Textos incríveis de Autores Desconhecidos
Essa é a história de um homem que possuía uma pequena chácara à beira da estrada onde criava frangos.
Os frangos, assados pela sua mulher, tornaram-se famosos.
Ele viu que poderia transformar aquilo num bom negócio. Mandou reformar a fachada da casa, colocou algumas mesas ao ar livre, mandou fazer um grande painel na frente.
A frequência se tornou grande e seus lucros também, o negócio crescia cada vez mais.
Agora, em diversos pontos da estrada havia cartazes indicando: "Frangos assados, os mais deliciosos da região."
O negócio ia tão bem, que o homem pôde colocar seu filho nas melhores escolas e, mais tarde, mandou-o para a Universidade.
Quando o filho voltou, já formado, disse ao pai:
- "Papai, o país está atravessando uma série de crises, acho melhor começar a fazer economia se quer que o nosso negócio sobreviva."
Uma das primeiras providências foi suspender a confecção de novos cartazes e cortar a verba de conservação dos já colocados.
E o filho recomendou: "É melhor não acender mais o cartaz de neon, é preciso economizar luz."
Com essa medida, a frequência, como era natural, foi caindo; verificaram que muitas mesas ficavam vazias e decidiram retirá-las. Poucas semanas depois, quase não restavam mais mesas.
Os motoristas continuavam passando pela estrada, mas agora não sabiam que naquele lugar comia-se um ótimo frango assado.
Assim foi indo, até que nenhum negócio mais foi realizado.
Olhando para o que sobrava do que outrora foi um restaurante, vendo o neon apagado e corroído, os cartazes jogados à beira da estrada, o homem viu como seu filho era inteligente e como pôde, com tanta antecedência, prever o caso.
"É... meu filho tinha razão, a crise foi feia mesmo."
Enquanto isso, muitos outros negócios de frango assado, não tão bons quanto aquele, prosperavam porque seus donos não sabiam que "a crise vinha aí".
Autor desconhecido
A dor de um poeta
Talvez eu precisasse escrever sobre coisas que estão entaladas na minha garganta e talvez seja esse o motivo de tais dores, pois assim como para toda a complexidade do mundo há a religião, toda loucura tem sua razão, talvez eu seja só mais um amante de poemas, mas minha admiração mesmo é pelos poetas, que no meio de tanta dor e angústia, conseguem extrair algo tão belo de um sofrimento tão profundo, pois sem dor não há poesia e sem sofrimento não existe poeta.
Ao seu amor intenso e infinito,nunca valorizei
A sua paciência e preocupação nunca me importei
Nunca dei o retorno que você queria e merecia
E hoje,choro pois você seguiu a sua vida
Só Deus sabe da imensa dor que agora sinto
Só queria mais um minuto ao seu lado,e que fosse infinito
Os erros do passado,queria todos concertar
Só pra poder te provar,que eu consigo te amar
Amor como o seu jamais irei achar
Só me resta hoje,um remorso que parece não passar
Sinto minhas forças todas indo embora
Preciso tanto da sua presença,agora
Minhas inseguranças te tiraram de mim
Quem mais me amou no mundo,hoje se foi enfim
Dei atenção a todos menos a você
E hoje sinto muito,a dor de te perder
Queria poder voltar no tempo e fazer tudo diferente
Te amar a cada segundo,apaixonadamente
Você, é incrivelmente maravilhoso e intenso
Por favor,não vá embora,fique comigo eu preciso,nesse momento
Meu amor,minha vida só imagino do seu lado
Não me vejo sendo feliz,se não for em seus braços
Por 5 anos,nossa história se fez
Nao,não acabe com tudo dessa vez
Entendo,te magoei por demais
E você merece, muito, muito mais
Merece ser amado a cada batida do seu coração
Ser feliz até o fim desse mundão
Te quero do meu lado,pra sempre
Por favor,volta pra mim,de mais uma chance pra gente
Não consigo suportar a dor de te ver com outro alguém
E eu não sou capaz de amar mais ninguém
Quero crescer e ser feliz ao teu lado
Fazer planos e ver nossos sonhos sendo realizados
Sem você,sinto o peito ficar sem ar
O coração quebrado em cacos, inimagináveis a contar
Errei demais,eu sei,eu reconheço
Mais pra te ter denovo,pagaria qual fosse o preço
Talvez realmente,precisemos desse tempo
Mais enquanto isso,vou te amar igual lá no começo
O que você fez por mim ninguém jamais fará
Vejo o quanto fui idiota em não aproveitar
Cada segundo que passei ao lado seu
Cada momento, história,jamais morreu
Cada canto da minha história traz uma lembrança sua
Por favor,da sua vida não me exclua
Meu coração não aceita esse fim
Ele só quer que você fique junto de mim
Eu te amo por demais,meu menino complicado
Mesmo de longe,no meu coração você vai estar pra sempre guardado...
Atualmente, me encontro no meu melhor momento. Sem muitos amigos, celular pouco agitado e na minha vida só quem é necessário permaneceu. Sigo lutando pelos meus objetivos e está ótimo assim. A gente amadurece e para de sentir o peso de muitas coisas desnecessárias que antes sentia e carregava.
O tempo muda tudo!
Carta a um grande amor.
Fiquei aqui pensando sobre o que vc me disse hoje, "que eu já faço parte da sua vida".
É tão gostoso isso. Eu fiquei aqui analisando este sentimento, esta experiência única que estamos vivendo e várias coisas vieram a minha mente.
É interessante que em momento algum eu penso e nem desejo competir com nada, assim como em momento algum penso que estou substituindo nada da minha vida por você. Existe um respeito muito grande entende?
Você é pra mim um presente, um achado equivalente àqueles que tiram a sorte grande de encontrar um diamante valioso. Você me faz bem, me deixa super a vontade, COMPLETA meu coração de uma forma inexplicável.
E eu? Eu quero ser pra você o colo que acalma, o porto seguro pros seus momentos de angústia e solidão, a alegria que sentimos quando compartilhamos o nosso melhor e também o nosso pior, sabendo que quem nos ouve nos acolhe, nos aquece, nos quer bem, nos ama. Sem julgamentos, sem interferências em qualquer estrutura já existente.
Vc também já faz parte da minha vida. Sinto saudade, vontade de conversar com vc, te abraçar, te beijar, te conhecer mais e mais. Sinto um carinho a tudo que te pertence, tudo que se refere a você, tudo, tudo mesmo.
Vc tem uma alma linda. É um homem admirável. É carinhoso, cuidadoso, atencioso, humano, divertido, tem uma leveza, excelente pai e filho. Vc é encantador. Uma pessoa simples mas inteligente, esforçado, batalhador, de valores sólidos que eu admiro muito. Foi impossível não me apaixonar por vc. Digo mais, impossível não amar vc.
E a química? Ahhh esta química louca. Que delícia! Só de pensar em vc, falar com vc eu já fico feliz. Você desperta em mim coisas muito boas de sentir. Coisas que nem esperava.
Quero muito você comigo. Sem pressa, sentir cada parte de você, cada gesto, cada olhar, cada sensação. E mesmo quando isso não for possível porque também sei que não é fácil e nem será sempre, com a frequência que gostaríamos, quero continuar sendo parte da sua vida como você ja é da minha. Uma amiga, uma confidente, um porto seguro, um amor pra sua vida assim como você já é pra minha.
Minha doce travessura.
Beijos
Quando o amor de uma mulher ultrapassa a medida do amor próprio e ela deixa de ouvir a voz do próprio Pai para se divorciar dela mesma e se casar com a violência que a bíblia discrimina e a vizinha não denuncia aí as manchas roxas tomam o nome de kinas de mesa e armários enquanto deveriam se chamar pontas de mesas e cadeiras que deveriam servir para a comunhão familiar e que muitas vezes só servem para bater em uma mulher nem tão indefesa assim porém cansada de apanhar e de sofrer calada sem ter quem denunciar por elas.
A aí está chorando também ou já passou a mão no telefone e ligou a liderança regional pastora porque seu marido será excluído da membrezia se fizer isso com você novamente; estou de olho roxo nisto.Ok! Fui clara?
Com o tempo nós vamos percebendo que nos pequenos detalhes estão as singularidades de cada amizade com quem nós nos relacionamos na vida. Algumas passam, as verdadeiras ficam. Algumas somam, outras somem. Muitas delas deixam um pouco de si, mas sempre levam muito de nós com elas.
Alguns desses amigos, simplesmente, não conseguem sentir a menor preocupação pelo outro. Egoísmo eu diria, mas eles preferem chamar de amor-próprio. Esses pouco buscam de ti, sem dor ou culpa. Apatia eu diria, eles preferem chamar de liberdade.
Quando passamos muito tempo num longo e doloroso hiato, a recuperar das dores provocadas por um corte profundo fica cada vez mais difícil entregar-se aos novos.
A verdade é que ninguém surge na nossa vida por acaso. Ninguém vai adivinhar o teu pensamento e nessa falta de interesse tu podes acabar por perder uma amizade de valor. E não, não esperes ela partir para perceberes isso.
Então, não deixes passar uma amizade que se preocupa contigo e espera um boa noite, pelo simples facto de que sim, pois te considera, gosta de ti e sempre demonstrou isso.
Num mundo de pessoas e amizades rasas, querer aprofundar-se em qualquer tipo de relação parece ser insanidade mental, quase um crime. Eu que sou puro coração, passarei com feridas profundas e carregando um coração na mão, dando amor e amizade só aos que quero de verdade, porque é tanto sentimento que transborda em mim que me recuso a vivê-lo pela metade, sem me afogar na imensidão de uma amizade.
Eu tive uma expectativa sobre a vida, e um dia eu sonhei.
Eu sonhei que todas as manhãs seriam verdes e azuis. Seriam como o inverno ensolarado e que eu teria uma xícara de chá nas mãos.
Eu sonhei que conforme as horas passassem, eu fosse sorrir.
Eu tive a ilusão de achar que seria amada e não a culpada.
Eu pensei que fosse tudo se encaixar conforme o quebra cabeças fosse dando forma e não desmoronar.
Eu tive expectativas da vida.
Eu tive a chance de pensar que um dia fossem me abraçar com ternura, mas não por dó.
Eu tive a sensação de que meu peito transbordaria de felicidade, assim como quando venta, mas trovejou.
Eu tive a emoção de amar o vento, porque ele inebria a sensação de estar vivo, por nós fazer sentir, mas choveu.
Eu quis, mas talvez não tenha feito por onde.
Eu tentei, mas falhei a partir do momento em que a culpa se tornou a minha vestimenta.
Eu criei expectativas sobre a vida, mas ela não quis me surpreender. Aliás, eu me surpreendi quando percebi que ela não era a paz que eu sempre almejei.
Eu quis o silêncio e quero encontrar tranquilidade que eu sempre sonhei, e terei paz estando só. Só, não sendo o peso que me dói as costas, e a confusão de quem passo por perto.
Morar dentro de mim, é como uma casa que está prestes a cair quando as folhas se movem e se tornam um vendaval, com tempestades de frustrações de alguém que só queria ser feliz.
Cada momento que você não possui o que ama, é um momento que você não passa amando.
Um coração sem amor é um coração sem voz, sem música, sem vida, sem ar, sem felicidade a ser dividida.
Se tivesse encontrado o amor não teria dedicado tanto tempo a vida e ao ter.
Contudo creio que a dificuldade em aceitar a vivenciar esta sensação foi em razão da pressão do dever imposto sem o verdadeiro querer.
Pois ele impõe não o prazer, nem a essência, mas apenas o papel social do que se vê e realiza-se ao nascer do desejo alheio.
Enquanto o dever precisaria ser sobre o admirar, amar, contemplar e apreciar tudo que temos a oportunidade de vivenciar.
Sentir o belo e não aceitar as convenções e concepções da sociedade é o que precisaria ser o padrão construtivo do viver, amar e querer.
Para tanto temos o que é eterno, poético, eclético e imagético, o sentimento de sentir o agora e o por vir.
"Você já sentiu como se nada fizesse sentido para você? Como se todos te olhassem diferente? Como se tua vida fosse pior do que de todas as outras pessoas no mundo? Como se ninguém entende o que tu sente? Como se a única saída para você fosse se torturar? Como se o problema fosse só com você?
Eu já senti isso, mas descobri então que estou errado em todos esses sentimentos, que momentos ruins acontecem com todos, que minha vida não é perfeita, mas de ninguém é. Que eu não sou menos que ninguém, e que meu sorriso sempre vai ser o mais lindo para alguém, senti o amor de algumas pessoas e o desprezo também, senti saudades e senti euforia em estar perto. Senti meu coração disparar de tanta emoção e parar pelo mesmo motivo. Senti a inocência nos olhos de uma criança e a declaração nos olhos de um idoso. Senti medo muitas vezes, mas de repente me peguei sendo a pessoa mais corajosa do mundo. Senti que posso ser lindo, basta eu querer e eu acreditar nisso. Senti a força em mim, o desejo de vencer e certeza que eu posso ser muito mais do que eu possa imaginar."
*MAIS UM DIA SEM LUXO!*
Nos fizeram acreditar que luxo era o raro, o caro, o exclusivo, tudo aquilo que nos parecia inalcançável.
Agora nos damos conta que o luxo eram essas pequenas coisas que não sabíamos valorizar.
Luxo é estar são.
Luxo é cumprimentar alguém com a mão.
Luxo é não pisar em um hospital.
Luxo é poder passear pela orla do mar, pelo parque e conversar com alguém.
Luxo é poder sair às ruas e respirar sem máscara.
Luxo é poder reunir-se com toda a sua família, com seus amigos, abraçar, beijar.
Luxo são os olhares.
Luxo são os sorrisos.
Luxo são os abraços e os beijos.
Luxo é desfrutar cada amanhecer.
Luxo é o privilégio de amar e de estar vivos.
Luxo é valorizar os verdadeiros amigos.
*Tudo isso é um luxo e não o sabíamos.*
E se...?
e se eu n fosse tão burro?
e se eu emagrecer-se?
e se eu me matasse?
Acho q se eu me matasse melhorar tanta coisa, as pessoas conseguem me controlar, as pessoas conseguem me ferir fácil, eu sou um fracasso, eu consigo decepcionar todo mundo, pq eu ainda existo? pq eu ainda estou aqui?
Eu deveria fazer a mesma coisa q a hannah...
Se você não trai, mas acoberta traição, isso não te torna menos traidor.
Se você não é falso, mas acoberta falsidade, isso não te torna menos falso.
Se você não mente, mas acoberta a mentira, isso não te torna menos mentiroso.
Não praticar, mas encobrir o erro dos outros, não te torna uma pessoa melhor.
Quando os filhos são pequenos tudo é muito diferente, você tem o cuidado e a preocupação, porém, tem o pleno controle de suas vidas.
No decorrer do tempo eles vão crescendo, e esse controle começa a se limitar, pois os pequenos, começa a ter suas próprias opiniões . Lutamos para construir uma sociedade critica, mas, com isso tudo veio as consequências de uma sociedade questionadora, critica e reflexiva. Percebendo que não deveriam viver alienados, não aguentaram tanta pressão de uma sociedade, que não aceita que o outro, seja livre da manipulação doentia de uma sociedade medíocre.
Estamos surtando, cansados de andar em círculo, tudo sempre continua as mesmas coisas, claro! De forma diferenciada, de maneira diferente. Triste!!!! Sociedade..... Não sabe, qual o rumo deve-se tomar, estamos perdidos em um mundo de hipocrisia.
A depressão não é de uma determinada profissão, ela é o grito de uma sociedade que adoeceu, por tentar ir além de suas limitações, por cobrar demais, sem se quer levar em conta a limitação do próximo. Pobre humanidade, talvez, seja esse, o erro do mundo. Os seres humanos , que se perderam, e não conseguem resgatar a sua humanidade.
Para cada momento na vida de uma mulher há um mover diferente de Deus e para cada mover uma nova unção de serviço . E este serviço não é apenas o que se vê mas também o que só é percebido, sentido, falado, chorado, orado e acima de tudo:Entregue no altar secreto do Pai.
A Ti, toda a honra, toda a glória e o domínio total e absoluto sobre os meus passos, meus gestos e sobretudo novos relacionamentos entregues aos meus cuidados para que os honre de acordo com a Tua vontade Ó Deus.
Te amo Deus!
Eu aprendi da pior forma perder o amor da minha vida e continuar. Dói, todo dia dói! Tem dias que é difícil respirar, mas você continua respirando mesmo não querendo. Eu carrego o arrependimento de não ter falado o quanto amava,de não ter aproveitado mais. Eu não sabia que ia perder, mas eu perdi,pra sempre! Essa perca me mudou não sei se pra melhor ou pra pior,tem dias que as lembranças me fazem rir tem dias que me fazem chorar. Eu aprendi a viver sem ter você,me tornei alguém forte mas tão fraca ao mesmo tempo. Eu aprendi a dizer que amo mais pq amanhã eu posso viver só com a saudade,eu aprendi a não desistir dos meus sonhos,a viver a vida como se fosse o último momento. Muitas vezes isso é bom,mas as vezes nem tanto! Oque é pior,se arrepender de ter feito ou se arrepender de nunca ter tentado? Nunca ter falado? Eu só queria poder voltar no dia que te vi pela primeira vez e viver aquele dia pro resto da minha vida. A gente nunca sabe quando vai acabar mas essa é a regra da vida mais clara que existe: tudo tem um final.
Eu tô perdida sem você, tô perdida e não sei me ajudar,sei que só eu posso me ajudar mas como? Eu tô vivendo um dia de cada vez torcendo pra que um dia eu chegue no lugar que quero e tenha certeza que vc tem orgulho de mim. Eu vivo pra que um dia eu possa te encontrar novamente! Oque é irônico pq eu tenho que deixar de viver pra te ver.
Você encontrara muitas pessoas em sua vida.
Algumas te farão tão feliz que você não sabera o porquê, apenas agradecera.porque pessoas ruins saem da nossa vida rapido.E você novamente, será grato por Deus por ter tirado elas da sua vida vão ter dias que você pensara em desistir de tudo, mas, eu peço que nesses dias você tenha toda força do mundo pra não desistir, e seguir em frente vão ter dias que você ira acordar com a autoestima la em cima, querendo o mundo em suas mãos. A vida é assim mesmo elas nos proporciona dias ensolarados e nublados mas, por favor, tente retirar algo de aprendizado de cada um deles, não deixe passar despercebido, você passará por momentos de crises, por momentos difíceis ao ponto de não saber qual direção percorrer, porem aparecerá uma luz, la no final do tunel, que guiará você, saiba que o seu momento atual não te defina, que a sua vida imprevisível tudo podera acontecer a qualquer momento seja algo bom ou ruim, hoje, por exemplo, você pode estar a procura de um emprego e tê-lo amanhã, desde que continua a procurar e com fé, você vai conseguir você pode estar a procura da saude qur lhe falta e acordar amanhã curado.
Você pode estar recebendo notícias triste, mas amanhã pode ser acordado com a noticia mas importante da sua vida. Por fim acorde todos os dias vendo o lado bom de cada coisa. Acorde sempre disposto a ser uma nova pessoa, buscando, a partir dos erros, acertar e ter uma vida melhor, mesmo sabendo que nem todos os dias serão bons, e nunca se esqueça SEJA GRATO⛺
Após um sonho
Num sono encantado pela tua imagem,
Eu sonhei com a felicidade, ardente miragem.
Os teus olhos eram mais doces, a tua voz pura e sonora,
Tu raiavas como um céu iluminado pela aurora;
Tu me chamavas e eu deixava a terra
Para fugir contigo em direção à luz,
Os céus entreabriam, para nós, as suas
nuvens, Esplendores desconhecidos,
luares divinos entrevistos.
Ai! ai de mim, triste despertar dos sonhos!
Eu chamo por ti, ó noite, restitui-me as
tuas ilusões; Regressa, regressa, radiosa,
Regressa, ó noite misteriosa!
Ao se chocar com aquele olhar.
Não quero esquecer um só detalhe deste dia!
Nublado, ventado, frio;
Mas minha alma incandescia!
O mundo, no relógio a trafegar
Deixava de lado nós dois
Pra o tempo se acalmar
Não percebia ele depois
Que tudo (nos fez achar)
Mal sabe ele onde foi
Ao se chocar com aquele olhar.
Mudanças e indecisões...
Rasgar tudo? Qual a finalidade de se construir algo para em seguida destruir? Aprendemos ao longo da vida que para construir o que quer que seja, precisamos antes de bases sólidas, muito estudo e dedicação, justamente para que nosso trabalho não tenha sido em vão, que não seja destruído por outras mãos.
Indecisão. Rasgar. Porque motivo rasgaria meu próprio trabalho indo contra tudo o que a sociedade e minha família me ensinaram? Meus questionamentos me levaram às pessoas de conhecimento, que exercem, com consciência, seu papel. Essas pessoas eram meus afins, fazem parte de minha identidade.
E o que é essa tal de identidade?
Identidade é a qualidade do que é idêntico; paridade absoluta; analogia; conjunto de elementos que permitem saber quem uma pessoa é. Na matemática, a identidade é uma espécie de equação ou igualdade cujos membros são identicamente os mesmos, ou igualdade que se verifica para todos os valores da incógnita.
Todos os valores da incógnita. E o que somos? Incógnitas: desconhecido, ignoto, obscuro de nós mesmos, aquilo que estamos sempre procurando saber.
Acontece que essa tal identidade também trás consigo aquilo que temos de pior, às vezes tão óbvio nos outros que mal conseguimos segurar a repulsa, a antipatia, a inveja, nomes dados, adjetivos usados para representar o medo que temos de assumir tudo isso em nós e precisamos mantê-los afastados, em outras pessoas e com nomes assustadores que ousamos usá-los como se fossem agressões: aquele fulano é neurótico, é um recalcado, mas que paranóico!!
Conceitos que passaram a ser, algumas vezes, empregados agressivamente. Utilizando uma máxima comum, que atire a primeira pedra quem não tem tudo isso em si mesmo. Em mim é um comportamento justificável, nos outros é um dedo apontado. A desculpa é sempre a mesma “somos humanos”, como se ser humano representasse um divisor de águas que justifique a teimosia. Na indecisão, talvez fale do ser humano.
Chamaram-me de pretensiosa. Sou mesmo! Até porque pretensão quer dizer ato ou efeito de pretender; direito suposto e reivindicado. Quando mal empregada: desejo ambicioso; vaidade exagerada. E porque não pensá-la como pré-tensão? Um tipo de ansiedade sagrada, nos dando sinais de que algo ou alguém aqui dentro está tentando se comunicar, mostrar alguma coisa, dizendo “tem alguém aqui...”. Esse alguém é a sua identidade.
Neste momento, escolhemos a forma de enfrentar o mundo: algumas vezes utilizamos o adolescente rebelde, audacioso, inconseqüente, relativamente medroso para nos comunicar. Outras vezes nos deixamos fluir do jeito e maneira com que sentimos e pensamos, desarmando escudos e eliminando amarras, rompendo, rasgando com o palco armado pelo cotidiano da sociedade. E há quem escolha representar um papel escolhido por aqueles que julgam saber mais que os outros, e vivem atuando no teatro da vida um personagem que não se encaixa em sua mente.
E há quem passe a vida em completa indecisão. Mais uma vez recaio sobre essa palavra, esse estado de consciência. Indecisão: estado ou qualidade de indeciso; falta de espírito de decisão.
Segundo a psicologia, a indecisão surge nos momentos de insegurança, de baixa auto-estima, falta de embasamento ou medo. Medo do obscuro que somos, do desconhecimento da incógnita, do não saber o que se quer.
Uma pessoa pode ser intrinsecamente indecisa, não conseguir tomar decisões ou fazer escolhas simples e corriqueiras, como que roupa vestir, que sapato calçar ou ainda, se indagar a todo instante “qual o meu estilo?”. Estas pessoas podem se tornar dependentes de outras que possam ajudá-las a ter mais clareza e segurança no momento da decisão. Uma pessoa indecisa tende a recuar diante de situações importantes, com medo de falar. Ou por ignorância, por falta de conhecimento, pois se ajustou ao que lhe foi ditado como certo e errado.
Aquele que ignora segue bulas, mapas, roteiros, scripts, precisa de definições e modelos para se ajustar ao que se chama de normal. O conhecimento está aí para todos, assim como o duvidar.
De modo geral, não se pode dizer de onde vem a indecisão, pois isto depende de uma série de fatores, como estar inserida em um dado momento psicológico de pressão emocional, ou até vivendo um momento emocional que difere de seu cotidiano. Revelamos aí uma significativa imaturidade, pois a sabedoria, a maturidade e a tal da coerência só são atingidas com o tempo, que nada tem a ver com a idade, e sim com a proposta, com o objetivo, com a pretensão que o indivíduo tem para consigo mesmo.
Irrelevante é o fato de que a indecisão pode gerar estagnação, problemas de ansiedade, dependência, introversão e até extroversão como forma de expressar dúvidas e procurar respostas. Ou até mesmo como fuga da realidade.
Não existe um livro para dizer o que é certo ou errado. Enquanto estiver com medo de errar ou de ser diferente, nunca se fará o que deve de fato ser feito. Diante do medo, trabalha-se como louco. Desperdiçamos energia procurando não pensar na decisão a ser tomada, legando a outrem o seu próprio destino, a sua própria identidade. Visto-me de preto porque é a moda, mas não gosto de preto. Uso bordados dourados, é moda, mas sei que não fico bem neles. Perco minha identidade mergulhada no efêmero que não sou eu, pois minha identidade real é permanente.
Pedir conselhos, conversar, trocar conhecimento é uma boa saída. Mas ser coerente e usar a parte dos conselhos que falem com sua essência, fazendo apenas o que saia de dentro de seu eu é a melhor resposta. Quando não sabemos o que é melhor para nós mesmos, tomar uma paulada na cabeça nos ensina o que é ruim para nós, não esconder-se do mundo atrás de rótulos é o melhor caminho para aprender. Sujeitar-se à paulada vai nos colocar no caminho certo. Naquele que não temos coragem de decidir por nós mesmos, sem um leve empurrão da vida.
A indecisão não deixa de ser uma decisão, de se deixar levar, ao sabor do vento, no ritmo da maré, porém, a pior coisa que uma pessoa pode fazer a si mesma, é se afastar do controle de sua vida, terceirizar o seu destino.
Em diversos setores da vida encontramos a indecisão como fator determinante ou justificativo. No zodíaco, por exemplo, o signo de libra é indeciso por natureza, ou, o mais prudente. Signo cuja representação é a balança, libra busca o equilíbrio, harmonia e beleza, porém, a balança sempre pende para um dos lados, e assim, surge a indecisão e a insegurança, por medo de tomar decisões que o tirem da retidão, do equilíbrio.
Como conseqüência da dúvida, surge a decisão. Os homens indecisos são muitíssimo perseverantes nas suas decisões, sejam quais forem as dificuldades, e isto devido à sua própria indecisão, pois se abandonarem a resolução já tomada será preciso que tomem outra decisão. Por vezes são rápidos e eficientes em pôr em prática aquilo que decidiram: porque, receando a todo momento a ser induzidos a abandonar a resolução tomada e voltar àquela angustiosa hesitação e expectativa em que se encontraram antes de se decidirem, apressam a execução e nela aplicam toda a sua energia, mais estimulados pela ansiedade e pela incerteza de triunfarem sobre si próprios, do que pelo objetivo e pelos outros obstáculos que tenham de vencer para alcançá-lo. (Giacomo Leopardi, in “Pequenas Obras Morais”)
A indecisão pode mostrar nossa capacidade de realizar as tarefas que nos são impostas, passo a passo. A dividir energia. A realização depende de bases. Saber estabelecer prioridades é uma arte. Há quem se desespere e procure uma luz em artes divinatórias, em busca de respostas que lhe digam que caminho tomar. No tarô a indecisão surge através da carta Os Enamorados, que nos mostra que para plantar é preciso antes adubar a terra, porque a decisão só surge após o conhecimento. Ou seja, só a conquista de estruturas básicas abre a possibilidade de investir no desenvolvimento de nossas decisões.
A carta Os Enamorados mostra que é necessário olhar mais ao seu redor. Explorar o maior número de oportunidades. E é normal diante de tantos caminhos, sentir-se perdido. Na carta, vemos a figura com os pés no passado e os braços cruzados, numa atitude de meditação, de repouso, de “não agir”. A cabeça voltada para o lado esquerdo, olhando o futuro. Mostrando o momento de buscar bases em atitudes e fatos anteriores ao momento atualmente vivido.
Normalmente a indecisão pode estar intimamente ligada à sociedade em que estamos inseridos. Com regras e moralidades que muitas vezes não cabem a nós. Há pessoas que esquecem de si mesmas em nome de viver uma fantasia de perfeita sociedade. Distanciam-se de seus caminhos. Deixam de seguir seus sonhos, por medo de desfazerem os sonhos que outros construíram para eles. Pela indecisão de viver seu próprio caminho ou o caminho que traçaram para eles.
A verdade, é que somente a você, cabe a decisão sobre o seu destino, sobre ser o que você é. Como disse Caetano: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que se é”.
A indecisão pode gerar três tipos de pessoas:
Os medíocres do mundo, que não acreditam em si mesmos, que estão satisfeitos com a vida que levam e com o segundo lugar que ocupam.
Os que inventam controles, regras, tarifas, culpas, medos e pedágios para a felicidade alheia. Mas estes estão em extinção.
E há os que são governados pelas próprias escolhas, que escolhem a autenticidade de um guarda-chuva escarlate entre tantos pretos sóbrios. Governados não pelos atos do dia-a-dia ou pelos relatórios do passado, mas pela maneira com que olham o mundo, com os próprios olhos e as próprias crenças, principalmente a crença de que podem realizar grandes mudanças ao se enfrentar os desafios do mundo real.
Às vezes o lugar para onde se escapa é muito pior do que o lugar de onde se escapa. Os indecisos precisam de materiais. Os agentes de mudanças precisam de intuição. As mudanças machucam, mas a indecisão mata.
Hoje penso que se eu conseguir fazer o meu trabalho, me transformar e mudar em mim essa certeza surreal de fazer parte de uma sociedade inserida no caos organizado, já terei feito minha parte.
Efeito dominó.
Eu simplesmente escrevo aquilo que sinto, e levei tempo para retirar a imensa muralha construída em torno desse sentir para que eu pudesse ter coragem de sentir os meus sentimentos, largar a indecisão e rasgar velhos paradigmas. O meu sentir e não o que foi desejado e cuidado para que eu sentisse ou aquilo que está escrito nos dicionários, quer seja etimológico, psicológico, psicanalítico ou o que queira.
Medos. Não existe pessoa que não os tenha, faz parte do instinto de sobrevivência e quando tentamos eliminá-los, destruí-los, aí sim, chega a hora de cortar as amarras, rasgar com padrões, romper os limites. Isso dói e a maestria está em transformar a dor em liberdade. Existe tempo, minutos e segundos preciosos nesse ato de estar amarrado, atado e conseguir se livrar das cordas, das teias.
Nessa passagem tudo se mostra e escolhas precisam ser feitas. E quando estamos livres, depois de comemorar essa liberdade, a primeira sensação que bate é novamente a do medo, da indecisão: e agora? Esse é o processo eterno do conhecer-se. Desamarrar-se da própria corda escolhida, os rótulos daquilo que pensamos saber e ser.
Como você prefere viver? Na eterna indecisão entre o ser você mesmo ou ser o que planejaram para você? Cresça, seja você. Viva e lute por seus sonhos e seus planos. Rasgue a linha invisível que te une ao caos. Decida. Eu decidi.
Penso por mim, logo, existo. Nada menos que isso me interessa.
Rasgo tudo!!! Foi para isso que vim. E você?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp