Textos de Capacidade
Fui privilegiada com o dom da capacidade de observação na qual me orgulho:
Observo, analiso e examino todas as situações que acercam a minha vida(e das correntes da compreensão pessoal, mistérios e filosofias próprias). Armazeno todas as informações, situações e imagens na minha mente, que se traduzem em lições de vida e aprendizagens que consolidam o meu espírito crítico e inteligência emocional.
Tenho apatia de pessoas que se colocam em situações completamente evitáveis, tentando organizar as próprias vontades(como se, realmente fosse possível), e obrigar as pessoas ao redor a fazer o mesmo.
"vou te amar de Sábado á domingo, das 18:00 ás 21:00. Durante a semana te esqueço um pouco, mas não muito, farei nossas obrigações, mas não se preocupe que nos fins de semana eu relembro o quanto eu te quero."
E, apesar de saber ser impossível datar e planejar sentimentos e felicidade em geral, seguimos tentando, embora, por vezes, eu acredite ser algo totalmente sem nexo.
Mas não me cabe julgar o que se passa na cabeça e coração dessas pessoas, afinal, cada pessoa tem uma experiência de vida(e um mundo dentro de suas cabeças). Porém, teimo em quebrar a cabeça numa tentativa inabalável de compreender as mesmas. A palavra que resumiria meu atual estado mental: Tédio. Rotina demasiadamente igual, Tudo planejado, todo o dia, refeições e "lazer" diário, tudo simplificado, tudo organizado, tudo previsível de forma demasiadamente banal.
Prefiro ser imprevisível a viver uma previsibilidade monótona. É claro que temos nossas responsabilidades, mas não devemos morrer internamente, como dizem as pessoas "datadas", que mal faria possuir um lazer imprevisível durante 2 horas por dia?
Então vamos sorrir, como se o tudo se tratasse de uma brincadeira que ninguém fosse inteligente suficiente para decifrar. Eu não quero "existir", eu quero VIVER. Quem não quer? Então vamos desfrutar o lado bom que a vida pode nos proporcionar, vamos viver sem medo de sermos felizes. A vida passa num piscar de olhos, e o que você levará dela?
Mente cansada
A nossa mente, cada vez que usada, é ativada na sua capacidade de armazenar conteúdos de uma só vez.
Minha mente se cansa. Não surpontando tantas pressões externas.
Preciso dormir, por anos ou até mesmo fugir para o desconhecido saltando a galope.
Temo que minhas recordações sejam esmagadas pelo peso de informações que contenho, desgastando-me não atrevo a rete-las.
Deus, tu que és eterno reserva pra mim um pouco de tua eternidade e me lança para fora do tempo comum, pois meu corppo padece e ainda nem tão velho dou surtos de caduquice.
meus sonhos parecem mais longas metragens de hoolywood, doque cenas exclusas de imaginações.Parece até que conheço as minhas histórias futuras. Mas na verdade é só a minha mente cansada, que tenta libertar-se de tantos feitos na vida que ousei realizar.
E assim, percebo aos poucos que quando vou me esquecendo, coloco em oculto minhas projeções interligadas e vivo um pouco menos cansado.
INTELIGÊNCIA E SABEDORIA.
Inteligência: É a capacidade de assimilar e entender os fatos:
Sabedoria: É a capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para solucionar problemas.
Quem acumula simplesmente os conhecimentos não é um sábio. Pode ser apenas culto, sem sabedoria para utilizar esses conhecimentos em proveito próprio ou de terceiros.
Resiliência pode ser definida como a capacidade do indivíduo em suportar pressões.
A capacidade de atravessar experiências adversas sucessivas, enfrentar problemas e dificuldades, sem comprometer a condição de prosseguir e se desenvolver.
Esta postura requer energia, equilíbrio emocional, autoestima e autoconfiança.
A vida nos coloca frente a frente com situações adversas e, muitas vezes, traumáticas.
Por isso, pessoas que desenvolvem um comportamento vencedor conseguem transformar dificuldades em oportunidades de crescimento e prosseguir em situações nas quais as demais costumam ficar emocionalmente abaladas.
Nosso grau de resiliência é uma consequência da boa estruturação de nosso universo interior e depende dos vínculos que estabelecemos com a vida e com as pessoas mais significativas que dela participam.
Ser resiliente é superar problemas, extrair lições das dificuldades e seguir fortalecido.
Quanto maior for o nosso nível de consciência, maiores serão nossas possibilidades de agir assim.
O mundo é dos fortes, dos que superam corajosamente as dificuldades e obstáculos, recomeçando continuamente, sem jamais esmorecer.
Quanto maior for nossa resiliência, maiores serão as condições de desenvolvimento pessoal e profissional, maior a motivação e a capacidade de lidar com situações tensas e complexas, algo extremamente valorizado no ambiente corporativo.
Texto de: Paulo Ramatís
Neste mundo
de instabilidade de emoções,
tento acreditar,
muito além da capacidade
de sentir,
de que que ainda existam
pessoas do bem.
Que amam pelo amor;
que tem amizade presente,
mesmo quando se está feliz,
sem invejar por isso.
Pessoas que tem em seus atos
a mesma verdade das suas palavras.
Que tenham a pureza de criança.
E que esse meu acreditar,
seja tanto ou mais
que, em mim, transborde em Fé.
E seja conjugado como um verbo
de Esperança!
21/09/2015
"Eu nasci enxergando, mas só agora estou aprendendo a ver."
Enxergar é uma capacidade física, uma função dos olhos que nos permite perceber o mundo ao nosso redor. Desde o momento em que nascemos, somos inundados por imagens e cores, uma avalanche de estímulos visuais que nos ajuda a navegar pela realidade. No entanto, ver é uma habilidade mais profunda, uma competência que vai além dos sentidos e que requer uma compreensão mais ampla e reflexiva.
Ver envolve interpretar, compreender e atribuir significado ao que está diante de nós. É a capacidade de olhar para além da superfície, de perceber as nuances e as complexidades da vida, de reconhecer a beleza nos pequenos detalhes e a verdade nas experiências mais simples. Ver é um exercício de consciência, de estar presente e atento, de abrir a mente e o coração para novas perspectivas e possibilidades.
Muitas vezes, passamos anos apenas enxergando, vivendo de forma automática, presos em rotinas e padrões que nos impedem de realmente ver. Mas, em algum momento, algo dentro de nós desperta. Talvez seja uma experiência marcante, uma perda, um encontro, uma realização. De repente, os véus que cobriam nossos olhos começam a cair, e começamos a ver o mundo com novos olhos.
Aprender a ver é um processo contínuo, uma jornada que exige paciência, coragem e humildade. É reconhecer nossas limitações, nossos preconceitos e medos, e estar disposto a superá-los. É buscar a verdade com sinceridade, questionar o que nos é apresentado e estar aberto a aprender e crescer constantemente.
Ao aprender a ver, começamos a apreciar a profundidade e a complexidade da vida. Descobrimos que a verdadeira sabedoria não está apenas no que enxergamos, mas no que sentimos e compreendemos. E, assim, cada dia se torna uma oportunidade de ver mais claramente, de viver mais plenamente, de ser mais autenticamente humano.
__Grata a Deus pela capacidade de crer no melhor, em todas as horas.
Grata por me fortalecer na fé, sempre que estou fraca.
Grata por me encorajar sempre que o medo se aproxima...
Gratidão Senhor, por se fazer presente em minha vida... Sempre!
Por nunca jamais me desamparar!...
Rosely Meirelles🍃
Dê-me Senhor, capacidade para entender.
Sutileza para absorver o que é de bem, e
descartar o desnecessário. Sensibilidade para
saber diferenciar um do outro. Abundância de
FÉ e proteção. Afastando de mim todo mal, e
não permitindo que injustiças façam parte de mim.
Não permita que me cale perante as coisas,
me ajudando com decisões acertadas, nos momentos certos.
Dê-me senhor a direção a seguir, mesmo que por
caminhos árduos e tortuosos. Dê-me Senhor, a sua
Benção para a vida.
Sintaxe da semântica do Axioma
Inteligência é a capacidade de resolver problemas.
Inteligência é a capacidade de perceber e aproveitar oportunidades.
Inteligência é a capacidade de perceber o essencial e focar-se nisso. Inteligência é saber quando insistir e quando parar.
Inteligência é a capacidade de amar.
Inteligência é a capacidade de crer e ter fé.
Inteligência é resiliência.
Inteligência é a capacidade de cuidar da saúde.
Inteligência é humildade.
Inteligência é curiosidade.
Inteligência é a capacidade de sonhar e lutar pelos ideais.
Inteligência é a capacidade de aprender com os erros e derrotas.
Inteligência é a capacidade de superar perdas.
Inteligência é tolerância e perdão.
Inteligência é a capacidade de desfrutar da vida.
Inteligência é saber administrar o tempo.
Inteligência é prudência.
Inteligência é discrição e modéstia.
Inteligência é a capacidade de melhorar a cada dia.
Inteligência é a capacidade de descansar e repor as energias.
Inteligência é solidariedade.
Empatia
O que é?
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, isto é: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Quando se usa da empatia, mesmo não se tendo resposta, apenas de ouvir e se colocar no lugar da pessoa uma conexão é formada. E isso importa. Um abraço na necessidade, uma conversa ou somente uma escuta... Há diversas maneiras. Essa habilidade sempre será importante. Nesta pandemia a empatia está mais visível e que continue. Sempre podemos melhorar. Não julgue. Não é fazer o que você gostaria que fizessem contigo e sim fazer o que eles gostariam que fizessem com eles mesmos. Somos indivíduos. Para isso é preciso parar de falar ou tentar adivinhar e escutar. Apenas tente entender e se puder ajudar, ajude. O que tem a perder? Abraçar a essência de ser humano é bom. Partilhe, doe, escute, faça, seja, simpatize e por último mas não menos importante empatize.
Um dia poderemos se outros, porém neste exato momento sejamos nós mesmos.
Temos a capacidade de fazermos coisas lindas mágicas e marcantes para gerações se lembrarem de quem somos. No entanto faremos o útil, necessário e imprescindível para não deixar que a nossa ação não falte.
Ser eu mesmo não implica necessariamente em ficar sempre do mesmo jeito, é importante a mudança, que não deve ser confundida com fraqueza de caráter.As máscaras da vida me divertem, na tristeza rio-me , no sufoco morro-me e tantas vezes me renasço, e renascer é dádiva que pertence aos que se admitem viver.
"Nunca subestime a sua capacidade de superar os obstáculos da vida. Não permita que o medo do fracasso o impeça de tentar. Cada obstáculo superado é um degrau mais alto rumo aos seus sonhos, e as maiores vitórias são conquistadas por aqueles que se recusam a desistir.''
Raphael Denizart
"A veracidade de um homem é proporcional à sua capacidade de andar solitário entre a gente, sem sofrer por isso. Em contrapartida, o gregário que não suporta a solidão tende à insinceridade como a seu fim imediato.
Tende também a trair os seus amigos, para servir ao grupo sob cujas asas se sente um pintainho protegido do sol e da chuva".
A capacidade de cumprir horários e tarefas voluntariamente escolhidas por você tende a dizer muito sobre a sua própria personalidade.
Não se atrase para os compromissos.
Não prometa o que não vai sequer tentar fazer.
Se você não consegue honrar coisas pequenas, jamais vai conseguir honrar maiores responsabilidades.
Este é o tristíssimo recado que você transmite aos outros.
Não deixe que lhe digam que é impossível, que você não tem a capacidade te realizar seus sonhos.
Se quer vencer na vida então vá em frente não importa a distância e as dificuldades que venham pela frente.
O medo não é aliado de ninguém,olhe para as oportunidades que tem ao seu redor.
De valor para aqueles que fariam de tudo para ver você vencer,pois da pra contar nos dedos quem é amigo de verdade,quem gosta de você sem interesse,que esta ao seu lado mesmo você estando errado.
Se quer encontrar a resposta para sua felicidade olhe dentro de si e descubra o que te faz bem e lá no fundo vera que a resposta e entre elas esta amar a Deus e ao próximo acima de tudo.
Não guarde sentimentos ruins do próximo e verás no final que esses sentimentos só faz mal a quem o oferece ,pois enquanto a gente perde tempo tendo raiva, culpando os outros,elas estão vivendo.
Faça da felicidade de quem você gosta a sua,faça de suas metas a realização do próximo, encontre no meio de tantas duvidas a sua certeza!
Quem sabe um dia você perceba que a resposta de tudo estava diante de seus olhos e você ainda não sabe!
"*O amor *
é a capacidade
de descobrir no outro o que ele
ainda não sabia que tinha.
Vou compor um poema de amor...
para um estranho.
A pessoa para quem escrevo;
nem sabe que eu existo.
todo amortem um começo.
Um meio e
uma vontade sem fim.
Aprendi que as coisas mais
lindas que podemos dizer para alguém,
são as que vivem bem lá no
fundo do coração.
(e fui buscar ♡⛏)
E de tão ingênuas,
acabaram todas vindo
sozinhas se esconder...
nesta folha de papel."
_falei.
_fim.
A capacidade de hoje enxergar as coisas assim demorou para acontecer...é como uma metamorfose em que enquanto lagarta ninguém pode abrir o casulo e te tirar de lá...porque isso inibe suas forças de voar...
Por mais que os amigos tentem, falem, se esforcem para que possamos nos transformar em borboletas, temos que romper os casulos sozinhos...sem muletas emocionais...
***O voo só é livre quando você percebe que foi você quem decidiu voar!!!!***
QUAL O FIM PARA TANTA ARROGÂNCIA?
Muito além da capacidade intelectual e profissional, conceito básico para qualquer ser humano está à capacidade de reconhecer que nem sempre aqueles que se acham os donos da verdade, os sabedores e entendidos de todas as coisas, não passam de meros expectadores, pessoas ignorantes e insignificantes diante das diversidades de opiniões e personalidades que todos os dias desfilam diante de nós, mesmo assim, diante de tantas provas, ainda preferimos viver na ignorância sem levar em consideração que nem sempre somos “detentores” do saber pronto e acabado, ou seja, nenhuma verdade é indiscutível.
É muito raro, especialmente em dias atuais, presenciarmos uma pessoa que consiga trazer em si a humildade, principalmente aquela em admitir seu próprio erro, porque, para chegar a esta conclusão a pessoa precisa muitas vezes engolir seu próprio orgulho e isto sem sombras de dúvida é algo muito além daquilo que esperamos do outro e especialmente de nós mesmos.
Estamos tão mal acostumados a um sistema que valoriza o poder e o ter, que tudo que vivenciamos passa a ser normal e representativo afinal tudo não passa em outros termos a ser a lei da sobrevivência: Temos que matar um leão por dia!
Na verdade, a cada dia que passa, estamos nos distanciando das pessoas e na maioria das vezes estas pessoas estão bem próximas a nós, mas o nosso individualismo nos cega e nem nos lembramos de mais dos conceitos básicos da boa convivência, aquele de ser querido e valorizado pelas pessoas.
A nossa chance de obter sucesso é inversamente proporcional ao número de inimigos que criamos em nossa jornada, embora nem sempre procurássemos estes inimigos e muitas vezes eles surgem em nossa vida devido à inveja. Mas em todas estas coisas precisamos ter autoconfiança, sem, contudo, nos agarrarmos ao egoísmo e arrogância. Jamais devemos confundir arrogância com a coragem, ousadia liderança e segurança em nossas ações.
Devemos sempre nos lembrar de que as pessoas arrogantes colecionam fracassos, embora nem sempre financeiros, mas todos os fracassos sempre são justificados e cada justificativa incabível, gera outro fracasso e tudo se torna como um ciclo vicioso, aquilo que nunca é interrompido.
A pessoa arrogante tem algumas características facilmente reconhecidas:
Nunca se acham arrogantes, e na opinião delas apenas defendem seus “pontos de vista”, claro aqueles que são viáveis para elas.
Quando tomam uma rasteira, a culpa é sempre dos outros ou então a sorte não o abandonou.
Quer sempre atingir o sucesso dos outros, e se porventura o sucesso que quer para si, pertence a alguém próximo, isso o incomoda profundamente ao ponto de ficar doente.
Jamais, por razão nenhuma elogia a conquista dos outros, e faz de tudo para achar defeitos naquilo que o outro faz. Humilha e destrata quem o desagrada ou tem opinião diferente da sua e sempre acha que tem controle sobre tudo, inclusive sobre as pessoas, fazendo com que a sua vontade prevaleça sobre qualquer outra, critica a todos e dificilmente agradece alguém por um favor recebido.
Estes infelizes pensam que agindo assim, com arrogância e desconsideração, podem conseguir o que querem, se bem que sempre conseguem, mas aqueles que conseguem o que querem é em curto prazo, e o que elas perdem o que há de mais precioso na vida: a amizade, o respeito e o carinho, jamais serão reconquistados!
"É curioso pensar na capacidade do ser humano e na força da mente para realizar coisas extraordinárias. O cérebro sabe selecionar o que deve guardar na memória, e ainda assim é contraditório ver como tantas pessoas se apressam em rotular a si mesmas sem realmente se conhecerem. Quantos dizem: “Eu não tenho jeito, nasci sem saber nada e morrerei assim!”. É triste perceber que muitos nem ao menos tentam mudar.
Sim, sentar-se em uma cadeira, abrir um livro, estudar e se aprofundar em algo pode ser cansativo. Mas, quando você dá o primeiro passo, é como entrar em um caminho sem volta — um caminho de crescimento.
Escrever o que se sente é um exemplo disso: um exercício de autodescoberta.
A sua mente é capaz de milhões de coisas. Acredite: você também é capaz."
Doa a quem doer!
Verdade é verdade.
Se você tiver a capacidade de elogiar uma pessoa que faz a maldade só para ter créditos com ela, você se torna cúmplice e faz dos outros refém das suas mentiras!
Não compactua com aquilo com o que você não concorda.
Distribua verdade e jamais falsidade!
