Textos Bonitas pra Falar a um Amigo
Reflexão:🦉 O APRENDIZ
Um grande amigo meu já falecido, o Nelson Klar, com quem trabalhei em duas empresas, contou-me uma passagem interessante de sua vida, que reproduzirei aquiaté como uma modesta homenagem.
No seu primeiro emprego, no departamento contábil da antiga Metalúrgica Wallig, ele estava aprendendo as rotinas. O chefe imediato era o responsável pelo seu treinamento.
Em determinado momento o chefe falou que iria ensinarmeu amigo a "slipar", um antigo e já há muito extintoprocedimento que consistia em passar para um formulário os dados de cada documento contábil, para padronizar os lançamentos. Era feito em máquina de datilografia, grande e pesada (agora só vemos nos museus). A tal máquina estava em cima de um móvel, distante vários metros de onde os dois estavam.
Então, o chefe pediu para o meu amigo ir buscar a máquina... Foi aí que se ouviu do inexperiente e pretensioso aprendiz (dito por ele), uma frase:"pera aí, eu não fui contratado para carregar máquinas..."
Ficou um silencio profundo e constrangedor na sala, todos aguardando para ver o que aconteceria...
O chefe ficou por alguns momentos refletindo, depois levantou calmamente e foi até onde estava a tal máquina, trouxe e colocou na escrivaninha para continuarem o trabalho... E com naturalidade retomou o treinamento!
Meu amigo disse que corou de vergonha, percebendo a besteira que fez e nunca mais esqueceu a lição do chefe, que aliás ficou grande amigo dele depois.
É a vida que segue.
(Clovis G.A.Macedo)
Feliz aniversário para o meu melhor amigo! Aquele que sempre ri das piores piadas que eu faço, que me apoia em todas as decisões e me ensina nos momentos que eu vacilo.
Obrigado por me encorajar a ser uma melhor pessoa a cada dia e aceitar os meus defeitos. Obrigado por estar sempre comigo quando eu mais preciso de você.
Obrigado pelas palavras de sabedoria, pelas risadas e pelo ombro compartilhado.
Que Deus continue iluminando a sua vida, porque sem você, não sei o que seria da minha. Parabéns, hoje e sempre!
Um amigo meu me perguntou:
“Quanto tempo vale a nossa vida?”
E eu só penso nisso como se fosse uma aula de matemática básica. Simples e básico: a soma de números pra chegar a algum resultado. Nada mais e nada menos, somente matemática básica.
Vamos ser sinceros: quanto você pensa que a sua vida vai ser boa porque adquiriu itens? Então você acha que vale a pena trocar seu tempo de vida — que é o que você tem de mais precioso — por um punhado de dinheiro, pra assim comprar algo e usufruir disso?
Negativo. Sua vida seria nada mais que uma troca do seu tempo por algo que vai acabar ou, muitas vezes, nem vai durar pra sempre.
“Ah, mas aí compramos outro.”
E a sua vida? Como vai comprar outra?
Mas eu falei isso tudo pra chegar numa conclusão simples: se você acha que pode comprar outra vida e acredita nisso, sinto muito… você já se vendeu, só não sabe ainda.
Sua vida não tem preço, por isso não pode comprar outra. Somente quando entender isso vai saber que ela é única e jamais terá outra.
Então pare de se vender por itens baratos. Crie laços, coisas que não precisam de dinheiro. Construa algo em que nem mesmo seu tempo seja gasto à toa.
Enfim, isso é o que eu creio. Por isso eu sou um pobre lascado hahaha.
*Sobre Criar Gente em 2026*
Menos "amigo" do seu filho.
Mais pai.
Menos "like" na foto.
Mais limite na vida.
Menos "deixa pra lá".
Mais "vem cá, vamos conversar".
Século XXI não precisa de pais modernos.
Precisa de pais presentes.
_Van Escher
*Minha Casinha*
🎶✍🏼 Pezão da Timba
Nóis juntemo uns amigo
Pra arrumar umas madeira
Pra subir o meu barraco
Vai ser uma casinha simples
Um quintal, uma cozinha
Um banheiro e um quarto
Comecemos levantar
As madeiras no lugar
Quando alguém alto falou
É melhor parar seu moço
Pois a lei aqui é osso
Nesse triste mundo cão
Terra onde ninguém é dono
Mas se não se tiver dinheiro
Vem os homi e põe no chão
Tudo o que é de
Deus
É o homem que destrói
Com tanto desamor
O peito dói
E quem assim lutou
Por uma casa
Triste se iludiu
Sonho criou asa
Um amigo escreveu e me mandou, para o dia dos namorados.
Se eu fosse seu namorado.....
Se eu fosse seu namorado, eu não ia querer só os seus dias bons. Eu te amaria mesmo agora, nesse momento em que o cansaço bateu e a sua força parece ter dado uma trégua. Eu estaria ai pra segurar sua mão enquanto você descansa desse peso todo.
Sei que o passado não foi fácil e que as decepções deixaram marcas que ainda doem. Sei que muita gente falhou e que isso te fez levantar muros pra se proteger. Mas, se eu estivesse com você, eu amaria essa sua versão que sobreviveu a tudo isso, com todas as cicatrizes e receios.
Eu não teria medo das suas feridas, nem da sua tristeza atual. Eu ia querer estar do seu lado justamente agora, pra te mostrar que, apesar de tudo o que já deu errado, você não precisa enfrentar esse desânimo sozinha. Em todas as suas versões — a que sofreu lá atrás e a que está tentando se reencontrar hoje — eu escolheria você.
Não se importe com o que eu te digo,
Pois tu és aqui meu amigo,
Não critique o que eu faço,
Venha aqui me dar um abraço,
E ficarás me conhecendo,
Sei que estou te aborrecendo,
Fazendo certos comentários,
Mas isso é coisas de otários,
Invejosos e recalcados,
Ninguém aqui é disputado,
Ou objeto promocional,
Pra andar assim tão banal,
Na boca de despeitado...
Há amigo que não apenas caminha ao lado,
mas faz morada dentro do coração.
Sua presença é como bálsamo suave,
seu abraço, um refúgio em meio à aflição.
Não é amizade de superfície,
é raiz plantada pelo próprio Deus,
que floresce em risos e lágrimas,
e aponta sempre para os céus.
Toda a palavra tem
o dever de trazer
a paz e a verdade,
todo o poeta é
amigo da verdade,
cada verso aqui é
para o General,
uma tropa e nossa
América Latina.
Recordo sempre
para que da tua
memória não
seja esquecida
a grave injustiça:
há pouco mais
de três floradas
da flor nacional,
o General foi preso
numa reunião
totalmente pacífica.
Notícias deixaram
a cabeça confundida,
a audiência foi adiada,
Justiça atrasada
não é e nunca será
a verdadeira Justiça
Muita gente ignora
a paz e a reconciliação
com quem pensa diferente,
a bondade precisa
de gente de boa vontade.
E sem acesso ao devido
e justo processo legal:
continua preso
injustamente o General.
O que você faria se seu amigo passasse por uma crise?
O ajudaria?
Daria o suporte que ele e a família precisam? Ou simplesmente esqueceria tudo que passou, deixaria pra lá e ignorasse, se esse pedido partisse dele?
Ele te fala:
_Me deixa! To bem e não preciso de nada, quando eu precisar eu aviso!
Você:
Ouvindo isso, você deixaria pra lá?
Isso é amizade?
O que somos?
Somos a sorte de um jogo de azar
Somos o cheiro do café da manhã.
Somos os amigos que se reencontram.
Somos o soldado que volta vivo da guerra.
Somos a flor que embeleza o jardim.
Somos os loucos sensatos da vida.
Somos o perdão que a igreja condena.
Somos a alegria de um dia de sol.
Somos os amantes que juram amor eterno.
Somos o fim da linha de um trem.
Somos a primavera que chega em setembro.
Somos a dor de uma mãe na despedida.
Somos a verdade que a mentira inventa.
Somos a Saul...dade do que passou.
Somos tudo isso em pleno verão.
Somos a areia onde a onda quebra.
Somos o coração que se acelera na paixão.
Somos o sorriso da criança que brinca.
Somos a estrada que nos leva ao impossível.
Somos a magia do olhar da menina moça.
Somos a vida que namora o tempo.
Somos, ou nada somos.
(Saul Beleza)
07:34 22 de outubro de 2024
Sonhei que havia ido na casa do meu amigo da adolescência o TJ ele era um garoto totalmente diferente, negro, forte e estava careca, vestia um short simples e a gente começou a conversar, meu marido também estava com a gente.
Eu estava deitada no chão, quando comecei a falar para o TJ que estava muito feliz por ele ter se formado em economia, ele dava aulas em faculdade, estava feliz pela realização e evolução na vida dele.
Eu comecei a falar de mim e disse que eu ainda estava tentando fazer dar certo, e dizia pra ele que acreditava que ainda eu iria conseguir.
Ele me ouvia com atenção.
Eu comecei a falar pra ele que sentia saudades da época que éramos adolescentes e que não havia preocupações, que sentia saudades das meninas da Mayla e da Claryana e que eu sempre prezei muito a amizade deles.
Eu me despedi e dei um abraço muito forte nele e um beijinho no pescoço, ele também me abraçou muito forte.
Eu saí feliz e de repente eu comecei a ver um vídeo que eu havia postado no Facebook, era um vídeo de uma viagem que eu e meu marido havia feito, parecia ser Suiça ou gramado, mas estava mais para a Suiça, por causa dos Alpes, casas e montanhas.
Eu havia colocado esse vídeo no Facebook e ele estava legendado também.
Eu não me recordava daquela viagem, mas sabia que já havia estado naquele lindo lugar, verde e com muitas montanhas.
Eu apesar de não lembrar, eu parecia me sentir realizada por ter feito aquela viagem maravilhosa, que era o sonho de muitas pessoas.
No caminho, encontrei uma garota que havia derrubado sua bolsinha em uma poça d'água, ela era a Lusiane, irmã da Oseane, ela ria pra mim, enquanto eu pedi para meu marido pegar a bolsinha dela da poça, se ele pudesse fazer o favor.
Ela continuava sorrindo, muito feliz.
Depois segui e acabei sonhando com um abraço de Deus, um abraço quente e aconchegante e eu abri os olhos.
Por um amigo, se for preciso, eu brigo com os meus, com o mundo e até com meu Soberano Deus.
Se for preciso, eu enfrento os meus, o mundo inteiro — e até o agridoce silêncio que faço diante d'Ele.
Não por soberba, nem por rebeldia, mas, porque a amizade verdadeira também é um grandioso ato de fé.
Há laços que não se sustentam em conveniência, mas em compromisso.
Amizade não é aplauso automático, é presença que permanece quando a razão manda recuar.
É escolher ficar quando o mais fácil seria se esconder atrás do “não é problema meu”.
E se às vezes esse amor me coloca em tensão até com Deus, não é afronta: é oração em forma de luta.
É Jacó mancando depois de muito insistir…
É Abraão perguntando, Moisés intercedendo, Jó reclamando sem deixar de crer.
A fé madura não foge do confronto; ela o atravessa.
Defender integralmente um amigo não é substituir Deus, é confiar que Ele suporta nossas perguntas e entende nossa lealdade.
O Deus que nos ensina a amar o próximo não se escandaliza quando levamos esse amor às últimas consequências.
Porque, no fim, não brigamos com os nossos, com o mundo e até contra nosso Soberano Deus por um amigo — brigamos diante d’Ele, certos de que a justiça, quando é verdadeira, nunca anda separada do amor.
É no “amar verdadeiramente o próximo como a ti mesmo” que se resumem todas as leis e profetas.
Ninguém vive Só, mas ninguém sobrevive mais Sozinho do que quem vive querendo ser Amigo de
todo mundo.
Há uma diferença bastante silenciosa — e muitas vezes ignorada — entre estar cercado e estar acompanhado.
Quem tenta caber em todos os círculos acaba se diluindo em cada um deles.
Vai se moldando tanto ao gosto alheio que, no fim, já não sabe mais qual é o próprio sabor.
E assim, na ânsia de pertencer a todos, deixa de pertencer a si mesmo.
A necessidade de agradar indiscriminadamente costuma nascer de um medo antigo: o da rejeição.
Mas há um preço muito alto em trocar autenticidade por aceitação.
Relações construídas sobre concessões constantes não criam raízes, apenas vínculos frágeis que dependem de manutenção exaustiva.
E o mais curioso é que, mesmo rodeado de gente, esse esforço contínuo é raramente recompensado com profundidade.
Amizade de verdade não exige ubiquidade, exige verdade.
Não se trata de quantos cabem à mesa, mas de quem permanece quando a mesa já não oferece nada além de silêncio — ainda que agridoce.
Quem tenta ser amigo de todo mundo, no fundo, vive evitando o risco essencial de qualquer relação genuína: o de não ser aceito por alguns para ser verdadeiramente reconhecido por muito poucos.
Há uma solidão deveras peculiar em nunca poder ser inteiro.
E talvez a nossa Verdadeira Liberdade comece justamente quando aceitamos que não é preciso sermos tudo para todos — porque, ao fim, é isso que finalmente nos permite ser algo bem real para alguém.
"Tive um amigo que escolhia títulos de filmes. Quando ele "criou" o título 'Corações Dilacerados', lembrei a ele de um açougue na nossa cidadezinha que vendia coração de boi aos pedaços. Ele não gostou por eu ter lembrado!"
Frase Minha 0285, Criada no Ano 2008
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
"Outro título de filme que meu amigo criou foi 'Turbilhão de Acasos'. Perguntei se nesse ele havia se inspirado na labirintite que o deixava em redemoinho. Ele não gostou da associação e ficou enfurecido. Amigo Enfurecido é algo temerario!"
Frase Minha 0286, Criada no Ano 2008
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
"Se você é mesmo meu Amigo ou minha Amiga, por favor, contribua com a minha Ceia de Natal. Preciso apenas de nozes, castanhas, rabanadas, panetones, champã, bacalhau, peru e presentes, ohquei, Amigos?"
0739 | Criado por Mim | Em 2014
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
"Amigo, para mim, é algo muito serio. Aos Meus Amigos dedico fidelidade incondicional. Por isso, também, jamais chamo de Meu Amigo quem não o é. Não há hipótese nem exceção!"
Texto Meu 0892, Criado em 2018
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
"Quem afirma ter centenas ou milhares de amigos é porque não sabe o que é amigo... Ou porque precisa de prestígio... Ou porque está carente... Ou porque está mentindo. Ou tudo isso junto! Ah, o Cerumano!"
Texto Meu 0992, Criado em 2020
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
1440
"Quando jovem (bem mais jovem do que sou hoje), Meu Melhor Amigo tinha hábito de criar apelidos para gregos e goianos, fossem quem fossem. O rapaz mais bonito da cidade, por exemplo, ele o chamava de 'Água de Azeitona'. Não era inveja nem ciúmes. É porque o gajo realmente cheirava àquela água que há nos potes de azeitonas, HeHeHe!
TextoMeu 1440
- Relacionados
- Frases bonitas
- Frases pequenas e bonitas com mensagens curtas e poderosas
- Frases românticas com palavras bonitas de amor
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
