Mas é bom lembrar; dói, mas passa! Tudo passa... o sol vai voltar a brilhar e, aos poucos, a alegria e a vontade de viver voltam com mais força e ainda mais potentes. Virão novas dores, novos amores, outros trabalhos, novos amigos e mais acontecimentos. Tudo é vida!

Mary Scabora - Psicóloga Clínica

Inserida por MaryScabora

SINÔNIMO DE AMOR

⁠Não há nada igual que o dissabor de despertar, aquela embirração de não querer se levantar, aquele nojo de se olhar no espelho e sentir o menor nível de amor-próprio alcançável.

Tão lesivo, tão danoso, tão ácido esse amargor da vida azeda. O sentimento de perecimento da alma, a sensação de ter a energia sugada por completo, a aflição de se sentir inútil, e ao mesmo tempo, contentamento de ser desprezível.

A saudade de quando você ainda tinha um pouco de felicidade, a euforia com atos simples, o prazer do bem-estar, o entusiasmo de ver os amigos, da fome em demasia, daquela overdose de dopamina, endorfina, serotonina, ocitocina. A saudade do querer viver.

Pensar que tudo começou no coração, terminou em uma folha de papel molhada por lágrimas, começou com um gesto, terminou com uma palavra, nasceu na esperança, e morreu na depressão. Agora tenho a certeza de que sinônimo de amor, é luto.

Inserida por ViniciusSC

⁠O sofrimento pode transformar uma pessoa, e sua natureza pode influenciar se ela se tornará boa ou má. Eu acredito que sou uma boa pessoa, mas não sou facilmente emocionado. Hoje, perdi minha mãe biológica, mas, como não fui criado por ela, minha dor foi menor do que se tivesse perdido minha mãe adotiva.
No entanto, não culpo minha mãe pelo meu sofrimento porque nascer e viver já é uma grande bênção de Deus. Cresci ouvindo que um filho que não respeita seus pais nunca terá respeito por ninguém, nem mesmo por seus próprios filhos.
Mas hoje, após perder minha mãe, desejo que ela descanse em paz. Mesmo em vida, sempre desejei o melhor para ela. Imagino que, neste momento, ela tenha recebido o que merecia: a paz. Nenhuma pessoa merece viver sentindo dor em uma cama de hospital. Que Deus conforte o coração de todos os meus parentes. Não se preocupem comigo, Deus sempre me confortou, e por isso não estou triste, mas sim feliz porque minhas mães estão mais próximas de mim e de Deus.

Inserida por jpcalisto

⁠A doce lembrança da sua inestimável existência, que participou de vários momentos, queridos encontros e tantas bênçãos será na mente como uma luz forte de esperança, de felicidade, principalmente, naquelas ocasiões árduas de tristezas, de lutas, de grandes dificuldades, quando a saída não estiver muito aparente, uma poderosa luminosidade.

As recordações avivadas pelo seu sorriso serão transformadas em força, fortalecerão o coração e o espírito daqueles que amavam profusamente estar na sua presença e que amarão carregar uma parte da sua essência consigo, nos pensamentos, refletida em algumas atitudes, comportamentos, reafirmando a sua influência ilustre com os seus ricos ensinamentos.

Graças ao Senhor, O amor que demonstrava com muita maestria, tanto no seu jeito de falar quanto na prática permanecerá vivo, um brilho amável em certos olhares, que jamais será esquecido, nem perderá o seu significado, o verbo amar sempre fará sentido por mais que seja desafiado, que muitas vezes não seja correspondido, sem dúvida, o seu melhor legado, um regalo divino.

Perceção confortante que ajuda a afastar um pouco a dor da perda por intermédio do sentimento de gratidão, mas por enquanto, as lágrimas da despedida vão escorrendo pelo rosto, um choro normalmente inevitável, um desabafo imprescindível, o luto é doloroso, porém, necessário para se continuar lutando, lembrando que o viver é temporário e aqueles que amamos mesmo após a morte, de alguma forma, permanecem conosco.

Inserida por jefferson_freitas_1

Versão da música “Ben” – Composição de Dom Black e Walter Scharf.
Interpretação: Michael Jackson.5

⁠JORGE

Jorge, nós dois não precisávamos procurar,
Ambos tínhamos o que procurávamos,
Um amigo para chamar de meu.

Sei que nunca estaria sozinho,
E você, meu irmão, veria
Que tinha um amigo em mim!

Jorge, talvez estivesse correndo pra cá e pra lá,
Talvez sentisse não ser querido em lugar algum.
Mas se hoje pudesse olhar para trás,
E não gostasse do que veria,
Tem uma coisa que quero dizer:
Você tinha sim um lugar onde ficar.

Na época eu pensava: ‘eu, e somente eu!’,
Mas como queria pensar o que penso agora:
'Nós, eu e você, a gente!’ irmão.

Jorge, talvez muitos não te davam valor,
Hoje, repudio a todos, até mesmo eu!
Ninguém te via como deveriam,
Queria que eles tivesse tentasse, eu queria ter tentado.
Tenho certeza que pensaríamos em você como um amigo!

Meu amigo, meu irmão Jorge!

Inserida por nando7735

⁠Quando eu me for não chore
Lembre de quem eu queria ser
Lembre que eu lutei para ter um vislumbre da liberdade, lembre que eu queria ser livre para ser quem eu amava ser de verdade, lembre que eu era contra as máscaras.
Lembre de como eu ria por qualquer motivo
Lembre de como eu sentia a vida
Lembre do quanto eu amava a vida… mas queria mais, queria viver intensamente cada segundo e não só respirar.
Eu queria sentir as gotas da chuva em meu rosto enquanto dançava, ria e pulava de alegria em baixo de uma biqueira no meio da rua. Eu queria cantar em público mesmo sentindo vergonha, eu amava cantar música inglês mesmo não sabendo a letra. Eu queria ver o por do sol na praia quantas vezes fosse possível, admirar cada mudança de cor no céu, cada movimento das ondas, cada ruído do vento e a forma como o sol parecia beijar o mar e se esconder no seu abraço até o amanhecer.
Do alto da serra eu queria ver as estrelas deitada no chão na noite de natal e os fogos de todas as cidades vizinhas no réveillon.
Eu queria ver filme infantil com meus amigos e comer pipoca feita na manteiga, muito mais vezes do que consegue.
Eu queria ver o sorriso da minha mãe e ver meu irmão conquistando todos os sonhos.
Queria sentir aquele amor cheio de energia e risos no almoço em família.
Queria poder proteger meu filho pra sempre.
Queria dizer ao meu pai o quanto as decisões dele afetaram e mudaram meu rumo muitas vezes, mas também me fizeram crescer, queria conseguir dizer eu te perdoo sem doer.
Queria lavar minha alma em um poço de água fria ao pé da serra.
Queria sentir a energia e as cores do verão trazendo de volta meu calor, me repondo melanina, me fazendo vibrar junto com toda a criação, mas nada eu poderia querer mais do que estar com o meu Criador. Eu sonho com isso a minha vida toda, então quando eu me for, fiquem felizes por mim pois estarei realizando meu maior sonho.

Inserida por LetyR

⁠AMOR E DESPEDIDA

Um adeus que não se deseja professar, prolonga as noites de nossa alma

Ora! Não que sejam as noites uma ausência de luz, ou mesmo a dissipação do calor esplendoroso

Mas, a presença de uma luz calma como a lua, na qual os olhos podem penetrar em profunda contemplação, numa ausência de si mesmo

Uma espécie de inclinação devota, rendida e vulnerável a algo que se revela infinito, no efêmero de nossa experiência terrena...

O amor puro, sem matéria.
O único e verdadeiro amanhecer de nossas almas!

Inserida por Glaucimar-Gama

⁠Minha amada mãe dê-nos forças nesta hora de eternas saudades, gostaria que estivesse aqui a desfrutar dos frutos das árvores que plantaste e com tanto carinho cuidaste; justamente no momento em que as árvores floriam e se cobria de fruto tu tinhas de partir. A tudo demos graças por termos tido uma mãe inolvidável como a senhora, dos seus feitos recordaremos sempre em nossas vida terrena.
Obrigado mãe🌹 pelo cuidado que nos mantém.

Inserida por CafuandaBongue

⁠Um minutinho de silêncio
Um segundinho de paz
Por todos que já se foram
E não voltam mais!

Para o povo do RS muita Fé e devoção
Solidariedade, justiça e compreensão
Muitos Abraços, sorrisos para esse povo
Num momento tão sofrido.
+♡‿♡

Inserida por Starisy2

27.08.2023
Tento me enganar,
Fingir que você ainda está aqui...
E isso é só um pesadelo!
Como lidar com a sua falta?
Você não me ensinou a viver sem ter você.
Eu tento crer mas eu não consigo
Que eu vou te ver só no paraíso.
A incredulidade tem batido na minha porta
Bem como foi nos seus últimos dias.
É como um tufão que faz a areia cegar meus olhos.
Eu nem sei se ainda estou aqui.
Você estava aqui e estava tudo bem.
E agora não está mais, como assim?
Eu só sei que você faz falta e essa dor consome.
Uma parte de mim se foi contigo minha para sempre amada mãe.

Inserida por usuario1010036

Sinto a sua falta

⁠Tentei não escrever sobre a falta que você faz, porque sentir já está doendo demais.
Hoje o dia acordou triste e cinzento. Tudo à minha volta parece chorar sua partida, mas é no meu coração que ela pesa.
Você se foi, sem se despedir
Eu estava abraçada a você e disse que "tudo ia ficar bem", mas isso não aconteceu. Essas palavras se transformaram em "Sinto muito, ele faleceu".
Meu mundo desabou e metade de mim se foi junto com você.
Eu voltei a te abraçar, mas você já estava frio e não mais iria acordar.
Todas essas memórias estão gravadas em mim para sempre, e saber que devo continuar vivendo sem a sua presença é muito doloroso.
O seu lugar no meu coração ficará para sempre vazio. Eu te amo Paizinho

Inserida por alineoliveirab

⁠Agradeço por ter a oportunidade de te conhecer, por ter bons momentos e boas memórias com você!
Agradeço pela oportunidade que foi me dada, de crescer ao seu lado, de poder ter sentido o seu carinho e o seu amor que me foi dado. Pois através desses momentos que me foi dado com você, me fez ter a percepção de um mundo melhor cheio de amor.
Agradeço por você ter existido, mesmo que por um momento em minha existência, mas foram momentos que me proporcionaram vibrações de paz, amor e felicidade!
Hoje, você vive em minhas lembranças e em meu coração! E agradeço imensamente por ter tido a oportunidade desses pequenos momentos que significaram muito em minha vida como um todo! Gratidão por todos os momentos bons vividos com você!
Você se foi, mas sempre viverá em meu coração! Te amo eternamente!❤️

Inserida por radmilalima

⁠Aquilo que não tem remédio, remediado está:

Dê um passo de cada vez.
Concentre-se apenas no que estiver ao seu alcance.
Aquilo que estiver fora do seu alcance, não depende de você — ou — não pertence à você — , use o bom senso, faça aquilo que você puder fazer, da melhor maneira possível, sem jamais se prejudicar.
E siga em frente, porque as coisas se resolvem por si mesmas, naturalmente, em seus próprios tempos — cedo ou tarde, bem ou mal, mas se resolvem.

Inserida por reconceituando

⁠Momentos como este sempre nos levam a profundas reflexões. Ao olhar para o percurso de nossa vida, só consigo imaginar uma grande pipa voando, exibindo todo o esplendor de seu voo, com uma longa rabiola cuidadosamente feita de sacolas de mercado. Amigos que se reuniam para construí-la, com o propósito de mantê-la o mais alto possível. No entanto, o infortúnio é saber que, ao longo do voo, pequenos pedaços dessa fita irão se soltar, rasgar e desaparecer, até que, eventualmente, a sua própria pipa não conseguirá mais voar.

Essa reflexão me faz compreender que as pessoas que cruzam nossas vidas são como essas fitas amarradas à linha da rabiola. Para chegarmos onde estamos, muitas pessoas, seja no início ou no final dessa linha, contribuíram para o nosso voo, fizeram parte da nossa trajetória. Muitas vezes, não notamos, mas pequenas atitudes dessas pessoas — de partes da rabiola que nem sequer vimos — foram fundamentais para nos sustentar, seja nas tempestades mais difíceis ou nos céus mais límpidos.

Inserida por StoHipolitoMG

⁠A vida tem um jeito cruel de nos testar, de nos fazer lidar com perdas que não esperávamos enfrentar tão cedo. Nos últimos três anos, eu me vi atravessando um mar de lutos que me transformaram profundamente. Perdi as duas avós que foram símbolos de carinho, histórias e laços familiares que nunca imaginei romper tão bruscamente. A partida da minha tia, uma mulher tão importante e presente na minha vida, deixou um vazio que ainda ecoa em cada memória que compartilhei com ela. Como se isso não bastasse, meu sobrinho, o primeiro filho da minha irmã, não teve a chance de respirar fora do ventre, vítima de um erro médico que não apenas tirou dele a vida, mas também roubou da nossa família a alegria de conhecê-lo.

Cada uma dessas perdas pareceu me arrancar um pedaço, deixando cicatrizes que ainda estou tentando entender e curar. O luto nunca é simples, mas a soma dessas despedidas inesperadas tornou meu luto algo complexo, quase avassalador. Aprendi que o tempo pode até ajudar a fechar feridas, mas ele não apaga as dores. Ele apenas nos ensina a conviver com elas, a acolher essas ausências como parte de quem somos.

E agora, enquanto ainda digiro essas ausências, me vejo lidando com um luto diferente, o luto de pessoas vivas. Perder minha família, minha ex-esposa, com quem compartilhei sonhos e tantos momentos, tem sido um tipo diferente de vazio, uma saudade daquilo que um dia foi e nunca mais será. A separação transformou minha relação com minha filha, em algo distante e dilacerante. Não é apenas a perda física, mas o fim de uma vida que eu planejei, a quebra de um lar que parecia ser minha âncora.

Viver sem minha ex-esposa e sentir a ausência da presença diária da minha filha tem sido uma batalha constante. Às vezes, é como se eu estivesse de luto por versões de mim mesma que não existem mais, por aquela vida que eu tinha como minha. O luto por uma família que se desfez é tão profundo quanto o luto pela morte, porque ele carrega a carga do amor que ainda existe, mas que não pode mais ser vivido da mesma forma.

Cada dia é um esforço para equilibrar o peso dessas ausências, para aprender a amar de longe, a deixar ir sem realmente esquecer. Tento encontrar força nas pequenas coisas, em cada conversa que ainda posso ter com Rebecca, nas memórias das pessoas que partiram, e na tentativa de me reconstruir diante de tanta perda. É um caminho árduo, mas eu sigo, mesmo que com passos vacilantes.

Inserida por Zayle

⁠A vida é breve, e muitos não percebem como o tempo escapa por entre os dedos. A correria, as brigas, e a falta de cuidado nos afastam de quem amamos. Se entendêssemos, de verdade, como tudo passa – como nós mesmos passamos – talvez enxergássemos a importância de cada momento.

Nunca sabemos quando será a última conversa, o último sorriso, o último abraço, ou aquele "eu te amo" que ficou para depois. Que possamos valorizar nossa jornada, tornando nossa presença significativa na vida de quem amamos.

São os gestos simples, os detalhes do dia a dia, que fazem a diferença. No final, não é o que acumulamos que importa, mas as lembranças e o afeto que deixamos. Que a nossa passagem por aqui seja marcada por amor e cuidado, criando memórias que permanecerão para sempre no coração de quem tocamos.

Inserida por elaine_paula_2

⁠Vida que nasce da morte
Esperança vinda do caos
São meus leões e demônios
E o meu bem contra o meu mau

É a escuridão contra a luz
Minha oração mais sincera
Enquanto venço meus erros
Mato minha própria quimera

Vi o inimigo no espelho
Com a minha cabeça na mira
Me dando a corda e a faca
Pra eu me render pra minha ira.

Sicário

Inserida por Domfernando

⁠Eu me sinto tão preso,
Com tanta coisa que eu me arrependo de não ter feito
Tanta coisa que queria ter tirado do meu peito
Mas já passou, agora são só sombras em minhas memórias.
Não sei você, mas eu acredito em depressão sazonal.
Aquela data vai chegando e seu corpo todo vai sentindo a dor e o peso vindo junto.
Uma sensação tão devastadora, tão pesada, que nem sei descrever.
Parece que o mundo inteiro vai caindo, se desmontando ao seu redor e você fica sozinho com todo aquele sentimento esmagando seu peito.
Já faz onze anos, eu ainda não superei, você ainda vem me assombrar, mas não como um fantasma de um filme, você na verdade está instalado aqui na minha cabeça, junto com toda a dor que foi te perder. Desde aquele dia, tudo o que eu queria é que tudo fosse um sonho, que eu acordasse e você estivesse lá me chamando, como se nada tivesse acontecido.
As vezes ainda sonho com você me acordando, com o carinho na minha cabeça, com as músicas altas no som de casa, com seu humor que sempre quebrava meu orgulho. Eu te amava tanto, mas não sabia como expressar, nunca foi nosso forte. Nós tínhamos tantos defeitos um pro outro, mas, mesmo assim, mesmo com seu jeitão de dar bronca, eu te amava tanto, não importava. Nada disso importava. Eu só te amava e você foi a única pessoa que realmente me amou. Desde sempre.
Eu sinto tanta saudade de você Pai… Toda vez que sonho com você de volta em casa é como um soco no meu estômago, como uma facada em meu coração, dói tanto. Desculpa por tudo, por ter sido esse filho orgulhoso, de cara fechada, ferido, que nos últimos meses juntos não tornou as coisas nada fáceis para nós dois. Eu espero que um dia o arrependimento, a culpa e a dor passem, mas por enquanto está doendo muito, doendo demais. Esse luto parece nunca passar. As vezes eu fico pensando em ir te ver, as vezes fico pensando que eu devia ter ido em vez de você, porque todo mundo precisava de você, ninguém precisa de mim. Seria mais fácil. Seria o mais justo. Mas a vida não é nenhum dos dois.
Eu sinto muito por tudo, eu queria tanto que tivesse sido diferente, que não tivéssemos brigado, que eu tivesse sido chato e te obrigado a usar capacete. Eu queria tanto ter ido te ver no hospital, ter te dito o quanto eu te amava, mas eu estava em negação, achava que você logo voltaria pra casa. Mas saiba que eu te amo, te amo mais que minha própria vida.
Já são onze anos de sofrimento que não passa. Nunca. Eu tô cansado. Exausto. Preciso descansar.

Inserida por erben_ramon

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp