Texto fazer Compras
Faça a vida valer a pena
Fazer a vida valer a pena
É não ter medo dos problemas
É enfrentar as dificuldades de cabeça erguida, e depois olhar para trás,
Dar um lindo sorriso e dizer: EU SOU CAPAZ, EU VENCI.
É acreditar em DEUS e todos os dias ir em busca de seus objetivos.
É aproveitar cada minuto, pois não sabemos se esses momentos irão voltar.
É pensar positivo e não ter medo de errar; os erros nos torna sábios.
É sorrir a cada instante, mesmo sem motivos; o sorriso é uma arma perfeita.
É ter amor no coração, com amor tudo se transforma, as palavras viram frases,
as frases viram poesias; é um sentimento que contagia.
Enfim, fazer a vida valer a pena, é ser o próprio EU, é ter vontade de viver,
É ter um coração puro e sem magoa.
É VIVER SEM PRECONCEITO.
Você não pode fazer tudo
Eles disseram a ele: "Todo mundo está procurando por você". - Marcos 1:37
Ninguém é indispensável! A maioria de nós concorda prontamente com essa afirmação, mas vive como se não acreditássemos nisso. Nós reclamamos: "Eu simplesmente não posso fazer tudo!", Mas continuo tentando fazer tudo.
Marcos, um dos escritores dos Evangelhos, descreveu Jesus como Ele enfrentou muitas demandas em seu tempo. Ele lançou Seu ministério, convocou e treinou discípulos, ensinou e pregou, curou e libertou, ministrou a indivíduos e multidões.
Como ele fez tudo isso? Suas prioridades determinavam o uso do tempo. Ele retirou-se regularmente para passar tempo a sós com o Pai para descanso e oração. Ele estava com Seu Pai quando Seus discípulos se intrometeram para dizer: “Todo mundo está procurando por você” (Marcos 1:37). Mas Jesus respondeu: "Vamos para as cidades seguintes, para que eu também pregue ali" (v.38).
Sempre que Jesus virou o rosto para uma responsabilidade, Ele teve que virar as costas para outra, assim como devemos fazer. Mas em vez de deixar que a pressão das necessidades não satisfeitas determine sua direção, Ele respondeu de acordo com seu senso do propósito de Deus. Ele aguçou esse senso diariamente através da solidão com o Seu Pai - e nós também.
Obtenha suas prioridades do Senhor e você não ficará frustrado quando descobrir que não pode fazer tudo.
PENSANDO EM
Lucas 10: 38-42, o que aprendemos sobre o estabelecimento de prioridades? Como Jesus se preparou para as exigências rigorosas de seu tempo? (Marcos 1:35; 6:46; Lucas 6:12; 9:28).
Quando você não sabe o que fazer primeiro, dê ao Senhor o primeiro lugar. Joanie Yoder
Um estilo de vida cristão
Assim como Cristo perdoou você, você também deve fazer. . . . Você serve ao Senhor Cristo. - Colossenses 3: 13,24
Ele era uma pessoa notável. Autor de 150 livros, Toyohiko Kagawa foi professor, poeta, filósofo, cientista e evangelista. Ele escreveu sobre vários assuntos, desde estudos científicos até questões teológicas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi preso por suas visões pacifistas. Mas ele nunca deixou de amar e servir a Deus. Muitas vezes ele repetia essas três orações: “Pai, perdoa.” “Deus, deixe-me viver para servir.” “Ó Deus, faça-me como Cristo.” Essas breves petições revelam a dinâmica espiritual de um estilo de vida verdadeiramente cristão.
Essa terceira oração não pode ser realizada a menos que levemos a sério as outras duas. Jesus disse que Ele “não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20:28). E tendo ensinado Seus discípulos a perdoar (Mateus 18: 21-22), Ele se tornou o exemplo supremo de Seu próprio ensino quando na cruz Ele orou por Seus executores: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem ”(Lucas 23:34)
Somente na medida em que servimos e perdoamos podemos nos tornar como Jesus. E isso exigirá a graça capacitadora de Deus. Como Ele deseja ouvir-nos orar: “Pai, perdoa”, “Deus, deixa-me viver para servir” e “Ó Deus, faz-me como Cristo”. Estes são essenciais para um estilo de vida cristão.
Perdoar quando sofremos mal,
e servir os outros na multidão -
Sim, é isso que a graça de Deus pode fazer.
Quando a semelhança de Cristo nos persegue. —DJD
Um estilo de vida cristão é Cristo vivendo Sua vida através de você.
Vernon Grounds
Ele vai fazer funcionar
[Deus] disse: "Eu certamente estarei com você." - Êxodo 3:12
Muitas pessoas que se posicionaram no limiar da grandeza tiveram um vislumbre dos enormes desafios pela frente e recuaram. Vemos isso nos anos eleitorais em que os candidatos a Presidente dos Estados Unidos contemplam a imensidão do cargo à frente e decidem não concorrer.
Numa escala menor, todos podemos nos sentir tão sobrecarregados com um desafio que somos solicitados a fazer pelo Senhor, que procuramos desculpas mais do que formas de fazê-lo funcionar.
Olhe para Moisés na sarça ardente. Podemos entender por que ele estava tão hesitante em aceitar o chamado de Deus para ele liderar o povo de Israel. Como ele, temos nossas dúvidas e limitações. Ele estava preocupado com a incredulidade do povo; Da mesma forma, podemos estar preocupados com o fato de as pessoas não responderem adequadamente aos nossos esforços. Ele estava preocupado que sua falta de eloquência o desqualificasse; Da mesma forma, muitas vezes encontramos nossa língua amarrada ao tentar entregar a mensagem de Deus.
O Senhor não deixou Moisés fora do gancho. Em vez disso, Deus deu a ele um sinal para convencer o povo a acreditar nele, e prometeu guiar sua língua vacilante. O povo de Deus nunca ficará sem os recursos de que necessitam. Quando Ele pede que você faça alguma coisa, Ele sempre enviará uma provisão. Ele fez isso por Moisés; Ele fará isso por você.
Se você tem algum trabalho para fazer,
comece agora mesmo;
Você fornece a disposição,
Deus fornece o poder. —Anon.
Os recursos de Deus são sempre iguais aos seus requisitos. Dave Branon
O meu caminho
Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus. - Salmo 40: 8
Por mais de cinco décadas, Frank Sinatra tem sido um dos artistas mais populares da América. Talvez ele seja mais conhecido pela música “My Way”. Aparentemente, ela atingiu um acorde sensível entre seus fãs.
Que acorde é esse? Auto-vontade. É o desejo dominante dos seres humanos fazerem as coisas do seu jeito. E é exatamente assim que a música termina: "Eu fiz do meu jeito".
Nos assuntos ordinários da vida, o exercício da autodeterminação pode ser louvável. Mas no relacionamento com Deus, nosso caminho nunca está certo. Nossa vontade própria deve ser subordinada à Sua vontade, como nosso Salvador submeteu submissamente no Jardim do Getsêmani: "Não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22:42).
Independente de quão dolorosa possa parecer a rendição de nossa vontade, a obediência a Deus nos salva da perda infeliz neste mundo e da perda irrecuperável no mundo por vir. Provérbios 14:12 nos lembra que uma insistência pecaminosa na vontade própria pode ser autodestrutiva: “Há um caminho que parece certo para um homem, mas seu fim é o caminho da morte.” No entanto, obediência confiante ao caminho de Deus traz bênçãos agora e para sempre.
Sempre que tiver vontade de dizer: "Quero fazer do meu jeito", lembre-se de que Jesus fez o caminho de Seu Pai.
Tende o teu próprio caminho, Senhor! Tem o teu próprio caminho!
Tu és o Oleiro, eu sou o barro;
Molda-me e faz-me depois da Tua vontade,
Enquanto eu estou esperando, cedido e quieto. —Polar
Em Sua vontade é a nossa paz. —Dante
Vernon Grounds
Conectado
O que a lei não poderia fazer. . . Deus fez enviando Seu próprio Filho. - Romanos 8: 3
Um famoso relojoeiro visitou sua loja e apontou duas maneiras de regular o horário dos instrumentos. Em um método, um relógio mestre soou uma nota em intervalos definidos. Se os outros relógios estivessem errados, o sinal revelaria seu erro, mas não os ajustou corretamente.
No outro método, um cronômetro foi conectado eletricamente a vários outros relógios. Cada batida desses relógios era controlada pelo relógio principal.
A primeira maneira de regular o tempo é uma figura da lei de Deus. Ele ataca o sinal, apontando-nos para os padrões perfeitos do Senhor, mas não pode corrigir o erro. O segundo método é uma figura da graça de Deus. O que a lei não poderia fazer, a graça pode fazer.
A lei de Deus revela o pecado, mas é impotente para nos salvar do pecado. Pode nos mostrar nossa fraqueza, mas não pode fornecer força. Pode condenar, mas não pode justificar. A lei comanda, mas não habilita. A lei mata, mas a graça dá vida. A lei é exterior; a graça é interior.
Você não pode vencer o pecado e obedecer ao Senhor a menos que tenha colocado sua fé Nele e tenha o Espírito de Deus vivendo em você. Então permaneça em íntima comunhão com Cristo (Jo 15: 4-5). Fique ligado ao mestre.
Passo a passo, andarei com Jesus,
apenas um momento de cada vez;
Alturas Eu não tenho asas para subir,
Passo a passo pela fé eu subo. - Simpson
Deus sempre nos dá o que ele exige de nós. MR DeHaan
Boa pergunta
Eu sou a videira, vocês são os galhos. . . . Sem Mim você não pode fazer nada. - João 15: 5
Vários anos se passaram desde a publicação do meu livro Finding the God-Dependent Life. É a história de como aprendi a depender de Deus através do colapso gradual da minha auto-suficiência. Minhas inadequações me forçaram a depender Dele. Com o tempo, ficou claro que os mesmos princípios que me ajudaram em uma crise certamente poderiam me ajudar o tempo todo. Então, a dependência de Deus tornou-se meu modo de vida escolhido. O resultado foi maior integridade e fecundidade.
Um freqüentador de igreja que leu meu livro comentou com um amigo: “Se você me perguntar, Joanie Yoder depende muito de Deus!” Para me ajudar a explicar a vida dependente de Deus, transformei esse comentário em uma pergunta: é possível depende muito de Deus?
Vamos responder a essa pergunta perguntando a outra: É possível que um ramo dependa demais da videira? Catherine Marshall escreveu: “O ponto não é que os galhos se saiam melhor quando estão presos à videira. A menos que estejam apegados, os galhos devem murchar e morrer. ”Jesus ensinou que, a menos que os ramos (você e eu) permaneçam na videira (permaneçam dependentes Dele), é impossível para nós darmos Seus frutos.
É possível depender muito de Deus? Não se quisermos ser ramos frutíferos. Que tipo de ramo é você?
Eu não poderia ficar sem Ti,
não posso ficar sozinho,
não tenho força ou bondade,
Não tenho sabedoria própria. —Havergal
A fecundidade para Cristo depende da comunhão com Cristo. Joanie Yoder
Fadiga da compaixão
Não nos cansemos ao fazer o bem, pois no devido tempo colheremos se não desanimarmos. - Gálatas 6: 9
Olhe para o jornal de hoje. Assista ao noticiário da noite. É provável que você veja alguns dos milhões de refugiados em nosso mundo que fugiram da perseguição ou da violência. Os problemas globais parecem tão grandes e as soluções tão inadequadas que aqueles que estão ajudando nas linhas de frente e aqueles de nós que estão assistindo à distância podem sofrer com o que é chamado de “fadiga da compaixão”.
É fácil jogar a toalha quando parece que não há fim para as necessidades dos outros e nossos esforços parecem fazer pouca ou nenhuma diferença. "Apenas uma gota no balde", dizemos. "Qual o uso? Eu desisto."
A fadiga da compaixão pode envenenar nossa atitude em qualquer situação difícil - em casa, no trabalho, na igreja, na escola. O antídoto da Bíblia encontra-se em Gálatas 6: 9-10: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque no devido tempo ceifaremos se não desanimarmos. Portanto, como temos oportunidade, façamos bem a todos, especialmente àqueles que são da família da fé ”.
Se você está enfrentando uma situação aparentemente sem esperança hoje, não desista. Deus promete que as boas sementes que você semeia e as boas ações que você faz produzirão resultados em Seu tempo. Pela fé, mantenha seu bom trabalho.
Não se canse de seu serviço;
Faça o seu melhor para os necessitados;
Gentilezas serão recompensadas
pelo Senhor, que solicita a ação. —Anon.
Fidelidade é a exigência de Deus; A fecundidade é a sua recompensa.
David C. McCasland
Ouvir e fazer
Seja praticantes da Palavra e não apenas ouvintes. - Tiago 1:22
O treinador de beisebol do meu filho Steven's Little League tem que ser o homem mais paciente do mundo.
"Ok, equipe", ele grita para os tigres como eles estão em suas posições. "Quantos outs?"
“Um!” Alguns deles respondem.
"Onde está o corredor?"
“Primeiro,” um ou dois outros oferecem.
"Ok, se é uma bola no chão, jogue para o segundo", o treinador lembra os 8 e 9 anos de idade.
Então, o batedor aterra a bola na terceira base, que parece paralisada com a ideia de saber o que fazer. No momento em que ele decide, é tarde demais. Todo mundo está seguro.
Mais uma vez, os jogadores eram ouvintes, mas não fazedores. Hora após hora, o treinador lembra seus jogadores o que fazer. Hora após hora, eles fazem outra coisa.
Há um pouco dessa tendência em todos nós. Deus nos disse o que Ele espera de nós, mas muitas vezes deixamos de fazê-lo. Por exemplo, em Tiago 1: 13-16, nos é dito que a tentação pode levar ao pecado e suas conseqüências. No entanto, quantas vezes ignoramos esse aviso?
Tiago nos diz que se formos praticantes, seremos “abençoados” no que fazemos (1:25). Essa é uma boa razão para ser um praticante da Palavra e não apenas um ouvinte.
Nós devemos ser praticantes da Palavra,
não meramente aqueles que ouvem;
Para quando ouvirmos e obedecermos,
as bênçãos de Deus aparecerão. —Sesper
O caminho da obediência é o caminho da bênção. Dave Branon
Dentro de você existe um sentimento de que nasceu para ser diferente, nasceu para fazer a diferença. Porém, a sua mente lhe trai a todo instante, o seu subconsciente começa a lhe dizer que você não é tão capaz quanto imagina. Por um mero descuido você passa a acreditar e deixa de lado os seus sonhos e objetivos.
É preciso buscar em sua essência e entender o que você está fazendo neste mundo, qual é o seu legado?
Não há nada que você queira muito que não possa realizar, pois, as maiores realizações tiveram início na mente e imaginação de alguém...
A. Cervantes
"Tudo que a mente humana é capaz de conceber, ela é capaz de realizar! Napoleon Hill."
O que Deus exige
O que o Senhor exige de você senão fazer com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com seu Deus? - Miquéias 6: 8
Anos atrás, ouvi um político se retratar como um homem religioso. Ele admitiu que não fazia parte de nenhuma igreja e não disse nada sobre um relacionamento pessoal com Jesus, mas disse que tentou viver de acordo com as palavras de Miquéias 6: 8: “Fazer com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente. . ”Seus comentários me levaram a dar uma outra olhada neste verso intrigante.
Nos versículos anteriores, o profeta condenou o formalismo vazio (vv.6-7). Ele disse que as atividades religiosas das pessoas deveriam ser acompanhadas por um estilo de vida marcado pela integridade, bondade e humildade diante do Senhor.
Miquéias 6: 8 ainda se aplica ao povo de Deus hoje, mesmo que a morte de Cristo na cruz tenha encerrado a necessidade de sacrifícios de animais. Podemos ter confiado em Jesus como nosso Salvador, e podemos freqüentar a igreja fielmente, dar sacrificialmente, ler nossas Bíblias e orar. Mas devemos ter cuidado para que nossas boas atividades não degenerem em formalismo vazio. Nossa fé deve fazer a diferença em como vivemos e como tratamos os outros. Devemos ser pessoas que andam humildemente com Deus, que gostam de mostrar misericórdia e que defendem a justiça por Sua causa.
Algumas pessoas tentam ser boas sem conhecer a Deus. Mas também é errado dizer que conhecemos a Deus se não nos importamos em fazer o bem.
O Senhor exige muito mais de nós do
que apenas um espetáculo externo;
O verdadeiro amor por Ele se dará
às pessoas aqui abaixo. - k. De Haan
Quem anda com Deus não foge das necessidades das pessoas. Herbert Vander Lugt
Deus arranjará uma forma
Eu sei que você pode fazer tudo. - Jó 42: 2
O missionário Bill Moore serve na África do Sul, mas um dia ele visitou a vizinha Zâmbia para ajudar sua organização missionária a comprar um imóvel. O primeiro problema que encontrou foi que a missão não era reconhecida pelo governo, o que significava que eles não podiam comprar nenhuma terra. O registro pode levar meses. Bill e seus colegas de trabalho oraram, e Deus forneceu um contato que os ajudou a garantir os documentos necessários em 15 minutos.
Em seguida, o grupo de Bill precisava da permissão do comissário da terra para comprar a propriedade. Esse foi outro processo de meses - normalmente. No entanto, eles saíram do escritório com aprovação em minutos. O que poderia levar um ano - obter esses dois documentos - levou menos de uma hora! Eles descobriram que Deus pode abrir caminho quando parece que não há caminho.
Paulo e Silas também descobriram isso. Enquanto eles estavam orando na prisão, Deus enviou um terremoto para libertá-los (Atos 16:26).
Isso significa que sempre podemos esperar que Deus organize as coisas exatamente como as queremos? Não. Mas em Sua soberania, Ele prevê que as coisas sejam feitas da maneira que Ele deseja. Nosso trabalho é orar, seguir Sua liderança e confiar nEle com os resultados. Se Ele quiser, Deus fará um caminho.
Deus é maior que o nosso maior problema. Dave Branon
Cansado de ficar cansado
Cansado de ficar cansado eu estou cansado
Cansado de fazer todos os dias as mesmas coisas
Cansado pegar o mesmo ônibus, ver as mesmas pessoas
Cansado de comer a mesma comida, ver os mesmos programas
Cansado de estar cansado eu me canso todo dia
Cansado de ouvir a mesma gritaria ensurdecedora
Cansado de fingir que a vida é um mar de rosas quando na verdade estou a ver navios
Cansado de ter uma vida monótona e sem sentido
Cansado de ter um vida cinza e sem valor
Cansado de estar cansado eu fico cansado
O que a lei não pode fazer
A lei é boa se alguém a usa legalmente. - 1 Timóteo 1: 8
O evangelista Fred Brown usou três ilustrações para explicar o uso adequado da lei de Deus. Primeiro, ele comparou a lei ao espelho de um dentista. Com aquele pequeno espelho, ele pode detectar cáries. Mas o dentista não broca com o espelho. O espelho pode revelar uma cavidade, mas nunca pode repará-la.
Brown então comparou a lei a uma lanterna. Se as luzes de sua casa se apagarem repentinamente, use uma lanterna para guiá-lo pela escuridão até a caixa elétrica. A lanterna permite ver o fusível queimado ou o disjuntor disparado, mas você não insere a lanterna no lugar.
Em sua terceira imagem, Brown comparou a lei a uma linha de prumo. Um construtor usa uma sequência ponderada para ver se seu trabalho está alinhado corretamente. Se ele descobrir um erro, ele não usa a linha de prumo para corrigi-lo. Ele usa o martelo e a serra.
O apóstolo Paulo disse: “Sabemos que a lei é boa se alguém a usar legalmente” (1 Tim. 1: 8). A lei de Deus revela o problema do pecado, mas não fornece uma solução. A resposta é encontrada em Jesus Cristo. Ele carregou nossa culpa na cruz e agora nos oferece uma nova vida. Quando depositamos nossa fé nEle como nosso Salvador pessoal, Ele nos perdoa e nos capacita a viver por Sua força de maneiras que Lhe agradam. O que a lei não pode fazer, Cristo pode. Você pediu que Ele fosse seu Salvador?
Para Estudo Adicional
O que Gálatas 3 diz sobre
nosso relacionamento com a lei? (vv.11-14,24-25).
O que podemos aprender sobre a lei em Romanos 8: 1-4?
A lei de Deus identifica nosso problema; A graça de Deus fornece a solução. Haddon W. Robinson
Terror ou confiança?
Em Deus eu confiei; Não terei medo. O que a carne pode fazer comigo. - Salmo 56: 4
Uma súbita rajada varreu com força quase furacão as ravinas semelhantes a funis acima do lago de Tiberíades, 682 pés abaixo do nível do mar. Ondas enormes caíram no pequeno barco, ameaçando afundá-lo.
Aterrorizados, os discípulos de Jesus O acordaram. Como ele pôde dormir através dos ventos estridentes e da tempestade de navios? (Jesus estava dormindo porque estava exausto após um dia de ministério extenuante.) “Você não se importa que estamos perecendo?”, Gritaram (Marcos 4:38).
Calmamente Jesus se levantou e ordenou que cessasse a tempestade furiosa. Então, em meio à calma e às trevas, Ele fez duas perguntas aos seus discípulos admirados: “Por que você tem tanto medo? Como é que você não tem fé? ”(V.40).
À medida que viajamos pelo mar da vida, vendavais aterrorizantes podem ameaçar nos dominar. Doença, perda e perigo podem nos atingir sem alívio. Em nossa ansiedade, podemos clamar ao nosso Senhor aparentemente indiferente: “Você não se importa com nossos problemas?” E Cristo, completamente no controle de todas as circunstâncias, nos repreende gentil e amorosamente por não exercitar a fé. Ele nos exorta a confiar em Sua soberania onipotente e onisciente. Quando Deus está conosco, estamos seguros para o tempo e a eternidade.
Seja a ira do mar agitado pela tempestade,
ou demônios, ou homens, ou o que quer que seja,
Nenhuma água pode engolir o navio onde jaz
O Mestre do oceano, da terra e dos céus. -Padeiro
É melhor atravessar a tempestade com Cristo do que navegar sem ele. Vernon Grounds
Fazendo o impossível
Sem Mim você não pode fazer nada. - João 15: 5
A vida cristã realmente não é difícil de viver - é impossível! De fato, apenas uma pessoa na história realmente viveu perfeitamente - Jesus Cristo.
A situação não é desesperadora para nós, no entanto. Quando Jesus retornou ao Seu Pai no céu, Ele enviou Seu Espírito Santo para nos ajudar a viver de uma maneira sobrenatural (João 14: 15-17; Rom. 8: 2-4). Assim como o Espírito nos dá uma nova vida em Cristo, também Ele nos capacita a viver a vida cristã, enquanto andamos em estreita comunhão com Jesus (João 15: 4-5).
Um boletim da igreja capturou essa realidade na seguinte oração: “Até agora hoje, Senhor, eu fiz tudo certo. Eu não fofoquei; Eu não perdi a paciência; Não fui ganancioso, mal-humorado, desagradável, egoísta ou excessivo. Sou muito grato por isso. Mas em alguns momentos, Senhor, vou sair da cama. E a partir de então, vou precisar de muita ajuda. ”
A boa notícia é que temos a ajuda de Deus. Os crentes possuem o Espírito Santo de Deus! Isso leva a uma pergunta sondadora: “O que está acontecendo em sua vida que não poderia continuar sem o Espírito Santo?” A resposta deve ser: “Tudo!” O cristão precisa do Espírito Santo para tudo.
Tudo o que você enfrenta hoje, você não enfrenta sozinho. O Espírito de Cristo está aí com você. Conte com isso!
PENSANDO SOBRE
O que Romanos 7: 15-23 nos diz sobre a tentativa do apóstolo Paulo de viver a vida cristã? Como ele encontrou a vitória? (7: 24-8: 1).
O que Jesus realizou por nós, o Espírito opera em nós. Haddon W. Robinson
Você pode fazer críticas?
Bem-aventurado você quando eles o ofendem e perseguem. . . pelo meu bem. Alegre-se e seja extremamente feliz, pois grande é a sua recompensa no céu. - Mateus 5: 11-12
Você é bom em fazer inimigos? Não, eu não perguntei o quão bom você é em fazer amigos. Isso é fácil. Seja apenas um bom Joe, um gastador fácil, um tipo tolerante de sujeito que nunca ofende ninguém.
Mas como você é bom em fazer inimigos? Se você é um filho de Deus e pode se mover entre homens e mulheres perversos, ímpios, amaldiçoando hoje, e não ser diferente o suficiente para incorrer em seu desagrado ou palavras ofensivas, certamente você não é um grande testemunho. Você evita discutir questões espirituais porque tem medo de críticas por sua fé em Cristo? Você tem vergonha de falar com Ele sobre outras pessoas por medo de perder amigos?
Nas milhares de cartas que recebemos semanalmente em resposta às nossas transmissões e publicações, lemos comentários de agradecimento e de críticas. Posso dizer honestamente que aprecio as cartas críticas tanto quanto quaisquer outras, pois elas confirmam o evangelho que eu prego. A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes que corta nos dois sentidos. Para os crentes, oferece instruções sobre como viver uma vida divina (2 Tim. 3:16), e traz convicção às mentes dos incrédulos (Hebreus 4:12).
Se você estiver disposto a fazer inimigos por causa de Jesus, regozije-se: "pois grande é a sua recompensa no céu" (Mt 5:12). - Sr. De Haan, MD (fundador dos Ministérios RBC)
Jesus, e sempre será:
Um homem mortal envergonhado de Ti?
Envergonhado de ti, a quem os anjos louvam,
cujas glórias brilham através de dias sem fim? —Grigg
Um sinal claro de crescimento espiritual é a capacidade de receber críticas. MR DeHaan
Seu maior desejo
É Deus quem trabalha em você para desejar e fazer pelo Seu bom prazer. - Filipenses 2:13
O slogan "Se é bom, faça-o" é puro hedonismo - a filosofia de que o prazer é o principal bem do homem. Embora o prazer em si não esteja errado, ele pode levar à ruína moral e espiritual se não for controlado pelo Espírito de Deus.
Tome o desejo natural da intimidade física, emocional e espiritual. Todos nós desejamos e precisamos disso. Mas se falta proximidade no casamento, por exemplo, o desejo de buscá-la com outra pessoa pode levar a muita dor e sofrimento. É natural buscar prazer e evitar a dor, por isso é fácil acreditar que se algo parece certo, não pode estar errado. Mas os sentimentos nunca são um guia confiável para a moralidade.
Porque todos nós somos seres humanos pecadores, precisamos de um desejo abrangente que seja mais forte que qualquer outro. Quando experimentamos o amor de Deus pela fé em Jesus Cristo, algo maravilhoso nasce dentro de nós - um desejo de amar e agradar a Deus por tudo o que Ele fez por nós. Às vezes, esse desejo pode desmaiar, especialmente quando outras paixões clamam por realização. Mas o Senhor está sempre trabalhando em nós "para desejar e fazer para o seu bom prazer" (Filipenses 2:13). Quando percebermos que Ele sempre deseja o nosso bem, quereremos viver para a Sua glória.
Qual é o seu maior desejo?
O mundo nos exibe e tenta com
todo tipo de prazer pecaminoso;
Mas se desejarmos agradar ao Senhor,
teremos o maior tesouro da vida. —Sper
Você pode fazer o que quiser quando quiser agradar a Deus. Dennis J. DeHaan
Livre para fazer o que é certo
Naqueles dias não havia rei em Israel; todos fizeram o que era certo aos seus próprios olhos. - Juízes 17: 6
Que confusão! Eu nunca tinha visto nada assim. Na estrada do aeroporto Leonardo da Vinci para o centro de Roma havia um cruzamento onde os carros convergiam de todas as direções. Cada motorista estava avançando. Chifres soavam. As paixões estavam em chamas. Não havia semáforos ou policiais de trânsito para trazer ordem a esse caos de carros. Mas havia uma nota positiva: ninguém estava infringindo a lei - não havia lei!
Nos dias anteriores a Israel ter um rei, prevalecia uma situação semelhante. Embora eles tivessem a lei de Deus, as pessoas a ignoravam e faziam o que era certo aos seus próprios olhos (Jud. 17: 6). Que preço amargo pagaram por tanta liberdade! O livro de Juízes fala de sua desobediência, que resultou em opressão por vizinhos pagãos.
Ainda hoje, muitas pessoas, e até alguns cristãos professos, ignoram a clara revelação de Deus sobre Si mesmo em Sua Palavra. Eles pensam que são livres para formar suas próprias idéias sobre como é Deus e o que Ele espera. Fortemente influenciados por uma cultura sem Deus, eles vivem no centro de seu próprio mundinho e andam à sua maneira. Isso cria confusão moral e espiritual.
Devemos levar a sério a Palavra de Deus para mostrar ao mundo que Cristo nos dá liberdade para fazer o que é certo.
Cristo veio para nos dar liberdade
Morrendo em nosso lugar;
Agora, com nova liberdade, somos obrigados
a compartilhar Seu amor e graça. —DJD
A liberdade não nos dá o direito de fazer o que bem entendermos, mas de fazer o que agrada a Deus. Dennis J. DeHaan
Minha gafe com o fedorento.
Eu fui à minha médica fazer aquela bateria de exames. Do tipo que se você puder, todo ano, deixa para o dia 29 de fevereiro.
***
Chego em casa e a secretária dela me liga para avisar que eu tinha que passar lá novamente, pois minha querida médica havia errado um pedido.
***
_ Ahhh! Como é bom ir ao médico! Na minha cidade então... nem se fala. O que não falta em Goiânia é sombra e estacionamento.
***
Lá vou eu. Cruzo a cidade. Acho uma vaga. Estaciono com uns 36 graus Celsius do Cerrado, com a umidade relativa, agradável, de 10% e ando até a clínica.
***
Adentrando-a, me deparo com vários pacientes de cara de “jurubeba na conserva”.
***
_ É! Quem fica de bom humor indo ao médico? Tudo bem! _ Pensei comigo mesma.
***
Avistei o balcão da recepção. Todas as atendentes digitando com uma “cara amarrada” e um moço todo vestido de branco, do lado de fora, escrevendo algo num papel sobre o granito. Mas, de repente, ao me aproximar... eu que tenho um enorme desvio de septo e nunca quis operar... por isso, quase não sinto cheiros. Senti um imenso odor! Uma mistura de ácido com enxofre, carne em putrefação e mais, algo indescritível, que ardeu no meu nariz.
***
_ O que é isso meninas? Vocês despejaram o quê para limpar esta clínica? Eu sou arquiteta hospitalar. Mas nunca vi um produto feder mais que o formol! _ Foi no automático. Não deu para pensar. E falei no mais e preciso, tom de voz: Alto!
***
Aí o moço do balcão olhou pra mim. Sorriu e respondeu tranquilamente: _ Sou eu!
***
Eu olhei para aquele rapaz que parecia um galã de novela. Todo doce. Com um amável sorriso nos lábios. De cima abaixo:
***
_ Que é isso garoto! Ninguém fede assim! _ E isso eu falei tampando o nariz.
E ele calmamente: _ Eu fedo sim.
_ Como?
_ Eu sou químico de um curtume. O cheiro fica em mim.
_ Ahhh! _ Isso explicava o indescritível.
***
Nisso os pacientes abriram os semblantes. As secretárias tiveram coragem de abrir as janelas. Porque ar-condicionado não faz milagres. E aquele, era um caso de milagre! Outros pacientes começaram a rir quando uma criança falou: _ Eu não disse mamãe? Que ele fedia!
***
Todos começaram a ser honestos com a situação. E eu com o nariz tampado com o indicador. Vi a aliança no dedo anular esquerdo dele:
_ Mas e a sua esposa? Ela também trabalha lá?
_ Não ela é a farmacêutica de uma indústria de cosméticos, principalmente perfumes.
_ Ah. Que bom! Então equilibra. _Não sei o porquê, mas continuava num tom alto. Acho que o “cheirinho” já tinha afetado o meu cérebro.
_ Mais ou menos. Ela só me deixa entrar pelo elevador de serviço e tenho que tomar um banho no banheiro de empregada antes de entrar em casa.
_ Bom. Pense pelo lado bom. Pelo menos você pode dizer a ela, que ganhou um marido limpinho!
_ Nada. Ela me faz experimentar um perfume novo quase toda a semana.
_ É. Cada profissão tem seus “ossos”. Que bom que vocês dão um jeitinho nesse “probleminha”.
_ É. Você tem razão. _ Sorriu e despediu-se. Louvado seja o Senhor, não esticou a mão para me cumprimentar. Que alívio! Vai que “aquilo” pega.
***
Foi só ele sair e todas as balconistas riram. E falaram mal, dele é lógico, de mim, por delicadeza devem ter deixado para depois.
***
Quando eu cheguei em casa... notei o tamanho da minha gafe. Mas o que mais me impressionou foi a espontaneidade que eu e ele conduzimos a conversa. E o quanto todos naquele ambiente estavam incomodados, mas não tiveram se quer a coragem de abrir uma janela. É impressionante o quanto o ser humano é inseguro... ou hipócrita. Ou os dois! Vai que um leva ao outro? Será?
