Textos
“Dizem que somos instantes, outros que somos centelhas. É só poeira e pó indo para lugar nenhum ou tentando apenas chegar no dia seguinte”.
Era uma vez uma pedra que abriu os olhos e começou a pensar em como potencializar tudo em volta para seu bel-prazer. Fim. Começo. Eterna busca e que bom, afinal hoje posso usar cada vez mais algoritmos e até me esquecer que semana passada eu era uma pedra. Um nada, uma insignificância, uma irrelevância, uma gota, um pingo de nada no planeta. Mas agora, tenho à sociedade, a história, a civilização, a política, a novela, o empreendedorismo pensando no gerúndio “ o que posso vir a querer”. Viver é qualquer coisa, tanto que posso escrever qualquer coisa e todos podem também, afinal ninguém sabe ao certo do que se trata ( teorias existem aos baldes nos cantos mais longínquos do mundo), “longínquo” que palavra bonita, bastava dizer a expressão: Lá onde judas perdeu as botas, você entenderia. Mas longínquo é mais interessante, e tornar tudo mais interessante é a saga sem fim da pedra mimada. Sem mais por hoje, só poeira e pedra indo para lugar nenhum, vivendo como se fosse alguém, alguma coisa ou como se tivéssemos um EU, haha piada que leva até mais 24 horas, que também não existem, mas temos que combinar que o tempo também é real e de acordo com a nossa percepção. É muito mais legal o mundo caber na visão da pedra do que a pedra caber na visão do mundo. Tiago Szymel
Texto sobre solidão:
Um dia somos 1 espermatozoide em meio a 200 milhões e inacreditavelmente, por uma questão biológica, conseguimos fecundar o óvulo da nossa mãe.
Ao longo dos 9 meses de gestação a vida vai tomando forma, aquilo que hoje chamamos de amor no meu entendimento se inicia ali no útero. Quando de repente, somos expulsos, apesar de não haver uma outra forma da vida continuar, essa forma gera um trauma inconsciente.
Vivíamos em plena felicidade e agora a vida do lado de fora demanda adaptações. Toda vez que ficamos tristes em profundidade, é comum que queiramos ficar no escuro e às vezes em posição fetal, olha aí nosso inconsciente dizendo o nosso desejo profundo de novo...
Tenho um pensamento sobre isso: Nascemos sozinhos, morreremos sozinhos. E nesse intervalo no qual a vida acontece, em alguns momentos estamos acompanhados, seja com familiares, colegas de trabalho, eventualmente amigos, desconhecidos, e às vezes encontramos na jornada o amor da nossa vida, ali nos encontramos.
Pelo menos essa é a sensação sentida. Mas em grande parte do tempo, estamos fadados a solidão. Ainda que estejamos com 1 milhão de pessoas em volta na multidão, estamos sozinhos.
Essa solitude nos faz pensar que a vida com afeto cause melhores sensações. Porém não podemos ditar as regras do jogo. Cada um nos ama da sua maneira, com o que pode e com o que tem. Uns mais outros menos, outros no rejeitam, outros são indiferente e assim somos com os outros também, queremos está presentes na vida de alguns, distante de outros e a vida acaba sendo essa dinâmica de que alguém sempre se sente só.
O amor próprio entra aí, entra no aprender a brincar sozinho, em respirar fundo e inspirar mais profundo ainda.
Pode ser doloroso, pode machucar a alma a solidão após rompimentos dramáticos, entendo isso e não questiono, afinal o hábito de acordar ao lado da felicidade todos os dias e de repente acordar e a felicidade não está mais ali, pode ser um pesadelo.
Fora os traumas das pessoas que morrem e o pesadelo do rompimento com o amor da sua vida, a vida pode ser boa.
Tiago Szymel
VIOLÊNCIA CONTEMPORÂNEA
.
Começa assim: Era uma vez animais na savana.
Fomos “ evoluindo” e aprendendo a criar coisas além da nossa natureza. Nos empolgamos tanto com essa coisa de criar coisas que depois de um tempo criamos a sociedade. Com ela vieram os efeitos colaterais do “bicho homem”, se de fato esse negócio bonito que chamamos de educação-princípios-valores-empatia chegasse ao conhecimento de todos, não tenho dúvidas que de certa forma a coisa toda de vivermos juntinhos e ( Não matando uns aos outros) poderia funcionar. Acontece que bem ali em 1980 a população do Brasil era cerca de 100 milhões de pessoas, muitas morando na zona rural inclusive. E agora, 38 anos depois a galera dobrou, os grandes centros estão lotados, as periferias incharam e a perguntinha que fica é: O quanto avançamos na educação nesses últimos 40 anos ? Você pode ironicamente responder que agora temos a tecnologia ao alcance de todos, a internet, o mundo virtual ou qualquer coisa do tipo para afirmar que a vida é aquela velha e bela cesta de 🍓 morangos. Paremos de nos enganar, a civilização está entrando em colapso, o que nos diferencia de um bárbaro na idade média que saqueava aldeias e ceifavam vidas ? E-D-U-C-A-ç-ã-o, e o que fazer agora ? Se alguém tiver resposta minimamente aceitável, escreva um projeto e envia para o político que você votou. Se não funcionar, converse com alguém do seu meio sobre como você acha que as coisas podem melhorar, se ainda assim não funcionar, faça minimamente a sua parte e eduque seus filhos. Se nada funcionar, voltamos em dois minutos ao paleolítico.
Tiago Szymel
O que é Dia dos namorados pra vc ?
"Quando se vê, já são seis horas". Amo esse verso, ele conversa comigo de uma forma profunda. O tempo escorre pelas mãos, levando não só nosso tempo de existência, mas também nossas velhas opiniões, nossos conceitos que mais pareciam muralhas imbatíveis. O tempo passa e é cicatrizador de dores, trás explicações para questionamentos até ontem, inexplicáveis.
Como escrever qualquer coisa hoje" 12 junho", sem parecer um texto influenciado pelo o que o dia pede ou teoricamente representa ? Me fiz essa pergunta há alguns minutos atrás. De fato, hoje é dia dos namorados no Brasil, devido ser a véspera do dia em que se comemora " Santo Antônio", se estivéssemos na Europa o mês de comemoração seria fevereiro e o dia 14, por conta de "Valentim", que foi proibido por Roma de realizar casamentos, porém continuou com o feito e foi decapitado a mais de mil e quinhentos anos atrás.
Mas se nem Santo Antônio, nem Valentin tivessem existido, ainda assim as associações comerciais do mundo teriam criado uma maneira de fazê-lo. Sou do marketing, e sei quando o comércio e as vendas se ascendem nessa data. Mas deixando um pouco de lado os santos e o comércio, gostaria de manifestar o quanto é importante presentear (((quem você gosta))). Mas não só com um objeto em um requintado embrulho, ou com meia dúzias de palavras fofas que você pesquisou na Internet 5 minutos antes de escrever. Me refiro há presentear com um sorriso naqueles dias de cão, presentear com um abraço de 40 segundos instantaneamente ao encontrar com o outro, presentar prestando realmente atenção no outro ser humano, nos sonhos que o outro carrega, nas dores, nos medos e naquilo que você de alguma forma pode ajudar a evoluir. Presentear sendo luz na vida do outro e não escuridão, presentear com o melhor que você pode fazer, seja um carinho, um bolo de chocolate, uma massagem, uma mensagem escrita com coração, uma palavra amiga ou apenas o silêncio e a doação da "escuta", pelas aflições alheias.
Presentear com vida, com flores disfarçadas de presença ou presença disfarçada de flores...
Esse sim pra mim é o dia dos namorados, não adianta ter doces, chocolates e rosas que murcham em 3 dias, tão pouco ser carinhoso, agradável e gentil hoje e um bálsamo de frieza, distância, rispidez, insensibilidade amanhã e nas manhãs seguintes.
Seja um bom namorado(a),
" todo dia ", ou melhor que não seja.
Por :
Tiago Szymel
Dia dos namorados em 2016.
Ainda que eu não entenda os mistérios de Deus . Ele sempre está comigo e de alguma forma está todo tempo dizendo:
"- O importante não é me entender Filha, senão me obedecer."
E eis que estou aqui Senhor como a figueira precisa da chuva pra dar frutos. Como a Videira precisa do Agricultor para se fortalecer.
Coloco meus pés sempre onde o Senhor quer que eu esteja; debaixo da Tua graça, embaixo da Tua unção.
Transforma-me cada dia mais, a não ser mais eu quem vida, mas Cristo vivendo em mim.
—By Coelhinha
DEUS NOS PROMETEU E ELE É FIEL PRA CUMPRIR.
"Se estiverdes prontos a ouvir, comereis o melhor desta terra."(Isaías 1:19)
Então lance sua rede ao mar porque chegou a hora da abundância de Deus pra tua vida!!! Creia e receba as bençãos que Deus tem reservado exclusivamente pra você no nome no nosso Senhor Jesus. #profético
─By Coelhinha
Antes me calava. Envelhecendo e subindo degraus de consciência humana, não me calo mais. Me enxergo. Me enalteço. Não lido com o racismo de forma fácil. isso me retém ódio, angústia, falta de esperança... A real é que estou cansado de me ver através dos olhares dos outros. Eles me veem como uma ameaça e isso é uma ameaça para mim.
Confesso, não tinha esse entendimento quando criança e adolescente e achava normal colocar uma ''roupa de sair'' para ir à padaria, que sempre ficou a uns dois quarteirões de casa. Achava normal ter que estar sempre ''bem vestido'' - em qualquer ambiente que fosse - para não ser confundido com um maloqueiro ou um ladrão.
Nesse tempo, evitava falar sobre isso. Eu queria mesmo era sentir essa igualdade que todos falavam. Tirava por menos. Achava que podia ser coisas da minha cabeça. Mas no fundo o sentimento de inadequação existia. Sempre existiu. O povo preto sabe do que estou falando.
Sem fim, pois hoje é dia de celebrar o resgate diário da nossa identidade. Poder para o povo preto!
(Dia da Consciência Negra)
Faz pouco tempo que deixei de viver sob o mesmo teto dos meus pais, mas o suficiente para saber o que é caminhar com as próprias pernas. E o suficiente para me fazer refletir sobre todo o privilégio de alguém que tem - ou teve um dia - mainha e painho no quarto ao lado.
No meu caso, esse privilégio é ainda maior. É infinito. Pois, um dia, estive muito perto de não ter essas figuras ao meu lado para me ajudar a crescer. Mas fui escolhido. Fui adotado. Ganhei uma rainha, um super pai e uma família maravilhosa, que são os maiores responsáveis por tudo aquilo que sou.
E o que seria de mim sem vocês? Tentar dar uma resposta a essa pergunta é falhar miseravelmente. Eu nada seria. Obrigado, família, por essa oportunidade de viver.
(relato de um filho negro adotado).
Olar! Deixa eu escurecer pra tu que racismo não é somente coisa de gente racista! Racismo também é coisa de gente do bem, de gente querida, de pessoas que dão oportunidade, que respeitam, que nem sabem que estão sendo racistas... O racismo não é uma questão moral, é uma questão política. E aí é que tá! Não é simplesmente o que se vê, ele se reproduz involuntariamente.
No jogo da vida, tu cresce e ganha um brinde de grego: o racismo velado. Pior, o reproduz diariamente - sem intenção. Numa postura, num olhar. No viés do inconsciente
.
Maaaaas, existe tratamento pra cura, vamos exercitar a empatia. Entenda seus privilégios e brigue contra o seu racismo!
SENTIMIENTOS ABSTRATOS
Eu me sinto vazio,
No mesmo momento que tenho tudo,
Eu não possuo nada,
No mesmo momento que tenho tudo.
Eu a amó,
No mesmo tempo que odeio.
Queria viver contigo,
No mesmo momento que desejava nao te conhecer,
Seria fácil,
Você ver o mundo como ele te veja.
O difícil é eu conviver com tudo isso sem ter uma razão.
Tanto que escutamos das pessoas que não devemos esperar de ninguém o que gostaríamos que fizesem por nós. As experiências delas nem sempre servem de exemplo para nós. Até passarmos pela situação. Quando cometo o erro passo a entender o conselho que foi me dado.
Aí aprendo de duas formas. A primeira a prestar mais atenção de quem vem o conselho e a segunda confiar mais em mim mesmo!
o amor
o amor não é uma recompensa por atitudes
mas sim cumpri-las
não é algo que é dado em troca
e sim de dentro para fora
um estado de espírito
é o que faz a vida ter sentido
mais do que duas bocas se tocando
mais do que um calor de um momento
isso é açúcar mas não o alimento
há três tipos de pessoas
as que tem o amor em seu viver
outras que maquinam um falso sentimento
e aquelas que não são capazes de entender
essas notórias vibrações
que existem nos corações de quem ama.
O menino de luz.
Havia um garoto, cheio de sonhos, com muitos planos. Sorridente, pensativo, popular, extremamente contente.
Seguia dia após dia buscando tudo que estava a sonhar, mas começaram a achar que ele não era capaz de alcançar.
Pessoas falavam que era perca de tempo sonhar tão alto, que era impossível atingir o topo começando de baixo, ele ouvia, mas não escutava! Era adepto da teoria que só o esforço o faria chegar onde tanto almejava.
Assim foi seguindo, sonhando, lutando, subindo cada degrau, só não imaginava que no mundo havia tantas pessoas dispostas a fazer o mal.
Um dia ouviu de um velho senhor, meu filho, cuidado, nem todas as pessoas que estão ao teu redor, estão efetivamente ao teu lado.
Era tão jovem, tão inoscente, não conseguia compreender, demorou muito pra perceber que muitos dos que lhe desejavam boa sorte, torciam na verdade para ele perder.
O moleque foi crescendo, as conquistas foram chegando, e lhe deixou confuso a proporção com que cada objetivo que alcançou mais solitário o deixou.
Não demorou muito pra perceber o real significado das palavras que um dia o velho veio dizer, conheceu a verdade, viu que o mundo que imaginava nunca foi realidade, ficou ciente de que de todas as pessoas que lhe estendiam a mão não se podia confiar nem na metade.
O garoto continuou, de olhos abertos, ficou malandro, esperto! Começou a filtrar quem realmente valeria a pena manter por perto.
As vitórias não paravam, mas a triste realidade continuou, as mesmas bocas que na sua presença parabenizavam, na sua ausência o criticavam.
O garoto morreu! O homem nasceu! E ainda era de se espantar tudo que este conseguia alcançar.
A história parece complexa, mas é de fato bem simples de entender, nada nem ninguém consegue parar a trajetória de quem nasceu pra vencer.
Não adianta torcer contra, tratar com deslisura, nem tampouco tenta atrapalhar, é absolutamente inútil tentar apagar a luz de alguém que nasceu para brilhar.
Almeida, 2019.
COMO SER UMA PESSOA ESPIRITUAL?
"Você não precisa mostrar espiritualidade pra ninguém. Mostrar espiritualidade é tentar mostrar o quão crente ou o quão espiritual você é. Apenas ande com Deus(como Enoque) e seja você. Quem não for gostar de você, não gostará e pronto, mas se você tentar interpretar um papel diferente daquilo que você é, corre o risco de se tornar escravo ou refém desse personagem que foi criado. Jesus te fez pra ser livre. Brinque, ria, ame, perdoe, seja despojado...ou quem sabe, você seja mais sério, caladão, observador, introspectivo... Deus ama você assim, anda com você assim e SE MANIFESTA ÀS PESSOAS ATRAVÉS DE VOCÊ, assim. A Bíblia nos orienta a ANDARMOS NO ESPÍRITO, não a tentarmos conquistar a aprovação das pessoas. Deus já aprovou e aceitou você Em Cristo(Efésios 1:6).
SE VOCÊ TEM ANDADO COM DEUS, CRENDO NO FILHO DELE E EM SUAS PALAVRAS, VOCÊ JÁ É ESPIRITUAL, POIS TEM PENDIDO (SE INCLINADO) PARA AS COISAS ESPIRITUAIS).
Fique nessa Palavra...Você já é aceitado por Deus, não necessita ser aceito por homens.
VOCÊ FOI UNGIDO PRA SER VOCÊ!"
—By Coelhinha
"Por mais dura que seja a terra, a semente(A palavra forte que quebranta o mais duro coração) sempre encontrará um caminho para que suas raízes(fé) possam germinar. Este embrião(palavra revelada) estará encontrando seu alimento e água para saciar sua fome e sua sede garantindo crescimento(maturidade espiritual)que dará o seu fruto(dons do Espírito) no tempo certo e momento correto."
—By Coelhinha
“Cada célula de seu corpo reage a cada pensamento que você tem, cada palavra que você pronuncia, à cada atitude sau e a cada movimento de seu corpo, e tudo o que acontece na sua vida são o reflexo dos seus pensamentos, seus atos, suas crenças e suas palavras .”
Viva A vida como o ditado diz
"OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE"
Se você ver com bons olhos
Você Será visto com bons olhos
se você mostrar os dentes ao sorrir
recebera um lindo sorriso...
porem se travar os olhos e ranger os dentes
o que espera que recebera???
Vivemos em um mundo estranho.
Como indivíduos, temos e vivemos de opinião coletiva.
Como indivíduos, não temos individualidade, isso é para poucos, e talvez para loucos.
Você não pensa, replica.
Você gosta dos gostares dos outros, e se engana achando que são seus.
Você tem alegrias, quem sabe felicidades, mas, só serão assim se forem reconhecidas pelos outros.
O coletivismo age como uma droga, entorpecendo a mente e te colocando cordas para lhe manipular como uma marionete.
Pare seu mundo. Desça dele.
Pense, o que é seu e o que é posto.
Você consegue, se desnudar e pensar por si só? Você consegue ter uma visão sua e friamente aceitar ela?
Pode parecer simples, mas não é.
Para pensar por si, você deve descobrir primeiro quem você é. Você não é um nome em uma carteira de identificação, você é alguém, representa algo mais. Você como ser vivente, tem a obrigação consigo mesmo de entender que existe uma diferença entre o que se é, e o que se quer. Saber diferenciar aquilo que realmente você gosta, das coisas que abomina.
Diferenciar, parece também algo fácil, mas, lhe digo, não é. Você reconhece o belo, porque alguém lhe disse que aquilo era belo. E você cultivou isso, e acreditou, e seguiu o padrão.
Ser você mesmo, talvez seja o maior desafio enquanto indivíduo.
Saia do modal, pense por si. Viva para você a sua vida.
Pense nisso.
Paz e luz.
As vezes paro, me olho no espelho e lembro de todas as dificuldades que já superei e as lições que aprendi com cada uma delas. A minha imagem no espelho reflete exatamente o que sou agora, bem diferente do que fui tempos atrás. Hoje fico cara a cara comigo mesma e não me envergonho de nada, vejo refletido nos meus olhos o brilho dos vencedores, daqueles que lutaram e apesar de todas os desafios nunca desanimaram ou retrocederam diante dos impasses da vida.
Sou grata quando olho para trás e vejo que algumas coisas não deram certo por estarem fora do meu controle, mas as que dependiam exclusivamente de mim foram ultrapassadas uma a uma com muita garra e por isso superadas e vencidas.
É uma caminhada, doída, a gente sofre, chora, é difícil, pensa em desistir mas continua firme e forte. Nada é fácil nessa vida, mas quem disse que seria? O que importa é que com coragem, perseverança e muita fé se consegue superar a passos lentos os obstáculos que travam a nossa vida. No fim sentir como é libertador todo nosso sacrifício e não tem preço, como é compensador e nos deixa orgulhosos de ser quem somos, porque através da dor e do sofrimento, conseguimos subir pelo menos um degrau na escada da evolução.
Nunca queira ser o que você não é, não procure iludir os outros passando uma imagem que não é sua. O mundo está cheio de gente que só pensa em levar vantagens, não importa os métodos, os ardis desonestos que usam para esse fim.
Não importa se você é pobre ou rica, poderosa ou anônima, quem gostar de você tem que ser pelo seu caráter, se te desvalorizam por ter uma condição financeira, social ou cultural que deixe a desejar, então essa pessoa não é amiga de verdade.
Jamais desça de sua dignidade fingindo ser o que não é, para satisfazer egos inflados de vaidade de ninguém.
Pessoas orgulhosas e ambiciosas demais que só visam as coisas materiais, não sabem valorizar uma amizade sincera, desconhece a palavra lealdade, princípios, ética e valores morais nada significam para elas.
Deixe quem quiser cultivar suas mentiras e disseminar hipocrisia, não despreze sua essência de pessoa do bem, prossiga integro(a) e com seus valores preservados.
O que se compra ou se troca são coisas, pessoas nunca!!
Há muito tempo parei de justificar meus atos, dar explicações do que faço para quem nada acrescenta de positivo para mim. Até porque não sou pessoa de gostar de explicar minha atitudes para ninguém, a vida é minha, ajo como bem entender. Tenho poder de decisão sobre meus atos, senso de responsabilidade, por que deveria me justificar para alguém? Acho que a vida pessoal das pessoas só interessam as próprias, a mais ninguém, qualquer intromissão nesse aspecto caracteriza falta de respeito a privacidade alheia.
Faço o que quero, na hora que quero, com quem quero, do jeito que quero e só falo para quem quero. Isso se chama LIBERDADE, e, não tem preço que pague!!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
