Textos Bonitas pra Falar a um Amigo

Cerca de 9780 textos Bonitas pra Falar a um Amigo

⁠Um dia eu disse ao meu melhor amigo, o futuro filósofo Cauã Sanches, de que todos somos esponjas em um oceano repleto de conhecimento, cabe a nós absorver esses conhecimentos ou não até porque, conhecimento nunca é demais e também como meu pai me disse uma vez:
"O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue roubar de nós."
Morais, Valdomiro.

Inserida por micael014

Era sempre com um sorriso simpático que os crocodilos
nos aguardavam para um "papinho amigo". Nunca quis
estreitar os laços de amizade com eles, e é por essa razão
que estou aqui contando a história...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NOSSA VIDA EM KINSHASA

Marcial Salaverry




Pode-se dizer que Kinshasa era uma cidade moderna, com tudo que pode ter em uma cidade moderna. Peço não esquecerem que vou dar uma visão da cidade e da vida que levávamos lá, há 50 anos atrás. Como está hoje, não tenho muita idéia, pois as coisas mudaram muito.

Na época, a vida social em Kinshasa era intensa. Como já tive oportunidade de dizer, os diversos núcleos europeus que lá existiam levavam uma vida meio segregacionista, não se misturando muito. Os núcleos maiores eram logicamente os belgas e os portugueses que, aliás, não se afinavam muito.

Havia também um grande número de gregos, paquistaneses, americanos, franceses e, em menor número, italianos, espanhóis, dinamarqueses (maioria eram as enfermeiras dinamarquesas). E em meio a essa Torre de Babel, alguns brasileiros doidos.

O interessante é que quase não havia mistura. As escolas eram separadas (por questão linguística e de afinidades, meus filhos estudaram na Escola Portuguesa).

Até mesmo para diversão, cada colônia tinha suas preferências e se concentravam mais em determinados clubes ou boates. Havia o "Manhattan Club", mais frequentado pelos portugueses, e era o mais movimentado. Já os belgas, preferiam o "Scotch Club". Claro que ambos eram frequentados por pessoas de todas as colônias lá existentes, e apenas os jovens que se discriminavam com um pouco mais de ênfase, principalmente em casos de "paqueras internacionais". Embora surgissem pequenas rusgas, geralmente tudo era levado a bom termo.

A princípio estranhava um pouco essa "separação", acostumado que estava com a mistura que sempre existiu no Brasil, mas logo me acostumei, e por ser brasileiro, circulava entre todas as colônias sem qualquer problema. Mesmo entre os sempre elitistas norte-americanos.

Para o chamado lazer familiar, havia uma grande variedade de locais e recantos, alguns paradisíacos, vamos falar um pouco de cada um deles, pois vale a pena. Afinal, já dizia uma velha música, "Recordar é viver"...



Lac Ma Valée, trata-se de um lago, situado a alguns quilômetros de Kinshasa. Para chegar-se lá, era necessária uma boa dose de vontade de chegar, pois a estrada tinha um grande trecho "tipicamente congolês". Valia a pena o sacrifício, pois o local era lindo demais. Muito verde, natureza quase intocada. Água clara, limpa, podia-se pescar deliciosos "capitães" (não, claro que não eram do exército. É um peixe chamado "capitão"). Um local adequado para churrascos. Geralmente formávamos um grupo para ir lá. Ruy, Lucy e Stella Hasson, Eneida e Luigi e os Tornero. Na volta, fim da tarde, parada obrigatória na "Boulangerie du Parc N'Binza". Uma confeitaria no meio da estrada, mas onde quase todos se reuniam nos fins de semana, para saborear os melhores doces portugueses que já comi em minha vida. Coisa de louco mesmo. Vidinha difícil e sacrificada...



Les Chuttes, ou seja, "quedas". Um trecho do Rio Congo, que formava umas corredeiras de um visual muito bonito. Era um local mais adequado para passeios curtos, tipo depois da piscina, com o intuito de "esticar" a tarde. A água apesar de convidativa não nos atraia, devido à possível presença de nossos queridos amiguinhos crocodilos. Não tinha qualquer interesse em estreitar os laços de amizade.



Esses os locais que mais marcaram. Havia outros, como os jardins do Palácio do Governo, situado na colina "de l'OUA (Organization de l'Unité Africaine)". Numa de suas muitas crises de megalomania, o Presidente Mobutu resolveu fazer uma réplica dos famosos Jardins de Versalhes. Ficou realmente um jardim muito bonito, de uma manutenção cara demais para os padrões congoleses (onde será que já vi isso?) e que enchia os olhos dos visitantes estrangeiros, mas que deixava o povo se roendo de raiva. Fazer o que? Parece que o poder sempre mexe com a cabeça dos pobres mortais. E Mobutu nunca foi uma exceção, muito pelo contrário.



E, finalmente, os clubes sociais, com suas piscinas e quadras para prática de diversas modalidades esportivas. Enfim, o que não faltava eram opções de lazer. Havia para todos os gostos. Do que sentíamos muita falta, era de cinemas, pois os poucos existentes, além de desconfortáveis ao extremo, ainda tinham um som péssimo. Um dos únicos filmes que consegui assistir, foi o comemorativo da Copa de 70. Valeu a pena o sacrifício.



Outro passatempo muito "praticado", era o passeio aos "Libre Service" (shopping da época). Como sempre havia falta de muita coisa lá, esse era um "passeio" necessário, pois existia a necessidade de ver-se as novidades, comprando o que, e quando surgisse. Geralmente tínhamos o serviço de informações, sempre que surgia alguma coisa interessante, um avisava o outro, e lá ia a procissão...



Havia também o chamado "Mercado do Marfim", onde podia-se comprar lindas peças de marfim entalhado, cujo comércio aliás, era ilegal, mas praticado às claras (continuo achando um quê de familiar...) Nesse "Marché du Ivoire", encontrávamos também magníficos trabalhos em madeira, bem como telas preciosas, e sobre o trabalho dos artistas, sejam os pintores, escultores, há que se dedicar uma atenção especial, o que será feito em capitulo à parte pois, realmente é algo digno de nota. Podem aguardar.

Relembrando as coisas lá vividas, posso asseverar que foi um experiência de vida muito válida, e que me faz procurar ao máximo bem aproveitar a oportunidade e procurar fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, vivendo "um dia de cada vez", pensamento que sempre tive lá, e me ajudou a viver e sobreviver para poder contar a história...

Inserida por Marcial1Salaverry

Certa vez um amigo me disse da seguinte forma: "VOCÊ É BONITA, NÃO FIQUE PRESA EM ALGUÉM QUE ESTÁ LIVRE SEM VOCÊ"⁠
Fiquei pensando e meditando naquelas palavras... só que não compreendia totalmente somente chorei.
Por que no fundo eu sabia que alguém estava livre sem mim,estava "feliz"... Só que eu estava presa e no entanto ser bonita não é tudo,se sentir insuficiente por dar amor é ele ser jogado fora assim como um lixo descartável por isso eu chorei.

Inserida por KarollyneZygms

⁠ “Quase lá”⁠

É o que a gente é
Não somos mais que amigos
Porquê “você sabe o que vai dar”
“É melhor deixar do jeito que tá”
Afinal
Não é amor
É quase lá
Temos o fósforo e a Caixa
Mas a gente não pode usar
“É melhor não acender”
“Deixa só na faísca”
“E se a chama se descontrolar”
Eu gosto do jeito que tá
Mas eu gosto muito mais de te olhar
Muito mais de te beijar
Eu gosto de te ter
Só pra mim
E só de pensar em te dividir
Você sabe
Que não vai dar
Mas olha isso não e sobre amar
É quase lá
E quando perguntam
“o que vocês são?”
“Somos amigos!”
É o que eu vou falar
Mas aí eu vou lembrar
Do jeito que a gente
Quase consegue se amar
E de como facilmente eu poderia
Tentar chegar lá
Quem sabe conseguir
E deixar no passado
Esse nosso
“Quase lá”

Inserida por Patrick_Vieira

⁠⁠Se ignorarmos um pouco
a relatividade do tempo,
podemos considerá-lo
como um amigo próximo
daqueles que nos acompanha
desde a infância,
presente em todas as nossas fases,
inclusive, nos simples momentos,
então, um conhecedor de nossas perdas e das nossas vitórias,
alegrias e lamentos,
mas segue seu próprio ritmo,
agindo com autenticidade,
é favorável, caloroso, às vezes,
fica mais fechado,
mesmo assim, sempre focado
nos seus objetivos, impetuoso,
seguindo com determinação.
Não se importa se ficaremos aborrecidos, já que não tem a intenção em nos agradar em tudo
tanto que muitas vezes pode ser visto como um inimigo,
entretanto, depois, graças a Deus, vamos compreendendo
que na verdade ele está de alguma forma nos motivando a vivermos,
reconhecendo a necessidade
de tudo aquilo que vivenciamos,
que estamos vivendo
e que ainda devemos vivenciar segundo por segundo,
apesar de certos contratempos,
fazendo valer cada pulso do nosso coração, pois diferente dele,
não somos eternos.
Graças ao Senhor, uma preciosa conclusão para termos um viver verdadeiro.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Só ser seu amigo não dá mais
Da vontade do amor
Ultimamente, cantar e poetar
Não dará tempo para amar
Da sede que era o amor
Agora o transborda com teu âmago
Floderjantes és tu, meu amor
De todas as formas a melhor parte é a sua vontade
Vontade de proporcionar os melhores momentos e sabores da vida que é o amar e felicitar.

Inserida por matheushruiz

⁠Com o tempo eu entendi que, se alguém decidiu te amar e ser teu amigo, ele será teu amigo e te amará, independente do que vc tenha feito. Assim como, independente do que vc tenha feito, alguém não será seu amigo e não te amará, se ele decidiu não te amar e não ser teu amigo!!!
A CULPA NÃO É SUA!!! A CULPA NÃO É SUA!!!
Pensem nisso CAMPEÕES!!!

Inserida por fernandoaraujo1310

Meu amigo, por um leve devaneio de pensamento me peguei pensando na sua morte, ou melhor na sua ausência eterna...

Eu com certeza iria olhar conversar antigas nossas do WhatsApp, iria rir muito com nossas piadas internas, lembraria da sua seriedade com certos assuntos e contemplaria admirado a sua vontade de viver!

Iria no Instagram e veria os memes que trocamos e a provocações políticas, ah sim! E foram muitas, diga-se de passagem rsrs

Quantas conversas marcantes, definidoras, orientadas de amor, de zelo de prudência e de vontade de querer o outro bem.

Poucos homens podem ter a alegria de ter bons amigos, sorte eu tenho de ter você aqui e vivo para desfrutarmos a vida.

E que esqueçam de nós todos os hipócritas mentirosos, escondidos atrás de certezas irrefutáveis, ousarem confrontá-los com a mais a nossa forma irreverente de pensar e refletir a vida.

Meu amigo, que seu brilho seja constante e que, quando lembrarem de você, o recordem de tal forma que digam "Eis um homem que viveu".

Inserida por ZlatanRomanov

Sou o aprendiz da *Paciência.*
Discípulo da *Calma*
Amigo do *Amor*

Conhecido da *Paixão*
Escravo do *Desejo*
Irmão do *pecado*
Quem não é ?

Vivo longe do senhor porém o busco em meus sonhos, no silêncio e em segredo.

Sou filho da *ternura* do certo e do bom
Companheiro da fidelidade

Inimigo dá hipocrisia
Enfim eu sou poesia
E não sou perfeito.

Inserida por Beneves

⁠Amigos secretos partilham segredos

Amigo, desde que ocasionalmente descobri o teu segredo
Mesmo sem tencionar, me tornei tua amiga oculta,
conhecedora das vicissitudes do teu predileto brinquedo.
Guardo segredos que nem mesmo tu consegues guardar.
E por saber dos teus mais libidinosos pecados, eu sinto medo
E uma profunda incerteza começa a me habitar.
Uma amizade que começa com segredos mal contados
pode ser mesmo amizade verdadeira ou é pura asneira?

Porém, seja lá o que for essa insensatez resistiu ao tempo.
É que de ti fiquei cativa a espera de tantas outras revelações
driblando as limitadas situações, fomento astuciosas ocasiões
que me alimentam de inusitadas confissões do teu passatempo
porque existe dentro de mim uma pessoa avidamente curiosa,
que precisa ser constantemente saciada de tuas peripécias.
E quando desapareces irrompe-se uma aguda lacuna queixosa,
um hiato que precisa ser quebrado, que só por ti é realimentado.

Sinto falta de jogar conversa fora, cedo da noite ou fora de hora.
E desde que fostes embora, acompanho o tic tac do passar das horas.
Mas o vazio interior não faz parar o tempo que alimenta a ansiedade
de uma solitária e introvertida senhora. O relógio corrobora.
Já não existe um cretino aventureiro a me entreter e me fazer rir
derramando seu charme e fofocando dos seus casos de aventuras inusitadas.
Suas conquistas, suas diabruras que me racham de sorrir.
Já não há que me choque com suas loucuras salientadas.

Não queres mais me chocar com a tua falta de compromisso e afeto
por tuas amantes insaciáveis, tuas ficantes de cenas picantes?
Onde estão as tuas charmosas idosas carentes e as vorazes ninfetas?
Cadê as senhoras viúvas sedentas e as mulheres casadas carentes?
E aquelas mulheres avulsas que logo afastas se te afetas?
Tenho curiosidade de rir com tantas mentiras esfarrapadas,
contadas como se fossem verdades irrefutáveis. Tantas luxúrias.
Sinto a falta de sentir pena da ingenuidade delas. Quanta espúria!

Sinto falta de destilar meus inúteis e incontáveis sermões
sobre as tuas atitudes rudes de despachar as tuas aventuras.
Tenho curiosidade de conhecer o mistério de tantas conquistas.
Que feitiço jogastes em todas elas que se dão sem exceções
e acreditam inteiramente nas tuas mentiras e tuas falsidades?
Que mandiga fizestes para que elas aceitem o tempo limitado
roubado da tua matriz que nem desconfia da infinidade de filiais?
Eu gostaria de desconhecer os teus segredos incompartilháveis.

Não se deixem guiar pela carência
⁠Os antigos diziam: “Pra ser meu amigo, precisa comer um pacote de sal comigo.”
Particularmente eu penso da mesma forma. Não entrego minha amizade a qualquer pessoa. Honestamente sinto uma extrema desconfiança e desconforto de quem quem se entitula minha amiga logo de cara, pois não acredito em amizade estilo miojo.
E onde entra o sal nessa história? Simples. Quanto tempo demora até consumir um pacote de sal na sua casa? Na minha acaba mais rápido que o açúcar - até porquê o açúcar é mais saboroso que o sal.
Ser gentil, cordial, e ter empatia não é sinônimo de amizade, apenas de boa Educação. Não se deixem guiar pela carência entregando seus sentimentos a quem acabou de conhecer.

Inserida por lydicavalcanti

⁠Provérbios 15:30 NTLH
Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem.sss

Amanheceu, um sábado comum, sem compromissos.
Um dia qualquer, nublado em SP.
Na televisão, as mesmas notícias.
Na casa os mesmos móveis
No espelho a mesma imagem.
O cheiro bom de café quente na mesa.
Mas, no meio do cotidiano o telefone, aquele que trás notícias, vozes de amigos, as vezes nem amigos, imagens, ele o WhatsApp chama como de costume com mensagens de bom dia, correntes que eu sempre quebro, áudios que as vezes nunca ouço, mas naquele dia comum uma foto diferente, um bom dia e uma mensagem que transformou meu dia comum, em um dia memorável.
Uma boa notícia, uma pessoa amada, deslumbrante e feliz do outro lado conta que ganhou um anel.
E eu, chorei de alegria, com a alegria dela.
E estou agora aqui com um sorrisinho de canto da boca, olho para o meu café e me penso..."Quem diria que esse sábado comum e nublado, entraria para os dias memoráveis da minha vida.

Inserida por Marieci

⁠Quem transborda muito se renova sempre seja seu proprio amigo se escute se enchergue se cuide se ame...
As vezes nos consideramos grandes coisas : um grande rio , um grande mar , mas em quanto nascente ?
Jamais deixa de seguir seu curso mesmo com o tempo , mesmo que sufoque , mesmo que a inverta , sempre a de retomar ✨✨✨✨

Inserida por Leticia17

⁠Amigos são para poucos , e poucos são amigos .
Não é o tempo que faz um amigo , é o amor o cuidado e o respeito , a cumplicidade e a lealdade , o compromisso , eles não se alteram , modificam momento algum.
Onde existe esta compreensão existe crescimento diário, e todo sentimento adverso , fogue de todas as regras e ensinamentos deixados por Jesus .

Inserida por vercosa

⁠Ser Amigo de Verdade
É aquele que sabe quase tudo sobre você
Sabe dos teus erros e dos seus acertos
É aquele confidente que não abria boca pra falar mal de você
Quando você vira as costas, ele só fala bem
E se for preciso entra num briga pra te defender
É aquele que te chama a atenção
É aquele do braço amigo, e o do choro de alegria pelas suas conquistas e o do choro de tristeza quando você se encontra no fundo do poço
É aquele que estende a mão pra você se levantar
E é aquele que só tem amor sincero pra te dar

Inserida por RosaV

⁠ Dos amigos e das amizades
Já falaram que amigo é coisa para se guardar a sete chaves
Já falaram que Amor pode ser êfemero e Amizade eterna
Já ouvimos dizer que Amigo não se compra e nem se vende
Já aceitamos que o Amigo é para aquelas horas sofridas
Todas essas frases não tem significado algum se você não os tem
Tudo que é dito soa vazio quando seu amigo não está perto
A distância ás vezes não perdoa, ela enfraquece os elos
Temos vergonha de expor sentimentos em momentos seguidos
Então vamos estreitar esses laços que sempre foram rocha
Nas mazelas e nas virtudes estiveram sempre presentes
Nos mal-entendidos e nos mau agouros não esqueçamos
De quem quase sempre esteve ao seu lado e dando o ombro
Dando braço e apoio incondicional, o resto é vida que se perde
A melhor das virtudes é a Gratidão, sem a qual as outras se esvaem
E no começo de um ano novo vamos desejar que a Amizade
Se fortaleça e que cada um de nós não esqueçamos a importância
De todos em Um e que a passagem do tempo não seja castigo
Autor: Marcos Neves Monteiro

Inserida por marcos_monteiro

⁠EU-JORGAL

Ó trovador que abre seu lábio antigo,
Diga a musa que ouve doce as cantigas de amigo:

Assim como tu sabes que mente para si,
És tola e eu tolo, mesmo sem a tua harpa,
Minha harpa é tua harpa, pois é para ti.

Chego até querer ir a tua corte com lira de maldizer,
Porem tua íris céu, cabelo ouro e branca rosada,
Expulsa de mim a sátira grosseira a cavalgada
Feito Segrel e seu cavalo perdido em toada .

Desde as melodias da antiguidade
Os trovadores sopravam realidades.
E tu dama a mim desfere lira de escarnio
Enquanto minha harpa compõe amor em grande ensaio.

Inserida por Kevin_litera

⁠“Às vezes o tempo é mais amigo seu, do que inimigo”.
Eu entrego tudo nas mãos do tempo.
É sábio saber esperar o momento certo para reagir, receber, plantar, doar, criar, falar, ouvir, e até partir para a ação.

Na vida tudo tem o tempo certo para acontecer, nem sempre estamos preparados para receber, ou viver aquilo que sonhamos.
Mas a vida nos ensina todos dias, que as nossas escolhas e decisões são o ponto de partida para que o tempo mova mais rápido ou devagar.
É bem assim, que funciona o relógio do tempo.

O trem da juventude passa rápido demais. De fato, se hoje eu pudesse voltar lá, no meu passado muitas coisas eu teria feito diferente, outras não. Mas tinha sim, melhorado o que hoje está ruim.

Não posso mudar os pensamentos alheio, mas posso criar uma expectativa em relação a pessoa que eu sou.

Eu aprendo todos os dias com os erros, porque os acertos com o tempo perdem a graça. Eu amo desafios, principalmente aqueles que me tiram o sono.
Eu tenho dificuldade para dormir, já perdi a conta das vezes que eu viro à noite trabalhando e no dia seguinte estou como se nada tivesse acontecido.

Só uma coisa me tira do sério, a falsidade, a intriga e as fofocas de pessoas mal resolvidas e infelizes.
Para mim tudo isso é superável, basta você aprender e aceitar que cada pessoa constrói o seu próprio mundo e os seus valores.

Quem sou eu para julgar, quem quer que seja?! Ainda estou trilhando o meu caminho e buscando me evoluir a cada dia.

Não abro mão de alimentar a minha fé, nas pessoas, na natureza, no trabalho, na saúde, na paz, e no amor que tudo transforma.

Inserida por eliana_oliveira_3

⁠Mãe! Mãe…

Protagonista: Ricardinho

Co Protagonista: Mãe
Amigo citado: Huguinho
Caniche: Bilu.

Mãe! Mãe, posso ir brincar na rua?
Não, Ricardinho, não podes.
Vai pro teu quarto jogar no Tablet.


—------‐—-‐—-------------

Mãe! Mãe,o bilu é meu irmão?
Que disparate! Ricardinho, o bilu é um caniche.
Mãe! A mãe do Huguinho disse que publicaste uma foto do bilu dizendo, este é o meu filho mais novo !


—-----------------------------

Mãe! Mãe...
O que é o nevoeiro?
Ó Ricardinho, fazes cada pergunta.
Sei lá o que é o nevoeiro!
Se calhar foi o padeiro que deixou o vento levar a farinha.


—---------------------------

Mãe!...
O que é o amor?
O amor é uma coisa que sentimos dentro do peito.
Mãe, mãe! Isso é o coração!!


—----------------------------

Mãe! Mãe o que é o amor?
O amor é uma coisa boa Ricardinho!
Mãe! Mãe, se o amor é uma coisa boa porque o Huguinho está morrendo de amores pela Tita?


‐—----------------------------

Inserida por elisiocordeiro

UMA VERDADEIRA FANTASIA

Dois detetives argumentam sobre um fato ocorrido.

— Bem, amigo, algo me preocupa.

— Como?

— A manchete diz: "Dormi com uma sequestradora — disse assustado o Homem".

— Ele abriu uma garrafa de vinho e logo depois estavam fazendo amor no sofá.
Ele disse que ela foi muito legal.

— Ela aparece em casa e diz que tem saudade do Homem e aí... ele sente saudade dela também, logo depois estão no sofá.

— Então quer dizer que é assim que se ganha agora?

— Bom, eu acho que é.

— Ele é um Homem comprometido, mas vai pra cama com uma fugitiva, porque ela diz que tem saudade dele. Ele conta o ocorrido pra todo mundo e a polícia o protege.

— É.

— Já viu essa Mulher?

— Não, ele pediu pra não revelarem os nomes deles.

— Bom, faz parecer que... o que ele faz é certo, contando que a Mulher não descubra, como uma Mulher que trai o Homem, dizendo que o que ele não sabe não o preocupa.

— Sim, mas tenho quase certeza que nesse caso não existe ninguém além dos dois.

— Prazer em falar com você.

— O prazer é meu.

________________________________⁠

Inserida por marcelio912

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp