Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Cerca de 104208 frases e pensamentos: Textos de Chico Chavier sobre o Amor

⁠Amo-te assim!

Amo-te assim, como o fogo ama arder
E arremessar calor e luz do seu ninho;
Quero assim como ele, amar-te e morrer
Contigo e assim arder devagarinho.

Amo-te assim meu amor, e lá mais adiante
Quando formos pó, poeira e coisa nenhuma,
Debaixo da terra, serei teu amigo e amante,
Serei teu mundo, até que ele nos consuma.

Amo-te assim, tão-só e simplesmente,
Que tão certo é Deus ser fé e piedade
Como a minha boca que não te mente

Ou estrelas e astros terem gravidade!
Perca eu a voz, o chão e tu e de repente,
Se este soneto não é, todo ele verdade.

Inserida por luismateus

⁠O céu, o inferno e uma história

Antigamente
Éramos unha e carne;
Bebíamos tudo do mesmo copo,
Suores, lágrimas e um afável vinho;
Eras a totalidade de todas as coisas,
Eu era o teu universo
E todas as gravidades
Nos puxavam à nossa cama;
Palavras eram plumas que voavam,
Quando não se estavam a beijar;
Éramos provação e teoremas
E tu lias os meus poemas
Que eram todos para ti;
Rezávamos a Deus, que nos deu
O infinito, um lar e asas, e assim
Íamos em parelha à mercearia
Flutuando como passarinhos;
Era no tempo
Em que Deus respondia a orações
E prometia o céu e uma história.

Anos escarpados depois…
Somos garras que ferem carne;
Cada um tem o seu copo
Por onde bebe a retaliação do outro;
A totalidade de tudo o que éramos,
Esfumou-se no universo
E todas as gravidades
Nos afastam dos nossos centros;
Palavras são agora
De arremesso ou caladas;
Desaprendemos o perdão,
A paciência, a cumplicidade e a beijar;
Somos pétalas caídas de uma flor
De um poema que cheira a bafio;
Já não há mercearias nem passarinhos,
Só corvos, a depenarem-se uns aos outros,
Como nós.
Ainda rezamos, mas em vão!
Deus desistiu, como nós, de ambos.

Inserida por luismateus

⁠ Somos presenteados por pessoas sensacionais em nossas vidas!
Não é por acaso que na nossa vida somos super surpreendidos, de um jeito o qual nem sequer imaginávamos, de sermos agraciados por ser permitido colocar ao nosso lado, aquelas pessoas especiais de quem realmente precisamos. A amizade de um amigo, de uma amiga, fractais de alma, amores eternos, almas gêmeas, seres de luz, ou simplesmente alguém, aquela pessoa que nos faz sentir bem, que vê em nós o que temos de melhor, que procura nos entender em vez de julgar, que nos olha com ternura, que nos abraça e nos consola, que tem respeito pelo que somos e como nos encontramos. Paremos para perceber isso, e termos gratidão, coração e pensamentos puros, e nossa consciência e mente abertas para aceitarmos esses maravilhosos presentes enviados para fazerem a diferença em nossas vidas. São bênçãos enviadas pelo Deus eterno, e derramadas aqui para nós!

Inserida por EUCLYDES-ZANON

⁠[mar]


Omar é misterioso, intenso e cauteloso.
Falta o ar só de olhar. É como se o corpo começasse a inundar no seco. É um mergulho de fora pra dentro. São litros de mar percorrendo as veias do mais puro sangue. Os poros começam a expelir apenas sal. O que resta é nadar dentro do seu nada. Se afogar é opcional.


Agora se é o mais bravo dos marinheiros. Aquele que o desequilíbrio traz o equilibro; o erro traz o acerto; a tristeza traz a felicidade e a contradição traz a razão.


À beira mar se reza para os deuses. Seu Deus pode ser Poseidon ou Iemanjá. De joelhos, com os dedos fincados na areia, busca criar raízes de alma, e ter suas orações atendidas na mais pura calma.
Se deita na areia molhada, buscando se banhar com as espumas que o mar lhe dá. Coloca o coração em repouso, em posição de descanso, e sente que o mar é amar.

Inserida por julianalencar

⁠[bicho papão]


Nunca tive medo do Bicho Papão. Na verdade, nunca acreditei nele.
Me lembro do meu pai me fazendo dormir: me cobria com o cobertor, me deixando como se fosse um casulo, pronta para a transformação, e dizia:


— Não se levante! Se não o bicho papão que mora debaixo da sua cama, vem te pegar!


Por milhares de vezes me peguei correndo para olhar debaixo da cama e nunca o vi. Desde, então, comecei a pensar melhor sobre ele, e, após anos, talvez, eu tenha entendido um pouco mais sobre esse ser: ele não é cruel como meu pai dizia, nem aparece só a noite. Ele anda no meio dos civis: falando, ouvindo e sentindo; toma cerveja e rabo de galo em botecos de esquina; é moderno de pele e antiquado de coração; sente demais e entende de menos; não quer toda a riqueza do mundo, mas quer conquistar o mundo; não sabe muito bem começar coisas, mas é péssimo em terminar algo; não chora com facilidade — não ultimamente; é ansioso por essência; possui a empatia como pior defeito; acredita que diariamente se nasce e morre, já, que, não se é o mesmo que foi há 10 minutos; se acha sobrevivente do acaso e prisioneiro das opções; pensa constantemente que vive em um pequeno inferno, que, de tão pequeno, se limitou ao tamanho de sua cabeça — para o barulho não incomodar os outros; dá risada quando não pode e faz piadas inoportunas; come todas as manhãs tapioca com ovo e queijo — nem matar gente, ele mata.



Muito já se sabe, muito se ensina e muito se aprende. Ele sabe que essa é a regra do viver. Entende que pode machucar e sabe reconhecer; também entende que as cicatrizes são como as tatuagens que o tempo resolveu desenhar: bem mais doloridas que as tatuagens convencionais.


O Bicho Papão erra e se machuca por machucar o outro. E, com isso, entendi que meu pai estava errado sobre o monstro que dormia debaixo da minha cama. Na verdade, o Bicho Papão mora no meu espelho.

Inserida por julianalencar

⁠[inocência]

Me pego por diversas vezes pensando que você poderia ter me aproveitado melhor. Poderia ter aproveitado mais as minhas mãos quentes, o meu cabelo que enrola nas pontas e o meu jeito sem jeito de ser.

Eu tenho uma personalidade meio Rita, arredia, áspera, grossa, que não se dobra fácil. E que fique explícito que não é seu corpo a única coisa que quero explícita.

Gosto de sentir o contorno do rosto, o formato das unhas e as linhas das mãos. Quero entrar no seu universo, mesmo sendo o inverso e indo contra a razão.

Nos momentos noturnos penso se você pensa em mim. No entanto, vejo que você está cada vez mais fingida e rígida. E de tão rígida, parece quase quebrar. Talvez seja esse seu desejo: pedacinhos soltos pelo ar.

Me bagunço e bagunço as circunstâncias, as regras, os nomes e os fatos. Tenho o dom de tirar a coerência e permitir que tudo seja possível. Me aborrece notar que você tem medo de se afogar na sua própria profundidade. Mergulhar dentro é de tirar o ar, mas a vista é linda. Deveria tentar.

Você acha que pode me ler e entender, por que me lê sempre? Porra. Francamente. Não seja estúpida e egocêntrica. Eu sei que você é melhor do que isso.

Para me ter aberta, como um livro, é preciso mais do que só olhar. Me permito ler apenas em braile. Quanto ao resto, são só palavras que escrevo, com toda a minha hipocrisia e mediocridade, para meninas como você, que pensam que podem me compreender.

Inserida por julianalencar

⁠[câncer]

Acho que a principal característica de um escritor é ficar no "quase".

Quase amei, quase me apaixonei, quase deu certo, quase conquistei, quase perdoei, quase fui perdoada; quase, quase e quase.

O "quase" se transformou em um desassossego no peito daquele que transpõe o sentimento no papel; é um verdadeiro câncer. É a falta de expectativa no futuro e a tristeza em afirmar que "vive um dia de cada vez"; e diz isso só pra não cair no carrossel de ilusões das certezas.

Portanto, acho que o escritor sofre de câncer psicológico terminal: não vê nada concreto à frente, vive um dia de cada vez, valoriza o que ninguém vê, observa os detalhes, dá sorrisos dissimulados para não transparecer qualquer tristeza, sofre pelo que não viveu e só fica no "quase".

Inserida por julianalencar

⁠[flores]

Normalidade nunca foi meu forte.
A cafonice que carrego tem começo, meio e fim. Tento ser aquele tipo de cafona que não se permite cair no clichê. Acredito que as histórias — as boas — são feitas de marcas; algo infinito, uma tatuagem definitiva, uma cicatriz, talvez.

Nunca me permiti compreender como alguém se sente especial ganhando um buquê de coisas coloridas e mortas. Talvez para alguns eu seja uma escrota exigente, mas, meu camarada, amo tulipas. Quero ganhá-las? Jamais.

No mundo dos românticos que se acham fofos, especiais e super amantes, mas que não passam de pessoas sem a menor criatividade, senso estético e bom gosto, sou vista como aquele último lactobacilo vivo do Yakult, aquela que se faz impossível de agradar. Ao meu ver, de coração: um pacote de coxinha e uma coca cola gelada, me surpreenderia muito mais.

Para alguns é muito ousado esse conceito — e quem disse que não sou ousada? — de fugir dos clichês como o Diabo foge da cruz.
Sair das linhas retas e passar a caminhar pelas paralelas traz novas sensações e memórias. Às vezes saio de maluca, só porque não sei ser clichê — uma pena.

às pessoas se acostumaram a viver assim, por isso continuam nos mesmos erros, nas mesmas histórias vazias, nos mesmos sentimentos, na mesma vidinha rotineira, na mesma “apaixonite aguda”, sentindo tesão — e, olhe lá — só no sexo e não na vida. Elas não se lembram mais a última vez que foram surpreendidas ou quando morreram de dar risada com algo inusitado.

O medo de conhecer o diferente ainda vai matar os iguais.

Inserida por julianalencar

⁠[zero]

Nunca disseram que recomeçar do zero seria fácil. Nem que as ressignificações precisariam ser tão doloridas e incomodativas. É um incomodo que me lembra um joelho ralado em todas as suas características: dói pra andar, dói pra sentar, dói pra vestir, dói pra tomar banho, dói pra tratar, dói pra curar e ficamos com uma cicatriz pra lembrar.

Você tem todo o direito de recomeçar do zero quando a única coisa que sobrar for dezenas de memórias. Não se preocupe com as cobranças, elas não existem mais. Todas as suas dívidas já foram quitadas com o universo. E não ouse se sentir incapaz. A capacidade está em tentar e errar. Então, erre!

Você tem todo o direito de ressignificar aquela música; aquele cheiro; o seriado; o sabor da bebida quente; o vinho na varanda até o amanhecer; o percurso que fazia até o trabalho; as manias e os jeitos. Inclusive, seu jeito foi o "jeito" que você encontrou para aprender a lidar. Seja mais gentil com ele e façam as pazes, porque é o jeito!

Você pode ter tudo que quiser, na mesma proporção que precisa merecer aquilo que quer. Há oceanos de distância entre o querer e o merecer. Tente, se arrisque, coloque a cara a tapa, e se levar um tapa, olhe para frente e siga. Afinal, foi só um tapa.

Você tem todo o direito de mandar seu chefe ir à merda, mesmo que em pensamento. Vista seus calçados mais ousados e dance a dança da demissão, se for o caso. Nem o MSN aguentou viver só de status e o Pokémon ensinou que evolução ocorre em grande escala. Então, seja melhor que esses dois, por favor.

Você tem todo o direito de desacreditar de si mesma, das suas capacidades e objetivos. Só não é interessante fazer isso todos os dias. Então, sugiro que o faça uma vez por semana, se o fardo for muito pesado. Se permita comer quilos de carboidratos; a não tirar a roupa velha de dormir; a deixar o banho para amanhã, e a não se mexer durante todo o dia. Mas, no dia seguinte, levante. Dormir dias seguidos de conchinha com a ansiedade, não é legal. Ela é muito possessiva.

Você tem todo o direito de recomeçar do zero, só não tem o direito de deixar que alguém suponha seu valor. Entenda que, de zero em zero, se faz um milhão.

Inserida por julianalencar

Na busca por fama e engajamento, opiniões fogem da realidade.
Discussões sem fundamento, fazem mentira ser verdade.
As pessoas estão doentes, tratando a vida de forma banal.
Tomando ações inconsequentes, nesse mundo virtual.
Parem apenas um instante, busquem entendimento.
O equilíbrio nunca esteve tão distante, nessa falta de autoconhecimento.
A vida é agora, o tempo que passa é real...
Não joguem o AMOR fora, alegando que esse é o “Novo normal”.

Inserida por NateSeckler

⁠Eu senti o frio na barriga.
Eu senti a pontada no peito.
Quem diria que aquela palavra estranha descreveria todo esse sentimento?

Foi preparado? Está sendo moldado?
Como posso sentir que é pra vida se a vida demonstra o contrário?
Atemporal, empírico e inocente.
Não precisou de muito, foi repentino e de certa forma, curto.

Idealizei a perfeição, tentei molda-lá e encontrei em você o produto de tudo isso.
As vezes precisamos aceitar que será recursivo todos esses acontecimentos ruins e injustos.
Aceitar que talvez você não seja perfeito para a pessoa que é perfeita para você.

Inserida por michael_santos_2

⁠O tempo passa, as coisas mudam...
Muitas coisas mudam o tempo todo!
E mesmo que todos os detalhes tenham mudado de lugar, e todo cenário já tenha sido desmontado, o MEU CORAÇÃO AINDA DISPARA.
Se eu fechar os olhos ainda consigo ouvir a sua voz forte, ainda consigo sentir o seu toque, aquele toque que sempre me fazia esquecer o que estava acontecendo ao meu redor e focar no nosso momento.
E que bom!
Que bom que eu consegui curtir cada segundo, porque eles passaram rápido demais.
Que bom que em todos os momentos estava lá, e estava inteira.
É estranho escrever isso, nem eu mesmo consigo entender, mas É BOM SENTIR SAUDADE DE VOCÊ. E deve ser bom pelo fato de eu não ter nenhuma lembrança ruim, não ter nenhuma recordação que não seja boa.
Você, exatamente do jeito que você era, sempre me encantou.
E eu nunca conheci alguém que pudesse me fazer sentir o que você fez!
É louco pensar em tudo o que você me fez sentir em apenas dois ou três meses (nem me preocupei em contar), foi o suficiente pra eu lembrar de você pela vida toda. Claro que ainda tenho muita vida pela frente (assim espero), mas já consigo sentir e ter plena certeza de que sempre vai ser assim.
“Nunca é questão de tempo, mas sim de intensidade”

Inserida por Tatacljs

⁠ULTIMATO

Multiverso de incertezas,
14 milhões de possibilidades mas apenas um caminho,
abaixar por um lado as defesas para atrair o foco do seu desejo faminto.
prestes a juntar seis jóias,
não vou me isolar em Nidavellir,
Silêncio ao observar tal glória
apesar de tudo não penso em desistir.
E num estalar de dedos
Quatro paredes entre eu e você
ao final da jornada fim de teus medos
Palavras apenas não vão te satisfazer
Tradução de uma linguagem corporal
uma guerra infinita pra perceber
Mentes entorpecidas pelo ego carnal,
te quero mas tenho que te merecer.
Me delicio com o presente instante
pois só aqui posso alterar o curso,
em meu coração só uma tripulante,
espero que queria e faça bom uso.

Inserida por 4rquiteto

⁠Carta Aberta

Você me destruiu, você tirou todo o anônimo e esperança de viver.
Você foi capaz de se quer pensar em mim e como eu ficaria.
Você simplesmente se satisfez com os seus desejos e esqueceu da pessoa que sempre fez de tudo por você.
Você ao menos imaginou na dor que causaria em quanto estava sendo paquerada, você simplesmente só pensou em você.
Todas as noites me pergunto porque eu não consigo te odiar da mesma maneira da dor que você me causa.
Não consigo te esquecer, mesmo sabendo que enquanto eu estava planejando cozinhar para você e você com outra.
Você me causa tanta dor que me faz duvidar se realmente o amor é suficientemente.
Você era tudo o que eu tinha e você mesmo sabendo me deixou esperando na nossa cama enquanto tirava a roupa para outra.
Você era meu ponto de paz, amor, carinho, respeito, admiração e superação por tudo que eu havia passado.
Por duas vezes você me deixou por simplesmente desejos ou ser "livre" não a culpo por isso, mas por não ter pensando um minuto se quer em como eu ficaria.
Eu sempre demonstrei o amor que sentia por você, o mínimo que eu merecia era você ter sido sincera, mas nem isso você foi capaz.
Não aguento mais sentir tudo isso, parece que estou enlouquecendo, parece que nada mais tem sentindo, mas la no fundo, eu sei que é por tudo que venho sentindo.
Eu estou destruída de todas as formas, tento focar no meu trabalho, sair ou até mesmo conhecer pessoas, mas sempre que me deito tudo vem tão forte na minha cabeça.
Quando te beijo eu fico pensando do porquê você também me culpar por nós acabarmos mesmo sabendo que fiz de tudo para que isso não acontecesse, fico pensando do porquê você continua como se estivesse tudo bem e que o relacionamento acabou por conta de nós duas mesmo você sabendo que não foi!
Isso me deixa preocupar, pelo fato de que você sempre terá isso com você, de não ser 100% sincera com as pessoas, mesmo que te amam!
K.B

Inserida por kellyBenacci

A MARIONETE

⁠Havia uma menina,
Que carregava o mundo no peito,
E a insegurança na mente.

Seus pensamentos eram conturbados,
Não importavam os fatos.

Logo, passou a acreditar no que falavam sobre ela;
Sem veracidade, ela nunca foi prioridade.

As memórias não importavam,
O que diziam era lei.

Foi tudo questão de tempo, até ela se afogar;
Ela não fazia questão de se priorizar.
Destinada a viver com a culpa, que não era sua.

Quando se deu conta, já estava em alto mar;
O triste da história, é que ela não sabia nadar...

Inserida por AnnaClaraCarvalho

EXPERIÊNCIAS

⁠ Já fiz de tudo um pouco,
Não fiz quase nada!

Já vivi mil vidas;
Não cheguei na metade da primeira.

Já vivi mil romances;
Nunca conheci meu príncipe.

Já morei em vários paises, ruas, cidades;
Entre quatro paredes sempre vivi.

Uma mente.
Infinitos sonhos.

Minhas experiências?
Nem começaram.

O passado já passou;
O futuro não está em minhas mãos, como briza suave, não posso prever, mas é certo que virá.
Meu presente? Só me resta aproveitar.

Inserida por AnnaClaraCarvalho

⁠AMIZADES

Haviam dois amigos,
Que se conheciam como ninguém.

Nas desventuras da vida humana, houveram mudanças;
Juraram fidelidade na amizade, cuja base era sinceridade.

Cometeram o erro de achar que seus sentimentos eram rasos e facilmente decifraveis,
Movidos pela razão, acharam que se conheciam o suficiente.

Em consequência se afastaram, recolheram os cacos de seus jovens corações.
Estavam ligados, mas o desinteresse e a suposição os condenou.

Ninguém estava errado, apenas precipitados.
Não eram pedras,
iriam se recompor,
pois ali,
naquela amizade,
existia o amor.

Inserida por AnnaClaraCarvalho

Eu espero que você esteja feliz.
Eu sei que você está em um novo lugar, mas eu ainda sinto sua presença comigo. Eu sinto sua falta todos os dias. Eu ainda me lembro do seu sorriso, do seu toque, do seu cheiro.
Eu sei que vamos nos encontrar novamente algum dia.
Até lá, vou te amar para sempre.

Inserida por marcielmunizmkt

⁠Soneto de encontros desafortunados
Dois corações que se encontram,
Mas não podem se unir.
Uma conexão forte,
Que só pode ser vivida em silêncio.

Um sentimento de perda,
E de saudade.
Um desejo de estar juntos,
Que nunca poderá ser realizado.

Sinto muito pelo nosso desencontro,
Pois gostaria de estar pronto para gente se encontrar.
Mas, continuo me recuperando,
Há muito ainda a superar.

Não seria justo com a gente,
Mergulhar nesse novo amor,
Sem estar maduro para amar de novo.

Inserida por marcielmunizmkt

⁠Ahhhh, aquele olhar...
Ninguém me olhou dessa maneira antes.
Quando eu recebia esse olhar...
Nossa!!!
Sentia que ali era o meu lugar.
Quem me dera ter mais uma vez...
Esse olhar que me quebrava em 3
Os olhos que penetram na alma...
Que se enxergava pureza ao observar...
Quem me dera ganhar esses olhos novamente...
Quem me dera ter uma chance...
Consertar todos meus erros...
Por favor vida! Me permita isso.

Anderson_rosa⁠

Inserida por anderson_rosa

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp