Textos de Chico Chavier sobre o Amor
A justiça de Deus repousa sobre dois pilares inabaláveis: a Cruz, símbolo máximo do sacrifício redentor de Cristo, e a inevitável jornada da morte humana. É somente através da cruz de Cristo que podemos nos aproximar de Deus, e a morte é uma realidade que todos os seres humanos enfrentam.
É interessante refletir sobre como tudo aquilo que parte deste mundo continua vivo na memória daqueles que ficam. É como se carregássemos um cemitério dentro de nossas mentes, repleto de lembranças que podem ser difíceis de lidar. Essas recordações podem pesar como lápides, mas também podem ser fontes de conforto e inspiração, lembrando-nos da importância de cada vida que cruzou o nosso caminho. Aprender a conviver com esse "cemitério na cabeça" pode ser um desafio, mas também pode nos ensinar a valorizar ainda mais os momentos compartilhados e a encontrar significado na jornada da vida.
A percepção humana sobre o que é considerado aceitável ou inaceitável nas ações pode não coincidir com a de Deus, que possui um entendimento abrangente da natureza humana, incluindo suas capacidades e intenções. O que parece plenamente justificável para nós pode ser injustificável aos olhos dele, e vice-versa.
Vamos refletir sobre isso: Tem coisas na nossa vida que paramos e pensamos “por que? Oque eu fiz para isso acontecer?”.Por que não consigo achar algo que preenche me ou dar-me bem em alguma coisa?. Surge uma resposta: O problema às vezes não está no “Oque eu fiz”, e sim no oque não fazemos para começar ou para dar certo. “O tentar sabe”. Anotar a cada o que vem dando errado e começar a fazer diferente. Por que pensa comigo, se algo está dando muito errado, tenta fazer de uma outra maneira, e assim vai ver a diferença nos seus resultados.
Muitos sussurram sobre a fé, depositam suas esperanças em símbolos e ídolos desprovidos de vida, e contudo, olvidam o único altar digno de verdadeira devoção: a fé em si mesmos. Pois que tolo é aquele que coloca sua crença em madeira ou pedra, e não percebe que o mais grandioso milagre é a chama indomável que reside em seu próprio peito. E se um dia o crucifixo se estilhaçar, que tua fé não se dissipe com ele, mas que ressurja gloriosa, tal qual fênix, lembrando-te que o poder de alcançar o impossível repousa não em objetos, mas na essência do teu ser
A Verdade sobre o que Jesus é, e sobre o que Ele representa, nos ajuda. Porém, a Verdade de Sua Palavra, pode se tornar tão afiada como uma espada de dois gumes, ganhando vida dentro de nós. A paciência, descrita por Paulo em sua carta aos Colossenses, reflete um estado de calma diante de situações frustrantes e desafiadoras. Ela envolve, tolerância sobre a espera (o tempo), compreensão sobre a dificuldade dos outros e perseverança diante das tempestades mais intensas (duradouras). Paciência é a arte de viver em equilíbrio e não ceder à pressão, irritação e nem ao desespero. Paciência não é passividade, mas um estado ativo de aperfeiçoamento interior.
As terras, consideradas o cemitério dos meus pesadelos, envolvidas sobre o abraço, de uma cinzenta, e obscura, neblina, que cega meus sentidos, sendo iluminada, de forma sútil, pelo sombrio crepúsculo, que não se atreverá a se pôr, dando cor, à sombra depressiva, que instiga o frio, a permanecer em meio aos sonhos, que me tiram a sufocante sensação, do vazio intenso, causado pela solidão. O caos, nascido entre as emoções turbulentas, em meu âmago, balançam meu coração, o pressentimento de colapsar a qualquer instante, é amedrontador, as vozes ensurdecedoras, encendiando meus tímpanos, com os sussurros inexistentes, distantes de mais da razão. Assassinados, os sonhos, na escuridão se afundaram, e sobre um caixão, enfim descansaram.
Todo poder que procura se impor sobre pessoas, instituições e nações, fazendo uso de mecanismos conhecidos ou ocultos de dominação, não é um poder democrático, mas ditador, pois não respeita o princípio do livre arbítrio estabelecido pelo Criador. Até usa o discurso de agir com o fim de proteger as democracias, mas na verdade a está destruindo. O discurso é falso, com o fim de enganar. Todos que assim agem, são lobos vestidos em peles de ovelhas. Melhor, são lobos travestidos de bons pastores, que querem as ovelhas devorar!
Ensinar é muito mais sobre despertar dúvidas do que sobre apresentar respostas; as dúvidas incitam a curiosidade e conduzem à construção autônoma do conhecimento por parte de quem aprende, enquanto as respostas prontas e inquestionáveis oferecidas por quem as compartilha muitas vezes tolhem o pensamento crítico e a oportunidade da reflexão.
Todo mundo acha que morrer te ensina algo sobre a vida, mas eles estão errados. O único jeito de aprender sobre a vida é vivendo. E eu aprendi que cada momento pertence a você. Às vezes os momentos são conturbados. Às vezes são lindos ou assustadores, ou simplesmente estranhos. Mas eles são seus. Aproveite-os. Viver não é fácil, mas se você conseguir superar os seus medos e as expectativas de todo mundo, a recompensa é a sua vida.
Quando o indivíduo é incapaz de perceber a interferência da sociedade sobre os seus desejos, ele deixa de agir como um sujeito de possibilidades, para se comportar como prisioneiro da realidade social a qual ele está inserido, logo, a maioria de suas decisões é apenas uma resposta condicionada.
Fala-se muito sobre a superação de limites, mas há um 'limite' para cada limite. Vou dar um exemplo: suponha que uma pessoa consiga levantar determinado peso; ela decide, então, superar esse limite e continua buscando ir além. No entanto, chegará o momento em que, ao tentar avançar mais, esse limite simplesmente a esmagará. Por isso, é essencial termos consciência de nossos limites, tanto para quebrá-los quanto para evitar que eles nos quebrem.
Seja sempre uma pessoa boa com todos, Independente do que as pessoas façam e pensam sobre você, independente do que as pessoas façam ou falem de você, seja bom ou ruim. Até porque essas coisas não importam, e oque realmente importa é o que existe dentro de você, e cada pessoa tem o seu valor e atitudes diferentes.
Leio livros porque quanto mais eu vejo da vida, mais descubro que eu não sei nada sobre ela. Estudo e faço cursos porque aprender é o que mais me motiva a descobrir o que ainda falta. Ouço histórias para que eu possa recontar outras mais tarde. E sigo ensinando, para que não falte caminhos para quem vier depois.
Agora a noite, me veio um pensamento muito ruim sobre minha posição na vida,e nessas horas de reflexão, que a verdade salta aos olhos. Minhas noites estão cinzentas, escuras, para onde eu olho a escuridão esta lá, como se fosse uma fiel companheira . Gostaria de desligar meus sentimentos, separar as emoções das frustrações. Minha vida tem sido uma sucessão de escolhas erradas, um ciclo interminável de enganos. Noites inteiras em claro, enquanto a cidade dorme eu espero você aparecer na minha porta, me dizendo; me convida pra entrar !! Mais sei, tenho certeza que isso não mais acontecera. Em meio a angustia a mente inquieta lança um turbilhão de aflições, os pensamentos dançam em aspirais enquanto o sono se afasta. Bom seria se meus olhos não tivessem te avistado, que meus ouvidos não tivessem te escutado e que minha boca nunca tivesse ti beijado talvez assim meu coração não teria se apaixonado . Boa noite.
Quando eu te falo das coisas boas sobre você ou te faço sorrir bastante, não é porque eu desejo esconder a minha tristeza ou dor; pelo contrário, é justamente porque sou fruto delas que reconheci ambas em você. E eu, de um modo ou de outro, decidi te ajudar a não ceder ao pessimismo oriundo dessas sensações. E o método terapêutico mais eficiente que encontrei foi de dar o primeiro passo, o primeiro sorriso, de ser gentil. Eis aí a explicação para essa tão gostosa sensação nossa de conexão.
Eu, desesperadamente, continuo tentando, não perder-me, sobre as minhas próprias, palavras. Cada texto, cada frase, cada palavra, cada virgula e ponto, vêm se tornando, cada vez mais, sinceros, e assim, acabam pesando sobre meus intensos, pensamentos. Não quero me perder, entre as linhas de uma página, em meio ao conforto, de minhas palavras, pois, já deixei que minha personalidade, se perdesse sobre meu próprio reflexo, que um dia, já brilhou sobre os olhos de outro alguém. Não quero voltar, a sentir o reino, hoje pacífico, de meus sentimentos, ruindo, sobre o excesso de intensidade. Considerei, por um longo tempo, meu anseio pelo, além, um de meus maiores pecados, hoje o considero, um lembrete, da existência de expectativa, em meu ser.
O impacto não está no que falamos sobre nossa vida, mas no que deixamos de dizer. Porque as palavras não ditas se tornam malditas, assombrando os espaços vazios que deveriam ser preenchidos pelo silêncio da autenticidade. Quantos "eu te amos" se perderam no medo? Quantos pedidos de perdão ficaram presos na garganta? O não dito carrega um peso que o coração sente, mas a voz nunca liberta.
É curioso e inquietante quando alguém olha nos seus olhos e pergunta o que deve ser feito sobre outras pessoas. Nesse momento, você sente o peso de uma decisão que não pode ser ideal para todos, pois o caminho certo para alguns pode ferir outros. Liderar o destino de alguém é um fardo imenso, mas também um chamado à responsabilidade — um lembrete de que toda escolha carrega consequências e exige sabedoria e empatia.
Os cristãos de hoje precisam repensar os fundamentos da fé, refletindo sobre o que realmente significam Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Igreja, as últimas coisas e a natureza humana. Também é essencial reconsiderar o que define o verdadeiro cristão e o cristianismo genuíno. Esse processo é vital para corrigir distorções e garantir que a prática cristã esteja de acordo com os ensinamentos bíblicos, evitando influências culturais e mudanças de pensamento que se afastam da verdadeira fé cristã.
