Texto para um Amor te Esquecer
Sol
Por, Lês Portes
Gira, gira, gira, gira sol
Aé, Aé, Aé, Aé...
O girassol não quer girar
O sol não quer girar
Gira, gira, gira, gira
Girassol...
O universo parou
Nada quer mover-se
Tudo parou
Para ver você passar,,,
Sol
Menina
Sol
Sol
Menina
Tudo parou
Para ver você passar...
...
Na essência ela é hiperbólica.
Na quimera é paradoxal.
Na compaixão, metafórica.
Gosta de coisas díspares.
Pessoas análogas.
Situações descoincidentes.
E de elos congruentes.
Hoje é assim.
Amanheceu, se reinventou.
Mas abomina personagens.
Ou personificações voláteis.
É simples e complexa.
Mistura nonsense.
Debutante da casca verde.
Senhora do miolo sensato.
Se perde de propósito.
Sabe onde se achar.
De vez em quando silencia.
Persuade na surdina.
É "papum", nada de rodeios.
Real, sem devaneios.
Riso fácil, choro descomplicado.
Corajosa e sem receios.
Não suporta metades.
É amante por inteiro.
Amiga de verdade.
Via de regra: 100x minha.
Como podes olhar dentro de ti,
E não sentir que estou em tuas veias.
Todo dia vivo neste presságio,
Onde lá no futuro,
Ainda assim,
Tudo em mim,
Há tudo de ti.
E tua alma esperta,
Me devora feito poeta,
Tão mesmo quando brando meus pensamentos.
À noite vejo o relento,
Entre o soneto que me desperta,
Lembrando uma imagem que me completa.
Não existe solidão se quer,
Que duas almas não compreendem,
Pois estar sozinho é,
Mesmo assim,
Estar presente.
EMOÇÕES
Quanto tempo passou e nós ficamos
assim. .. paralisados de emoção.
Quanta coisa aconteceu... enfim,
mas nada abalou o nosso coração.
Quanta coisa eu quis falar e não pude.
Quanta coisa suspensa no ar:
incertezas, verdades e confissões,
tudo quieto. .. sem se manifestar.
E agora?
Continuas assim? Só de olhares
e tempestades que hão de vir?
Não! Eu não posso mais!
Tenho que gritar a todos que te amo
e quero apenas te fazer feliz!
(in “Moleque Atrevido” )
CÁRCERE
De que vale gracejar se nas entranhas
tens verso triste de inarráveis dores?
Se na prosa outras e diversas manhas
todas disfarçadas de coloridas flores
De que vale a sedução dos amadores
pra se tutorar das escarpadas sanhas
quando no versar, versos sofredores
de poética com sensações estranhas
No cárcere da dita, a força incontida
da cizânia, tendo a emoção repartida
sem o amor, tirando o afeto da gente
O que me punge é ser um diletante
sonhador, e que vive por ser amante
do querer, com sentimento torrente...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
Maio, 15/2022, 19’29” – Araguari, MG
Como que queria voltar no dia que te conheci.
Que dia mágico!
Você é uma pessoa maravilhosa, juro,
Mas agora eu quero viver com você. Quero te apresentar para a família e os amigos, quero você ao meu lado em todos os rolês, quero você ao meu lado implicando comigo, sussurrando no meu ouvido: "nossa amor, como eu amo você".
Não sei o que eu faço para te esquecer...
A pior parte disso tudo é que eu odeio admitir que eu amo você.
Mas tu não faz a menor ideia de como meus olhos brilham com as suas notificações que me dão esperança de viver o grande romance com você.
Sr. Sorriso
Vou te mostrar o melhor de mim e embora você possa presenciar o meu pior, eu nunca vou deixar de sorrir para você.
Você nunca vai me ver chorar e você nunca vai saber que estive ou que estou triste.
Pode me magoar, você não vai me machucar e eu vou deixar você saber porque, eu vou sorrir para você.
E olha eu aqui de novo pensando em você, completamente perdida e ainda por sinal escrevendo uma carta, porque escrevendo encontro desabafo onde não encontro em ninguém, e agora vem mil coisas na minha mente sobre toda essa maluca história nossa ksks e me perguntando cara como você pode ter me deixado assim? Desse jeito tão apaixonada por você!
Já nem sei por onde começo! Tanto assunto que quero desabafar, ahh sei lá só queria você comigo agora.
Ver aquele seu jeito tão engraçado e fofo ao mesmo tempo. Que só de pensar já vem umas lágrimas de saudades e felicidades ao mesmo tempo.
Tentando sempre procurar nossa música perfeita, mas todas são perfeitas pra nós dois, pois somos uma bagunça e confusão, nem tanto você mais eu mesmo que todo esses anos fui incegura com tudo e ao mesmo tempo querendo guardar o meu coração. Mas tanto guardei que esses 6anos eu mesmo me machuquei.
Porque me apaixonei por vc como nunca tinha me apaixonado por ninguém.🤩
E o pior é que eu sempre dizia pra mim mesmo que não iria me apaixonar por ninguém até os meu 15 anos ksks tinha tanta certeza que ia conseguir.
Mas tudo mudou quando vc entrou na quela sala, até lá eu queria ter uma amizade com vc!
Mas, um dia vc na mesa da prof e eu lá sentada na minha carteira ,e então alguma coisa me fez olhar pra sua direção e então eu olhei e na mesma hora vc me olhou também
E Hoje nesse exato momento me sinto como se fosse ontem a primeira vez e que me apaixonei por vc.
Tudo o começo de uma grande história.
Meu Sol
Ainda lembro daquele pôr do sol.
Você segurou minha mão.
Senti-me a pessoa mais feliz do mundo.
Lembro do barulho das ondas,
De corrermos pela praia.
Lembro do seu sorriso naquele dia.
Você estava radiante.
Nem a pureza do céu naquele dia
foi capaz de superar a sua beleza.
O sol foi embora.
Mas você era o meu sol naquele fim de tarde.
E você continuou comigo
iluminando aquele dia.
Aquele dia em que o tempo parou
para apreciar o nosso amor.
Só não esperava que assim como o pôr do sol naquele dia
Você, o meu sol, iria se pôr tão cedo.
Tudo perdeu o sentido sem você.
Afundei-me em uma noite sem fim
e nunca mais pude ver o sol nascer.
Minhas Preces
Esteja comigo quando o sol nascer.
Mostra-me a luz no horizonte.
Guia-me em meio ao temporal.
Não deixai que eu me afaste de ti.
Abraça-me nos dias bons.
Abraça-me nos dias difíceis.
Segura-me.
Acolhe-me em teus braços.
Acalma o meu coração.
Fazei com que eu encontre equilíbrio em meu caminhar.
Preciso de ti para continuar seguindo.
Ajuda-me a seguir meus sonhos.
Segura-me.
Tu que és farol em minha vida.
Não deixeis que o medo tire a minha luz.
Afastai a ansiedade, a angústia.
Afastai a tristeza.
Cura-me com o teu amor infinito.
Fazei com que não me falte forças para resistir.
Segura-me Senhor.
A programação da terça era quase o domingo dos namorados: eu lavava o cabelo, escolhia o melhor cheiro, melhor camisa de xadrez feita sob medida... Baixava as músicas que ela que curtia, e outras mais que eu gostava, sabia que ela ia adorar também...
A gente falava da vida, da nossa e dos outros. Parecíamos não ter segredos nunca. Parecia ser pra sempre. Parecia muita coisa que não foi.
Mas eu me lembro das melhores partes, das melhores fotos, as melhores gargalhadas, do tempo que a gente fica deitada no chão do quintal olhando o céu por entre alguns coqueiros como as nuvens se transformavam ou mudavam de cor.
Às vezes, quando não parecia muito interessante, a gente mudava a direção do olhar e se olhava. As bocas se aproximavam lentas, iguais as nuvens mudando suas formas. Porém, tudo era muito rápido, mas depois, quando eu ficava viajando em pensamentos até esse momento de novo, tudo parecia se repetir em câmera lenta, e eu podia perceber com calma a beleza de tudo que aconteceu ou acontecia em minutos...
Às vezes, ela ainda é a lembrança mais doce que eu tenho dessa vida amarga.
"Quando almas se encontram em identidade de visões de mundo, e de repente vai surgindo uma recíproca necessidade de estarem juntos falando sobre isso, ou outras coisas sem sentido, exceto para aqueles que se veem.
Então aí está a gênese de uma grande e verdadeira amizade, e onde o amor faz sua morada, desde antes, até depois do nada."
Eu vejo aquilo que outros não podem ver. Quero ser resposta que vem de Você. Quero ser o sim em meio às questões. Ser a luz onde só tem confusões. Quero ser a arma mais doce que a flor. Ser morada onde quer que eu for. Quero SER e acontecer. Fazer dos dias o mais lindo mover.
Quero encantar como um bom sonhador. Iluminar e mostrar Seu amor. Quero poder fazer mais do que ver. Ser a extensão do mais lindo Querer. Quero a paz em dias de dor. Abraçar e sentir o Seu calor.
Quero somente agradecer. Pois graças a Ti, eu pude viver. Quero ensinar que não existe pecador, quando se é filho Daquele que te fez merecedor. Quero abraçar sorrir e dizer: Os dias são felizes quando estou com Você.
Pai, me ajude a ter disciplina para Te ouvir. A ter disciplina para parar ou ir. A ter disciplina para vigiar. Pai, me ensina como é o Seu amor e me mostra que caminho devo trilhar. Como a imagem de uma TV quero ver os passos. Quero ouvir Sua voz límpida como o canto dos pássaros.
Quero aprender a discernir, qual é a tríade perfeita? Como faço para Te ouvir? Limpa o meu coração, tira-me todos os sentimentos do mundo. Purifica-me das sensações da carne e permita-me viver em Espírito amor e bondade. Em meu coração tem chama, desejo, amor e vontade. Orienta-me para empregar toda energia em Suas obras, para construir o Seu caminho de vitórias. Mostre-me o destino, e permita trilhar o Seu caminho.
Quero que minha jornada esteja de acordo com os Seus desejos, quero que meu coração e o Seus estejam na mesma direção. Deita-me nos Seus braços e me guia nessa jornada. Eu quero que o Seu amor, o Seu Espírito e a Sua luz fluam através de mim para que eu encontre a rendição da minha alma.
PEDAÇOS
Parecem intactos, mas já não são, são feridos e sarados.
Não são perfeitos, apenas se levantaram, não quiseram ficar prostrados.
Alí, no lugar da miséria, da frustração e da derrota.
Decidiram tentar de novo, com outra estratégia, bater em outra porta.
Choram em secreto e se riem em público, para não fomentar depressão, tristeza, sepulcro.
Analisam que em meio a tanto tormento, pavores e incompreensão, viver é lucro.
Não são poucos os que prosperam, no real sentido do termo.
Nada pecuniário, nem moeda ou papel, espírito enfermo andando a ermo.
Mas de sucesso pessoal, social e familiar.
Do tipo difícil de deter, dissuadir ou manipular.
As fotos na academia, nas praças, nas praias e casamentos.
São respostas a si mesmo, exposição do desafio vencido, curativo no ferimento.
São sorrisos cobrindo prantos, novos horizontes, no lugar do desencanto.
É didático, terapêutico e extremamente inteligente, fé, luz, Deus, santo.
É preferível subir nesse barco que navegou em mar bravio e tempestuoso.
Que viveu tempos não herméticos, bando de cabeça dura, teimosos.
Esse povo que perde e que ganha, sabe atalhos, jeitos, falas e manhas.
Que outrora foi reduzido, esquecido, coisa tacanha.
Já venceram só por resistir e enfrentar, derrubar muros e destruir embaraços.
Por arrumar linha para completar a peça, para os sapatos, cadarços.
Por não negar conselhos, empatia, cortesias e abraços.
São esses inteiros antes arrebentados, que hoje animam, alegram e motivam, emendando vidas, doando pedaços.
Sergio Junior
nós, a realidade imaginária
A vida é a história mais bonita que podemos escrever e tendemos a desperdiçar todo nosso palco com lembranças e momentos que nada tem haver, hoje parando para refletir queria que isso pudesse acontecer, que o "nós" fosse uma possibilidade e a mais bela realidade, mas infelizmente nem sempre o querer é poder, tudo começou a desandar e infelizmente tive que pegar esse sentimento que me pertencia e fingir que o mesmo nunca existira, queria o poder de voltar para simplesmente deletar toda sua essência que insiste me rondar, afinal você segue em meus pensamentos até nos momentos mais intensos. E agora o que eu faço? Com o coração marcado e altamente sequelado, tento seguir em frente mas continuo nos mesmos erros falhos ao me submeter recordar de lembranças e memórias com você, buscar refúgio me pareceu uma boa opção eu só não contava que nem todos estariam a disposição.
Muitas pessoas vivem intensamente buscando se sentirem realizadas. Derrepente elas tem tudo , uma casa , uma família , um carro e dinheiro. E ainda assim se sente mal por não saber o que está lhe causando tanta solidão. Você procura um motivo. Você busca os defeitos e tenta encontrar uma explicação que justifique seus sentimentos.
Quando você busca , você encontra . Acha onde menos espera. E a dor ela não vai melhorar, piora 10 vezes mais. Então simplesmente você a transfere apenas para aquele defeito que você encontrou , e depois você tenta eliminar lo. Achando que encontrou a solução. E depois que ele for eliminado , você pensa agora posso ser feliz. Vou me sentir bem.
E enfim descobre que tudo é uma ilusão. A busca pela felicidade ela sempre será uma busca constante. Talvez para muitos a descoberta seja tarde demais .
Percebemos que a felicidade, nunca foi difícil de adquirir. Só ficamos preocupados demais em encontrar, que se perdemos na imensidão desse mundo.
E ela é tão simples , vou te dizer onde ela está :
Nas escolhas que fazemos .
Nos momentos que escolhemos viver ; nos sorrisos que ganhamos e retribuímos Está nas belas palavras que escutamos e dizemos.
Está nos abraços que sentimos.
No perdão que não liberamos .
Naquela decisão que não tomamos . Aquela ferida que não se cicatriza.
Só podemos perceber se abrirmos mão de muitas coisas que carregamos conosco. Enquanto estivermos pesados , nunca seremos leves o suficiente para encontrar a felicidade. Ela só está onde tem amor. Onde não há amor , nunca haverá felicidade.
Ressurreição
Naquela praça
Entreguei meus medos
Quietos
Em segredo
Esperei que me amasse
Amassado
Sem medo de perder a viagem
Oferecia-te tudo
O amor maior no mundo
Já não era dádiva dos deuses
(…)
Minha dor cativa
Logo
Tornou-se luto
E a carne
Já fria
Ganhou vida
Na igrejinha de São José.
Para Isac Silva do Nascimento, na Praça da Paróquia de São José;
Araraquara, 19 de novembro de 2021 (25 anos do autor).
Querida, eu mal conseguio respirar, voce esfregou isso em meu rosto, colocou sal nessa ferida,como se estivesse rindo da minha cara, é tão triste pensar nos bons momentos,lembro, nós costumávamos ser loucas por esse amor,olhe bem para o que você fez
o problemas que criamos,não acho que podemos solucioná-los.Você fez um corte tao profundo,você achou mesmo que ficaríamos bem? Ainda tenho cicatrizes em minhas costas de suas facadas.tipo de ferida, dura,ocê pensou duas vezes antes de fazer isso?
Todas essas coisas voltarão para você
o tempo pode curar, mas não isso.
Quando lembro
de ti sinto uma quentura macia em meu peito,
de teu olhar meio curioso meio assustado meus joelhos falham,
de teu sorrido gostoso minha respiração acelera,
de teus lábios bem desenhados, uma obra de arte, me falta chão,
e quando penso em você toda eu tremo e fico pálida e emudeço,
meu corpo todo estremece de ansiedade e angustia.
e penso:
posso eu ? um dia? ou para sempre? ser para ela o suficiente?
Devagar seriamos exploradoras do universo de nós mesmas,
e como água explorar milímetro por milímetro de nossa superfície,
encontrar excitantes lugares, vales e curvas e colinas e montanhas,
descobrir de cada uma o centro da profunda satisfação em estar juntas.
Ju Job_2020
