Texto Reflexivo sobre a Vida

Cerca de 4262 texto Reflexivo sobre a Vida

⁠⁠Há momentos na vida que deveríamos calar e deixar que o coração falasse por nos, o meu não iria só falar mas também soletrarcada momento que passamos juntos, de cada sorriso compartilhado, de cada beijo apaixonado, de cada erro cometido, cada palavra tanto dita como escrita, de quantos eu te amo suou da minha boca, seria isso que meu coração iria dizer, os momentos que vivemos e estamos vivendo é como sonhos que eu não quero acordar, quero viver cada instante da minha vida ao seu lado, que nossos caminhos sigam em um mesmo passo.
Posso dizer que o meu amor, meu carinho, minha cumplicidade e amizade teráspara sempre, se não achas dignos de todo esse amor saibas que tudo o que conquistamos somos mais que dignos, somos merecedores, depois que te conheci observo o mundo com outros olhos, seu amor me fez enxergar o universo de outra forma.

Inserida por vanessa_santana_7

Caminhos da Gratidão

Nessa jornada chamada vida, tive muitos momentos difíceis.
Mas houveram verdadeiros anjos, que sem nada em troca pedir, me deram sua mão em amparo, ou através de um conselho, uma diretriz, uma visão de mundo mais ampla, foram candeeiros na escuridão.
A eles minha reverência e minha gratidão.
Esse sentir que toca a gente, saber ser grato àqueles que nos abraçaram com tanto carinho…
E se fomos nós as almas benevolentes mesmo que a recíproca não aconteça,
nos meandros da lei divina colheremos os frutos daqueles que mantêm no coração a chama do amor maior, com toda certeza.

Por Leovany Octaviano
Escrito em 29/05/2022
@direitos reservados

Inserida por leovany_octaviano

⁠Coincidências;

Há momentos na vida em que tudo parece acontecer por uma razão maior, como se o universo conspirasse a nosso favor. São as coincidências, esses encontros inesperados que nos fazem sentir que há algo maior que rege nossas vidas.

Para Clarice Lispector, as coincidências eram uma forma de conexão com a vida. Ela acreditava que o universo falava conosco através delas, nos mostrando que tudo está interligado e que, por mais que pareça aleatório, tudo tem um propósito.

Já Fernando Pessoa via as coincidências como um mistério a ser desvendado. Para ele, esses encontros fortuitos eram sinais de que há algo além do que podemos entender, um universo paralelo que se comunica com o nosso através desses sinais.

Ambos concordavam que as coincidências eram uma forma de magia, de trazer à tona o inexplicável e o imprevisível em nossas vidas. Elas nos fazem sentir vivos, conectados com o mundo e com algo maior que nós mesmos.

E quando essas coincidências envolvem o meio ambiente, a natureza, o amor, a saudade e a falta, elas se tornam ainda mais poderosas. É como se o universo nos lembrasse de que estamos ligados a tudo o que nos rodeia, que somos parte integrante da natureza e que o amor, mesmo na ausência, nunca nos deixa verdadeiramente sozinhos.

Por isso, devemos estar sempre atentos às coincidências, aos encontros fortuitos, aos sinais que o universo nos envia. Eles podem ser a chave para desvendar mistérios, para encontrar a felicidade e para nos conectarmos com a essência da vida.

Inserida por romeufelix

A vida é feita de momentos. Houve épocas que tinha incontáveis amigos, hoje posso contar nos dedos. Sempre fui leal e guardo com carinho cada momento. A vida passa, somos todos imperfeitos, mas só fica realmente quem te ama e te valoriza da forma que você é. Despedidas doem, mas valorize quem continua com você na caminhada …

Inserida por Hubner

⁠No passar da minha vida tive grandes momentos agradáveis , senti na pele as tristezas ,mas consegui superar com grande vitória meu caminho percorrido ,por isso deixo essas palavras escritas ,lute vença ,pois a vida tem tudo que se pode viver de bom , é só procurar um caminho a seguir , deixando para trás tudo que foi ruim .
Viva uma vida feliz!!
Invista no hoje todos os dias, o amanhã já se foi.

Em um milésimo de segundos,me deparei o quanto é essencial alguns momentos da vida.

As vezes precisamos de apenas um gole d'água e bons chocolates pra seguir em frente.

E tudo bem,as vezes se perder.
Não precisamos ser perfeitos o tempo todo.

Amar,o mar.
Estar perto do sol.
Ouvir a poesia de um amor,
Nascer pequena de uma alma grande.
Crescer na imensidão de céus e
Ter um mundo inteiro pra sonhar.

Um oceano pra navegar,
Um lápis e um papel,
E novas histórias para colorir!

Venho a despertar meu encanto,
Mostrar o dom entrelaçados em minhas mãos.

Tudo isso, carrego no coração.

Inserida por CamillaSol02

⁠Aprendemos em certos momentos da vida a nos adaptar e aprender com tudo e em todas as situações a nossa volta.
Não, é algo que nos seja obrigado e nem imposto por ninguém. É algo tão natural que acontece pelo fato de aceitar que devemos crescer a cada dia para amadurecermos em todos os sentidos, formas e maneiras. Para que realmente possamos entender de uma forma transparente todos os meus porquês.
Quando você resiste, luta e foge; de toda a direção ou o caminho que sempre te leva a voltar ao mesmo lugar. Não é porque nada que você faz dá certo e sim, você reconhecer que não pode fazer nada que você vê os outros fazendo, conseguindo e até conquistando ser igual em sua vida.
Você difere de qualquer pessoa no universo. Você possui sua identidade própria, DNA que descreve e define você, você foi escolhido entre milhares no ventre de sua mãe por Deus para nascer. Não tinha que ser outro e sim você.
Quando você aceita tudo o que você viveu, passou e teve de enfrentar na vida até chegar aqui.Reconhece que você realmente não tem como fugir e nem se esconder mais do seu propósito com Deus. Aceita entregando tudo nas mãos dEle não se importando com nada o que venha vivenciar daqui para frente. Confesso que é uma atitude maior e bem profunda ao ponto de você sentir ecoar dentro de você tão forte que tudo em você se estremesse e arrepia.
Aqui estou depois que realmente decidi e optei em me entregar de verdade a Deus e aceitar o que tem para mim. Hoje entendo com mais clareza a passagem sobre a escolha de Davi para ser rei de Israel, foi escolhido pelo próprio Deus, como um homem segundo o Seu coração.
Davi ainda era um adolescente quando fora consagrado pelo profeta Samuel na casa do seu pai Jessé diante dos seus 7 irmãos mais velhos e aos olhos do profeta maiores e de boa aparência.
E Deus escolhe Davi o menor que estava cuidando das ovelhas e que para muitos é até para ele mesmo não poderia ser ninguém. Falo isso baseado em nossas vidas ninguém quando se é jovem, quer ser isolado em afazeres e responsabilidades, não poder ir brincar ou sair com os colegas e nem estar com eles fazendo artes.
Mas ali estava aquele jovem a quem Deus escolheu para assumir um Reino que era imenso e reconhecido em toda à terra pelo Deus único e poderoso que está nação cultuava.
E vemos com o passar do tempo que Davi não assumiu o Reino ainda que tenha sido escolhido por Deus. Teve que adquirir e obter suas experiências; teve que aprender de um jeito difícil, mas bem de perto para não cometer erros que o seu antecessor cometera.
Aprendeu a ser obediente, a servir, a lutar, a fugir em vez de querer matar quando necessário, para evitar tomar nada a força e fora do tempo. Aprendeu a se esconder, simultaneamente, salvar, ajudar e lutar quando via outros que precisavam de sua ajuda e seu socorro. Aprendeu a ser misericordioso tendo quem o perseguir em suas mãos. Porque ainda reconhecia quem era a autoridade, quem estava acima da sua vida. Assim se passaram uns anos desde a escolha lá atrás, quando era um menino cuidando da ovelha e agora um homem forjado pelas experiências que teve de adquirir a cada dia e fugindo para manter-se em vida. Tudo isso porque Deus viu em Davi o que não viu em ninguém. Não foi um homem perfeito por Deus ter o escolhido, mas, reconhecia seus erros e se arrependia de uma forma tão profunda que Deus o perdoava. Sim, perdoava não o matando, mas, as consequências de todos os pecados, Deus os trouxe a luz para corrigir e ensinar não só a ele, mas a mim e a você que tudo tem os seus porquês de estar acontecendo e não dando certo em algumas áreas.
Então não se julgue incapaz, não se condene antes da hora, não amaldiçoe se amanhã. Fecha os seus olhos e ore a Deus em secreto em seus pensamentos, desabafar com Ele falando abertamente só para Ele te ouvir dentro de você o que tem que fazer, como tem que fazer ou simplesmente o que você não deve fazer.
Ele como seu Pai e Deus vai te direcionar e impulsionar a sua vida de uma forma que ela ganhe tanto sentido. Ao ponto de incomodar algumas pessoas e até aqueles que você nem imaginava.
A sua importância ela é sentida e notada na sua ausência até por aqueles que não gostam de você e te invejam; não pelo que você tem e sim pelo que você é.
Ricardo Baeta.

Inserida por RicardoBaeta

⁠A preciosidade de viver esta nos momentos emocionantes da vida. A preciosidade em morrer, esta naquilo que deixará após a morte.
⁠Se deixará lembranças negativas, simplismente será esquecido, mas se deixará lembranças de bondade, refletirá em recordações positivas e douradoras, fortalecendo ainda mais o seu espírito que nunca morre.
Pois quem faz o bem, sua alma é pra toda eternidade.

Inserida por kepler78

⁠A vida é feita de brevidades
dos momentos tristes
e de felicidades
mesmo que, às vezes,
dêem a impressão
de serem eternos,
pois estamos neste mundo
só de passagem e o tempo é ligeiro,
não espera que fiquemos preparados,
isso nos deixa diante de uma dualidade
entre o conforto de sabermos
que os problemas não duram
pra sempre
e o alerta pra que nenhum segundo
seja desperdiçado
com aquilo que não valer
realmenteà pena.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Mais um ano de vida, vivendo, errando, sobrevivendo, também acertando em certos momentos, oscilando entre ânimos e desânimos, inícios e recomeços, caindo e levantando, amparado pela providência divina apesar da minha mente agitada, minha cobrança pessoal excessiva que vez ou outra desperta, coração que às vezes fica aflito, assim, desfruto de algumas ocasiões maravilhosas, que deixam o meu íntimo alegre e muito agradecido.

Dou sorrisos bobos, sou estressado, entretanto, mantenho meu senso de humor ativo, até aqui, Deus tem me acompanhado, sem seu amor, eu estaria perdido, certamente, desesperado, então, espero que Ele permaneça comigo, que eu possa continuar aprendendo parar acertar com mais frequência, tendo mais amor a Deus e amando a mim mesmo, sendo mais gentil comigo e com as pessoas a minha volta, contrariando tristezas e usando melhor o meu tempo.

Que o meu espírito aventureiro não morra, que o meu viver seja verdadeiro, que minhas experiências tenham sabores, que meu corpo e sentimentos sejam saudáveis e reflitam nos meus atos, que eu não perca o deslumbramento pela simplicidade, que o meu agir venha a ser o mais sábio possível, que eu veja Deus em cada detalhe, que eu agradeça sempre pelo seu zelo divino e perceba constantemente os motivos de felicidade que são tão significativos.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Há momentos na vida, que passamos por situações em que as quedas são inevitáveis e necessárias, mas pra ser uma queda que nos traga algo proveitoso, precisamos estar com todos os equipamentos de segurança necessários, para não cairmos em abismos onde teremos que fazer um esforço maior pra sair.
As quedas são inevitáveis, e as consequências que ela trará pra sua vida dependerá da intensidade e de quão preparado pra ela você estará.

Inserida por MarlyethMoraes

⁠Em nossa jornada pela vida, todos experimentamos momentos de queda livre, como uma bola chutada ao alto que, após alcançar seu ápice, inicia seu descenso. Sentimentos de incerteza, frustração ou até mesmo desespero podem tomar conta de nós, como se estivéssemos à mercê do destino.
No entanto, a analogia da bola nos ensina algo fundamental: a queda não é o fim. Ao colidir com o chão, a bola não se entrega à derrota. Ela ressalta, impulsionada por uma força invisível que a eleva novamente. Essa resiliência é a mola propulsora que nos permite superar os desafios e conquistar nossos objetivos.

Inserida por leoazevedobr

Fruta da Vida

⁠Disseram-me que a vida não é um morango
Tem seus momentos azedos
Tem seus momentos doces
É bela, em uma visão geral, com sua pele fina e rubra, e seu formato suave
É angustiante quando se foca nas sementes, encrustadas em sua delicada estrutura
Para que seja bela e formosa necessita de muito cuidado e atenção
São inúmeras as formas de experiencia-la
A maioria dos que a apreciam pouco sabem sobre sua verdadeira natureza
Definitivamente, a vida não é um morango

Inserida por gtnunes

⁠A vida me presenteou com momentos maravilhosos e me fez cruzar o caminho de alguém especial.
Alguém que me faz querer viver cada segundo. Mas que também me faz sentir a saudade.
Saudade que me aproxima de você em pensamento. E me faz desejar você cada vez mais.
Você é única, incomparável, inestimável. Nunca duvide disso.
Você é tudo o que eu sonhei. Um tesouro sem igual.
Você me fez redescobrir o amor, e me trouxe de volta a felicidade.
Eu quero sentir o seu beijo, eu quero ter você. Ao meu lado, me envolvendo em seus braços.
Enfim, não consigo me afastar de você...
Sonho em te ver, te abraçar, e te mostrar que tudo o que quero é te fazer feliz.

Inserida por Duerre

⁠Completando 60 anos e com o coração leve como uma brisa do mar! A vida me presenteou com momentos incríveis, como a paz de olhar para as estrelas e a alegria de estar cercado da minha família. Agradeço a Deus por cada segundo. Para os jovens, deixo a mensagem de que a vida é uma grande aventura, cheia de aprendizados e descobertas. Aproveitem cada momento, sigam seus sonhos e nunca deixem de olhar para o céu com a mesma curiosidade de uma criança.
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!

Inserida por ROSINEI48

⁠Resiliência: seguir em frente apesar de tudo

Há momentos na vida em que parece que o peso do mundo repousa sobre nossos ombros. A dor de uma doença crônica que insiste em lembrar sua presença a cada novo dia. A solidão que ecoa em silêncio nos momentos em que desejamos uma palavra amiga, um abraço, um olhar de compreensão.
Os desafios das relações familiares que, em vez de serem refúgio, às vezes se tornam fonte de conflitos e mágoas. A angústia de contas acumuladas, do dinheiro que não chega para atender as necessidades mais básicas, das noites em claro pensando no amanhã.

Há dias em que a tristeza é uma companheira insistente, que rouba as cores do mundo e nos faz questionar a razão de continuar. Dias em que as incertezas se agigantam: será que um dia haverá paz no mundo? Será que as crianças, os idosos, aqueles sem um teto ou um prato de comida, encontrarão o amparo que merecem? Será que nossa querida Mãe Natureza, com seus rios, florestas e animais, sobreviverá às feridas que lhe infligimos com tanto descaso?

Diante de tudo isso, é fácil sentir-se pequeno, frágil, incapaz de mudar algo. Mas dentro de nós habita uma força silenciosa e poderosa: a resiliência. É ela que, mesmo diante de toda a dor, sussurra em nossos corações: "Levante-se. Dê mais um passo. Continue."

Resiliência não é negar o sofrimento. É reconhecer a sua existência e, ainda assim, escolher enfrentá-lo. É permitir-se chorar, mas também permitir-se sorrir novamente. É olhar para os problemas e buscar soluções, mesmo quando tudo parece sem saída. É acreditar, mesmo que por um breve instante, que o amanhã pode trazer algo melhor.

É a resiliência que nos faz enxergar beleza nos pequenos milagres do cotidiano: o nascer do sol que pinta o céu com tons de esperança, o canto de um pássaro que nos lembra que a vida ainda pulsa, o sorriso de uma criança que reacende a fé na humanidade.

E, embora o mundo pareça mergulhado em escuridão, é a resiliência que nos faz perceber que cada um de nós carrega uma fagulha de luz. Uma luz que pode iluminar não apenas nossos próprios passos, mas também os caminhos de outros que andam perdidos.

Que a Vida nos ensine a sermos mais compassivos, mais gratos, mais humanos. E que, mesmo em meio às dificuldades, possamos continuar caminhando, acreditando que, apesar de tudo, vale a pena seguir em frente.

Inserida por sucoespiritual

⁠Momentos agradáveis jamais poderão ser esquecidos

Há instantes na vida que transcendem o tempo. Eles se tornam memórias vivas, tatuadas na alma, carregadas de sorrisos, calor e felicidade. Não importa quanto tempo passe, essas lembranças permanecem, como faróis em noites escuras, iluminando nosso caminho com a luz do que é eterno.

Momentos agradáveis não são apenas vividos; eles são sentidos, celebrados, guardados com carinho. São encontros inesperados, risos compartilhados, abraços demorados e olhares que dizem mais do que palavras jamais poderiam.

Esses momentos nos lembram que a vida é um presente, que vale a pena ser vivida com intensidade, com amor e com gratidão. Eles são a prova de que as melhores coisas da vida não podem ser compradas, mas sim experimentadas com a alma aberta.

Portanto, quando os dias parecerem nublados, lembre-se: os momentos agradáveis jamais poderão ser apagados. Eles são a essência do que somos, a chama que mantém vivo o desejo de continuar. Afinal, viver é colecionar instantes que nunca deixarão de existir em nós.

Inserida por Emersonchaves13

⁠CABE A VOCÊ

A vida nós dá alegrias e tristezas
Por isso digo que são momentos... Onde devemos torna-los realidade
E não ficarmos na ilusão.
Devemos pisar firme sobre os caminhos do mundo.
E sonhar na esperança de que o futuro será muito feliz.
Porque o hoje corre e se finda, enquanto o amanhã talvez não aconteça.
Tudo pode ser incerto...
Pode ser apenas um momento ... Que se desejou viver, sonhar e até mesmo amar.
Pode ter sido tão simplesmente uma saudade.
Pode ser que o que se viveu, E que tenha sido uma vida de glorias, como também uma vida de desilusões...
Cabe a você analisar, e dizer eu vivi!
Cabe a você expressar o que pode sentir.

E somente a si mesma... cabe dizer se foi ou não feliz?!”

Adriana Gonçalves Farias (Eleonora Ferreira)

Inserida por Agfdri7

⁠O peso da travessia e a sabedoria do caminho…

Há momentos na vida em que a existência nos coloca diante de um labirinto, um emaranhado de situações que parecem desafiar a lógica do acaso. Não é uma escolha deliberada, tampouco um plano traçado com convicção. É como se a maré nos tomasse de assalto, e, sem aviso, nos víssemos obrigados a deixar as margens seguras e remar contra correntes que jamais desejaríamos enfrentar. Nessas horas, o peso da responsabilidade recai sobre os ombros, não como um fardo que escolhemos carregar, mas como uma imposição do próprio curso das coisas.

Assumir o comando de algo que não pedimos é uma experiência que desnuda nossas fragilidades. O caminho, no entanto, não é reto; ele serpenteia entre desafios inesperados, arrastando consigo nossa estabilidade emocional e nos colocando frente a frente com as sombras que habitam em nós. Há dias em que o corpo se move, mas o espírito hesita. A insegurança se instala como uma névoa, e a confusão torna-se um companheiro silencioso. E, no entanto, seguimos, porque parar parece ainda mais inconcebível.

Há também os espaços onde nos sentimos desencorajados, quase anulados. Lugares onde a nossa essência, aquilo que nos torna únicos, é vista como fraqueza. O sorriso, que deveria ser um gesto que ilumina, é mal interpretado; a idade, que deveria ser sinônimo de maturidade, é colocada em dúvida; e a alma, já pesada de responsabilidades, é forçada a provar seu valor onde não deveria ser necessário. O esforço de existir nesse ambiente exige uma força que, muitas vezes, parece estar no limite de nossas reservas.

E como se o peso já não fosse o bastante, a vida, tão imprevisível e implacável, tece circunstâncias que testam nossa capacidade de amar, de cuidar e de permanecer firmes. O tempo, que deveria ser suficiente para tudo, torna-se um bem escasso, um conflito entre aquilo que queremos fazer e aquilo que somos obrigados a fazer. A sensação de desequilíbrio cresce, e o mundo, por um instante, parece girar fora de controle.

Mas, mesmo na maior das tormentas, há algo que nos sustenta. Existe uma força, invisível e inominável, que nos guia quando tudo parece perdido. Não é algo que se explica com palavras, mas que se sente no fundo do peito, na quietude de um momento de introspecção. É como se as soluções brotassem do caos, como se o próprio deserto cedesse à aparição de um oásis. E, entre tropeços e recomeços, a sabedoria vai se revelando, não como uma resposta definitiva, mas como um vislumbre de algo maior que a nossa compreensão.

Por vezes, nos perguntamos se tudo isso é fruto de uma única decisão, se o ponto de partida de nossa travessia foi, de alguma forma, o gatilho para os desafios que se seguiram. Talvez sim, talvez não. A verdade é que a vida não nos oferece mapas precisos, apenas pistas dispersas que nos cabe interpretar. E talvez o propósito de tudo isso não seja compreender, mas aprender. Aprender a confiar, a persistir, a enxergar a beleza mesmo quando tudo parece cinza.

No fim, a travessia, por mais árdua que seja, transforma. Ela não nos deixa os mesmos. Há algo de sagrado na luta, algo que, por mais doloroso, nos eleva. E, quando olhamos para trás, percebemos que cada curva, cada pedra no caminho, cada sombra que enfrentamos, nos moldou de uma forma que jamais poderíamos imaginar. E então, talvez não reste outra conclusão senão esta: o fardo que carregamos, por mais pesado que pareça, pode ser a forja de um espírito mais forte, mais sereno, mais sábio.

Inserida por mauriciojr

⁠Amar os momentos que a vida nos dá,
Encontros a sós, onde o tempo desacelera,
Em cada gesto, em cada olhar,
Nos encontramos no simples, no que a alma espera.
Tardes na praça, sob a sombra da árvore,
O riso leve ao vento, o silêncio que sorri,
A tarde se estende, sem pressa de partir,
E o mundo se torna só nós duas ali.
Sorvetes com mil sabores a encantar,
Cada colher é um pedaço de prazer,
Deixa o frio da sobremesa se espalhar,
Enquanto o calor do abraço faz o coração aquecer.
São momentos que, no fundo, são eternos,
Pequenos gestos que fazem o amor florescer,
Porque amar não é só palavra, é viver
Cada instante ao seu lado, e nele, renascer.

Inserida por Magi

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp