Textos de Aprendizado
Que as flores nasçam sob o vulcão,
que os tornados incendeiem o gramado,
que a tempestade se choque com a erupção
e um novo ciclo possa ser iniciado.
Que meus pés se afastem do chão
até que o solo seja renovado
e quando novamente houver essa união,
que seja ponto de impulso para retornar ao tornado;
e que a terra nunca me prenda,
pois sou cavalo alado,
que as feridas não façam que eu me renda
mesmo estando tão desesperado,
e que aquele que me atormenta
acabe por se tornar o maior de meus aprendizados.
Creio que um dos grandes erros da sociedade é ignorar a história.
É quase impossível que dentre toda população do planeta e de todas as pessoas que viveram durante todos esses anos. Ninguém tenha passado por uma situação semelhante à nossa, e já tenha resolvido. Não é à toa que tudo que estudamos é com base nos conteúdos da história. Não se desgaste nos mesmos erros. Estamos na era da informação. Saibamos aproveitar !
Mais um dia se inicia e com ele mais uma oportunidade de fazermos o que é bom aos olhos do nosso Deus, se falhou ontem, não desanime, você acordou e isso é Deus te dizendo: - filho estou te dando uma nova chance.
Aproveite, viva esse dia como se fosse o seu último aqui na terra, afinal, pode ser hoje, então, faça o bem, ore, adore, fale de Jesus, fale com Jesus, agradeça, lute, siga em frente....
O ontem, passou, por isso é passado, o amanhã talvez não exista, mas o hoje está em suas mãos e então o que você vai fazer?
Com o tempo a gente vai aprendendo a relevar, tenta se preocupar menos, se ocupar mais com coisas que nos façam bem e tenta, por mais difícil que seja, não guardar mágoas.
Acho que Deus nos desafia desde cedo a aprender esse tipo de coisa que só depois de muitas pancadas a gente começa a compreender... O grande lance está aí... Quanto mais dor alguém fizer você sentir, mais você deve relevar e fazer o bem ao próximo... Difícil? Muito!
Imagina... A vontade de gritar mil palavrões e socar certas pessoas diante de tantas injustiças as vezes é quase incontrolável... Mas aí é a hora da tal sabedoria sempre em crescimento entrar em cena e você se deixar contaminar pela calma, pela paz.
Não é um monge tibetano que aqui vos fala, é um ser humano como qualquer outro que também vive para aprender, mas que já vive muito mais para amar e relevar do que para perder tempo remoendo o que dói... A cura da alma está aí: deixar certas dores no caminho, passar por cima de decepções e se obrigar a ser feliz apesar de todos os problemas. E se você for humano como eu, vai pensar?! Falar é mole!
Sim... Mas uma coisa eu já sei e posso afirmar e passar pra você: nos sabotamos o tempo todo e muitas vezes é mais fácil dar uma topada todos os dias na quina daquele móvel do que tirá-lo do lugar... Eu sei, ele é pesado, difícil colocá-lo em outro ambiente, e afinal, a dor de uma topadinha não vai matar ninguém, né?! Pois é! Se desfaça desse móvel gigante e incrível arrematado naquele leilão maravilhoso, mas não se acostume com a dorzinha de cada topada!!!!
Muito prazer em te conhecer
Desaprendi o amor com você
no dia em que te conheci, experimentei
feito experimenta-se uma dose de cicuta
esse seu desamor sempre tão latente.
Hoje não amo mais ninguém
nem eu mesmo.
E agora que estamos em sintonia
e nos tornamos igualmente cruéis
frios e insensíveis
que tal recomeçarmos do início?
Oi... Muito prazer em (re)conhecê-la.
Errei em crer em um País igualitário, justo e Nacionalista.
Errei em crer em "homens".
Errei em aceitar que nada poderia fazer.
Mas, errei mais em acreditar que poderia fazer minha parte.
Fiz minha parte e ela só serviu para proteger os maus.
Mas, de tudo que fiz por acreditar, sobrou os justos que ajudei a perseverar acreditando.
Quis ser um líder e fui um operário.
O que me resta é o aprendizado e minha consciência em ter tentado.
Ivan Madeira
Agradeço cada ruga, cada marca de expressão em meu rosto. Agradeço a idade que tenho. Agradeço os meus primeiros fios de cabelo branco... Agradeço a você, querido tempo, pelo discernimento e sabedoria que aportam hoje em mim.
O tempo cicatrizou muitas feridas, mas alguns males ainda permanecem latentes sob lesões recém fechadas... sei que preciso mais de você, Sr.tempo. Preciso de mais rugas e cabelos brancos, mais sabedoria e discernimento para entender que tenho que deixar pra lá o que não tem jeito, e me apegar - se não às escolhas certas - àquilo que é ao menos verossímil.
Sei que o tempo me fará ver que aquilo que parece insolvível tem seu preço muito mais baixo do que aquele que minha atual percepção imatura consegue enxergar. Essas cifras com vários zeros que vejo agora, talvez valham na verdade um simples sorriso ou abraço, ou uma palavra certa num momento certo, ou talvez apenas um silêncio conveniente.
Vou deixar maturar... tempo, tempo, tempo. Vou deixar o fruto da insciência cair e apodrecer ao solo. O adubo fará florescer com o teu passar, amigo tempo, lindos pés-de-experiencia e pés-de-aprendizado.
P ondo seus planos em ação
R ealizando sonhos e desejos
O bra de seu trabalho e dedicação
F acilitador de um aprendizado
E ncaminhando o crescimento
S edimentando o conhecimento
S olidifica o caminho da conquista
O pera o saber, o despertar da vida
R eflete sua luz, nos ensinamentos
E m cada conquista, um novo futuro
S empre lembrado com carinho!
Coerência...interessa-me !
Palavras amontoadas,
entre mergulhos e voos,
que não fazem sentido entre si,
refletem a ânsia por fazer bonito,
o que não é minha meta.
Quero falar de sentimentos,
quero falar de experiência e aprendizado,
quero falar do amor
que move os seres
rumo à Paz e a Fraternidade.
Aprendemos muito com as pessoas, coisas boas e ruins. Mas aprendi que só devemos ficar com, aquilo que nos faz se sentir bem e aprendi também que nem tudo é como queremos ou desejamos.
Se hoje não conseguirmos realizar o que pretendíamos fazer, amanhã acorde mais cedo e tente novamente.
Até conseguir alcançar seu objetivo, chegue onde as pessoas nem imaginavam que você iria chegar, mostre a elas que somos capazes de fazer aquilo no qual desejamos.
E quanto menos pessoas souberem de seus planos, mais chances eles tem de darem certo.
Seja como a águia tenha visão e perseverança, quando tudo parecer está dando errado.
Lembre - se que, nessa vida tudo é aprendizado e só devemos ficar com o que nos faz bem.
Quando a tristeza bater a sua porta,
convide-a para entrar.
Lhe ofereça um assento a mesa,
de a ela uma xícara de chá e aprenda tudo o que ela quer te ensinar.
Ela possui o mapa que contem os segredos do triunfo.
Ao longo do tempo muitos foram visitados por ela.
Os que a ignoraram, foram presos pelas correntes de sua própria ignorância.
E os que a ouviram, receberam asas pra voar além de seus medos.
Chega determinada fase da vida que é preciso descobrir a necessidade de estar só para viver certas experiências.
Esse estar só é diferente de ser só. Contudo ele só é possível na solidão, onde se encontra na vivência do silêncio, surdo do mundo, a experiência de viver as demoras, de reencontrar a coragem mesmo que exista cansaço.
É um momento da vida, em que você olha para o céu azul e experimenta o sabor dos sonhos, como se fossem nuvens de algodão doce a enfeitar o nosso céu; momento em que se contempla no verde das matas a esperança de uma nova chegada, ainda que certo seja que haverá uma nova partida; compreende que o vento frio que bate na face também é caricia de Deus em nós.
Viver nos torna fortes, amar nos faz sensíveis e a fé em Deus nos torna capazes de seguir.
E a gente aprende que seguir, só vale a pena, quando se transcende a própria solidão e se descobre que mesmo só, a vida é união, a vida é comunhão e só se chega quando se ama.
Ainda que se tenha que amar sozinho!
Porque o mundo tem nos imposto um ritmo desumano.
E a gente tem tentado se adaptar a isso.
Acelerados pelo poder da tecnologia e, na tentativa de acompanhar a capacidade de processamento instantâneo de terabytes de informações das máquinas, na era da comunicação, sofremos por passar despercebidas aos nossos olhos comunicações e informações tão importantes, sensações tão cotidianas e necessárias para aprender o sentido da nossa existência e, quem sabe evoluir.
A criança chora pedindo ajuda e atenção;
o idoso caminha vagarosamente para atravessar a rua, carregando além do peso das lutas o das sacolas que vai alimentar os filhos e netos; o pobre continua suplicando um prato de comida; o marginalizado nos suplica no silêncio e na exclusão um banho e um prato de atenção e carinho.
Não obstante ao que suplica fora de nós e de nossas casas, ainda existe súplica na nossa convivência, aquelas que gritam aos nossos ouvidos surdos.
Aquele amigo que se cala, mas precisa da nossa ajuda para descobrir o motivo da dor que torna seu grito mudo; o pai que se isola no medo de sentir-se ignorante diante de tantas mudanças de valores; o filho que na tentativa de chamar atenção da falta de tempo se recusa a seguir ordens ou ignora os conselhos; ou ainda, a própria natureza, que clama por misericórdia dos homens que esbanjam do consumo desenfreado de recursos.
O mundo grita em silêncio e nós permanecemos surdos.
Os olhos estão fixos nos aplicativos e, nas telas enquanto tantos passam, chorando em silencio do nosso lado.
A alegria do filho que tirou uma melhor nota, ou da filha que se destacou na apresentação do balé passou despercebida porque algo foi compartilhado naquele instante no aplicativo do seu celular. Era um vídeo que mostrava a maldade alheia que é usada para zombar a desgraça que abala a estrutura política do país.
E a gente segue despercebido enquanto o mundo pede paz!
Enquanto a vida pede vida.
O carnaval, que antigamente era um festejo para dizer adeus a carne onde se agradecia pela fertilidade do solo e pela produção ( visto que na quarta-feira se inicia um período de jejum e abstinência) esse já perdeu o sentido e o valor.
Aliás, é isso que vem acontecendo com a gente também.
Tudo é velocidade, tudo é mudança necessária para se alinhar com o que o mundo prega....tudo para nos 'adaptar'!
Ainda que gente lá no fundo não concorde.
Ainda que a gente não se sinta bem e não se adapte.
E a vida vai passando e no ano inteiro, vamos fantasiando nossas próprias emoções e tornando a vida um grande festejo de carnaval.
Mais ainda falta falar do maior clamor, esse que vive em nós, que agita nossa consciência e nos questiona a noite quando colocamos a cabeça no travesseiro e lembramos do quanto a vida poderia ser diferente se ...
Ah... esse clamor, a gente ignora...a gente não tem tempo para pensar, afinal estamos muitos cansados e ocupados.
A modernidade tem nos exigido muito e a gente precisa repousar o corpo cansado.
E a gente dorme.
A vida inteira.
E vai se esquecendo que somos SERES humanos!
Faria tudo novamente
Já sorri muitas vezes
Já sorriram de mim muitas vezes
Já vi amigos de longa data sendo desfeitos com o tempo
Já vi pessoas que parecem irrelevantes se tornarem essenciais
Já chorei sem deixar cair lagrimas
Já me senti como se de todos os meus amigos, e eu era o mesmo importante
Já me senti o centro de tudo
Já vi pessoas lindas
Já vi o tempo passar, e as pessoas aprenderem que o essencial e o que está dentro do coração, não a crosta.
Já imaginei muitas coisas antes de dormir, porque lá tudo poderia ser como eu quisesse
Já me fiz de forte para segurar o mundo nas costas
Já desmoronei por não aguentar
Já pensei em viajar o mundo
Já me apaixonei loucamente
Já fiz juras de amor eternas
Já achei que uma pessoa seria o amor da minha vida
Já sofre por amor, e quebrei a cara muitas vezes
Já senti a obrigação de pedir desculpas para alguém, mas não pedi por orgulho
Mas, o importante e ter passado por tudo isso, e passar quantas vezes forem necessárias, porque quando chegar a sua velhice você ria de tudo isso, como uma longa lembrança, e uma sensação de dever cumprido se encha em seu peito.
Tivera eu
Tive amigos que considerava inesquecíveis, também já vi amizades grades serem desfeitas pelo tempo
Tive amores, amores que me deixaram, e que estão até hoje.
Tive fraquezas, muitas venci, muitas ainda me perseguem.
Tive rancor, muitos guardei, depois percebi que eles só servem mesmo para te machucar, e que o melhor e deixá-los ir.
Tive momentos de felicidades, e momentos tristes que me fizeram ver o quanto eu sou feliz e não sei disso.
Tive tempo de sobra, mas o tempo curto que me ensinaram a aproveitar a vida.
Tive forte emoções, muitas me abalaram, mais aprendi a recebê-las do modo certo.
Tive momentos de choro, mais aprendi como controlá-los
Tive momentos de fúria, mais aprendi que 5 segundos de estouro podem causar erros inseparáveis.
Quando tudo parece perdido
Quando passamos por momentos difíceis, pensamos negativamente em tudo.
Interessante que, dizem alguns teóricos, o Universo conspira a nosso favor;
Mas essa teoria se baseia na força do pensamento positivo. Como pode, então, estarmos numa situação desfavorável, e, ainda assim, tudo ser revertido em nosso benefício?
Penso que, enquanto o coração sofre, a alma padece, o cérebro nos engana, a mente mente;
Deus nos fortalece, e nos capacita para aprendermos na derrota, sermos resilientes nas provas e alcançarmos a vitória com serenidade.
Sempre fui uma pessoa positiva. Mas nunca me preocupei com meu futuro ou com as consequências das minhas escolhas. Por muitas vezes cedia a qualquer oportunidade (boa e ruim).
De um tempo pra cá, tenho tomado mais consciência da vida.
Percebi que nem tudo que eu quero fazer, vai ser bom - para mim, para meu corpo, para minha mente, para minha alma ou até mesmo para os outros.
Estou num momento de descobrimento. De virar do avesso, de mudar, sem perder a essência.
Percebi que o mundo não vai acabar amanhã (mesmo com as noticia dizendo que sim) e posso viver de forma serena. Sem pressa.
Posso dizer que já fiz muitas coisas nos meus vinte e poucos anos. Com isso adquiri um grande conhecimento. E posso afirmar: As portas abertas são sempre as mais fáceis, e na grande maioria, dentro delas estão as piores experiencias. Por muitas vezes, quando se tratava de mim, eu não tinha limites - "Se me prejudica, problema é meu."
Gostaria de listar abaixo algumas melhorias da gestão do meu próprio eu.
Família - Eu nunca soube qual o conceito completo desta palavra. Gostava de ser vítima das situações. Hoje eu não preciso de dicionário para entender, bastou eu mudar o tratamento dos problemas e dificuldade para me aproximar, me entregar e receber o melhor amor que se pode ter. O amor incondicional.
Relacionamentos - Eu pensava que o controle era a melhor forma de preservar um relacionamento. Hoje posso garantir que basta você fazer as coisas certas, ter empatia e simpatia, que você preserva sem precisar se desgastar. É como ensinar seu cachorrinho a passear com você sem coleira. Dê a ele confiança e ele vai atrás de você sem medo.
Trabalho - A minha crença me fazia uma pessoa fechada e carrancuda. Ao meu ver, era a forma de impor respeito e mostrar meu valor. Acontece que se você não dá espaço para os outros, você não tem espaço para ser vista. Mais uma vez a empatia e simpatia transformam seu ambiente de trabalho e a forma que as pessoas vêem você. Sendo assim, seu trabalho é mais reconhecido, pois as pessoas conseguem se aproximar e pedir ajuda, e assim vem à tona a sua competência.
Vida - "A vida é feita pra viver, pule do precipício e sinta todas as emoções que puderes" - este era o meu lema. Mas percebi que dá pra sentir tudo isso, mesmo descendo de rapel.
Claro que muito da minha experiencia veio da minha impulsividade, mas muitas das marcas (cicatrizes) que carrego hoje, também vieram desta mesma impulsividade.
Enfim, valorize a sua vida, cuide da sua saúde, saiba preservar seus relacionamentos - familiares, amorosos, profissionais. Fazendo da forma certa, o grande fardo que você vai carregar será cheio de penas, e não de pedras.
Cada macaco no seu galho...
Havia nas Gerais um Aviador Coronel
De alma terna, viva, a voar sobre terra e mar
Chamava aos que se permitiam por ele amar
De “Cara Pálida...” e errado não estava
Homem culto, escorreito no vernáculo
De vasto conhecimento geral em cultura mundial
Desenvolto em continentais idiomas e ria-se de si
Quando conta se dava, por ter dito bobagem
Aprendi muito com o admirável Coronel
Vivente forte, experiente, ademais, era sábio demais
Prazer melhor não havia do que com ele estar
Fosse no Quartel, num canto de Minas ou outro lugar
Dizia, com certeza de causa e sabedoria
Que na vida tudo tem um porque
Porque há para tudo um rumo certo
Que nada funciona fora de ordem e sem afeto
Gostava, em particular, de uma canção que dizia
“Deve ser legal, ser negão no Senegal...”
E isso o reportava a uma imensa verdade
Que se resumia: “cada macaco no seu galho”
Fiava que lugar de lugar de médico é no hospital
Que lugar de cartola, bem ou mal, é no futebol
E de políticos, na política e, se assim não for
Para o povo, vida e destino acabam mal!
E dai?...
Foram tantas elas em pouca era
Bem mais haviam além de Stela's
De Lúcia's, loiras e indecisas Ana's
De Gih's, iguais a Tiana's que morenas eram
E se tantas delas vieram e se foram
Partiram, porque um dia chegaram
E se assim se deu, era para assim ser, e foi!
E eu amei cada chegada e pranteei toda partida
Mas o tempo passou como tudo passa
O rio leva suas águas, a chuva, lava as ruas
As folhas se deitão no chão dos outonos
A vida, vive seus dias nos dias de si mesma
Foram tantas e tantas as noites estreladas
Os dias de sóis e de vento soprando brisas lentas
E nessa estação de chegadas e partidas
O coração, errou seu norte e riu-se de si
O amor...
Não foi feito para ser explicado
Analisado, estudado, questionado
O amor foi feito fundamentalmente
Para ser sentido... e vivido
A gente não precisa entender
Porque é amado... não mesmo!
Só é necessário aceitar que é... ou foi
Porque entendendo ou não, não o afeta
A gente não precisa se admirar
Com um carinho ou um beijo inesperado
Com um toque na mão, uma flor recebida
Nem tudo tem ou precisa ter uma razão de ser
A vida não se enfeita só de garantias
Às vezes, nos jardins de nosso próprio éden
Vingam plantas tão diferentes e coloridas
E por descuido nosso, morrem sofridas
É preciso guardar somente o que é importante
O amor é mesmo mais forte que a morte
Um abraço é sempre muito mais do que é
E nem tudo precisa ser compreendido
