Texto Desejo a Voce de Pedro Bial
Como, em princípio, nenhuma filosofia tem uma interpretação perfeita e definitiva, a mais usual e prestigiosa caricatura da filosofia – que as universidades brasileiras acreditam ser a filosofia propriamente dita – é discutir eternamente miudezas de significado nas obras dos filósofos. Na USP chamam essa frescura de 'rigor'.
Eu já estive em sonhos dos quais não gostei e em realidades que não foram tão boas, mas isso não fez com que eu tivesse medo de sonhar e muito menos de que eu deixasse de viver, realidades e sonhos são vida, independente se bons ou ruins, o importante é que se não nos fazem felizes, servem para nos fortalecer e nos fazer dar valor às coisas boas pelas quais passamos e que, às vezes, nem notamos...
Respeitar o próximo, independente da sua função, classe social, Culturas, ideologias e crenças é uma bela atitude ética, pois as coisas evoluem, e, possivelmente aquele que nada é hoje, amanhã poderá ser um grande destaque."Cuide bem de quem está próximo, pois você pode precisar dele(a) a qualquer momento’’.
O verbo mais empregado na relação que temos com a Bíblia é ouvir e não o verbo ler. Advertências para ouvir são mais presentes do que para ler, uma vez que vivemos numa cultura que valoriza a impessoalidade, que conspira contra relacionamentos mais íntimos, verdadeiros, comprometidos, pragmáticos, funcionais. superficiais. Ouvir torna-se cada vez mais raro.
"Existem pessoas que se vangloriam por suas notas altas e seu QI, se achando conhecedoras do saber, mas a questão é que, pensando racionalmente, notas altas não definem nível de conhecimento, nem QI altíssimo lhe confere grande grau de inteligência, pessoas que se enaltencem por essas coisas são idiotas, e vivem uma vida sem sentido, pois sua felicidade se baseia em números e como pode impor tais coisas a outras pessoas com notas inferiores, seres assim são apenas um retrocesso no processo da evolução".
A ordem social depende da ordem fundamental da mente humana, baseada nas constantes universais a que me referi outro dia. Se esta se perde, as próprias leis se tornam instrumentos de desordem, e toda esperança de restaurar a ordem por meios jurídicos e políticos é vã. A ordem da mente depende da cultura, da religião e da arte -- se estas se corrompem, tudo está perdido.
[...] a filosofia, quando o é de verdade, não reside nos textos, nas 'obras' filosóficas, e sim no filosofema, no conteúdo essencial de uma conexão de pensamentos, intuições e outros atos cognitivos que forma o mundo e o estilo próprios de um determinado filósofo. É isto o que nos permite distinguir entre 'as obras de Aristóteles' e 'a filosofia de Aristóteles'. (Esta distinção é impossível em literatura: em que consiste a poesia de Shakespeare senão nos textos de Shakespeare?) Há filósofos sem obra — a começar do pai de todos nós: Sócrates —; há filósofos cujo pensamento nos chega por obras escritas por testemunhas ou por ajudantes (não conheceríamos o pensamento de Husserl sem a redação de Fink). Mas não há filósofo sem filosofema — e aquele que publique dezenas ou centenas de livros eruditíssimos, com opiniões de estilo filosófico sobre assuntos filosóficos, não se torna por isto um filósofo. A filosofia de um filósofo não está em seus textos, mas num certo modo de ver as coisas, que é transportável para fora deles e participável por quem quer que, saltando sobre os textos, faça seu esse modo de ver, integrando-o no seu próprio.
"A matéria é a própria interação de si mesma, só que é apresentada de forma simples, por não ser possível enxergar que nas suas propriedades transformadoras superiores, além da energia e matéria escura, existem infinitas reações desencadeadas interligadas que fazem a matéria se comportar de forma autônoma.
A maturidade me ensinou que não devo falar tudo o que penso, ou que não devo falar de qualquer forma a qualquer hora. As verdades são temporais. Fatos esclarecidos com a cabeça fria, apoiados na razão e empatia impedem ações levadas pela emoção. É sábio refletir, mudar de opinião e de atitudes também, se preciso.
O que estabelece uma analogia entre dois entes, portanto, não são as similitudes que apresentam no mesmo plano, mas o fato de que estão ligados a um mesmo princípio, que cada qual representa simbolicamente a seu próprio modo e nível de ser, e que, contendo em si um e outro, é forçosamente superior a ambos. [...] Visto desde cima, desde o princípio que os constitui, eles revelam a proporcionalidade entre as funções simbólicas que desempenham para a manifestação desse princípio, cada qual no nível cosmológico que lhe corresponde, e é essa proporcionalidade que constitui a analogia. Vistos desde baixo, desde a fenomenalidade empírica, eles se desmembram na multilateralidade das diferenças. Assim, a analogia é simultaneamente evidente e inapreensível; óbvia para uns, inconcebível para outros, conforme a unidade ou fragmentação das suas respectivas cosmovisões.
As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de veludos, almofadas de cetim. E quanto estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo.
"A vida é baseada em ciclos de repetições e recomeços que caminham em uma sincronia exata, porém sem padrões definidos, pois a existência humana e suas semelhanças se assemelham a existência do próprio cosmos, pode parecer redundante, mas isso são fatos que marcam a realidade no espaço e tempo".
"[...] uma vez o homem declarado "a medida de todas as coisas", não há mais nem Verdade, nem Bem, nem Justiça, mas apenas opiniões iguais em direito, cujo conflito só pode ser decidido pela força política ou militar; e cada força triunfante entroniza, por sua vez, uma Verdade, um Bem e uma Justiça que vão durar tanto quanto ela." Betrand de Jouvenel, O Poder - História Natural de seu crescimento, p. 286
"Assim logo disse Carl Sagan, o homem mais inteligente do século XX, 'Nós somos a forma do cosmos conhecer a si mesmo', concordo com Carl, e a partir dessa forma de pensar, e aceitação deste fato, concluo que a matéria é a forma dela conhecer a si mesma, e a interação de si mesma com a própria, tentando provar algo que ela mesma quer trazer ao anonimato, pois a ótica humana ainda não é capaz de enxergar algo que eu já vejo a certo tempo, a composição superior, que eu definiria como, o imensurável e infinito ciclo de desencadeamento de reações interligadas de propriedades superiores a matéria e energia escura".
Quantos brasileiros vocês conheceram que assumiam o esforço de tornar-se pessoas cada vez melhores, do ponto de vista moral e espiritual, como sua missão mais importante -- ou única -- na vida? Eu só conheci um. E no meio jornalístico nunca vi nenhum que sequer concebesse, mesmo de longe, essa possibilidade.
Ah... a sociedade está alienada demais... cada um centrado em seu próprio umbigo, não nos importamos mais com a dor alheia. Tem gente precisando de abraço, de uma palavra amiga, de consolo e ser ouvido... Mas estamos ocupados de mais para ajudar; será que há tempo? Será que posso ajudar? Deixa eu te perguntar: você acredita em Deus? Porque olhando para você eu vejo Ele.
"O interessante é essa necessidade de não nos limitar... nos limitar a meros passos... e essa ausência de paciência. O vício em satisfação de nosso ego. Mas as vezes é necessário parar e refletir: Deus é isto que planejastes para mim? Por que se for não me importa o quanto pese o fardo insistireiinsistirei mesmo doa. Mas se não for afaste-me pois nada minha adianta ter o mundo em mãos, Se o preço for um coração sem ti meu Deus."
Minha felicidade está de camper,Em alguma esquina ou escombro,Atirando picos de felicidade,Sem eu ver onde é a fonte,Felicidade me enxerga,Mas não está atirando,Como um Sniper...Ideias clichês ou verdades do pastê,Curdo é o povo ,Eu curto seu polvo,Lança tinta, mancha minha retina de água transparente,Esquecendo do parente ,perante a ideias berrantes.
A vida reflete constantemente nas águas mansas da sabedoria o que os ventos da fatalidade insiste em querer dobrar. E ali precisamos nos manter firmes, muitas vezes em uma sustentação precária, em um desamparo indizível. Não me refiro aqui ao desamparo de si mesmo, mas o da vida que vez ou outra reitera em nos fazer provar a nossa coragem, o nosso valor.
Infelizmente, as pessoas se importam mais com a aparência do que com a essência; mais com o que vêem e menos com a realidade que temos passado e lutado. Tais pessoas estão prontas para falar, criticar e julgar, porém tardias para ouvir, compreender e exortar. Só Deus pode julgar. Que possamos ter empatia com o próximo, pois não sabemos, ao fundo, a condição em que ele se encontra.
- Relacionados
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Adoro Você
- Poesias de Pedro Bandeira
