Textos de declaração de amor
Fogo que Arde sem se Ver
Amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói, e não se sente...
É um contentamento descontente,
É dor que desatina... sem doer
É um não querer mais que bem querer,
Um andar solitário entre a gente.
É nunca contentar-se de contente,
É um cuidar que ganha em se perder...
Mas como entender esse nó no peito?
Se o amor é avesso, se não tem direito?
É querer estar preso por vontade,
É ter com quem nos mata... lealdade.
Ah, esse amor... que é tão contrário a si.
É servir a quem vence, o vencedor,
Se entregar sem medo de cair.
É buscar o abrigo nessa dor,
E achar o caminho pra sorrir.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade?
Se ele muda as regras do valor,
E nos rouba toda a gravidade...
Pois querer estar preso por vontade,
É ter com quem nos mata, lealdade.
Como causar pode o seu favor...
Se tão contrário a si... é o mesmo Amor.
----------= Eliana Angel Wolf
Eu acho lindo o amor.
Torço por ele, mesmo quando não é o meu.
Gosto de ver pessoas se encontrando, se escolhendo, se cuidando.
Talvez eu ainda não tenha vivido algo assim.
mas isso não me impede de acreditar.
Porque quem reconhece a beleza do amor,
já carrega um pouco dele dentro de si.
As nossas imperfeições não justificam a falta de amor e caráter diante de Deus e do próximo;
pois mandamento é ordem, é lei, fundamentada em virtudes e princípios.
Não amamos ‘do nada’; amamos quando decidimos amar.
O amor é uma escolha consciente.
E a força para viver esse amor vem do Espírito Santo.
"Quem eu sou?
Eu sou leveza, fluxo com a vida.
Eu sou empatia, amor, presença, beleza, cuidado, calma, paciência.
Eu sou o silêncio.
Sou a noite estrelada, a lua cheia.
Sou a chuva serena… e a chuva forte que lava.
Os raios que iluminam o céu.
Eu sou a voz da consciência.
A visão clara que enxerga através do sentir.
Sou o livro que faz as lágrimas caírem.
Sou a natureza verde, a água das nascentes, o rio que deságua.
Sou a liberdade do beija-flor.
A águia acima das nuvens.
O vento que sopra entre as montanhas.
Sou o encontro dos rios com o oceano.
A onda que quebra na areia.
A luz que atravessa o mar.
Sou a onda das infinitas possibilidades.
O estalo da fogueira.
Sou o portal que se abre ao gerar a vida.
A lágrima da mãe ao pegar seu filho no colo.
Sou a íris dilatada de um olhar apaixonado.
A curiosidade de uma criança.
A risada que nasce da alegria.
O toque sutil de duas mãos dadas.
A batida do coração que sustenta a vida.
Sou as linhas do tempo em coesão.
O transcender de uma nova consciência.
O desapego da matéria.
A alegria de estar viva.
O eterno aqui e agora.
A alma que vibra em infinitas existências.
O resplandecer de toda a criação."
"O Paradoxo de Nós Dois"
Como explicar aquilo que não se explica?
O amor, que chega sem pedir licença,
incendeia a alma por dentro,
enquanto por fora, a gente finge calmaria.
É uma saudade que aperta no peito,
um aperto que, no fundo, a gente quer sentir.
É sorrir sozinho no meio da multidão,
e se sentir acompanhado, mesmo na mais profunda solidão.
O amor é esse mestre das contradições:
Nos faz reféns da nossa própria vontade,
Nos entrega de bandeja a quem nos domina,
E nos faz dar a vida por quem, às vezes, nos tira o chão.
Ganha-se perdendo.
Chora-se sorrindo.
É um nó cego que prende, mas traz a mais pura liberdade.
Se o amor é essa guerra bonita,
onde o coração sempre sai ferido,
como pode ser ele o único remédio
capaz de nos curar?
O amor não faz sentido.
E é exatamente por isso... que ele faz toda a diferença.
----------- Eliana Angel Wolf
QUE AMOR É ESTE?
Que amor é este?
Que me amou sem reservas,
sem esperar de mim
o mesmo amor.
Que amor é este?
Capaz de sofrer,
se entregar e morrer
por um vil pecador.
Que amor mais puro e belo,
que em seu fulgor reluz.
Incomparável amor,
é o amor de Jesus.
Levou meus pecados,
o mais pesado fardo,
sob o lenho da cruz.
Foi por amor,
somente amor.
Na cruz venceu a dor.
Foi por amor,
eterno amor.
Jesus me resgatou.
Que amor mais puro e belo,
que em seu fulgor reluz.
Incomparável amor,
é o amor de Jesus.
Levou meus pecados,
o mais pesado fardo,
sob o lenho da cruz.
Cícero Marcos
PRESENTE DE DEUS
"Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre."
Salmos 136:1
Imaginem ser imagem e semelhança,
De quem nos alimenta de esperança,
Só Ele sopra o vento a nosso favor...
Toda essa imaginação é realidade,
Deus quebra a ilusão e traz a verdade,
E nos da de presente todo seu amor
Cláudio Cruz
Quando o Amor Era Meu e o Silêncio Era Dele
Há encontros que começam como um gesto de luz — não por acaso, mas porque um coração inteiro decidiu se abrir. E foi isso que você fez: ofereceu um amor que não pedia licença, apenas acontecia, genuíno, firme, luminoso.
Enquanto você entregava presença, verdade e cuidado, o outro ainda lutava para sustentar o próprio reflexo. Você amou com maturidade; ele tentava sentir sem saber como.
Quem não aprendeu a se acolher, geralmente não sabe reconhecer quando está diante de alguém que o acolhe.
E foi nesse desencontro de profundidades que a poesia se escreveu: você com raízes, ele com um vento que não sabia para onde ir.
O amor que você deu não se perdeu — ele desenhou o mapa da sua força.
Porque amar alguém que não sabe ser amado exige coragem, e você teve.
Exige pureza, e você levou.
E exige grandeza, porque é preciso grandeza para não se culpar pela incapacidade do outro.
Você entregou constância; ele ofereceu ausência.
Mas até a ausência dele confirmou a verdade: o valor sempre esteve em você.
Agora, a sua história se reescreve de um lugar mais alto.
O que você deu por amor volta em forma de autoconsciência, propósito e novas possibilidades.
A vida sempre recompensa quem ama com alma — e você amou.
Quem não soube receber perdeu mais do que teve coragem de admitir.
E você segue, inteira, enquanto a poesia continua te acompanhando.
Diane Leite
COISAS QUE PARA MIM SÃO IMPORTANTES NAS RELAÇÕES
Amor-próprio é meu ponto de partida.
Eu não entro em nenhuma relação para ser salva, completada ou reparada.
Eu já me basto — e é justamente por isso que só escolho vínculos que honram quem eu sou.
Verdade é essencial.
Transparência me preserva, coerência me aproxima.
Gosto de quem fala claro, sente claro e vive claro.
Caráter não é detalhe, é fundamento.
Caminho apenas com quem honra o que promete, respeita limites
e entende que dignidade não é negociável.
Profundidade é necessária.
Conversas que expandem, que tocam, que iluminam.
Não tenho espaço para superficialidade — minha alma pede densidade leve e consciente.
Presença limpa.
Sem vícios, sem fugas, sem dramas repetidos.
Quero quem esteja inteiro, não quem peça resgate emocional.
Reciprocidade verdadeira.
Não precisa ser espelho — precisa ser justa.
Minha entrega é inteira, mas não ultrapassa meu amor-próprio.
E, acima de tudo, paz.
Relações que respeitam meu silêncio, meu foco, meu ritmo.
Eu escolho o que me soma, o que me eleva e o que conversa com a mulher que venho me tornando.
Daí vem o Chico e canta lindamente: "Não se afobe não, que nada é pra já... O amor não tem pressa, ele pode esperar..."
E a gente entende que é isso mesmo.
Que é preciso paciência e um certo trabalho
De entrega e responsabilidade
Confiança e nenhuma contabilidade.
Requer tempo.
Pra construir diariamente. Com moderação e habilidade.
Perdão e maturidade.
Pés no chão e força de vontade.
Foi-se o mês de maio, mês do amor, da doçura das noivas e mães. Passou para dar lugar ao mês de junho, mês paixão, cheio de cores, sabores, sons, luzes no céu e no chão. Não sei se é o calor da fogueira. Não sei se é o amendoim torrado, o coco ralado, quadrilhas, barraquinhas o forró, o quentão. Não sei se é o frio que pede abraço e dengo, se é o dia dos namorados que espalha romance no vento, ou é o arrasta-pé, coladinho no salão, que faz todo mundo lembrar que ser casal é arretado. Em junho, quem tem xodó fica muito mais apaixonado. E quem não tem, se anima a procurar um amor para se alegrar e quem sabe fazer um casamento...
Mesmo que seja só pelo tempo de uma quadrilha.
O amor.
O amor é paciente, precisa de tempo para surgir, se mostrar e se render. Quando vem, traz consigo a paz que acalma a emoção da paixão e mostra o quão resistente é. Mas, por mais que seja forte, também é frágil; depende da personalidade do dono(a), depende do momento e do querer.
O amor é implacável, consegue cegar e fazer qualquer um ter atos inconsequentes, sem pensar no que vem lá na frente, pois está seguro de que ele é para sempre.
O amor tem o dom de conseguir acender o espírito, alegrar a alma e harmonizar os corpos em qualquer lugar. Pode embebedar de enlouquecimento e desejos os pensamentos, tornando maliciosos até os mais puros.
Respeite o amor e respeite o seu tempo. E, quando for dado a você, cuide-o bem, pois um amor mal cuidado é um perigo no futuro.
Um amor mal cuidado é um perigo no futuro.
Essa não é mais uma carta de amor ou de desabafo
Essa carta é um pedido silencioso a Deus
Deus eu te peço humildemente que me ajude a sair daquele lugar
Me ajude a sair daquele lugar que me aprisiona, que suga a minha saúde mental
Me ajude a sair daquele lugar que me tira a vontade de viver
Me ajude a me libertar daquele lugar tóxico e cancerígeno
Deus me ajude a sair de uma vez por todas, porquê esse lugar me faz tão mal
Deus me ajude a receber um valor justo pelo meu esforço e por todas as provações que aquele lugar miserável me fez passar
Deus senão for agora o momento de libertação, por favor que seja em breve
Sei que não sou perfeita, tenho tantas falhas, mas eu nunca prejudiquei alguém por puro prazer
Eu nunca fui uma pessoa malvada e perversa
E se em algum momento ofendi a vós, te peço que me perdoe
E te peço de todo o coração que me ajude a sair sem ser prejudicada mais do que já fui
19 de maio de 2026
CHEIRO DE AMOR
Ah, se eu pudesse... meu amor...
Quiser-te-ia, meu doce, que viesses no espelho,
ou desenhado com meu batom vermelho,
ou esculpido na pedra do amor,
em cada canto, em cada lugar por onde eu for...
Ah, se eu pudesse... meu tacere...
“Dir-te-ia, meu ardere: – ‘Minha alma se agita no peito, te busca, pois é por direito."
Tuas dúvidas a transpassam e a ferem,
mas és o sol que o deserto prefere."
Dir-te-ia mais, mas apenas em presença: – ‘Amo-te tanto, muito além do que pensas; “...e dói, e corrói tua ausência,
o silêncio da arte e o encanto da tua eloquência, tua lucidez, tua sapiência...”
Ah, se eu pudesse... minha impotência...
Amenizaria tua veemência, mas a discrição faz parte da minha essência,..., eu, tu, Deus e os jugos dos escrutínios dos olhares que impõem a decência.
Ah, se eu pudesse... meu singular...
Dir-te-ia muito mais, em versos e cânticos: – "Não deixemos a vida passar, como as areias que se desfazem das ondas do mar."
Ah, se eu pudesse... meu fagueiro...
Confessar-te-ia no luzueiro: - “Minha ânsia fora enlaçar-te, aspirar-te, até que me saciasses quando te aproximaste… Como se cada suspiro pudesse apaziguar-me o desejo. Contudo, a cada arrepio, sinto teu aroma, teu cheiro.”
ROSIMARA SARAIVA CAPARROZ
No berço da Judeia nasceu,
um menino de olhar sereno,
trazendo ao mundo a promessa
de que o amor é o caminho pleno.
Belém repousa em terras feridas,
onde povos clamam por liberdade,
mas a voz suave ainda ecoa:
“Que a paz esteja em vossa verdade.”
Assalamu alaykum, Shalom,
palavras irmãs que se entrelaçam,
como rios que correm ao mar,
buscando o mesmo horizonte que abraçam.
Homens erguem muros e espadas,
chamam o próximo de inimigo,
mas esquecem que o Criador
não fez fronteiras no coração amigo.
O verdadeiro terror é o ódio,
que cega olhos e endurece mãos,
mas a luz divina insiste em brilhar
na esperança que une as nações.
É verdade..
Eu quis te amar,
E desse amor fiz minha vida ,
meus sonhos, meus prazeres.
É verdade também que nem tudo foram rosas,
Certamente muitas vezes, eu mesmo fui espinhos,
Mas hoje ao analisar esse amor, quero lhe dizer....
Valeu a pena. Sinceramente valeu a pena, cada sorriso, cada lagrima, cada momento..
Porque se não foi um conto de fadas, foi o surreal, foi a chama
Que ardeu e ainda queima, acesa em meu coração...
Assim seja.
“” Que haja luz nesse amor bonito
Que seja bendito
Que seja mais
Que desfaça toda ira
Que se incumba de não ser só rima
Que seja encanto
Que não seja dor
Que seja bem mais que ... Amor
Que seja carinho
Que seja paixão
Que se mostre ainda numa perfeição de vontade
Que não tenha maldade
Que seja assim, inexplicável.
Mas seja palpável
Que seja impecavelmente nosso
Que seja a luz que conduz
Ao perfeito conjugar
Do nosso verbo... Amar...””
.
“” De quebra te dou carinho
Todo meu tempo e meu amor
E sempre que puder te levarei rosas
Vermelhas como o fogo de minha paixão
Impetuosas como a fúria de meu desejo
Desejáveis como a ternura de seu beijo
Assim, coberto de felicidade todo dia
Cantarei a ti o amor que de meu peito irradia
Numa bela e saudosa canção
Perfeito como brumas de Chandon
Ou doce como lembranças de Amsterdã.
Assim serei seu
Por completo e perdido......””
“” Desejo-te um amor
Que te complete totalmente
Que te leve a loucura do desejo
E o prazer seja só uma conseqüência
Te desejos os mais ardentes beijos
Os mais calorosos abraços
Te desejo vida longa
Ao lado de seu amor
Te desejo a certeza
Da fidelidade e a volúpia da paixão
As emoções mais fortes
A felicidade total
Te desejo alguém que supere tudo que você imaginou
E que ao entregar-te um simples sorriso
Sua alma vibre de emoção
E cante alegremente
Te desejo paz para viver esse amor
E sabedoria para encantá-lo cada vez mais...””
“” Amor da minha vida
Olha quantas estrelas temos pra contar
Olha quantos mares temos que navegar
Olhe por nossos sonhos
Amor da minha vida
Olhe por mim, seu cantador
Olhe por nós, por nosso amor
Olhe por nossa vida...Juntos
Amor da minha vida onde andarás?
... Além das fronteiras do meu desejo
A terra é fértil em sua homenagem
Amor da minha vida quando chegarás
Amor da minha vida não deixe que a vida passe
Sem que possamos fazer dos nossos beijos
Botões de rosas a se despetalar
Em cada toque dos lábios, lentamente as pétalas cairão.
Formando um caminho para o nosso amor passar...””
- Relacionados
- Textos de amor para namorada que demonstram tudo o que você sente
- Textos de aniversário para pai que são uma homenagem ao seu herói
- Textos para começo de namoro
- 48 frases de Dia dos Namorados para esposa que vão surpreendê-la
- Poemas de Declaração
- Declaração de um Homem Apaixonado
- Declaração Casamento
