Textos sobre saudades
Saudades da menina de olhos puxados:
Saudades do seu sorriso sincero,
saudades de ver seu olhos fecharem quando sorri.
Saudades de ver o jeito que ela tentava arrumar cabelo, mexendo pra la e pra cá...
Mesmo sabendo que, de qualquer jeito que seu cabelo ficasse, você continuava linda.
Não importa pra que lado seu cabelo caia.
Saudades do seu jeito tímido de ver as coisas.
E eu aqui o olhando pra lua e escrevendo esse poema de saudades e me perguntando:
Sera que ela está olhando a lua também?
Saúdades dos tempos que já se foram, dos beijos dados e dos abraços trocados.
Saúdades dás brincadeiras, conversas e gargalhadas levadas pelo vento.
Saúdades dos dias de pura inocência e dos romances que nunca iniciaram.
Saúdades dos amigos e colegas da escola, já nem na rua os vejos
Saúdades dás paixonetas e dás miúdas que nunca cheguei de conquistar... Saúdades da felicidade do passado.
SAUDADES
Saudades tenho dos tempos de criança
Algodão doce, nuvens no céu
Hoje a verdadeira esperança
Está coberta por um véu
Queria poder voltar atrás
Voltar à mocidade
Matar a saudade
Dos tempos que não voltam mais
Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar!
Está num passado não muito longe
Que brinca de esconde - esconde
Para nunca mais voltar...
Coração gelado, frio na alma.
Um vazio na mente, um espírito quebrantando.
Saudades do nada, vontade de fazer alguma coisa, forças para não fazer nada.
Coração ansioso, mente pensativa.
Noite sóbria em plena lua nova.
Desejo insaciável de alguma coisa, desejo ardente, vontade pertinente.
Emoções confusas, você não sabe se rir ou chora.
Rodeado por muitos, mais sentido a ausência de todos e de alguém que não existe.
Quando isso acontecer contigo só existem duas explicações:
1- Falta de ocupação.
2- Necessidade de ter um amor ao seu lado
Parodiando Oliveira Do Cordel desfilo em letras algumas das minhas saudades:
Saudades da farofa de ovo, café da manhã do meu pai,
das cantigas dos anos 50 na voz de minha mãe, trilha musical dos trabalhos domésticos, das primas que passavam as férias escolares em casa, das corridas pelo quintal com o meu cachorro Tupi, que me rendeu um tombo de cara no chão, saudades do radio vitrola com Mapa Mundi no dial, xodó da família, dos cuidados com as manas mais novas que eu Odinéia e Déa que me rendiam uma baita ciumeira, da caçulinha Andréa, com seus cabelos escorridos e o olhar sempre distante nos seus dez ou doze de idade, o cheiro inconfundível de cimento molhado pela chuva nos verões dos anos dourados, do recreio do Escolástica Rosa e dos sequilhos e do pudim de pão que lá eram vendidos por um ambulante, saudades dos sonhos da padaria Fluminense, saudade dos bondes onde eu ia sempre viajava namorando uma menina imaginária, da mesa sempre farta dos Natais capitaneados pelo patriarca dos Flores, meu amado pai, farta de comida e de parentes , saudades dos olhares das meninas da Vila Margarida, curiosas e assanhadas pelo recém chegado menino de treze anos que eu era e causavam um certo desconforto nos moleques que lá já moravam antes de mim mas me deram coragem para namorar alguém de verdade, das domingueiras do Praia Clube, dos bailinhos americanos da Turma dos Caveiras, dos bate papos com o Gringo, Jorge, Elizeu, Silvinho e Magalhães, das conversas intelectualizadas com o Beleza, saudades do rebaixado fusca garibadíssimo do mano Osmar, das divagações do meu amigo Carlinhos, menino caixa alta, filho dos donos do restaurante Beduíno mas que estava sempre com a gente, saudades da fábrica de calçados que ficava na praça João Pessoa em São Vicente e fazia botas sob medida imitando a dos Beatles, saudades do que eu sonhava ser, enfim uma baita saudades de mim...
odair flores
Saudades,
Eita palavrinha que tenta traduzir aquela dor no peito, uma ansiedade estranha, que de tão grande escorre pelos olhos.
Você tenta diminuí-la com um abraço forte, interminável, um beijo demorado, olhando fixo por horas uma foto, um local, a sua música, e tudo parece insuficiente.
A saudade às vezes machuca, mas ela é necessária, para lembrarmos de como foram felizes os dias em que já vivemos!
A VIDA...SAUDADES!
"A noite escura
absorto em pensamentos me encontro,
luz da lamparina, fumaça escurecendo o telhado,
me encontro em lembranças, viajo a mil...
Só saudades, tempos de crianças,
os amores que vieram e vão...Hoje presente
maltrato o coração, tento dormir, vem a insônia,
a doença que faz trazer o passado...Olho ao
redor e não me encontro...Estou só, em pensamentos!
Só saudades!"
A medida que os dias, meses e anos passam, apenas nos resta a saudade.
Saudades de quando éramos crianças, de quando não nos preocupávamos com o tempo, não nos preocupávamos com dinheiro. Apenas nos divertíamos, e éramos felizes naturalmente, sem termos que nos preocupar com amigos falsos, com amigos interesseiros, ou com amigos que usarão o que dissemos e fizemos contra nós.
A cada dia, aumenta a saudade de nossa infância, de uma vida em que a unica preocupação era chegar em casa antes de escurecer.
Me pego aqui sozinho e me lembro do passado
Saudades da infância, eram tempos dourados
Muita coisa acontece e eu não me manifesto
Minha cabeça está em guerra, minhas atitudes em protesto
Neste mundo onde tudo é proibido
Não vou me importar com o que vão pensar
Vou sonhar, vou sorrir, vou chorar, eu vou ir e desabafar!
SAUDADES ETERNAS SAUDADES, AMIGO!
Neste momento meu coração chora! As lágrimas insistem em cair pois a dor não cabe em mim. Hoje perdi aquele que sempre me alegrou, que sempre esteve comigo, que me ligava para saber como eu estava, que mandava sms para contar algo inusitado, que foi em Curitiba meu braço direito, meu melhor amigo, hoje perdi você meu amado Elcio.
Não consigo entender, parece que a realidade virou ilusão, e como eu queria fosse uma ilusão, um pesadelo, como eu queria acordar agora ligar no seu celular e ouvir você falando feliz "E ae amigo!"
Nossa, não pode ser, meu coração se nega a aceitar que não vou mais poder te abracar, que não vou mais poder rir com você. Que não tenho mais o ombro para chorar que não te tenho mais aqui!
E quando eu precisar ligar só pra saber se você está bem? E quando eu for até sua casa para chorar com você? E agora quem vai me deixar horas pro lado de fora por não acordar com a campainha? E quando a gente andava pela rua falando o quanto a vida ensina? Quem vai me ligar do nada só pra falar que foi em tal lugar hoje? Ou para contar mais uma vitória em sua vida? Quem vai compartilhar os sonhos e reviver os bons momentos? Quem vai me fazer rir a toa, quem vai me abraçar e falar o quanto ter um ao outro era importante? Quem vai confiar em mim e pedir conselhos? Quem vai me fazer acreditar na amizade verdadeira? E meu amigo, quem vai mostrar que amigos se amam? Ninguém! Pois você se foi, você partiu assim, sem dizer adeus, sem despedidas, você não está mais aqui, e meu coração chora, chora, chora...
Estou aqui em meio as lágrimas agora, lembrando de nossos momentos, lembrando que eu não me sentia só mesmo longe da minha família, eu tinha você! E agora tenho apenas a dor, apenas as lágrimas, apenas lembranças.
Sou muito pequeno diante do infinito, para entender as escolhas de Deus. Apenas sei que um dia tudo vai se encaixar.
Perguntas e mais perguntas surgem, e a que não cala é "Porque levou ele meu Deus?" Você era, era não, você é pois nossa amizade é eterna meu amigo, você está já ai olhando por mim, e sei que quando eu chorar vai ainda me abracar, sei que ainda vai me ouvir, e que na eternidade vou matar essa saudade de você!
Você tinha um coração enorme, tudo que mais queria era amar e ser feliz, seu sorriso irradiava, seu olhar de menino que levo comigo pra sempre, dizia tanta coisa. Creio que tudo tem o tempo certo para acontecer, mas neste momento não consigo entender o tempo de Deus, justo agora que tudo estava se ajeitando na sua vida, só eu sei o que passou, só pra mim você contou as angustias, e lembro-me como hoje o dia que conversamos sobre a vida, e o tempo de Deus, e a partir daí tudo voltou a acontecer. Como fiquei feliz o dia que me ligou para contar que iria voltar ao emprego, sentia alegria em sua voz. Quando me abraçou feliz e falou que havia quitado seu carro, que tudo estava indo melhor do que pensará. Parece loucura, pois isto faz pouco mais de um ano, um ano!
A um ano eu estava comemorando suas vitórias e hoje choro a dor da sua partida.
Segunda eu iria te ver, iria matar a saudade de você, segunda! e hoje já é sexta, como a gente é pequeno perante o tempo!
Lembro da última mensagem que me mandou que fala exatamente o seguinte: "Que bom que está voltando para Curitiba amigo, pois você é uma das poucas pessoas que não consigo viver sem. Amo você e volta logo meu grande amigo" Mas a vida, o tempo, Deus, não permitiu nosso reencontro!
Quanta falta você me faz! Vou ter que seguir os dias sem você, e como isto vai me doer.
Deus sabe o que faz, ele precisava de um anjo de luz lá com ele, e levou você de nós, levou sua presença, levou seu abraço, sou sorriso, mas você permanece vivo em minha vida, vivo em meu coração e onde quer que vá eu levo você, eu levo você.
Me sinto tão pequeno, ao ver que a vida é um sopro, uma faísca ao vento e que não temos controle, pois o vento pode tanto fazer com que ela permaneça acessa como apaga-la em um piscar de olhos. Neste momento nada mais importa, não importa a roupa que temos, quem somos na sociedade, o que conquistamos, o que temos, só importa quem temos. Como somos medíocres, convivemos todo dia com as pessoas que amamos e não abraçamos, não beijamos, não fazemos elas se sentirem importantes, afinal elas são o maior bem que temos e o mais frágil, aquele que é tirado de nós de uma hora para outra, como uma vela que se apaga. Nossa, se todos soubéssemos o valor de um "simples" abraço, como ele pode mudar sua história, abracaríamos mais e criticaríamos menos.
Querer estar com alguém e ter enfrentar a realidade de que este alguém já não se pode ser encontrado, que nunca mais a voz será ouvida, o sorriso contemplado, nunca mais, nunca...
Hoje choro, por alguém que amei, e amo, por alguém que segou minhas lágrimas e me permitiu secar as dele, um cara que me ensinou, me fez sentir valorizado, um cara que não deixava que este maldito orgulho humano impedisse de abraçar um amigo e falar que o amava, um cara chamado Elcio que hoje me deixou, um cara que foi meu amigo, meu irmão, um cara que entrou na vida do nada, mas não foi do nada que permaneceu, e permanecerá.
Você que leu até aqui, talvez esteja com lágrimas nos olhos, talvez esteja lembrando de alguém que partiu. Não sei, quero lhe pedir um favor não por mim, por você. Saia da frente do computador agora e se puder abrace forte quem ama, abrace mesmo, sinta o pulsar do coração. Se está de mal com alguém da sua família, abrace está pessoa e apenas diga o quanto ela é importante o quanto a ama, faça isto, pode parecer tão pouco, pode parecer tão desnecessário que de pra deixar pra depois, mas pense que pode não haver depois, não deixe nada pra semana que vem, pois semana que vem, pode nem chegar!
Com lágrimas, com dor e já com muita saudade de você meu amado e Eterno amigo Elcio, desde amigo que te ama, que te pedia pra não esquecer disto, amigo que não pode lhe dar um último abraço mas que pode mostrar o quanto o ama e o ama. Vai com Deus, vai com o pai que te chama, ele vai cuidar de você, vai dar aquele abraço que todos que te amam querem lhe dar, a gente pode não entender, mas Deus sempre sabe o que faz...
Pai,
Amo-te tanto, meu pai... já te dizia.
Tivemos tantos momentos juntos... que saudades!
Amo-te como pai e amigo, seu Chaia
Numa sempre diversa realidade.
Como foi bom receber a tua proteção,
Crescer sentindo tua lealdade.
Quando nasci tinha tanto medo!
Era tão bão sentir teu coração...
Choro, me falta teu calor eterno.
Temo, não tenho mais tua proteção,
Cumplicidade. E fidelidade.
O amor entre nós, jamais cortarão.
Somos parte dela: felicidade!
Tudo entre nós será eterno.
Significado de Saudades no dicionário: saudade
Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir.
Agora Significado de Saudades para mim:
Ao ouvir uma musica: eu penso,me lembro,sinto falta do sorriso, do olhar, do perfume, do carinho...
Ao ler um poema: recordo-me dos momentos bons, das brincadeiras, dos gostos, das coincidências...
Ao olhar para o telefone: eu ouço a voz, sinto a respiração... Tudo isso na imaginação...
Saudade para mim é... Querer estar perto e algo impedir, querer falar e não poder ser ouvido, querer olhar e não enxergar... Saudades sentimento confuso que dói mais sentimos por que gostamos de alguém por que tudo nela nos faz sentir bem quando estamos juntos... É bom saber que fazemos falta para alguém mais é horrível ter que sentir saudades de alguém... Parece um espelho que não reflete a imagem,parece um sol que sai mais não aquece,parece chuva que cai mais não molha,parece vento mais não sentimos,parece estrela mais não brilha, parece lua mais não clareia... Saudades é impossível de descrever mais possível de sentir...não sei bem se esse é o significado correto porém é o que eu sinto quando estou com saudades de você...eu sinto que nada pode preencher,que nada pode aliviar que nada pode te substituir...
Saudades do que passou
Senti saudades de ontem
Quando éramos metades
Que se juntavam e se formavam
Senti saudades de um tempo
Em que não éramos estranhos
E sabíamos exatamente
O que o outro estava a imaginar
Só pela troca de nossos olhares
Senti saudades de não precisar falar
Para me fazer entender
Pois bastava nos tocarmos
Para nossos corpos se incendiar
Senti saudades da razão
Que era nossa e de mais ninguém
Razão que nos ditava os corações
Que pulsavam numa só emoção
Sem a mais ninguém dar satisfação
Senti saudades do relento
Onde o amor era feito ao vento
Sem paredes nem lençóis
Era só a relva orvalhada
Refrescando e lavando os suores
Que se misturavam, salgando nossos corpos
Senti saudades do cheiro de mato
Que inundava nosso leito
E do rio que esperava sem pressa nenhuma
Enquanto cantava seu correr de águas
O banhar enamorado
Senti saudades dos pássaros
Que das árvores observavam
E acabavam por se amarem
Senti saudades da fogueira
Que ardia noite adentro
Iluminando a paz depois do amor
Quando nossa chama...saciávamos
Senti saudades desse tempo
Em que eu...te amava
SAUDADES
A vida nos apresenta pessoas....
Pessoas essas que aprendemos a gostar,
Gostar dela do jeito que ela é.
Mais por besteiras deixamos de nos falar.
Não sei se isso é pro nosso próprio bem ou não,
Mais uma coisa é certa, começamos a sentir falta...
Chega horas que queríamos tê-la ao nosso lado,
Chega horas que queríamos dizer me desculpe, te amo...
Para muitos um pedido de desculpas não significa muito...
Mais para mim vale tudo, desde que seja dito com sinceridade...
Sabemos que não somos só nós que sentimos falta,
A outra pessoa também sente...
Mais o orgulho nos impede de começar tudo de novo...
Isso acontece por que somos fracos e deixamos um sentimento nos dominar...
Por que não lutar pelo que queremos???????
Hoje estou assim,
Em cacos
mil pedaços.
Hoje sinto saudades,
Busco verdades,
Em meio à tempestades.
Hoje queria cores,
Mas só encontro dissabores,
Sentimentos que se contorcem em mim.
Hoje queria um sorriso,
Um amor bonito,
Beijos sem compromissos.
Hoje queria vida,
Abraços,
Entrelaços,
Calor,
menos dor.
Autora: Aurilene Damaceno
PAIS, MÃES E FILHOS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Nunca tive saudades do meu pai. Tive, sim, saudades do pai que meu pai não foi. Na verdade, saudades de qualquer saudade que teria, se a minha história e de meus irmãos com ele fosse outra.
Ao me tornar e “retornar” pai, passei a ter medo. Um medo imenso de que minhas filhas algum dia não tenham saudades do pai que tiveram, mas, do pai que não fui. Ou que tenham saudades de qualquer saudade que pudessem ter, se nossa história fosse outra. Se tivéssemos história, pelo menos que valesse a pena lembrar.
Pais e mães deveriam refletir mais a respeito disso. Deveriam se preocupar em construir com seus filhos, histórias relevantes. De amor e presença. De atenção e cumplicidade. Se houver sofrimento - e sempre há -, que o sofrimento seja compensado por esses atributos indispensáveis à relação pai, mãe e filhos.
Que seja por egoísmo. Pelo simples deixar saudades. Não tem problema, porque esse egoísmo tem a capacidade mágica de salvar os filhos de uma frustração eterna.
Quando a gente ama, sente saudades, sente ciumes, amar não é apenas beijar apenas namorar mas sim dar e receber compaixão, é rir sem motivo, é deixar tudo na sua vida voltado ha sua alma gêmea; tendo assim a expressão da linda
palavra que sai de nossas bocas o "te amo", ao falarmos essa frase dizemos que é com você que iremos ser feliz; que iremos viver a vida juntos.
Domingo Astral
"Ei ta Domingão Ressacoso"!!!!!!! Saudades dos domingos que eu não tinha ressaca e era obrigada a a acordar cedo e ir para missa, ficar brincando na praça e na hora do sermão do padre, ir correndo para escuta-lo e podê contar em casa se caso me perguntassem! Rs! Ou saudades do franguinho assado com macarrão e farofa e maionese!!!Saudades das Domingueiras! Quem nunca se arrumou e dançou na frente do espelho, não têm noção de como é sentir-se um pop star! Rs rs...VAMOS LÁAAA! LEVANTA DAI E AUMENTA O SOM Ta na hora de começar a concentrar nas "VIBRAS " Mais uma semana começando!!!!! Que tal uma bailadinha na frente do espelho com todo seu charme e remelexo!!!!!! Puxa os móveis para os lados! com cuidado POR FAVOR NÃO VÁ ARRANHAR O CHÃO E DIZER QUE É CULPA MINHA!!! Rs...! Se olhe no espelho atentamente e diga: EU POSSO EU POSSO EU POSSO!!! VOCÊ PODE SIM!!!!!!!!! Sinto vibrações maravilhosas se aproximando AUMENTA MAIS O SOM E DANCE!!!!!!!!!! ESTA SEMANA SERÁ MARAVILHOSA!!!!!!!!!
Ai, saudade de mim
Ai, que saudades
de ir dentro da minha alma
e arrancar de lá minha poesia!
E rasga-la inteira
vê-la sangrando
derramando de mim.
Ah, não encontro o caminho
me perdi
dentro de mim
me perdi
Há apenas um som
e não são palavras
ou não consigo as interpretar!
Não encontro a minha poesia
me perdi dela
e não sei se saberei viver assim.
Levantando sentimentos
escarafunchando em pensamentos
retorcendo aborrecimentos
em busca de mim.
Ah, minha poesia, volta pra mim?
Enide Santos.07/12/14
Penso no que penso
Turbilhão de pensamentos
Mistura de sentimentos
Saudades e lamentos
Batem à porta a todo momento
Como brisa ou como vento
Tempestade ou chuva fina
Seu sorriso oh menina
De colírio da retina
Ao coração à adrenalina
Quem sabe um dia eu conheça seu segredo
Sem receio de mostrar qual é seu grande medo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp