Texto sobre Tristeza de Mario Quintana

Cerca de 44792 frases e pensamentos: Texto sobre Tristeza de Mario Quintana

Despertar
Ainda posso ver e sentir meus sonhos, estranhamente, não os controlo, porém, estou consciente do que vejo, gosto do que vivo e sinto, poderia ficar eternamente nesse estado de semi consciência, ser um expectador de minha própria história, ver minha vida como dos olhos de terceiros. Mas, sou impedido de sonhar, puxado do meu mundo perfeito por um som ensurdecedor. Acordei...

Inserida por professormariocelio

Encontros
A primeira vez que ele a viu foi na farmácia, ele estava com uma forte dor de cabeça e como é de costume de todos foi atrás de algum remédio pra gripe ou resfriado, para que os sintomas fossem amenizados. Enquanto procurava os comprimidos, em sua visão periférica apareceu um vulto moreno de cabelos longos, lisos e negros. Ao virar para olhar, se deparou com uma linda menina (mulher) no auge dos seus 22 a 25 anos e com toda a beleza que lhe é característica da idade, ela sorriu, escolheu algum produto para a pele, mesmo que não precisasse e foi embora. O dia passou rápido, a imagem da jovem mulher não saía da cabeça dele, mas como na vida apenas o primeiro encontro é demorado, após alguns dias viu seu amor platônico novamente, dessa vez bem rápido, enquanto passava de ônibus indo para casa após um árduo dia de trabalho. Quando começamos a gostar de alguém é normal termos medo de fazer uma abordagem e acabar com nossas chances com a referida pessoa. O tempo passou, dias, semanas, até meses. Ele descobriu que ela se exercitava numa academia próxima ao seu trabalho, até se matriculou, começou a se exercitar apenas com o intuito de vê-la, quanto mais tempo passava, mas ele a amava, mais tinha medo de chegar junto e ficava feliz com os bons dias dela, até imaginava que aquilo era um sinal de que ela sentira algo por ele também. As vezes a encontrava na mesma farmácia, na academia, na rua, mas nunca teve coragem de falar nada, se contentava apenas em apreciar sua existência. Em um dia nem tão belo, ele a viu de mãos dadas com um rapaz, ficou irritado, esbravejou, jurou vingança, ela tinha acabado com seu amor. E lá foi ele, triste e deprimido, por perder aquilo que nem ao menos um dia foi dele...

Inserida por professormariocelio

Quem é você?
Pergunta muito simples, resposta nem tão simples assim, já parou pra pensar no que gosta de fazer e por qual motivo não está fazendo? O que impede?
Quem é você? Fazes o que quer ou faz o que te mandam fazer? Por qual motivo?
Quem é você? Consegue responder essa pergunta sem colocar pessoas, mesmo que queridas na explicação do seu eu?
Quem é você? Do que gosta? O que fazes?
Quem é você? Que quando pensa na resposta dessa simples pergunta se sente perdido no seu próprio eu.
Quem é você?
Quem é você?
Quem é você?
Ninguém sabe, nem mesmo você....
Encontre-se!

Inserida por professormariocelio

A senhora na janela

O dia já passou, não há mais o que fazer
A senhora se debruça na janela
Cabelos brancos e a pele enrrugada denunciam sua idade
Roupas desgastadas denunciam sua simplicidade
Olha o horizonte, como se pudesse ver algo a mais
Muito mais do que apenas o sol se esvaindo
Olha as crianças brincando, perde-se em seu pensamento
Assim como o sol, nasceu, foi jovem como as crianças
Assim que o sol se põe, sua vida vai junto, mas antes, abre um belo sorriso....

Inserida por professormariocelio

"TERRAS CATARINAS"

Lembro dos campos nevados
das poças congeladas
que meus pés de menino
insistiam em pisar
até quebrar
até congelar
até saciar...

Lembro da mata em setembro,
das flores do Jacatirão
da ameixeira torta
de tantos frutos
já cansada
quase morta...

Lembro da velhinha de pés descalços,
descendo a montanha faceira
um balaio de aipim na cabeça
como se peso não houvesse
como se ver os netinhos
fosse-lhe o céu prometido...

E tudo pra ela era fácil:

Raio era "a luz do céu"
trovão um boa noite de deus...
Os ventos de Junho e Julho
tinham que existir
para quebrar os galhos das árvores
que queimariam no fogão
para ferver a agua
para fazer o mate
que nos reuniria
em volta da quente chapa

e o calor das pessoas
era mais quente que o fogo...

Lá na Serra Catarina
de onde me sorri uma menina
que há muito tempo se foi...

(M. J. Ventura, Macapá, AP, 2006)

Inserida por MarthaCourteville

⁠A dualidade entre o bem e o mal
Enviado por Pinehas em sexta-feira, 30 de Marco de 2012
O Yin-Yang, branco e negro, a noite e o dia, morte e vida, a luz e a escuridão, o belo e o feio...
O Yin-Yang, branco e negro, a noite e o dia, morte e vida, a luz e a escuridão, o belo e o feio.
“O que era a noite sem o dia?
E a luz sem a escuridão?
O contraste é a razão
Porque a gente os avalia.
Tendo por esta medida,
Tudo para um mesmo fim,
Até tu, a própria vida,
Não eras nada sem mim.”
Disse António Aleixo no Auto da Vida e da Morte, na personagem da “morte” dirigindo-se à “vida”.
Assim funciona o mundo.
Podemos olha-lo como o belo e o feio. Quando olhamos para uma bela mulher (ou homem), temo-la como bela porquê? Porque temos padrões de beleza definidos pela nossa cultura no geral, e educação e meio onde vivemos em particular. A mais ínfima variável vai para os gostos pessoais que são insignificantes quando analisarmos o caso à distância.
Mas como podemos “saber” se a mulher que vemos é bela ou não? – Apenas e só pela distinção. O cérebro através de vários processos “compara” as imagens que captamos pelos olhos com as nossas memórias numa “pasta de ficheiros” imaginária com o nome “mulheres que já vi” que estará hierarquizado por ordem de “beleza” (uma será mais bela que outra) e enquadrará a mulher que vemos agora com a “lista”. Como é obvio este processo é instantâneo e imperceptível. Pela comparação temos o “contraste” do Aleixo.
Vemos o mundo também pelo conceito económico de satisfação / utilidade como no paradoxo copo de água / diamante, onde se por um lado a teoria valor trabalho dá mais “valor” ao diamante, torna-se completamente inversa quando estamos no meio do deserto e a água passa a ter toda a importância e nenhum valor imediato no diamante. Também será variável de acordo com a satisfação - se bebermos vários copos de água, a sua utilidade marginal vai diminuindo ao ponto de a curva descer e chegar a ser negativa, quando já deitamos água pelos olhos de tanto beber. Temos então as necessidades dos clássicos da economia de Adam Smith, Ricardo e Marx, a definir os nossos critérios de diferenciação. O bom do menos bom é definido assim.
Então e quando temos apenas bom e não temos mau? Pois. Aí temos uma requalificação e um imediato reordenamento da lista. No exemplo das mulheres, se apenas conhecermos mulheres belas e nenhuma feia (e muito importante – nunca poderíamos ter conhecido nenhuma mulher feia – caso contrário teríamos uma referência anterior), ao olhar duas belas mulheres, como serão diferentes, estarão sujeitas a uma hierarquização similar, mas como não há grau inferior, a feia será a menos bela aos nossos olhos e a mais bela será bela apenas e começara um novo processo.
Vendo neste prisma as coisas, o bem e o mal serão calibrados um pelo outro, co-existindo e tornando-se mutuamente necessários para a qualificação dos mesmos.
Sem as mortes horrendas da guerra daríamos o mesmo valor à paz? Sem o ódio, como seria o amor? Sem a injustiça, faríamos justiça? A ausência de luz seria a escuridão?
Deixo-vos com este pensamento, na esperança de que haja esperança quando olharmos o mundo e vermos o mal a surgir. Considerando o perfeito equilíbrio da natureza pela forma como a vemos. Esse mal fará o bom ser melhor, com certeza.
Mário L. Soares

Inserida por jane_costa_rebello

⁠Será possível, será suficiente que a nossa coragem possa enfrentar essa autodestruição?

Eu posso responder apenas por respostas contingentes, porque se eu fizesse uma resposta necessária, eu cairia apenas numa fé e não estaria me colocando numa posição filosófica. É possível que sim e é possível que não.

Mas entre essas duas possibilidades, nós podemos escolher a daqueles que creem que é possível que sim. E então nós podemos também nos comprometer em atuar dentro dessa possibilidade.

Se malograrmos, ficará, pelo menos, dentro de nós, a satisfação de havermos cumprido o nosso dever e de termos realizado uma possibilidade nossa.

E se amanhã houver outro ser inteligente que possa saber da nossa história, poderá olhar para aqueles que amaram a coragem e que tiveram o gesto heroico de lutar contra a própria autodestruição com respeito por esses homens.

Nós podemos nos engajar deste lado, já que estamos numa época em que todos querem se engajar. Então vamos nos engajar, mas para o lado construtivo, para o lado do bem, para o lado que lance uma nova esperança, que creia em valores superiores e que não proclame de antemão a sua derrota, porque então ela é uma dupla derrota; é a derrota daqueles que nem sequer combateram, daqueles que nem foram para o campo de batalha enfrentar o seu inimigo.

Inserida por FJE2010

⁠Se você tem ativos na Bolsa e é atendido por gurus ou gabirus, tenha em mente as seguintes observações:
1 - O depto. mais desenvolvido, mais equipado, mais atento e com mais empregados competentes desses "experts" é... o JURÍDICO!
2 - Tome cuidado com o que fala, como na polícia, tudo o que você disser será usado contra você...
3 - Mantenha uma distância respeitosa de seus assessores/ consultores/ etc. Não faça deles um confidente...

Inserida por MARIOROSSETTO84

⁠Depois de lançada, a flexa do tempo não volta, não faz
curva e nem desacelera. Aproveite o hoje e planeje o amanhã, o
tempo inevitavelmente passará.
Afinal de contas quanto tempo nós temos e quanto
tempo nos resta? Nada disso importa, somos eternos enquanto
duramos. Não tínhamos noção da nossa não existência antes
de nascermos e não teremos essa mesma percepção depois de
morrermos. Somos feitos de eternidades passageiras...

Inserida por professormariocelio

⁠SEPARAÇÃO

O fim de nossa história foi mal contada
Tudo ao teu favor como se eu não tivesse coração

Por agora tanto faz a sociedade viu suas lágrimas durante o dia , em quanto eu desabava por dentro durante a noite

Nao foi culpa nossa a torcida estava contra, o mais certo e bonito dos momento aconteceu em quatro paredes

Como tudo na vida surgiram obstáculos que causaram duvidas e uma coisa levou a outra ate a separação

Hoje o passado serve de referência de um amor não vivido na verdadeira essência da paixão

Nossa separação foi destinada, então deixa o tempo passar na mesma velocidade do vento

Inserida por goncalo_tiago_gonca

Desfruta da cor, da luz, do cheiro ou de qualquer outra sensação.
Desfruta da noite ou do dia, da chuva ou do calor.
Desfruta do nascer ou do pôr do sol.
Ou desfruta da árvore e da sombra que te fazem olhar à volta e descobrir ... mais para desfrutar.
Desfruta, acredita, avança, irmão.
Porque mesmo na tempestade o céu é belo, o vento zangado sopra as velas e o mar revolto mantém à tona o teu ser.

Inserida por MarioRuiSantos

⁠Teus lábios são o néctar
em que me perco
vida abaixo...
na busca pelo naufrágio
me entregando ao desejo

teus lábios são as fontes
em que enfio meus sonhos
meus pudores...
no deleite dos licores
me entregando a lampejos

teus lábio são pitadas exatas
em que enfio meu coração
minha felicidade...
na busca pela cumplicidade
me entregando a cortejos

teus lábios são o brilho da manhã
em que me entrego
por inteiro
no encontro de teus beijos aventureiros
me entregando a gracejos

Mario de Almeida
o poeta castanhalense

Inserida por mariodealmeida

⁠ah! Se tu viesse me encontrar agorinha,
nessa hora, a tardinha, onde o sol se põe
e a noite estrelada de lua se avizinha
seria um sonho, que contrapõe, os sentimentos

ah! quando lembro do fogo dos teus beijos
da tua boca com desejos das noites quentes
do teu toque suava, saliente
fico inerte a contemplar da tua pele os lampejos

ah! se tu viesse despida, e solta
e num ato de amor, dar-me um beijo
fazendo meu mundo sorrir

e como o sol, eu tocaria a tua boca
enquanto em teu céu corre desejos
os meu braços querem ti...

Mario de Almeida
o poeta castanhalense

Inserida por mariodealmeida

Acordes sobre ela.

Ela não anda, ela flutua
Ela não fala, ela ressoa
Ela não olha, ela hipnotiza
E quando ela me ganha com o seu modo de ser, ela não me cativa, ela enfeitiça.
Ela não sorri, ela brilha.
E quando está feliz, então, torna-se uma estrela radiante.
Será uma escultura, um monumento ou criatura divina?
Não!
Ela é apenas uma menina.
Vulnerável, frágil e inconstante.
Incompleta, imperfeita, selvagem e insana.
Mas, apesar de tudo isso, o que a torna distinta e que realmente me encanta
é que ela não tem medo de ser ela mesma:
simplesmente humana.

⁠A TUA DOR

Ninguém sente a tua dor,
Ninguém jamais sentiu,
Ninguém sabe como doeu,
Em quais sentidos a dor mexeu.

Ninguém tem a mesma cicatriz,
A exata noção do que viveste,
A cicatrização do teu ferimento,
Ninguém tem a medida, ninguém é você.

Então, eles - quem quer que sejam -
Não entendem, não merecem,
Ser levados em conta,
Nas suas opiniões superficiais.

Desconectadas do contexto único,
Das tuas experiências,
Ninguém é você,
Ninguém jamais será.

William Contraponto

Um Canto na Aurora

⁠Um relâmpago no céu noturno
Ilumina o caminho inseguro,
Sob o tempo mais soturno
O pensamento teme o futuro.

A espera é pela manhã chegar
Para que tal apresente algum alívio,
A esperança está na tempestade cessar
E seguir sem nenhum sonívio.

O deleterio recôndito dispensado
Já não pode aludir e contagiar,
O pássaro da aurora despertado
Fez seu canto para o céu clarificar.

Todo pretérito acuou-se na soleira
Em resultado do interlúdio ambientado,
No tempo corrente não é coleira
Apesar de arquivo a ser consultado.

No lume abastecido de percepção
Uma presença é reconhecida,
É o pássaro auroral na recepção
Que canta dando boas vindas.

William Contraponto

Existe um olhar diferente,
A tudo e á todos
Não imagino uma pessoa ínfera á outra,
Somos pedaços,
E nada nos leva a pensar
Que não exista...

Pessoas distintas a cada olhar,
Pessoas distintas a cada pensar,
Pessoas distintas a cada andar,
Pessoas distintas a cada falar,
[...]

Sem dúvidas,
realmente somos diferentes,
Por formas e pelas variáveis feições,
E ao mesmo tempo somos iguais,
Por dentro,
E essa igualdade não nos
fazem pensar que não exista...

Momentos distintos a cada pessoa,
Atitudes distintas a cada pessoa,
Personalidades distintas a cada pessoa,
Cada pessoa distinta a cada pessoa,
[...]

Nem somos forçados a existir,
Muito menos a resistir a essa oposição,
Se não consideramos o Deus
Nossa grande salvação,
Não seremos diferentes,
Não seremos distinção
[...]

Inserida por SegundoEle

MENTIRAS, DISTINTAS E TALVEZ NÃO FAÇA SENTIDO.

O sangue nunca mudou,
Sempre estamos á pensar,
Cada canto da cidade,
Tem alguém pra conversar,
Sobre o mundo, sobre nós,
Sobre nada, sobre tudo,
Quem diria há diferença,
Ser um grande atributo...

Se fossemos todos iguais, que graça ali teria,
Chamar João pelo nome e responder dona Maria,
Cultive o que nos resta e, plante o que nos falta,
Amar a igualdade é esperar pela a vontade,
De todos que nos contestam.

O único homem perfeito, foi Jesus que nos amava.
Não entendo o destino, pra quê um grande desatino,
O ódio não é tão grande quanto o sonho de um menino.
[...]

O coração sabe dizer, se eu te amo de verdade,
Mas porque eu mentiria? Nunca vi necessidade.
Têm gente que não entende o preço de uma mentira
Perder a confiança, de uma pequena criancinha,
Seria uma grande desvantagem,
Ser conhecido assim,
Como um grande mentiroso, que só pensa em ser feliz.

Pois, muitos usam a mentira, para se auto-promover,
A política é um exemplo de desgraça á temer,
Não é fácil ser gentil, um exemplo de verdade,
Mas sei que no final;
Tudo fará sentido no final do teu sorriso,
Quando o respeito for a base da verdade...

Inserida por SegundoEle

Quantas e quantas vezes
você para para refletir
como amar alguém
com tanto amor assim?

Em meio aos problemas
em meio a tantas ilusões
é difícil prender dentro de mim
todas essas emoções.

Não está sendo tão fácil
mas tenho que prosseguir
não pensei que a vida
fosse tão difícil assim...

Mas com todas essas coisas
tenho muita convicção
que a minha fé nunca irá
deixar-me de mãos postas ao chão.

E tenho a esperança
que um dia irei dizer
como eu quero passar
o resto da minha vida com você!

Inserida por darllan_kawe

Cheguei a uma fase na minha vida que para me emocionar com palavras exige muito esforço da outra parte
Digo de modo que eu tenho que perceber que aquilo foi dito direto do coração, olhos cheios de lágrimas de alegria
Frases que eu nunca tenha ouvido antes em conjunto que me faça perceber que aquele momento é único e que realmente nada ali é superficial
Claro que não são todas as pessoas que conseguem se expressar de tal maneira
Não julgo por isso, to longe disso.. más se não conseguir esse objetivo, que seja com atitudes
As mais simples que for, como chamar pra conversar numa praça, chamar pra ir ao cinema, ou mesmo forjar uma desculpa só para ver a pessoa, uma desculpa boa sabe?
Palavras ditas com sentimento, com certeza, tem muito poder, oh se tem
Más pequenas atitudes feitas com uma grande intenção de apenas agradar o próximo e consequentemente a si mesmo, torna tudo mais bonito e mais fácil
Só isso que eu quero, só isso que eu preciso.. "só isso".

Inserida por geovanesampa