Texto Qm sou eu
As vezes olho pro céu e me pergunto quando o sinal de que tudo vai dar certo vai chegar? Não sei! Só sei que quando deitar em minha cama, não quero pensar em arrependimentos, em tristezas, não quero ver meus sonhos quebrados pelo chão pois eu sei que só eu vou me machucar ao pisar neles, então vou acreditar! Acreditar que um dia vou chegar la, que um dia vou olhar pra traz e ver que tudo isso foi um aprendizado e que cada acontecimento, seja ele triste ou feliz, me ajudou a ser quem eu sou, me fez levantar e não me importar com o quanto já me fizeram chorar mas sim com a minha vontade de escancarar um sorriso! A final, como diria Caio Fernando Abreu:
E tem o seguinte, meus senhores: não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrário: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda.
Há mais ou menos trinta anos, havia violações de direitos, das pessoas com transtornos mentais. O confinamento, o abandono dos familiares e tantas coisas que se falavam...eu não vi,mas sei que famoso manicômios existiu . Pelo que ouvi,era um cenário sombrio , com conflito ético que envolvia o profissional da saúde mental. O paciente era pessoa sofrida excluída, e vivia escondida da sociedade,sem dó e nem piedade.
O tempo passou e defensores dos direitos humanos encontraram outros modos de acolher o sofrimento mental em espaços de convívio social.
Os serviços comunitários, como os Centros de Atenção Psicossocial, com profissional especializado e capacitado. Ótimas dinâmicas ,para instigar e poder reintegrar na sociedade.
Nas unidades básicas de saúde,surgiram os consultores em dependência química . Profissionais que passaram pelas mesmas dificuldades na vida e encontraram a saída.
Os trabalhos eram feitos na residencia, sem a interferência de outros profissionais. No conforto do lar o atendimento era humanizado de fala mansa e gentil,no conforto do lar, a dignidade resgatar.
O tratamento não era intenso e nem violento,nada de imposição,eles compreendiam os irmãos porque passaram pela mesma situação.
Abrindo um leque de possibilidades, alguns deles deixavam de frequentar a unidade. Só precisava de compreensão e,uma boa conversa indicava a direção.
Mas aos olhos da sociedade capitalista,isso não era bom. Os profissionais que trabalhavam com o coração,foram extintos,acabou se essa profissão.
Os caps ainda existem,diz se que houve uma evolução. A medicação ainda é necessitaria,e é feita uma seleção. O individuo tem que passar por uma avaliação. Nem sempre é possível ter o tratamento lá não.
A família que tem um "saúde mental" vivem em dor e sofrimento. Porque é muito difícil conviver com o diferente e não ficar doente.
O desespero dos familiares não dá para comparar: Uns querem internar para se livrar. Outros querem descansar de tanto sofrimento,porque viver com estas pessoas é um tormento. Ha o familiar que realmente quer ajudar e até se compromete a acompanhar,fazendo o que preciso for..entre os envolvidos...uns cuidam com ódio e outros com amor.
O entorpecer é bem antigo ,desde o inicio das civilizações,por religiões,em diversas situações e em todas as nações..
Não ha capacitação profissional que possa resolver ,sem procurar entender que a confusão deste irmão vai além da mente e da dor que se sente. o chamado alucinação,na maioria das vezes não é ilusão,é a realidade da criatura sendo levado a fazer o que nem eles sabem dizer.E muitas vezes , apesar de não querer,continua a fazer sofrer quem lhe estende a mão. Entupir de medicação só vai piorar a situação.É preciso olhar com nova visão....após a morte, os espíritos continuam a disputar afeição e vão traçar empreitadas de vingança e violência com quem esta em sintonia de mesma vibração.
O não saber,não permite o entender e ,o continuar nesta situação vai pernoitar e amanhecer enquanto o saúde mental viver.....
Espírito desencarnado sugere ao pobre coitado, que muitas vezes sem querer por falta de não entender,sofre e faz a família sofrer....
Eu sou Miss belle,
nunca fui miss,
nem bela eu sou.
Tenho vários nomes,
num dia sou Marie Aabye,
no outro eu sou Angelina burket,
Amanhã viro Betty murffin,
e no sábado me chamarei Noélia perfect.
Mas meu verdadeiro nome
guarda um grande segredo
não é um nome bonito
mas é um nome que dá medo.
Eu sou do meu jeito;
Sou assim como eu quero e vou ao meu compasso.
Sou o meu tempo, minha hora e minhas próprias experiências...
Eu sou o que eu acho certo.
Me sinto muito comoda sendo a minha própria realidade, pois não tenho que me preocupar com o fim de nenhum efeito à meia noite.
Eu sou minha consciência tranqüila, leve e serena - Acredito que essa é uma grande virtude em tempos como hoje.
Eu sou a minha própria natureza.
E prefiro ser exatamente assim, do que ter todo o trabalho cansativo de fingir ser quem eu não sou.
Meu escudo de proteção é o amor que eu carrego dentro de mim mesma.
Palavras me machucarão, atitudes me ferirão, mas nunca irão me atingir e definir quem eu sou. Eu sou de carne e osso, não sou feita de pedra, mas sou feita de luz e energia, me transformo, renovo e renasço a cada dia, mais forte.
Eu sou solitária por extinto, já me acostumei com isso.
Se eu estou em uma festa, procuro pelo lugar mais vazio, nas aulas, procuro a cadeira mais isolada de todos, no meu trabalho, entro em minha sala, faço meu trabalho e pronto. Enfim, eu não gosto de fazer muitas interações com os outros. Não sou velha, mas em toda a minha vivência, graças a minha observação, vejo o quanto algumas pessoas são vazias, falta algo dentro delas, eu não sei. Olho para um grupo, e sinto um enorme desinteresse em chegar e entrar no assunto. Eles conversam sobre coisas comuns, seguem todo um padrão e repelem toda aleatoriedade. E eu sou uma aleatoriedade.
PRA VOCÊ
Poder sentir vc de novo
foi tão maravilhoso
que te sinto ainda na minha pele,
sinto o gosto do seu bj,
seu toque, seu cheiro parece
que ficou impregnado em mim,
eu sempre me afasto desse tipo de sensação,
não me permito sentir nada disso, quando dou espaço pra alguém,
se aproxima, já me transformo
em um cubo de gelo,
no qual até mesmo depois de um bj,
já derrete e não fica nada pra lembrar,
mas com vc é diferente,
eu me permito sentir tudo isso
nunca imaginei depois de tantos
anos poder encontrar vc,
e me permitir sentir tudo isso,
me fez entender que nossa história
ainda estava em vírgulas
mas te falo mesmo, prefiro ela em vírgulas
para que, quando der aquela saudade
gostosa, poder sentir com vc tudo de novo
e te falo: estou sempre pronta pra um ponto final.
Nunca pedi para ser do jeito que sou
Nunca quis que minha vida fosse assim
mas suponho que não há motivo para se queixar
Para quem é que eu vou me queixar?
Eu quero uma forma vazada
que guie as lamúrias do mundo
quero um peru grande e gordo todos os dias do ano
e não somente no dia de Ação de Graças
quero paz, a paz desses vampiros esquisitos
que não querem me deixar sozinho
eu quero a morte tanto quanto quero a vida
A única diferença entre elas
é que a morte é muito fácil
e eu sempre tenho uma
para que não haja discordância
quero me levantar, algum dia, antes do meio-dia
quero bater punheta até me entediar
quero ver o deserto, em segurança,
de dentro do meu carro com ar condicionado.
Eu vou querer uma outra dose!
Ainda me lembro do dia em que dissemos: seremos felizes até que a poesia nos repare. Primeiro, você riu, eu gargalhei e nós casamos. Depois, eu li, você ouviu e, nus, transamos. Por fim, eu lembrei, você se esqueceu e nós cansamos. Hoje, ainda que me falte você, nunca me faltará poesia. Um poema é o próprio abandono descrito em versos, diversas vezes. É o poeta em estado onírico implorando em rimas, alexandrinos, decassílabos decadentes: “Volta para mim, palavra bonita. Volta!”. Seu mundo sempre foi confuso, uma mistura moderna de Garcia Márquez com qualquer pintura de Velásquez. Você só parece amar quem pisoteia nos seus sonhos, quem tapa os seus sorrisos com lágrimas, quem lhe abandona sem roupa, sem mundo, sem beijo. Veja só: As Meninas na corte do rei parecem cortejar o seu coração. Corta a cena: seu azar foi ter vivido Cem anos de Solidão em uma única relação. Talvez por isso nada lhe emocione mais: nem o piano que toca algumas notas de jazz, nem o coração em guerra que, no peito, hasteia uma bandeira de paz. Talvez por isso nada lhe interesse mais: nem as cartas nem as caras de amor. Todas elas são ridículas, já dizia o poeta, todas elas são partículas de sentimento que não insiste mais… Contudo ainda me pego algumas vezes tateando uma sombra incompreensível que fala e que fuma e que finge estar viva. Só finge! Uma sombra precisa de luz para ser viva. Um amor precisa de vida para reluzir. Eu preciso de ambos para existir.
O ato de crescer custa uma boa dose de paciencia!
Chegamos em um momento da vida que até mesmo as nossas contrações se tornam coerêntes...
É quando o amor vira um sentimento de respeito,
desses que amamos viver, ama-se para sempre, se torna único, intenso e de muitas formas, mas segue amando.
Esse processo que só o tempo ensina não significa ficar velho, é amadurecimento nas nossas decisões e o acumulo de pequenas doses de sabedoria, é não sentir mais vergonha diante das nossas escolhas.
Aprendemos que se importar mais como nos mesmo do que com o resto do mundo, tudo bem que isso implica numa certa dose de egoísmo, não falo daquele egoísmo desumano mas daquele que te permite olhar um pouco mais para sí mesmo...
Nesse processo passamos por um momento onde devemos escolher e optar por coisas que nos deixa feliz,
é onde escolhemos viver e conviver mais com as pessoas que mais amamos e que retribuem esse amor, da maneira que sabem.
Tem um momento na vida que crescemos mas adorariamos poder ser criança novamente...
Tem um momento que crescemos e escolhemos sermos nos mesmo...
Eu amo de chamar esses momentos de eu-lugar, onde existe um paraiso para morar ... E estou indo pra lá...
575-Versos é Vida
O amor de um pai se torna mais forte puro e profundo, quando o coração ferido pelo tempo das batalhas e lutas travada contra a rebeldia de um filho infiel e ingrato que o chicoteia de aspereza e desprezo sem dó e sem piedade na vida que segue, mostrando assim toda a sua revolta e descaso contra o pai que se doa com amor e caridade sem limites por aquele filho querido, mas o filho o tem como inimigo numero um na sua concepção, e inconscientemente o repele todo o tempo rasgando de uma forma bruta e cruel aquele laço afetivo de pai e filho provocando dor e sofrimento na família, sem nem se dá conta de seus atos truculento e brutal, pois carrega dentro de si uma revolta que nem sabe de onde vem, um sádico desejo incontrolável de vingança inconscientemente trazida de vidas passadas... Que prova dura para esse pai, para essa família, que difícil missão, mas o fardo é seu carregue-o com resignação, amor e caridade do perdão e assim se cumprirá a fiel missão de um pai, que incansavelmente se dedicou a um filho querido e amável, vencendo assim essa difícil tarefa de lapida-lo e torna-lo um homem de bem na jornada que segue... Ore e busque através do culto no lar o perdão daquele que você um dia feriu pai.
As pessoas não estão demonstrando mais amor, muito menos valor para as suas vidas; elas ficam em todos os instantes, contando os segundos, o tempo dos relógios, desejando a velocidade dos dias... Reclamam se chove, se faz frio, se acaso nasce um forte sol, e até mesmo, quando nenhum dos fenômenos ocorre.
Eles reclamam da vida, da sua própria vida, e das vidas alheias ao redor; sem se darem conta da ingratidão, e da injustiça que cometem para toda uma geração.
Esquecem e ficam sem tempo até mesmo para seus familiares, Avôs e Avós, Pais e seus Filhos, entre entes queridos num geral, a qual a vida os leva com a mesma intensidade, velocidade, que cada um desejou, e questionou todos os dias.
A verdade, é que quando isto ocorre, amargas lágrimas escorrem sobre rostos cansados; o arrependimento de não terem aproveitado momentos, pessoas tão queridas, começam a surgir, e conforme as fichas caem, são obrigados a lidar com a ideia da perda; das saudades; do tempo totalmente perdido, que tinham sim, e o jogaram fora... Desejando no dia de hoje, o amanhã, chegando o amanhã, e já desejando o "amanhã do amanhã", desta forma, esquecendo a essência dos instantes; dos sorrisos; dos riscos e "perigos" gostosos... Da essência de viver, vidas, e tempo (...).
Escultura de Barro
Nunca sabemos sobre o final; nunca soubemos o que é, de fato, um fim. Sempre sonhamos com o futuro, mesmo não sabendo se este, será um tempo para cada um de nós feliz.
Já viajamos descalços, solas dos pés sobre uma terra acolhedora; barro frio, gostoso, cheio de sentimentos, que hoje não existem mais, devido aos “asfaltos”, ignorância, disseminados com o passar do tempo.
Sentir saudade de tudo aquilo que se foi, não seca as lágrimas que escorrem em nossas faces, por lembranças, momentos tão únicos, marcantes, individuais.... Nossas fases.
Muitas vezes, pode até parecer normal, ver como a vida nasce e se passa, levando sem permissão as nossas histórias, as essências da gente, que sofrem mutações; eis que devemos entender, elas pertenciam àquele tempo, àquela época, e àquele presente.
Nunca sabemos sobre o final; nunca soubemos o que é, de fato, um fim. Sempre sonhamos com o futuro, mesmo não sabendo se este, será um tempo para cada um de nós feliz.
O tempo de vida é o devido, porém, carregamos pouco de tudo o que vivemos; o tempo arrasta, leva embora, apaga, e se não aprendemos a cultivar todos os dias nossas lembranças e histórias, eis esse fim, um final tênue; ambíguo; fabuloso ou deprimente.
LUZ
Quando Te encontrei, em trevas me perdia,
e nuvens de agonia velavam o meu dia.
Não via um só farol, um sol que me aquecesse,
nenhuma esperança que em mim florescesse.
Os lábios, ressequidos, de sede a clamar,
e a vista, em denso véu, cessava de enxergar.
Mas em Ti, vi a chama, a vida em seu fulgor,
uma fagulha acesa de um novo alvor.
Um amor me ensinaste que a voz não alcança,
Tua palavra abriu-me as portas da bonança.
E a paz, como um rio, tomou meu coração,
lavando toda a mágoa, toda a escuridão.
Teu amor que me ergueu, ao mundo pode erguer,
pois tens a chave mestra do nosso renascer.
A chave da sapiência e da libertação,
da vida que floresce em pura emoção.
Muralhas de ignorância, teu sopro desfaz,
e a noite se dissipa na luz que o teu amor traz.
A vida não se extingue, pois és ressurreição.
Em Ti, Deus fez-se Homem, Pai, Amigo e Irmão.
Em Ti, a essência pura do Amor se fez...
Em Ti, o Amor Divino se fez Jesus.
Todo dia dói, usar a mascara, "Olha eu sou Feliz",
Andar, sorrir, manter-se educado nas situações mais
extremas,
Querer mas não perder a calma,
Guardar tudo para dentro de si mesmo.
Ser rotulado, esnobado, não ser "amado".
Ouvir coisas que machucam demais:
"Você é burro por pensar assim, insensível,
frio, esperava mais de você ".
É duro querer manter-se de cabeça erguida
quando a alma esta de joelhos,
Não deixar transparecer as cicatrizes que
carrega na alma
É ter que existir pelo simples fato de ter nascido,
Falada aquela vontade de como a vida vale a pena,
Afinal vale apena sofrer??
Ter objetivos, desejos, para a vida leva-los por "água abaixo"
E viver rodeado de hipocrisia e pouca sinceridade,
É ter apenas nos amigos um certo alento
mas a menor distancia, é capaz de disciplina-lo
e então retornar esta angustia
Quem me dera gritar, berrar, chingar,
mas eu não sou assim, ou tento não ser
Então coloco a mascara e visto a armadura e
tento enfrentar a vida
Batalha a qual perdi
Mas de teimoso não desisto de
LUTAR
Eu sou o futuro do incerto
O oposto do talvez
A contradição do contraditório
A luz de jah.
Sou a água em pleno ar
Sou o contrario do que dizem
E o oposto do que pensam
Sou o certo de 2 minutos atrás
E o errado de agora
Sou o confuso do inconfundível
A certeza do impossível
Sou o louco da lucidez
A lucidez de um louco
Um louco como poucos
E um pouco louco
Sou o eu de mim mesmo
O dono das minhas idéias
Sou a palavra do silencio
A visão no meio dos cegos
Sou a ideia da certeza em plena duvida
Sou o contrário do que você pensa
E a certeza de quem sou eu
O equilíbrio do desequilibrado
O surto do descontrolado
Sou o soar do vazio
A voz da minha mente
Sou o cara aí de cima
Sou eu mesmo a falar.
Eu sou uma vitória!
Estou aqui, vivo, pronto para mais um dia,
crente na certeza de poder realizar o melhor de mim.
Perdoo meus inimigos, os que me maltrataram,
perdoo as injustiças e me perdoo,
não me cobro, não me culpo,
sou fruto do tempo, semente do Criador,
e nesse agradecer, me encho de amor.
Eu sou uma pessoa excitável que só entende vida liricamente,
musicalmente, em quem sentimentos são muito mais fortes que a razão.
Eu estou tão sedenta para o maravilhoso que só o maravilhoso tem poder sobre mim.
Qualquer coisa que eu não possa transformar em algo maravilhoso, eu deixo ir.
Realidade não me impressiona. Eu só acredito em intoxicação, em êxtase,
e quando vida ordinária me algemar, eu escapo, de uma maneira ou de outra.
Nenhum muro mais.
Eu sou assim:
não vivo de meias verdades;
não vivo de metades; Comigo
é assim: ou é ou não é,
preto no branco, sem floriar,
sem inventar, nu e cru!
Prefiro a verdade do que
a mentira, prefiro um não
do que um falso sim...
Isso não é ser antipática,
grossa ou mal educada,
isso é minha personalidade,
é livro arbitrio, é ser
simplesmente EU!
Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem preciso dela. A oração me aproxima de Deus, revela minha dependência, minha fome e sede por Sua vontade, seu Reino, sua pessoa. A oração muda principalmente a mim – minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias.
(Quando questionado sobre o por quê ele orava em favor de sua esposa com câncer)
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
