Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Cerca de 104347 frases e pensamentos: Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Infelizmente, as percepções intuitivas mais vivas e diretas só podem ser expostas em linguagem poética, que é nebulosa, ou em linguagem lógica, que os idiotas tomarão como simples demonstração dedutiva e diluirão em mil discussões cretinas. A marca inconfundível da total inépcia filosófica é a incapacidade de distinguir entre um raciocínio lógico e a transposição lógica de uma experiência intuitiva. Essa incapacidade, às vezes, dá uma tremenda impressão de intelecto sofisticado.

"Platão, Aristóteles, Sto. Tomás ou Leibniz estão certos em linhas gerais e erram em detalhes. Rousseau, Marx, Nietzsche ou Sartre estão errados no conjunto mas acertam em detalhes. Os antigos eram mentes sãs que de vez em quando derrapavam. Os modernos são mentes deformadas que às vezes têm uns lampejos de gênio. É por isso que só se pode aprender a filosofar com os antigos, ou com aqueles dentre os modernos que se conservaram antigos, como Husserl, Voegelin ou Lavelle. Com os outros você aprende muitas coisas, mas é impossível obter deles uma noção do que é filosofia."

Um homem tem de estar livre de toda fiscalização externa para ter a certeza de que olha para si mesmo e não para um papel social – e só então ele pode fazer um julgamento totalmente sincero. Somente aquele que é senhor de si é livre – e ninguém é senhor de si se não agüenta nem olhar, sozinho, para dentro de seu próprio coração.

Altíssimo Deus do Universo, Somos gratos pela vida que nos destes, por cada amanhecer que renova as oportunidades de servir ao Vosso propósito, por cada anoitecer que nos permite dar descanso ao nosso corpo e liberdade a nossa alma. Somos gratos pelo espaço sagrado que nos foi reservado na Mãe Terra, pelo alimento que nos dá sustento, pelo sol que nos aquece, pela água que nos purifica, pelo ar que respiramos. Somos gratos pela consciência que nos permite escolher, pelos desafios que nos fazem crescer, pela compreensão que aqui estamos para aprender e melhorar. Somos gratos pelo teto que nos protege, pelo trabalho que nos impulsiona, pela família que nos completa e pelos amigos que trilham conosco no nosso caminho de vida. Somos gratos pelo corpo que sustenta nossa alma e torna a nossa jornada possível, pela saúde para cumprir nossas tarefas, pela mente sã que nos permite sonhar, pelos desafios que nos permitem crescer. Somos gratos por todas as oportunidades, por todas as conquistas, por cada instante sagrado, por cada respiração, por cada pensamento, por cada sentimento revelado. Somos gratos, principalmente, por termos a oportunidade de amar, cada vez mais e com a intenção mais nobre que existe em nossos corações.

eu sempre fui sozinho e quando eu digo sempre eu quero dizer desde de criança. nunca fui daquelas crianças cheias de amigos, sempre foi só eu, eu e mais ninguém. e deve ser por isso que eu nunca sei lidar com as pessoas que chegam na minha vida. é triste ter que dizer isso mas eu me acostumei com a solidão.

O que percebo nas redes sociais é uma necessidade premente e constante de autoafirmação, onde percebe-se o movimento de convencer o outro do que ainda não estamos convencidos em nós mesmos. Em outras palavras, as redes sociais é o grande termômetro da insatisfação e insegurança das pessoas consigo mesmas.

⁠Quanto às minhas opiniões públicas, te­nho duas, uma impossível, outra realizada. A impossível é a republica de Platão. A realizada é o sistema representativo. É sobre­tudo como brasileiro que me agrada esta úl­tima opinião, e eu peço aos deuses (também creio nos deuses) que afastem do Brasil o sistema republicano, porque esse dia seria o do nascimento da mais insolente aristocra­cia que o sol jamais iluminou.

Machado de Assis
Diário do Rio de Janeiro, 5 mar. 1867.

Tudo que está abaixo do sol e das estrelas depende de equilíbrio. O vento e os mares. O poder da Terra e a luz. E o que estes fazem é realizado corretamente dentro do equilíbrio. Mas agora, o homem tem em mãos o poder para controlar o mundo. Então o homem deve aprender a manter esse equilíbrio e fazer o que uma folha, uma baleia e o vento fazem da sua própria natureza.

Poucos entendem que a religião não existe para suprimir o pecado, mas para perdoá-lo tantas vezes quantas seja necessário para você começar a gostar mais do amor divino que de qualquer outro objeto de desejo. Deus não é moralista, é apenas ciumento: quer que você goste mais d’Ele que de qualquer outra coisa.

Então você deve pedir auxílio do Espírito Santo, abrir-se a Ele, humildemente e calmamente. Se você não fizer isso e continuar estudando, você ficará doido e logo começarão aparecer sintomas neuróticos e distúrbios de conduta etc. Isso eu sempre deixei claro para vocês. Quer dizer, a idéia de que a aquisição de cultura seja um bem em si, incondicional, é uma idéia maluca! Porque se a aquisição de cultura por si mesma fosse uniformemente boa, então não haveria, entre as pessoas mais cultas, os mais admiráveis neuróticos do universo. E, quando eu digo fortalecer a alma, significa o seguinte: retornar ao estado de calma e paciência que você tinha antes, quando você não tinha perguntas. Daí você começa a lançar perguntas: ‘E isto? E aquilo? E aquilo outro?’. Calma! Espere aí! No devido tempo isto lhe vai ser dado. Não é a sua mente que encontrará a resposta. Não é nunca! Isso é o próprio Deus que o guia, devagarzinho, na medida da sua necessidade e dependendo de você manter a calma e a humildade. (Transcrição)

Quando Sto. Agostinho diz que as virtudes são feitas da mesma matéria que os vícios, isso quer dizer que só nos livramos dos vícios quando, em vez de lutar em vão para eliminá-los, os transfiguramos em virtudes pelo poder da oração. A brutalidade pode transformar-se em auto-sacrifício heróico, a sensualidade em culto da beleza e da bondade.

As pessoas que querem destruir a sua alma não são suas amigas. A amizade verdadeira é uma coisa difícil de conquistar, não dá para ter muitas. A amizade verdadeira é aquela que fortalecerá você na sua busca interior, na sua auto-realização e que deseja o seu florescimento e não o seu definhamento.

É importante ter idéias verdadeiras, mas isso não é tudo. É preciso também viver no verdadeiro, isto é, não fingir que você sabe o que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se você não é fiel a essas duas exigências, sua vida é uma mentira e o conteúdo pretensamente verdadeiro de seus pensamentos não é senão uma parte da farsa total - aquela parcela de verdade de que a mentira precisa para se tornar mais verossímil.

"Georges Bernanos já tinha dito: a democracia não é o contrário da ditadura; ela é a causa da ditadura. Basta ver como a noção de direitos humanos é hoje utilizada para impor às pessoas novas formas tirânicas de controle do comportamento, para perceber que Bernanos tinha razão. A democracia, para subsistir, tem de se apoiar sempre em alguma coisa totalmente diversa, num sistema de valores extrapolíticos ou suprapolíticos, como por exemplo o cristianismo. Mas a própria democracia tende a destruir esses valores e em seguida é deixada a si mesma e se transforma em tirania: tudo democratizar é tudo politizar, e quando não restam outros valores senão políticos, então é a ditadura, como a definia Carl Schmitt, a pura luta pelo poder, que não pode levar senão à vitória dos mais fortes. Hoje em dia, mesmo os debates ditos intelectuais se tornaram pura luta política, isto é, lobby, grupos de pressão, manipulação de verbas, intimidação dos inimigos, e assim por diante. É o resultado da democratização, e é indiscutivelmente ditadura. Para salvar a democracia seria preciso saber limitá-la, isto é, restringir os critérios democráticos ao território estritamente político e limitar o território da política, instituindo para além da política uma zona onde os debates não sejam decididos por meios políticos mas pela razão, pela sabedoria e pelo amor. Isto seria precisamente a função da cultura, mas a cultura já está quase completamente politizada e vamos a largos passos para a ditadura universal, sob o aplauso geral das massas."

Gostar de alguém hoje em dia se tornou bizarro. Se você demora pra responder uma mensagem, ela demora o dobro de propósito. Virou um jogo de desinteresse, e nesse jogo idiota ganha quem consegue se mostrar mais desinteressado. E sabe o que acontece depois? Não acontece nada. Porque a relação fica chata e acaba. O amor, a amizade, o carinho entre as pessoas deveriam voltar a ser expressos de forma mais tranquila e não como está hoje. Gostar de alguém, querer estar junto, demonstrar o teu sentimento deve ser algo bom, e não uma disputa.

Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estar famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nossos corações.

Meu anjo da guarda, muito bom te conhecer, sou grato pela sua ajuda, mesmo sem saber, você está me ajudando carinhosamente a sair do calabouço sufocante que meu coração havia feito de moradia. E que os teus sorrisos e teus abraços me impeçam de cair em pedaços novamente, confio nas mudanças que estão para acontecer em nossos dias, prometo devolver em dobro tudo que tens me dado como um doce presente da vida. Tudo voltou a ter graça, recuperei meu fôlego, minhas energias ganharam força, para qualquer lugar que eu olho, vejo oportunidades e vitórias caminhando na minha direção. Sou feliz, estou feliz e permanecerei feliz porque tenho você, meu anjo!

Uma parte do nosso tempo livre deve ser dedicada a nós mesmos, ao cuidado com o nosso corpo e com a nossa mente. Uma outra parte deve ser dedicada à família e aos amigos. Devemos dedicar uma terceira parte à coletividade, contribuindo para a sua organização civil e política. Cada cidadão deve dosar estas três partes em medidas adequadas, de acordo com a sua vocação pessoal e a sua situação concreta.

Que são minutos e que são meses? Paixões de largos anos, chegando ao casamento, acabam muitas vezes pela separação ou pelo ódio, quando menos pela indiferença. O amor não é mais que um instrumento de escolha; amar é eleger a criatura que há de ser companheira na vida, não é afiançar a perpétua felicidade de duas pessoas, porque essa pode esvair-se ou corrompe-se.

Machado de Assis
Helena (1876).

Discutir nossos pensamentos, ideias e crenças é o primeiro passo para iniciarmos nosso processo de mudança interior, de autoconhecimento e conscientização. Mas de pouco adianta discutirmos as ideias e teorias que legitimamos, se não nos propusermos ao trabalho mais profundo: encarar e compreender nossos sentimentos e emoções.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp