Texto sobre Tristeza de Mario Quintana
A vida tem desses dias, desses dias em que tudo parece estar errado, tudo parece ruim. A vida tem dessas coisas, coisas que não esperamos, que não podemos prever e nem planejar. Esses dias em que você acorda sem o coração no peito, que por algum motivo tiramos de onde ele nunca deveria ter saído.
Muitas vezes,me sinto um parasita antiquado em um mundo incessantemente modernoso. Muitas vezes,vivo como se fosse um peixe que mergulha em águas carrascas,para depois voltar a terra que emana o terror. A morte muitas vezes me parece o único absurdo confortável,a saída para outra coisa, porque o coração já há muito tempo exige uma esperança, de que o que vier depois, que seja o rumo certo.
Talvez um dia lembre-se que chorei por você — mas queria te ver sorrir — nesse dia, a tarde irá embora logo e a noite fria vai chegar. E você vai perceber que frio e lágrimas não combinam. Vazio por dentro, sentirá o peso dos falsos sentimentos. Vai ver o quanto é duro não me ter ali para te abraçar ao sentir frio; para te beijar, quando se sentir só; para sussurrar baixinho em seu ouvido, dizendo que te amo; pra dormir abraçadinho; pra morder tuas bochechas, ou pra te acalmar nas noites que você sentir medo antes de dormir... No fim das contas, você vai tentar me procurar em qualquer alguém (como das outras vezes), e acabar percebendo que igual ao meu amor, que você desperdiçou, não encontrarás.
Tenho uma amiga fiel que insiste em ficar em minha vida, eu vivo brigando com ela, mando ela embora, eu digo que não a quero do meu lado, mas parece que ela me adora... Mesmo eu estando no meio de muita gente, quando menos espero ela aparece dando o ar da graça, e fica bem ali do meu lado me fazendo companhia. Ela olha pra mim e diz "Vou embora, sim, no dia em que a felicidade estiver do seu lado..." Essa minha amiga nada mais é do que a solidão.
Por quê ?Por quê ?Por quê ?os dias se e você não sai da minha cabeça.de meus pensamentos,de meus sonhos...Por quê tenho que sofrer assim?por quê você não liga pra mim?por quê não fala comigo,qual foi meu crime para que eu peça clemência e tenha o direito de ser feliz... e ficarmos juntinhos..
Quando não se tem certeza, fique em silêncio na maioria das vezes queremos resolver tudo a nosso modo e usamos mal as palavras principalmente quando nos sentimos ameaçados e somos ingratos pois deveriamos agradecer mais com palavras então quando se sentires angustiados e tristes conversem com Deus e use as palavras nas horas oportunas agora o silêncio é uma das mais belas orações quando não sabemos o que dizer.
O tempo? Há o tempo! Que não perdoa a ninguém, que leva a todos arrastando-os de uma maneira ou de outra, o tempo que a ninguém espera, como podes, como tens tanta coragem de ser assim, olho para o espelho e me vejo um menino, por um segundo pisco os olhos e me vejo um adulto de 31 anos, se eu piscar novamente verei então um velho!. O tempo é o espaço da vida, para uns curto e para outros longo. Eu contei e contei e entendi com minha própria inteligência que o tempo mesmo passando igualmente todos os dias, está rápido! Quisera eu não ver estes dias maus de minha vida, quisera eu observar o oculto e entender como esse tempo uniforme para todos os dias, são abreviados, como pode 1 ano ser um dia de ontem que se foi. As noites terrenas tem sido árduas, os dias melancólicos, e a vida vai passando em altos e baixos, entre problemas parcialmente resolvidos por soluções que talvez nem nos tivemos a ideia, e assim somos levados a resolver pelo arrastado da vida, o tempo nos leva como as correntezas de um rio furioso que a ninguém espera. Agora só me resta ainda viver enfadonhamente ate o ultimo dia de folego da minha vida, quando finalmente verei o tempo me findar.
"Hoje eu agradeço ao ser onipotente que rege as nossas vidas, pois em meio tantas ocasiões difíceis, tudo fica mais fácil quando ainda cremos e confiamos.. Desejo aos meus familiares e amigos, saúde renovada, conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, amor em meio à aversão e que não esqueçamos jamais: tudo começa acontecer, no exato momento em que começamos acreditar."
É questão de olhar pro tempo e sentir a dor de um ultimo trago, questão de abraçar a vida, de sentir que permaneces vivo, de respirar um ar inteiro, de tocar o vento como algo sólido, de sorrir pro imaginário, de dispensar aplausos. É questão de esta, de sentir que és maior ou infinito, pois mais me tem valido ser só mais um poeta de cigarro, que um intelecto dessa tristeza que nunca vai.
A escrita torna mais fácil o que acho difícil de falar, prefiro sofrer sozinho isolando-me num universo paralelo onde procuro paz, respostas, analiso o dia-dia, onde procuro a razão e tento não me iludir tornando-me no meu melhor amigo. É aqui que me encontro quando me vês a vaguear sozinho, a olhar como se não estivesse a ver nada, quando falas para mim e eu não te ouço, quando transmito no rosto tristeza ou um falso sorriso, quando me perguntas o que se passa e eu simplesmente respondo "Nada", não penses que não confio em ti, ou que não te ache importante ao ponto de te contar o que se passa comigo... Tenho medo de contar pensando como irás reagir receando mudar algo no dia-dia de que me arrependa, acreditando que passo melhor se tudo continuar como esta. Sei que podes interpretar mal as minhas atitudes ou respostas e até achares que sou a pior pessoa do mundo e sem me aperceber até te posso magoar, com este texto talvez encontres respostas às quais nunca te respondi, com este texto ficas a conhecer um pouco de mim e se ainda não te apercebeste eu sou muito reservado, prefiro guardar para mim do que enfrentar o desconhecido ou sobrecarregar alguém com os meus problemas, sinto que tenho muitos limites e não gosto muito de arriscar, tento ser eu próprio, tenho baixa auto-estima, não acredito em mim, etc... Receio não te conseguir interpretar, receio te tocar, receio te olhar nos olhos, receio do que me podes dizer, por isso hesito, reflito no próprio passo, por vezes afasto-me, faço silêncios e sem coragem para te contar, tento esconder ... que gosto de ti!
Comumente acreditamos e somos ensinados que precisamos ser feliz e vencer sempre. Mas às vezes penso que o somos ou o que nos definir, mais que as nossas vitorias, e como encaramos as derrotas, as nossas tristezas e derrotas nos molda, nos forma, forja o nosso caráter e a nossa personalidade a nossa essência.
De costas pra saudade com a arma na mão. E ela também. Primeiro passo à frente, segundo passo… Eu sei que eu tenho que apertar o gatilho primeiro, mas ela parece tão mais forte e ágil. Ela vem tentando me aniquilar faz tempo, mesmo quando se faz de boa moça e se intitula “saudade reciproca”. E eu vou me esquivando, o máximo que posso. Tentando destruir um pouco do seu corpo, mas o que eu posso fazer? Ela se regenera. E, de novo, me espia com seus olhos amedrontadores por cima do ombro. Eu fico procurando meios de ser mais forte que ela, arrisco um riso atemorizador, mas no fundo sei o quanto estou abatida e frágil e acho que ela também sabe. Terceiro passo e atirar. Ferida outra vez. Vendo a carência, o vazio, a tristeza se aprontar do lado da saudade. Todos com olhar de quem venceu. E eu sozinha. Quando isso vai acabar? Agora é tudo escuridão. Depois eu acordo.
"Para mim o mais importante é que com tanta maldade tanta ambiguidade nós conseguimos enxergar o que é importante. Se nós não nos chocássemos seria um sinal de alerta, pois estaríamos anestesiados ou igual aos que fazem tremendas barbaridades. Apesar dos pesares tenho em mim muita fé em dias melhores, pois sei que meus sentimentos de raiva, fúria, indignação e muitas vezes de tristeza vivem dentro de mim, mas quando os reconheço escolho como quero caminhar e dentro desse contexto quem eu escolho ser."
Saber sofrer é aprender padecer com resignação a injúria que foi imposta, por mais dolorosa a sensação da perda de quem gosta e de chorar a seco a própria fragilidade frente ao irremediável. Seja egoísta com sua dor, não divida esse fardo para aliviar o peso dos ombros, deixe-os calejar. Ele é de sua propriedade, de uso único e exclusivo.
Tem aquele dia em que estamos desassossegados, é nestes dias que as poesias borbulham dentro da gente. É como se encontrássemos pela primeira vez a mulher da vida da gente. Não só uma, todas elas juntas. É o encontro com a mãe, com filha, com a mulher amada, com a amiga que ocupa lugar especial. Nestes dias não conseguimos fazer nada. Queremos um sorriso, daquela pessoa inusitada no bar quase cheio. Queremos um abraço apertado, daqueles que fazem a gente escrever uma obra prima. Sou daqueles poetas que alegram-se por nunca ter faltado inspiração. Mas eu tenho medo. Tenho medo que as poesias sequem. Tenho medo que o grande prazer que ganho todo dia se perca na serenidade dum dia desses.
Mentalize a ideia de que estava andando sozinha com uma pilha de livros, na verdade muitos, e você veio correndo, me esbarrou, jogou tudo no chão, se assustou, agachou e começou a pega-los, colocou-os nas minhas mãos. Mas na verdade, ao invés de livros, minhas mãos abrangia meu mundo, despedaçado, enquanto tentava equilibra-lo, você veio, me encostou, o jogou longe, fez uma baderna pior do que já estava. E aos poucos, juntou os pedaços, o ergueu, me entregou, mas não só isso, o segurou, para que não aguentasse sozinha o peso. Se você quiser soltar, aguentarei, pois, não terei outra escolha, porque antes já aguentava, era inacabado, mas era o mesmo, você chegou tudo nos eixos, e pra mim já é o suficiente, pode partir, mas o que você fez por mim vai ficar pra sempre aqui...
Tantas vezes o dia amanheceu gracejando e ainda assim terminou pesando o travesseiro de tanto chorar. Tantas vezes surgiu o sol sorrindo e ainda assim a noite gritou no céu, um grito vazio, e foi o choro mais triste do mundo. Tantas vezes a manhã foi gostosa e ainda assim o crepúsculo foi sombrio.
Às vezes bate aquela carência e, junto com ela, uma melancolia, que às vezes vem do nada. Mas toda carência, no fundo, é falta de algo ou de alguém e quase 100% é de alguém. Quando o coração aperta e a saudade fala mais alto, o coração clama pela presença de alguém. Só assim ficará livre dessa tristeza. A falta de afeto de alguém nos leva a um sofrimento que pode causar ilusões, pode nos fazer cometer loucuras e nos leva a um mundo irreal.
Não foi nada do que ele disse, nem nada do que ele fez. Na verdade, ele não tinha feito ou dito absolutamente nada. Estávamos em silêncio, os dois, olhando um para a cara do outro. Isso era exatamente o que chamam de “silêncio desconfortável”. Era o fim e nós sabíamos. Não foi nada do que eu disse, nem nada que eu fiz. Eu também não havia feito ou dito nada. Ele simplesmente sabia.
Ele não teria outra solução, outro caminho. Ele não é feliz, pelo menos não sabe que não é. Ele simplesmente acha que está tomando as decisões certas enquanto sobe em um monte que simplesmente após uma tempestade vai ser do tamanho de sua queda. Ele não sabe, ele não vive, ele simplesmente se engana, se distraí, se atraí e se apaixona por alguém que sempre lhe abandona.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp