Texto sobre a Natureza

Cerca de 2901 texto sobre a Natureza

Na natureza a poda é necessária para renovar as forças para revitalizar as raízes, os galhos e as folhas !
E assim como uma árvore sempre me podaram, mas contudo vem a primavera e eu venho mais forte, acho que amo a primavera por isso...
Rude são os que nunca entendem a poda, nunca sentirão o prazer de buscarem na natureza a essência de se recompor e criar novos galhos, novas folhas, dando frutas e flor. Assim como a poda o levante é preciso para enfrentar a vida, se ainda estamos vivos porque não lutarmos em uma guerra, guerra chamada sonhos, mas sonhos com dignidade e possiveis!!!...

nenê policia

Um fenômeno admirável na natureza é o inverno nos países gelados, durante o outono as árvores perdem todas suas folhas se preparando para à chegada da neve, perdem a sua beleza! Que da lugar a uma imensidão branca, que cobre bosques e campos.
Com um olhar ingenuo de alguém que desconheça tal fenômeno, chega-se a acreditar que toda aquela imensidão gelada está morta sem vida e que jamais voltará a florescer. Mas o inverno passa, o gelo derrete, então a mãe natureza demonstra todo o seu poder, trazendo a primavera com toda sua beleza, fazendo com que Florença lindos bosques onde a vida parecia não mais existir.....e que assim seja nosso amor (Neguinha). Por mais gelado que seja o inverno, que ele nunca morra, e sempre haja uma primavera que faça florecer um novo bosque em nossas vidas em nossos corações...

Transgressão.

Questiono-me se é realmente
transgressora a alma humana, o ser.
É a natureza transgressora
uma qualidade criativa
que se procura na narrativa,
em uma vida, um ser.

A criação é transgressora
como receita de sucesso.
Quando o sucesso é mais simples.
Estão todos os dias nas nossas mesas.
Quando se procura um prazer.
Você procura-o esperando ter.

A nascente da genialidade
transita no prazer simples.
Oferece o esperado e mais.
Onde o esperado é
encontrado e ultrapassado.

O que muda sem deformar
ou deforma-se sem deixar de agradar.
Tem um momento correto de cisão,
que não é todo momento.
Só o é, na hora da sua execução.

É um momento social
ou é seu e dependente,
mas é um momento histórico.
Em que ocorre e é corrente.

O gênio cria e é criado.
Não só escreve de certa forma
ou da forma certa,
mas é antena a captar
a necessidade e a possibilidade.

O gênio é um ser social.
Entende a sociedade
esta inserido nela.
Sabe aceitar e abraçar,
a mudança com arte e graça.
É aceito e pode realizar.
Seduzido é sedutor em desgraça.

A vida é bonita por natureza quando criança tudo vem em forma de carinho, beijinho papai nenem , nenem mamãe e assim vai desenrolando a vida tomando forma e juízo, isso passa tão rápido!
Hoje minha gata, você está fazendo 6 aninhos e eu agradeço ao Papai do céu pelo presente concedido eu te amo muito, mas muito mesmo além do que possa imaginar!
Tudo o que desejo a você Ana Jullya Pereira Cardoso é muita paz e saúde o resto eu vou inventando junto com você.
Feliz aniversário Filha!!!!

Grito pela Natureza

Linda Natureza, é lamentável que a estejam destruindo!
Mais lamentável ainda por aqueles que nascerão e não terão a chance de conhecê-la em toda sua essência e plenitude...
Sou feliz e privilegiada por ter nascido em berço da mãe natureza, rodeada dos mais belos rios e cachoeiras, ouvindo o canto dos mais belos pássaros e o ecoar de algumas feras vindo de longe.
Não me afastei da mãe natureza, mas sim da visão horrível de ver a sua destruição e não poder fazer nada, nem meu grito e tão pouco minhas lágrimas trarão de volta todo o esplendor de uma beleza que um dia encantou os olhos de todo o universo.
Resta a lembrança, mas fica a esperança de que um dia o homem use sua bondade, sua sabedoria e sua inteligência a favor do que ainda resta... esse ‘’um dia’’... precisa ser especificamente HOJE.

Ao falarmos de afeto, temos que aprender a respeitar antes de tudo a natureza genética do outro. A biologia humana difere em particularidades consideráveis no que diz respeito a percepção de gêneros.
Existe uma forma de entendimento distinta e variável entre o homem e a mulher...
O conflito nas relações acontece principalmente pela incapacidade de tolerar essa diferença.
O respeito de fato se torna efetivo quando deixamos de fazer comparações em busca de igualdade e passamos e entender e a aceitar as necessidade individuais de cada um. É importante buscar um alinhamento harmonioso entre os desejos um do outro, sem exigências de uma reciprocidade "gêmea" idêntica ou parecida. Lembre-se que nem toda proporção se mede pela semelhança, mas pela compatibilidade...

Novo dia desponta,
A natureza mostrando-se lindamente desperta
Ouço somente o barulho do tempo que corre
Dos pássaros cantando
O sol nem surgiu,
Mas já avisa que virá único e nobre
A beleza é real
Está diante dos olhos de quem quer vê
Tudo deslumbra
Embriaga o simples prazer em viver
Olho ao redor e descubro encantada
Não existe nada mais fascinante
Que acordar e descobrir que o mais belo desta vida
Carrego comigo
É a beleza de amar você.

Força e recomeços.
Não sou forte, não sou fraco, sou eu mesmo tentando entender a natureza da realidade sem que eu saia ferido. Tento viver os meus dias sem melodramas e ilusões com que me faça me sentir único e realizado. Porém sei que as realizações só dependem das minhas atitudes e aprendizados. As ilusões me levam para outro plano onde sou tudo o que sempre sonhei, porém quando a névoa da verdade aparece, me vejo completamente isolado em um mundo criado sem esperanças e realidades falsas. Sou obrigado acordar e cavalgar silenciosamente pelo deserto da vida sem norte e sem rumo. Porém sou forte para seguir meu caminho seja ele a luz do sol ou da lua o que importa é seguir em paz e sabendo que o amanhã me indicará um novo recomeço.

BOA NOITE - 29/07/2017 – RESPEITO AOS SERES DA NATUREZA
Mesmo que estejamos distantes fisicamente… por mais difícil que tenha sido o dia… haverá sempre um jeitinho lindo para te dizer… Boa noite! Mesmo que de vez em quando seja só em pensamento! Espero que tenhamos sabedoria para purificar nosso próprio mundo e respeitar os Seres da Natureza, derramando Amor, Gratidão e Bênçãos a eles, recebendo proteção para velar nosso sono!

Bom dia, dia!
Bom dia, vida!
Bom dia, família!
Bom dia, amigos!
Bom dia, Senhor da natureza!

Que o dia da hoje seja para observar e captar as belezas com que Deus nos presenteia todos os dias!
Assim como a beleza dessa flor ilumina o olhar e aquece o coração com seu colorido intenso que possamos tb iluminar a vida do próximo através do brilho de nosso olhar e o calor de nossas palavras e ações

Um dia iluminado a todos!

A grande verdade é que a complexidade
da Natureza humana, nos faz entender que tentar explicá-la, é
uma das melhores maneiras de pirar de vez...
Osculos e amplexos,
Marcial

A COMPLEXA NATUREZA HUMANA
Marcial Salaverry

É preciso entender que a natureza do ser humano, é com toda certeza uma das coisas mais complexas que existe, e é complicado tentar entende-la, pois resiste a qualquer tipo de análise, sendo assim praticamente impossível ao menos tentar definir o que seria, ou poderia ser um comportamento padrão para as pessoas, uma vez que é algo que depende do livre arbítrio, e assim, cada criatura tem suas peculiaridades próprias, tornando assim quase inviável fazer-se alguma análise comportamental.

Mas sempre se pode dizer alguma coisa nesse sentido, pois sempre existirá alguém que possa dizer: "Parece que escreveu para mim...", e a propósito, li hoje uma das citações do meu amigo L’Inconnu, que achei muito interessante, e apropriada para o tema em questão, senão vejamos:
"Somos livres quando analisamos. Somos sensíveis quando compreendemos. Somos nobres quando não julgamos. Somos sábios quando não condenamos."

Mensagem mais exata, impossível. Efetivamente, somos livres quando analisamos, pois temos todo o direito de analisar uma situação, ou mesmo atitudes de nossos semelhantes, procurando buscar uma maneira de as entender, desde que nos limitemos à análise em si. Algo que, em síntese, possa explicar o porque de determinadas atitudes de alguém, ou de determinadas situações criadas por outras pessoas. Desde que nos limitemos a analisar, para tentar entender, e possivelmente tentar explicar, mas nunca para julgar, mesmo que sejam atos de corrupção, praticados por quem deveria combate-los...

Efetivamente, temos que ter uma certa sensibilidade para compreender certas atitudes de nossos semelhantes. Uma das melhores maneiras para analisar e entender, será a de se colocar no lugar da pessoa em questão, e tentar definir como agiríamos na situação inversa.
Isso nos possibilitará um melhor entendimento, minimizando alguns constrangimentos, ao mesmo tempo que poderemos saber o porque de certas atitudes aparentemente incoerentes e ilógicas. Há que se colocar no outro lado do espelho. Facilita a compreensão.

Quanto a julgamentos... Quem somos nós para julgar alguém? Os próprios Juizes, praticamente não julgam, apenas comunicam o que decidiram os jurados, que dizer então de nós, sempre falíveis, nos avocarmos o direito de julgar alguém... Poderemos quando muito, analisar suas atitudes, e tentar entendê-las ou não, e decidir que atitude poderemos tomar com respeito ao que houve. Mas jamais poderemos querer julgar as pessoas por determinadas atitudes. Nunca poderemos nos esquecer de que toda e qualquer ação, tem alguma explicação. Procuremos analisar as causas que determinaram o acontecido. Sempre é interessante procurar nos colocar do outro lado, para tentar entender melhor o que houve.

Se julgar já será perigoso, que dirá então condenar alguém apenas por algo acontecido por mais ofensivo que seja. Vamos nos colocar do outro lado e depois sim, poderemos, não digo julgar ou condenar, mas sim chegar à conclusão de que determinadas atitudes foram ou não corretas, claro que segundo nosso ponto de vista, ou conforme o que se pode considerar como uma atitude honesta.

Procurando observar o posicionamento de L’Inconnu, chegamos à sábia conclusão de que é por demais importante saber sempre usar de muita ponderação e bom senso.
Principalmente quando alguém nos ofende ou magoa. Antes de nos apressarmos em julgar e tomar certas atitudes precipitadas, deveremos sempre parar um instante para pensar e analisar como agiríamos em situação parelha, e depois, quais circunstâncias geraram o fato em questão.

Nossa capacidade de julgamento sempre será prejudicada por nossas emoções, portanto, vamos procurar sempre analisar melhor certas situações, antes de as julgarmos e condenarmos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente naquilo que aconteceu.

Por exemplo, não nos cabe julgar aqueles que se valendo de uma situação privilegiada, agem de maneira desonesta, corrompendo e sendo corrompidos. Apenas podemos nos indignar com tais atitudes, e procurar fazer nossa parte para evitar que tais criaturas continuem agindo dessa maneira, não os colocando em posições que permitam a continuidade das falcatruas já praticadas por quem já esteve no poder, e quer voltar para lá, para fazer tudo novamente, contando com o beneplácito de quem não sabe pensar...

Assim crianças, espero, sem qualquer julgamento, que todos tenhamos UM LINDO DIA, sempre pensando bem quem pode ou deve ser punido...

O ENCANTAMENTO DA NATUREZA

Para colocar-se em contato com a natureza e seus elementos é preciso despir-se da materialidade, abstrair-se da realidade, colocar em comunhão corpo, mente, e alma. Somente assim conseguirá ver o que não é visível, ouvir o que não é audível e sentir o que não é perceptível.

Girassóis inspiração para alma.
A natureza dos girassóis buscam a luz do Sol com reverência, honradez e gratidão; desta forma nutrem-se com, energia, luz e beleza. No entanto quando não há Sol eles se doam virando-se uns para os outros, numa fluidez de energia. Devemos nos inspirar nestes mestres da natureza e voltarmos para o Sol com gratidão sempre que sentirmos que precisamos nos reabastecer de luz, pois somente nesta meditação sentida descobriremos que a verdadeira luz É interna e que, a doação de luz ao próximo expande ainda mais o brilho de cada Ser!

O respirar da Natureza

No meu bosque tem um ipê gigante que toca no céu
e quando ele fica feliz se veste de flores roxa
No meu bosque canta o galo e galinha, e pinto pia
No meu bosque tem pardais, rola, pombo, maritaca,
sabiá, coruja, joão de barro , gavião,
tem ave rara,
são muitas que eu contemplo no meu dia dia
essa sinfonia que habita na minha floresta de tons esverdeado,
com cheiro de mato e de vida
onde os casulos sofrem metamorfose
No meu bosque DEUS se revela o tempo todo...
no meu bosque a liberdade das aves, o colorido das borboletas e
o aroma da seiva é sangue de DEUS que brota o tempo todo...

Asas de borboleta

E o poeta
Hoje
Olhando pra beleza
Na natureza
As vê

Bailando no ar
Cantando
Sempre com seu par

E descobre
Que são feitas
Feitas de amor
De único amor
Amor eterno
Em todas suas vidas

Vão se cuidar
Não se apaixonam mais que a primeira vez.
Cuidaram dos filhos
Da prole em conjunto
Estarão juntas até o fim de seus tempos

Elas têm pena do poeta
Penas verdes, azuis, vermelhas.
Até já doaram algumas de suas penas
Para que ele escrevesse sobre Amor
Pois só existe um pra elas

Mas o poeta,
Cego,
Nunca viu o exemplo delas
De viver uma vida inteira
Sem se lamentar ou chorar
Só o cuidar de seu par
De amar.
E esse é o Amor que o poeta
Idiota e pateta
Sempre quis cultivar

Hoje ele olha pras araras
Chora
Porque deixou seu amor
Ir embora

E agora voa
Mais rápido que um atleta
Tropeça
Bate
Corre
Volta a voar
Quer lutar
Quer chegar logo perto,
De novo, de seu amor
Que já quase não alcança
Mas ainda insiste em estar lá

Deseja abandonar o lápis do lamento...
Quer ser sereno
E de seu amor cuidar
Jogou longe sua régua
Que de medida certa
Fazia as linhas retas
E fazia sua vida regular

Quer abandonar tudo
O trabalho
A vontade
O seguro
Só pra ter seu amor no altar

Mas hoje luta
De asas quebradas
De alma rasgada
Quer ser AMOR e amar.

As crianças são puras de natureza
Inocentes de coração
fantasiam um mundo perfeito
Onde pode ser qualquer coisa, é só usar a imaginação.
Ao crescer as convicções mudam
A realidade frustra,
E fica o desafio de manter essa criança viva, cheia de esperança e força para continuar acreditando que ser só depende de você!

Aprendi que a vida é curta, e que eu tenho que prestar mais atenção na natureza, nas pessoas ao meu redor, mas principalmente a mim.
Aprendi que não posso guardar mágoas, que devo perdoar e estou tentando conseguir.
Aprendi que eu posso ser eu mesma com tanta intensidade e as consequências serão todas minhas e não poderei culpar a ninguém.
Aprendi que as pessoas que amamos vão embora um dia e eu tenho que ama-las hoje, dizer a elas o quanto elas são importantes para a minha vida.
Aprendi que a gente aprende com a idade, mas foi lá na infância que pegamos a muda dessa plantinha que hoje floresce, seca ou talvez dormindo.
Aprendi com a solidão, que eu sou o meu fantasma, que posso ser sozinha e feliz ou me assombrar com o vazio.
Aprendi que não temos tanta culpa quanto imaginamos pelos acontecimentos, mas ficamos carregando pesos desnecessários por longas datas.
Aprendi que se não fui legal com alguém um dia, é porque eu não estava num dia bom, mas isso fez com que eu perdesse alguém especial e nessa perda aprendi a reconhecer que não posso descarregar a minha raiva em nada e em ninguém.
Aprendi que envelhecer é natural e que devo me aceitar e valorizar cada ruga e cada cabelo branco, pois eles contam a minha história.
Aprendi que existe no mundo injustiça, crueldade, desigualdade, preconceito e eu sofro por não poder mudar, mas posso sim não fazer parte dessa parte da sociedade e lutar junto aos quue tentam melhorias.
Aprendi que amigos são aqueles que nos querem ver bem, e que nos dará puxões de orelha quando estivermos errados, nos abraçará quando nos sentirmos desorientados e tristes.
Compreendi meus pais e aprendi que eles fizeram tudo o que podiam e se erraram é porque eles também estavam aprendendo a vida.
E finalmente aprendi que sou falha, tento ser melhor a cada dia, mas posso errar e cabe somente a Deus me julgar pois é nEle que coloco a minha esperança.

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA

Essa nação que só tem coração
Não têm olhos nem têm ouvidos
Mal se compadecem pelo seu cidadão
Sofrendo e chorando morrendo aos gritos

Ouve-se, então, um pedido de socorro
Lapidado no tom de uma voz pueril
Do fundo da garganta de um corpo febril
Mas ninguém pára, ninguém quer, ninguém vem ajudar,
estão todos ocupados pra se preocupar

E de pouco em pouco morrem os nossos cidadãos
Manchados de sangue sem justiça nas mãos
Homens que traçam seu próprio destino
Com tempo e suor verdadeiros artesãos
Infelizmente permanecem reclusos
Escondidos nas sombras de seus desvãos

Queria eu poder sonhar com a revolta do pião
A quebra do tabuleiro e o fim da disputa
Nem branco nem preto, nem cutia nem gavião
Nem rico nem pobre, nem cético nem cristão
Apenas pessoas, frutos do mesmo embrião

Mas com esse jeitinho brasileiro
Que é quente no frio e frio no verão
Tanto pode ser ruim como também pode ser bão
Que ajuda seu josé mas prejudica seu João
Que esconde os erros embaixo do colchão
Esse jeitinho brasileiro
Que temo que seja nossa problema
mas também nossa solução
Nada hai de mudar por ele senão

Até lá, vejo fome surgir e corrupção se espichar
O povo que come milho se debulhar
Que engole verdade sem questionar
Que ve os estragos sem se assanhar
De nada adianta “Deixa pra lá”

Afinal, se não for futebol, samba e novela
Nem é brasil, só mais uma remela
Pois eu lhe digo: tenha muita cautela
Limpe seu olho e acenda essa vela
Cuidado pra não ser pego pela própria rela
Pássaro de asa cortada é prisioneiro de sua própria cela
Aquele que se conforma é barco sem manivela
Vive pra ser guiado sem direito a sua tutela.

Você!...
A natureza do homem é a mulher, esta naturalmente é a
própria natureza, mãe Terra : bela, viva, exuberante, valorosa ,
diversificada e rica nesta imensidão policromática; mulher
A nós homens ,nos conduz ,abriga,alimenta e nôs dá razão
Ao nosso viver ,o que seria de mim se não fosse você !....

Correspondências

A Natureza é um templo onde vivos pilares
Deixam sair às vezes palavras confusas:
Por florestas de símbolos, lá o homem cruza
Observado por olhos ali familiares.
Tal longos ecos longe lá se confundem
Dentro de tenebrosa e profunda unidade
Imensa como a noite e como a claridade,
Os perfumes, as cores e os sons se transfundem.
Perfumes de frescor tal a carne de infantes,
Doces como o oboé, verdes igual ao prado,
– Mais outros, corrompidos, ricos, triunfantes,
Possuindo a expansão de algo inacabado,
Tal como o âmbar, almíscar, benjoim e incenso,
Que cantam o enlevar dos sentidos e o senso.