Texto de Zelia Gattai Homens Maduros
A SUSTENTÁVEL LEVEZA DE NÃO PRESERVAR
Não estou falando do lixo do dia a dia que acumulamos sem perceber, mas sim do lixo que carregamos sem perceber. O desejo é a fonte de todas as frustrações do ser humano, o desejo pelo indesejado, coisas que não podemos alcançar e que queríamos ter por perto.
Os cacarecos que carregamos sem perceber durante o ano nos da um peso enorme nas costas, fazemos sem perceber! Esses lixos estão em nosso sub-inconsciente tais como: chefe, casa, mulher, filho, viagens, compras, impostos, presentes, mudança de atitude, cursos, brigas, sogra, tudo credo nem sei o que falar, pois minha cabeça esta cheia de lixo.
Acho que os budistas estão errados quando afirmam que o “desejo é a fonte de toda frustração”, mas se não sonharmos não vivemos se não vivemos não sonhamos. Uma pequena dedicação ao prazer dá trabalho exige um monte de coisas que fogem do nosso alcance, por isso é bom sonhar e sonhar é preciso. Estou procurando o prazer, onde posso decidir o que quero o que não quero e quero encontrar o que me faz falta. Nem sempre o contraditório me dá prazer, pois junto dele vem a dor de cabeça. Viajar me dar prazer, não pelo destino, mas pela viajem, pela descoberta, pela aventura, pelo novo. Simples a sustentabilidade não esta sendo aplicada pelos lugares em que passei. A ganância do homem impera sobre a natureza.
Governo... Palavra que deveria ser um orgulho do povo brasileiro
o que era pra ser infelizmente não é, corrupção, roubo em fim.
Gente vamos acordar, já pararam pra pensar o tanto de juros e impostos que pagamos?
De uma coisa eu tenho certeza, não é nós que dependemos do governo é o governo que depende de nós.
Sempre dei aos meus filhos presentes fúteis, que somente preencheram determinado tempo em suas vidas e não lhe acrescentaram nada, mas nesse Natal quero dar de presente aos meus filhos apenas 03 conselhos:
1) Que Amem Deus com todas as forças;
2) Com todas as forças mostre a Deus que são capazes de amar sem medida inclusive o seu semelhante;
3) Que mostrem aos seus semelhantes que sem a força de Deus não somos nada...
Somos do tamanho do nosso silêncio...demorei para aprender de que nada vale a não ser observar em silêncio. No silêncio posso ouvir o cochichar de meus inimigos, posso ouvir aqueles que me querem bem. No silêncio posso sentir a hora exata de reagir, e no silêncio derrotar meus inimigos. No silêncio posso ouvir o coração silencioso dos covardes que se calam diante das injustiças e silenciam diante de tanta hipocrisia. Só terei o o silencio como companheiro e confidente, pois somente agora aprendi que meu silêncio vale mais do do que qualquer grito!!!
Nenê Policia
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.
Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.
O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro.
A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.
Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo...
Para vida não há ensaios, vivemos na expectativa do inesperado.
Acordamos e temos a difícil tarefa de passar mais um estágio da vida até chegar o desafio final... A morte. Vivemos cada segundo tentando enfrentar os obstáculos que o mundo nos impõe com um sorriso no rosto, a cabeça erguida e um grito de guerra que a cada dia a intensidade da voz fica mais frequente. Sugamos força de tudo que nos rodeia e vestimos nossa armadura para nos proteger dos inimigos.
Fazemos planos para muitos anos, compramos passagens antecipadamente para viajar para o exterior, fazemos planos para grandes festas comemorativas, planos para feriadão. Mas não percebemos que a vida é uma história que não tem ensaio. É como se montássemos todo o script da nossa vida e atuássemos do mesmo jeito que está no roteiro, achando nós que viver é uma peça teatral e que precisamos decorar toda nossa fala para entrar em cena quando a próximo capítulo acabar. Mas estamos todos enganamos.
A vida é uma espécie de enigma que nós, seres humanos, não somos capazes de desvendá-lo com exatidão e quando achamos que sabemos o que vai acontecer em seguida estamos totalmente errados.
"Dos ensinamentos da vida fica a simples pergunta: Porque quando acreditamos saber todas as respostas, a vida vem e muda todas as perguntas!!!"
Como é bom poder sorrir;
Como é bom estar vivo e sentir a paz zelar por nós;
Como é bom poder estar com meus amigos;
Como é bom andar despreocupado sem saber a hora de voltar;
Como é bom sentar a beira de um rio e observar o seu explendor;
Como é bom a sensação de liberdade;
Como é bom ser bom o bastante para compreender que a felicidade vem das pequenas coisas;
Como é bom saber que Deus existe, e só depende da gente pra ser feliz;
Como é Bom meu Deus Pai comigo, preciso ser um bom filho por ele!!
Sinto-me uma espécie de bolsa a rebentar de palavras e opiniões intercaladas. Ao mesmo tempo sinto-me várias pessoas que coordenam e organizam essas palavras num formato desigual. Não me imagino a estancar essas palavras numa parte qualquer do meu pensamento e abandona-las por lá. Sinto os meus valiosíssimos neurónios a agitarem-se em movimentos compulsivos e destrambelhados uns contra os outros.
Definitivamente têm toda a razão quando dizem que mais pareço uma cisterna de emoções. Não sei disfarçar o que sinto. Não sei mesmo, em nenhuma situação. Dizem que eu tenho o coração muito perto da boca. Dizem e dizem bem. Penso e quando dou por mim os meus pensamentos já ganharam vida (...)
Como o bálsamo depois da inflamação
Inesperadamente, sou atacada por uma sensação súbita e repentina. Podemos chamar-lhe talvez, arrevesado e confuso sentimento de alívio. Como se deixasse finalmente o meu coração repousar, como se eu própria lhe tivesse oferecido um bálsamo depois de tanta inflamação. Agora tenho absoluta certeza de que estás certa quando me tentas mostrar que, sim, existem feridas e contusões em que somos quase obrigadas a deixar que as mesmas inflamem durante alguns instantes, para que então possam ficar totalmente sanadas.
Sempre achei que nós dois juntos seria uma fria.<br />
— Qual é o seu problema?<br />
— Você é o meu problema, é o meu lado errado e mesmo assim eu ainda vivo na tua sombra e isso é um dos meus maiores erros.<br />
— Não! Nós dois juntos somos o problema, não culpe um só, pois ambos não se batem e mesmo assim não conseguem ficar por muito tempo, longe do outro.<br />
Porque mesmo você com esse seu jeito torto e completamente diferente do meu, eu gosto de ti. Eu gosto disso, das nossas brigas, da confusão que sempre críamos, do nosso problema. E mesmo com isso tudo, sentimento é o que não falta. Nem mesmo a razão é capaz de compreender nós dois. Não somos certos, mas também nem tão errados.
Nem todos funcionamos da mesma maneira, assim como uns são mais racionais, outros mais emocionais. Já se sabe de que lado me encontro. As pessoas racionais são mais prudentes e precavidas, conseguem reflectir sempre antes de agir, são mais comedidas, conduzem a sua vida e imagem de forma cautelosa. E conseguem assim que um ou outro estado de demência ou loucura não seja desvendado e desmascarado perante a sociedade. Logo aos olhos dessa mesma sociedade são declaradas pessoas mais ajuizadas.
As pessoas em que a balança tende para o lado emocional, são impetuosas, mais velozes nas suas acções, muito mais descuidadas na forma como gerem as suas emoções, exaltam-se com o mundo e para o mundo. E conseguem com isso que o mundo as julgue e apelide de altivas ou descontroladas, porque declaram ao mundo um pouco de ousadia e orgulho.
Eu tenho quase nada de racional, por vezes até me sinto num mundo um pouco platónico, e a minha sanidade mental é automaticamente sentenciada e apontada.
Não sei se admiro essas pessoas detentoras de uma lucidez majestosa e ilustre. Talvez admire. Provavelmente são essas as pessoas que menos sofrem. Mas por outro lado essa lucidez tão invejável aos olhos da sociedade não as deixa errar tão facilmente, logo a meu entender, não as deixa aprender tanto como as pessoas menos lúcidas. Afinal são os erros a fonte de grandes lições.
O covarde nasce na eminência da guerra; ele se desespera e perdido não sabe o lado onde apoiar. Sua morte é certa resultante de sua inercia, morre sempre na divisa da batalha, pois sua covardia e temorosidade faz esquecer-se de se armar e proteger perante os inimigos que surgem de todos os lados....
Nenê Policia
Autoria: Norma Ap. Silveira de Moraes – Psicóloga. 03/2012-
Parou por quê? A vida é dinâmica e não para...
O tempo da vida amanheceu nublado e o sol se escondeu?
Parou por quê?
Ofenderam-te traíram o seu amor?
Parou por quê?
Criticaram negativamente e abalaram sua autoestima?
Parou por quê?
Não conseguiu realizar aquele desejo secreto e muito almejado?
Parou por quê?
Seu amor está ausente e disperso?
Parou por quê?
A solidão amarga os seus dias e as noites são de pranto, saudades e tristezas?
Parou por quê?
Não consegue tomar atitudes, fazer escolhas por medo e incertezas?
Parou por quê?
Não consegue sair das crises existenciais e está perdido no mundo circundante?
Parou por quê?
Não consegue ser compreendido e escutado, ninguém te entende?
Parou por quê?
Não consegue ver um futuro de sucesso e nem lutar para sair do lugar, não sabe o quer para sua vida?
Se sua vida está assim cheia de incertezas é porque você não tem um foco, um objetivo, não sabe o quer...
Primeiro tente ver as oportunidades e suas possibilidades.
Faça algum curso, pense em que gostaria de trabalhar e corra atrás, ainda é tempo e você pode mudar tudo.
Não ligue muito para a vida ou opinião alheia, pois somente você poderá fazer algo por si mesmo.
Nunca se esqueça de que você e dono de sua vida e das consequências de tudo que fazer...
Use sua imaginação e criatividade, seu dom e capacidade e se não conseguir focar em nada pessoal. Vá numa agencia de emprego e lute por uma vaga em algo que conseguirá fazer e aprender com a experiência. Não importa o tipo de serviço, todo trabalho é digno e abençoado.
Não pare a sua vida, pois, o tempo passa rápido demais para ser desperdiçado... E sempre haverá chances para recomeçar e aprender, nunca é tarde para reconstruir e realizar um sonho.
Novas pessoas sempre entrarão em sua vida, nova interação e relação interpessoal.
O recolhimento pessoal pode ser uma escolha solitária, então procure também se adaptar á escolha e viver feliz com alguma atitude de relacionamento com os próximos a você.
Ninguém é de ninguém e o respeito é à base do sucesso na relação amorosa... Tente invente, use a inteligência e a imaginação criativa e verá que vale a pena viver.
Tenha mais paciência com as diferenças e encare as dificuldades de frente, não adianta fugir das adversidades, pois é com elas que se cresce e evolui.
Não viva somente para os outros, cuide um pouco de você também, seu corpo é o templo da alma. Plante lindas flores no jardim da alma e colha belas flores. O perder também faz parte da vida, pois esta é um jogo onde enquanto uma pessoa ganha, outro perde. Na próxima pode ser você o vencedor. Seja mais otimista e nunca perca as esperanças e força de vontade. Siga sempre o caminho com fé e perseverança. Deus é pai de todos e olha por você também, mas é preciso confiar, amar, agradecer e perdoar o passado... Tudo passa e a vida é dinâmica, a natureza é bela e somos a natureza. Vença o medo e faça dar certo a sua existência. Há coisa que não dá para mudar sozinho, então faça o que tem condições de fazer por você, para sua vida.
**********************************************************
29/04/2012
Pergunta-se a alguém o que faz num supermercado e todos têm respostas: “Vim às compras”, “Venho ver as novidades”… Pergunta-se a alguém o que faz numa livraria, numa discoteca, numa peixaria, num talho, num
emprego, num cinema… e todos têm respostas imediatas.
Mas poucos têm respostas satisfatórias e que denotem verdadeira sabedoria, quando se pergunta “Quem é você?”, “O que faz realmente nesta vida?”, “Para que vive?”, “Porque vive?”, “De onde veio e para onde
vai?”, “Qual o sentido da existência?” …
Muitos Seres Humanos são como o pescador que tem como missão pescar em alto mar, para ganhar o sustento para si e para a sua família, e ainda, dar o seu contributo para a comunidade onde pertence. Mas quando chega a alto mar, olha para o Sol, para as nuvens, brinca com a água,
diverte-se com os peixes que vêm à superfície… Distrai-se e procura divertir-se. Mas esqueceu o fundamental: da sua missão, o que realmente foi fazer em alto-mar e da confiança depositada em si.
O sofrimento existe. Tem sempre uma causa e certamente uma solução. Dizem todos os grandes Mestres Espirituais que Deus, em Sua Divina Bondade e Misericórdia, colocou ao lado de cada dor um bálsamo que suaviza e faz despertar de novo a Esperança. Muitas vezes o Homem
sabe qual o bálsamo a tomar e a lição a aprender. Mas por vezes recusa esse bálsamo. Outras ainda, tem dificuldades em descobri-lo.
A Humanidade está num estado de verdadeiro
colapso espiritual, com “fome” e “sede” de conhecimento espiritual verdadeiro. Talvez a maior dessas torturas seja o facto de a Verdade não ser dita, reconhecida, pois muito do povo, cego na sua ignorância e ensinado
a “não pensar por sua própria cabeça”, não acredita em mais ninguém a não ser nos que detêm o maior poder e aparato visível.
A Humanidade está num estado de verdadeiro
colapso espiritual, com “fome” e “sede” de conhecimento espiritual verdadeiro.Talvez a maior dessas torturas seja o facto de a Verdade não ser dita, reconhecida, pois muito do povo, cego na sua ignorância e ensinado a “não pensar por sua própria cabeça”, não acredita em mais ninguém a não ser nos que detêm o maior poder e aparato visível. Ai da Humanidade se não houvesse homens que usufruíssem da possibilidade que Deus lhes deu de pensarem por sua própria cabeça! Provavelmente não existiria nenhuma religião, incluindo o catolicismo, e nem a ciência,como se sabe, teria chegado onde chegou.
De facto, a não ser que não se tenha capacidade para tal, ou se ande muito distraído e/ou ocupado com outras questões da Vida (trabalho, família, afecto, conquistas económicas, sociais, políticas ou outras), o Ser
Humano mais tarde ou mais cedo sente-se perdido se não encontrar respostas satisfatórias para as grandes questões da Vida e da existência humana: “Quem somos”, “Qual o sentido da existência?”, “De onde viemos
e para onde vamos?”
Enquanto o homem raciocina a distribuição desse ou daquele recurso, Deus não altera as suas leis de abundância.
Anota na Terra em torno de ti:
O sol magnificente nutrindo a vida em todas as direções...
O ar puro se medida...
A fonte que se dá sem reservas...
Tudo infinitamente doado a todos. Tudo liberalmente repartido.
Qual ocorre às concessões do Senhor na ordem material, acontece no reino do espírito.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp