Texto sobre Medo de Mario Quintana
E pensar que eu sempre falei sobre essas amizades falsas que ferem a alma - melhor seria se ferissem o corpo.
Eu sempre pensei - e continuo - que a verdadeira amizade é aquela que nos permite falar de defeitos, qualidades e o que mais vier a cabeça. Porque amizade de verdade é aquela que você fala o que vem a cabeça, e não se arrepende de nada dito - podem passar meses, anos.
Não existe maneira mais bonito que justificar uma amizade defendendo um amigo. Isso pra mim é nobre.
Mais nobre ainda é termos um amigo de valor.
Nunca acreditei em alguém que não se deleita na felicidade de um amigo, a amizade não está nesse relacionamento.
Esse negócio de fingir, tentar impressionar, ser outra pessoa não tá com nada, sabe? Gente que é gente gosta de ser do jeito que é.
Triste mesmo é ver uma amizade evaporar em meio a decepção. Aí resta aquela boa esperança que, se tudo vivido foi verdade, a amizade reaproxima. Mas não acredito muito nisso.
Pessoas feridas costumam mudar.
Eu, por exemplo, não mudo só as roupas, o cabelo e o esmalte. Eu mudo a cidade, o telefone e a caderneta de anotações.
É cansativo viver de memórias - prefiro deixar as memórias pra lá, pra haver mais espaços pra coisas novas.
Eu gosto de novidade - e isso não significa que agora estou sociável.
Também gosto da verdade. Antes uma dor sincera, que uma alegria falsa.
E nada mais me irrita que saber que a alegria que tive foi falsa.
Acho que é por isso que acabo sendo tão radical. Melhor assim.
Amizade, acima de tudo, é certeza. E quando você duvida, já não é mais amizade.
Eu acredito que o sentimento fica pela pessoa que te decepcionou, mas, como disse o Pr. João Chinelato hoje pela manhã "Amores e pessoas complicadas fazem mal a saúde. Ainda que precisamos amar a todos, faça um teste, quando você se afasta de pessoas complicadas até sua saúde melhora", então é melhor se afastar.
A gente se afasta e a amizade esfria, congela e vira memória. Por que, como já dizia Immanuel Kant "a amizade é semelhante a um bom café, uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor".
É melhor virar memória, poupar conversas desgastantes e dor.
Sem dor, sem lágrimas.
Vocês sabem mais acerca dos livros de contabilidade de
seus negócios do que sobre a Bíblia; mais acerca dos diários de suas vidas
do que sobre o que Deus escreveu. Muitos de vocês podem ler um romance
do princípio ao fim, e que proveito tiram disso? Um bocado de pura
espuma ao ter terminado.
A DIVERSIFICAÇÃO DOS CONCEITOS
Cada pessoa tem um conceito diferente sobre seu semelhante.
Perante a visão dos outros podemos ser
Ilustres, insignificantes, indispenáveis, medíocres,
Verdadeiros, arrogantes, adoráveis, malígnos...
Enfim...a diversão está na diversificação dos adjetivos!
Pois não somos e nunca seremos nada do que os outros pensam
Na verdade, somos apenas semelhantes de nossos semelhantes
Meros mundanos à busca da perfeição e sempre à procura da imperfeição de tudo ao nosso redor!
SOBRE VOCÊ
Modificações de um email que recebi falando sobre a mulher, resolvi alterar algumas coisinhas...
Se você se insinua, é porque adora me provocar, (e eu adoro isso)
Se você fica na sua, tenho que entender.
Se você aceita fazer amor no início do relacionamento, é porque me ama
Se você não quer ainda, é porque não ta na hora.
Se você põe limitações no namoro, é porque to exagerando;
Se concorda com o que o eu digo, eu devo estar certo.
Se você batalha por estudos e profissões, é porque é inteligente
Se não tá nem aí pra isso, ... (você jamais faria isso)
Se você adora falar em política e economia, é porque é muito inteligente
Se não se liga nesses assuntos, pra mim, isso nunca foi defeito
Se você corre pra matar uma barata, é porque odeia baratas
Se corre de uma barata, é porque odeia muito baratas
Se você aceita tudo na cama, deve ser porque ta gostoso
Se não aceita, é porque exagerei de novo.
Se você ganha menos que o homem, todo mundo ainda pode crescer no trabalho
Se ganha mais que o homem, que ótimo pra nos dois
Se você adora roupas e cosméticos, porque se arruma pra mim
Se não gosta, é porque é linda demais, feito você
Se sai mais cedo do trabalho, que bom, mais tempo pra mim
Se sai mais tarde, muito trabalho, eu sei
Se faz hora extra, é responsável
Se você gosta de TV, quem não gosta
Se você gosta de livros, cultura nunca é demais.
Se você se chateia com alguma atitude , humm, exagerei mais uma vez
Se aceita tudo o que ele faz, então devo estar fazendo a coisa certa.
Se você gosta de rock, é uma pessoa eclética
Se gosta de música romântica, continua sendo eclética
Se gosta de música eletrônica, eclética é eclética, ora
Se você usa sainha curta, é porque pode, é gostosa...
Se usa saia comprida, num deixa de ser gostosa por isso
Se você faz cena de ciúme, é porque gosta de mim
Se não faz, é porque confia em mim
Se você fala mais alto que eu, é porque eu falo muito baixo
Se você fala mais baixo, é porque falo muito alto
NÃO EXISTE COMPLICAÇÃO, QUANDO EXISTE AMOR DE VERDADE.
É assim todo o dia
O sol clareia brando
A lua suaviza meu pranto
Medito sobre minha vida vazia
Lágrimas de suplício
Lágrimas geladas...
Lágrimas desperdiçadas...
Tentando aliviar meu martírio
E eu odeio tudo isso
Odeio sentir essa tortura
Ser seguida por essa amargura
Até já tentei suicídio
Minha lamúria
Meu terror que queima minha alma
Minha mortificação que não me deixa ter calma
Minha eterna fúria
Lágrimas...
Lágrimas de dor
Lágrimas sem amor
Mágoas...
Tentei me afogar
Nessa lamentação inútil
Nesse lamento fútil
Na bruma que disfarça o mar
Mas isso não me protegeu
Só me trouxe mais aflição
Só trouxe minha crucificação
Mas isso não me abateu
Pois, assim como eu
Nesse mundo profano
Sufocado nesse desejo insano
Muita gente morreu...
Nessa imortal depressão...
Sobre o amor.
Quando nasce um amor novo, é difícil resistir à tentação de alimentá-lo só com a presença. Mas é preciso deixar o amor respirar. Se você colocar uma flor bem bonita dentro de uma redoma, com medo que o vento e o tempo levem sua beleza, manterá por muito pouco tempo o que dela é bonito.
O que eu aprendi sobre o amor, filho, é que ele é feito de faltas e presenças. E que nenhuma das duas pode faltar.
Aprendi que o amor é feito de liberdade. É como ter, todos os dias, muitas outras opções. E ainda assim fazer a mesma livre escolha.
Dessas pequenas vitórias se faz a alegria de amar e ser amado. Descobrir no olhar do outro que você foi escolhido de novo. E de novo, mais uma vez.
Também aprendi que o amor interrompido em seu auge permanece bonito para sempre. O que pode ser muito doído ou pode ser um presente. Depende de como a gente quer guardar. Depende de como a gente quer seguir.
O amor é feito de falta, filho. Mas aí mora um perigo: adorar mais a falta que o próprio amor. Posso cometer esse erro diante de quem amo ou diante da própria falta. E aí quem passa a faltar sou eu mesma.
O amor é feito de falta, mas não sobrevive sem a presença. O amor é feito de hoje.
Por isso, ao ver a ida do seu pai, meu coração deu um nó. Como continuar minha caminhada, como não olhar para trás, se vinha de lá a nova presença, o novo amor?
Você é feito do amor de ontem, cresce amor de hoje e vai ser amor de amanhã. Você me trouxe a alegria de continuar amando o seu pai. Aquele que conheci, com quem vivi cada hoje com intensidade e delicadeza. Aquele por quem lutei, com quem briguei. Aquele que me transformou e que se deixou transformar por meu amor.
Você e ele, juntos, me trouxeram o milagre de continuar amando a mim mesma.
A falta do seu pai doeu ontem e dói ainda hoje. Mas não é a mesma dor. Com esse amor, tento transformar a dor de hoje em uma dor diferente amanhã.
O que aprendi sobre o amor é que ele deve estar sempre distraído. Mas quando falta o objeto do amor é o contrário: melhor não se distrair nunca.
O que aprendi sobre o amor - e isso aprendi sobre o amor a mim mesma - é que ele exige de mim, todos os dias, um esforço. Um exercício diário do qual não posso abrir mão.
É como estar num mar profundo, sem barco ou bóia. Não posso simplesmente boiar. Posso relaxar um pouco, mas logo retomo o nado. Não posso boiar, não posso, não posso. A onda pode me levar.
O Casal Assassino
No fundo de seus olhos eu vejo, uma triste e sombria história.
Sobre um simples casal,que um dia teria sua glória.
Meu assassino perfeito, um idiota maluco,
junto com as almas que nunca ficarão de luto.
Meu psicopata, um homem de sorte,
juntando o nosso amor sempre seremos mais forte.
Eu e você. Juntos somos perfeitos.
Somos assassinos, e temos nossos direitos.
A faca vai entrar, naqueles que nos humilhar.
Então tome cuidado você ai, pode se machucar.
Mas calma ! Ei ! Não se desespere !
Porque nessa história toda,
é você que se fere.
Direi a toda a humanidade, sobre as maravilhas que vi ,fiz e encontrei neste planeta.
Direi sobre os amores, sobre as promessas cumpridas ou não.
Falarei aos quatro cantos que só amei uma vez e somente uma vez me encontrei em tamanha felicidade.
Direi que estes poucos espaços de tempo que estive aqui eu consegui sorrir, chorar, magoei-me, acho que magoei também.
Eu sei o que fui e o que vai ficar quando a brisa pairar sobre minha cabeça e me remover deste universo, sei que tudo o que fiz aqui se foi comigo e que nenhum outro ser vai sentir a emoções que para mim foram doadas enquanto aqui eu estive.
Direi que minha vida só fez sentido porque todos os sentidos e prazeres que a vida me deu para viver eu vivi, e fui feliz.
Da brevidade do tempo
Influência da brevidade do tempo sobre os trabalhos dos homens: supondo que um astrônomo demonstrasse geometricamente que daqui a mil anos um planeta no seu percurso cortará a órbita terrestre precisamente no momento e no ponto em que a terra ali se encontrar e que a destruição da terra será a consequência dessa enorme colisão; o langor irá então apoderar-se de todas as atividades; não haverá mais ambição, monumentos, poetas, historiadores e talvez tampouco guerreiros ou guerras. Cada um cultivará o seu jardim e plantará as suas couves. Sem desconfiarmos, caminhamos todos para a eternidade.
in "Elementos de Fisiologia"
Um velho sábio certa vez explicava para um jovem aprendiz sobre a arte da colheita e dizia:
-Muitas pessoas se machucam na vida porque querem, existe uma ordem natural da colheita
-Quem semeia distância, colherá a solidão
-Quem semeia inconstância, nunca colherá a paz
-Quem semeia exposição, colherá cachos de inveja.
-Quem semeia ingratidão, colherá favos de “não”
Disse mais ao aprendiz.
- O segredo da colheita não está que se planta isso pouco importa
E o jovem mais do que de pressa pergunta.
-Como assim? Então onde está o segredo mestre?
O ancião responde.
- filho o segredo está na fase de regar o que se plantou, o problema não é plantar errado, mas sim alimentar e semente errada. Na vida, por causa da nossa natureza humana deixamos cair um monte de sementes que não deveríamos isso não podemos mudar, mas o que vamos regar sim. Cultive o amor, o carinho, a amizade e verdade e tenho certeza que lhe dará bons frutos. O resto morrerá pelo caminho.
Ela nasceu sobre o olhar das estrelas,
Foi referendada pela lua
Cresceu sobre a Luz do sol
Desenvolveu-se sobre a Magnitude dos astros.
Ela fez da sua vida magia
Encontrou o amor onde só a havia dor
Transformou sua saudade em felicidade
Ela poderia ser uma triste canção
Mas sua emoção e paixão fizeram
Com que as notas musicais de sua vida
fossem leves e felizes.
"O ser humano gosta de pensar que esta no controle de sua vida...
Eu tenho uma teoria sobre o por quê as pessoas fazem coisas terríveis. É a mesma razão pela qual as crianças se empurram no pátio da escola. Se é você quem está empurrando, então não vai ser aquele que é empurrado. Se você é o monstro, nada vai estar esperando nas sombras para pular em cima de você. É muito simples: as pessoas fazem as coisas terríveis que fazem... por medo. E também para elas é melhor ser um monstro ...pois na esquina nenhuma força das trevas estará contra vc"
Sobre um Poema
Um poema cresce inseguramente
na confusão da carne,
sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
as sementes à beira do vento,
- a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
a miséria dos minutos,
a força sustida das coisas,
a redonda e livre harmonia do mundo.
- Em baixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
- E o poema faz-se contra o tempo e a carne.
Não importa o que você diga sobre amor
Eu continuo querendo mais
Deixo minha mão no fogo
Mais cedo ou mais tarde, eu consigo o que estou pedindo
Não importa o que você diga sobre a vida
Eu aprendo toda vez que sangro
A verdade é uma estranha
A alma está em perigo
Eu tenho que deixar meu espírito ser livre
Para admitir que eu estou errada e depois mudar de idéia
Desculpe-me, mas eu tenho que seguir em frente e te deixar para trás
Eu não posso perder tempo, então dê um momento
Eu percebi que nada está quebrado
Não preciso me preocupar com tudo que eu fiz
Vivo cada segundo como se fosse o último
Não olho para trás, tenho um novo caminho
Eu te amei uma vez, precisava de proteção
Você ainda é uma parte de tudo que eu faço
Você está no meu coração como uma tatuagem
Como uma tatuagem
Eu sempre terei você
Eu sempre terei você
Cansada de jogar todos esses jogos
Não se trata de tomar um lado
Quando eu olhei no espelho, não aliviou
Machucou o suficiente para pensar que eu poderia parar
Admito que eu estou errada e depois mudo de idéia
Desculpe-me, mas eu tenho que ser forte e te deixar para trás
Se eu viver cada momento,
Não mudará momento algum
Ainda uma parte de mim em você,
Eu nunca me arrependerei de você
A lembrança de você ainda
Marca tudo que eu faço
Todos os capítulos que revelam o mistério da vida estão gravados na primeira pedra sobre a qual se edificou o universo.
De nada servem as súplicas, nem os rogos, nem as orações a Deus se não acerca a Ele pelo caminho da redenção.
Cada hora que ocupe na preparação de sua alma pode economizar-lhe séculos de dor
Este Natal é o Natal da reflexão em minha vida. Reflexão do amor de Deus sobre cada um de nós, sobre sua bondade e a magia do perdão; e que devo seguir meu caminho neste exemplo superior. Reflexão também do meu ser, do que fui, do que plantei, do que colherei e do que posso me transformar nesse mundo de tantas controvérsias e mudanças. Que neste Natal possamos refletir o que somos, o que queremos e o que seremos para nós e para quem amamos. Que seja um Natal de paz, um Natal de luz, um Natal de harmonia, um Natal de gratidão e principalmente um Natal de amor.
FELIZ NATAL PRA NÓS. 🎅🏽
Não sou dessas que fala em suicídio ou sobre questões pessoais, mas estamos caminhando para o final do mês de setembro, lembrado na cor amarelo como simbolismo a prevenção do suicídio, então falando um pouquinho de mim. Serei breve...
A pouco tempo atrás, algo muito ruim aconteceu em minha vida, um fato que transcende ao entendimento de qualquer ser humano.
Cometi um erro e esse erro tomou proporções descabidas e desmedidas.
Ao que percebi minha vida, que não já estava sendo fácil, tornou - se impossível, ao ponto de nem mesmo eu querer aguentar o dia seguinte.
Todos se foram, não havia mais amigos e a muito já não havia mais parentes...
Incrível como o cenário pode mudar de uma forma tão brusca, não?
Quem já passou por isso sabe de que estou falando.
Quanto mais eu tentava subir do poço onde haviam me jogado, mais jogavam pedras para que eu não subisse. Chorar já não adiantava mais...
Existe um momento da dor em que lágrimas não regam mais nada, nem a empatia do próximo por ti.
Sabe aqueles amigos próximos e chegados? Na verdade, nem eram tão próximos, e se quer chegaram a mim.
Sabe aqueles parentes que lutam por você, mesmo quando você está errado, afinal ninguém pode falar mal de você, só você mesmo.... Então, eles reapareceram para prejudicar.
Sabe aquelas pessoas da igreja, que você pode contar para qualquer coisa? Aqueles irmãos amados que te dão um abraço, sem julgamento e esperam pelo seu tempo de falar sobre o ocorrido?
Isso nem existe mais. A moda é jogar pedra no seu poço.
As pessoas não têm noção da crueldade de seus atos até que elas passam pelo seu mesmo caminho e esse dia sempre chega. Chegou para mim.
Depois de chorar, de secar minhas lagrimas, de cair, de rastejar.... Lembrei:
Eu posso sobreviver ao hoje.
Em uma noite de muita tristeza, olhei para o lado e enxerguei a única pessoa que estava ao meu lado.
E adivinha o que eu vi?
Alguém que estava sofrendo mais que eu.
Alguém cujo coração estava mais triste,
mais dolorido e magoado que o meu.
Caí em mim e pensei: " - É por ela que vou viver. Minha mãe."
E o mais engraçado?
Ela nem é minha mãe biológica, infelizmente. Mas é por ela o meu respirar.
Posso te afirmar hoje, que se eu consegui, você também consegue. Não desista, vamos tentar de novo...
E se por um acaso, você precisar conversar com alguém que não vá te julgar, ligue para o cvv - centro de valorização a vida, o custo é de uma ligação local e na maioria das vezes sua própria franquia cobre.
Numa noite de luar
Estrelas estavam a brilhar
Sobre o som do pensamento
Mas só um contentamento
Vi os olhos inesquecíveis
Simplesmente compreensíveis
De um ser único e confiante
Contribuinte e deslumbrante
Naquela noite ao chorar
Percebi sua magnitude
O suficiente para te adorar
Mulher! Ser sincero, ser atuante
Vi em seus o olho o amparo, naquela noite de luar
Chorar e não lamentar e seguir adiante.
Um fato sobre mim: Me apego muito fácil as pessoas, pouco as conheço já acho que são as melhores do mundo e meus amigos de infância. E isso nem sempre termina bem.
O bom é que conheço pessoas que fazem bem, e as que não fazem empresto minha essência para que levem algo benéfico dentro de si.
Sobre o trabalho
Utopia, uma constante evolução humana. No trabalho é preciso valorizar o tempo que se gasta com ele na busca do reconhecimento não pelos lucros gerados mas pela satisfação humana; não vejo um trabalho valer a pena se não emocionar por sua grandeza e contribuição para a vida das pessoas... Acredito que quando for reconhecido é porque fiz algo que ensinou muita gente a viver melhor e não porque dei lucros a quem financia bombas e armas...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp