Texto de Saudade Profunda
25 de Julho.
Gasto mais tempo lendo textos do que vendo imagens.
Não porque não goste.
Eu gosto muito.
Na verdade, aprecio belas fotografias e até me arrisco. Admiro os fotógrafos.
E quem nunca se "instagrameou"?
Quem nunca registrou uma bela paisagem ou tirou uma boa foto de si?
É algo tão natural quanto a luz do dia.
É fantástico isso, brincar de fotografia.
Mas um bom texto tira os pés da gente do chão. Provoca aquela inquietação que se mistura ao fascínio. Provoca a ânsia de saber o porvir, a cada palavra, a cada parágrafo, cada capítulo.
As imagens dizem o que querem dizer.
São pontuais.
As imagens dizem muito e às vezes não dizem nada, fica o dito pelo não dito.
Os textos não, eles precisam de você, precisam da sua visão de mundo, precisam que você converse com eles.
Os textos são gentis, chega um determinado momento que eles saem de cena pra que você construa.
E mesmo depois do fim, do último ponto final, eles continuam a registrar. Sem pausas. Sem interrupções. Sem quebra. Silenciosamente. Não no escrito, não no impresso. Não mais no papel, agora, dentro de você.
Justamente esta capacidade de registrar o hiato, a pausa entre o dizer e o não dizer, é que eles tiram a gente do eixo e nos transportam pra lá.
Os textos são fantásticos.
Os textos nos inspiram.
E viva à palavra escrita!
Aos que que as eternizam com caneta e papel.
Seja quem for.
Um famoso ou um aninônimo.
Quem tem cabelos brancos ou quem não sabe nada da vida.
Viva à você, brasileiro, que escreve sua história todo dia, em crise, sem perder o sorriso e esse brilho no rosto.
Todos nós temos um "quê" de Escritor, pois escrevemos a nossa própria história, diariamente.
O Jovem da Alma Velha
"Onde foi parar a cabeça desse menino? que comportamento é esse? que musicas são essas? Onde já se viu?! Jovem que é jovem tem que ouvir as músicas da moda. Como você me aparece com esse tal de Tom Zé?! Ai, Ai, menino! tu parece um velho, rsrs" . Assim, me diz aquela que eu tanto amo. Ela mesma. A que me pôs no mundo, vulgo: Mãe. Não a culpo, ela somente quer que eu seja incluso. Esteja entre os jovens "bacanas", que ouvem as músicas da moda. Talvez, se eu tivesse a paciência de contar para ela o que as letras realmente querem falar, ela não reclamaria tanto das tais "músicas de velho".
Em meio a esse gosto empoeirado, vem a recusa das coisas novas, mas não de todas elas. Talvez, essa negação toda e a procura pelo que é mais antigo, em questão musical. Esteja se referindo a uma "nostalgia" de tudo aquilo que eu queria ter feito parte, e que acho importante: Novos Baianos, Tom Zé, Raul Seixas, e uma série de outros "antigos". Mas, tenhamos calma. Nem tudo está perdido, ainda temos alguns novos, esses inspirados nos velhos, e dando uma bela continuidade a aquilo que eu chamo de cultura.
E a alma desse jovem que vos escreve, fica cada vez mais envelhecida quando se trata de relacionamentos. No mundo dos desencontros, eu quero mais é encontrá-las. No mundo do: A gente fica e "ponto final", eu quero mesmo é por uma "vírgula" e estender mais um pouquinho. Talvez, toda essa recusa de aceitar o jeito contemporâneo, esteja ligada a paixão pelo velho jeito, pelas velhas manias, pela sabedoria antiga; ou talvez, seja eu, um grande preguiçoso e queira aquilo que já está amadurecido, mais fácil. Já estava lá. Um monte de gente já pensou sobre aquilo antes, só me resta copiar. Qual trabalho que eu vou ter?! afinal, a moda é copiar quem ta na moda, no meu caso, copiar o que já foi moda. Depois de tanta recusa, caio na moda, mas não na atual, já que me recuso ( sou cabeça dura ). Mas sim, numa moda mais antiga, aquela que me cai bem, o que importa é estar na moda.
Sabe, acontece que a gente fica sempre pensando em como se prevenir de certas dores. Sempre imaginamos que a pessoa amada tá com outra, ou imaginamos o que ela está fazendo naqueles vários momentos do qual não fazemos mais parte. Daí a gente acha que assim estamos nos preparando para de fato ver algo quando um dia tiver que ver. Achamos que assim a dor seria menor (porque né, eu já imaginava o que estava acontecendo). E o pior é que acreditamos que estamos preparados para tal feito.
Mas não é bem por aí, ah mas não é mesmo.
A gente tenta se enganar, só tenta!
Porque aí vem a tal da realidade e como um tapa na cara lhe mostra que não tem como se enganar ou fugir do que ainda está por vir.
O fato é que ver é diferente de imaginar. E quando vc de fato se vê diante da realidade ali presente, vc percebe a dor q ainda há dentro de si. Como chamas quem vem subindo rasgando o seu peito,e nao tem o que fazer ou pra onde correr,vc está completamente sitiado pela dor, a dor de não viver mais aquele amor e de ve-lo partir pros braços de outro.
E nesse momento chega de achismos,imaginações,suposições ou teorias. Você sabe,você sente,você vê. Sem ter o que fazer, é a sua realidade batendo na porta!
Sem poder fugir, você segue trocando os passos,carregando dores,passando noites em claro, com um coração machucado...
Tendo que aceitar essa coisa louca que é viver.
A Cultura Evangélica Brasileira e a Elite Cultural.
O tapa que a cultura pop deu na cara da conservadora elite cultural brasileira nos anos 90, dói até hoje. Expressões como “neoliberalismo”, “sustentabilidade” e (a mais queridinha de todas) “globalização”, eram como biscoito de polvilho na boca de estadistas, intelectuais, jornalistas e outros. Já para alguns da dita “classe popular”, eram como água de piscina que entrou no ouvido. Enquanto a Europa ainda se esforçava para despachar os resquícios dos entulhos do Muro Berlim, e o Brasil vivia aquela aflição de noiva em dia de esponsais às vésperas da ECO 92, simultaneamente explodiam três bombas no território guarani: o axé, o funk e a música evangélica.
Embora os dois primeiros sejam considerados fenômenos culturais de grandes proporções e, no entanto, de baixa qualidade artística e de pouca relevância, a música evangélica não mereceu nem isso. Foi relegada ao mais sutil dos silêncios: o desprezo.
Enquanto os elitistas caiam de joelhos ante a invasão de toda sorte de lixo cultural norte-americano, músicos, técnicos, cantores e instrumentistas se especializavam buscando o aperfeiçoamento e, em consequência, a profissionalização da música gospel. E isso se dava numa conjuntura cultural totalmente desfavorável: nessa época, qualquer um virava cantor no Brasil, qualquer coisa apoiada numa simples nota era chamada de “música”, tanto que a música eletrônica sem letra passou a ser o hino de muitos jovens nas festas RAVE. Enquanto que para ser um simples cantor evangélico, mesmo um dessas igrejinhas de bairros pobres, exigiam-se mais e mais habilidades e técnicas – não bastava ter voz bonita ou ser o filho ou a filha do pastor.
A década acabou. Mas o silêncio da elite cultural não. Foi necessário que o reconhecimento viesse do estrangeiro: o Grammy latino com Aline Barros. Ainda assim não foi bastante para que a elite enxergasse aquilo que está a um palmo de seu nariz: as múltiplas qualidades da música cristã. É claro que o objetivo de tal gênero não é o reconhecimento, é louvar ao Senhor e com um só propósito: honrá-lo glorificando-o. Mas a falácia do discurso que a elite cultural apregoa aos quatro ventos de “valorização da diversidade cultural brasileira” é de fazer doer! De doer em sua própria pele.
E não é só isso. A rica contribuição linguística ao idioma de Camões atingiu a todas as classes sociais. Jargões como “irmão”, “abençoado”, “varão”, “A paz de Cristo”, “vigia” entre outras, são conhecidos até por aqueles que não creem em Deus.
Dos retiros espirituais que são perfeitas expressões de festividade e harmonia entre os participantes, às encenações de peças teatrais e à dança profética, os evangélicos dão vários exemplos de verdadeira cultura. E não é preciso citar as produções cinematográficas que, embora incipientes, com pouco público e com divulgação precária, vão pouco a pouco ganhando espaço e a admiração de muitos. A saber: meu objetivo aqui não é classificar tal cultura como boa, melhor, superior a esta ou aquela, e sim provar, baseando-me em fatos verificáveis, que é cultura também e merece ser respeitada como tal.
Não obstante, o reconhecimento seja mesmo difícil por sua inerência intrinsecamente lógica. Sim, lógica: a cultura evangélica brasileira cresce como semente plantada na rocha pura. Então, estupefata, a elite cultural brasileira questiona:
“Como pode uma semente ter germinado na rocha pura?!”
Não encontram outra resposta senão o silêncio. Eis sua postura.
Aprendi...
Aprendi a amar
Aprendi a amar a chuva, os raios
Aprendi a amar os trovões, os relâmpagos
Aprendi a amar os dias cinzentos, os dias brancos
Aprendi a amar
Aprendi a amar a natureza, agora, de forma completa
Logo eu, que um dia amei as estrelas, o sol, a lua, as constelações
O céu azul
Descobri que amar os dias cinzentos também fazem parte de viver
É como dançar feliz em um dia de chuva
Traz paz, amor, conforto ao coração
Arco-íris, flores, amores
Dissolvida em tua água fui potável
Sem você, meu equilíbrio, coitados!
Me bebem agora amargo e indigesto
Eu gostava mais de me sentir na tua pele
De me derreter no teu suor
Eu só sabia quem era eu
Me confundindo um pouco com você
Agora imagina isso
Do rio inteiro que eu sou
Você prefere ver só a margem
Naveguei outros oceanos
Naufraguei incontáveis vezes
Nadei, nadei
E morri na tua praia.
O amor é a essência da vida
É a energia que nos fortalece
É como um sol que nos ilumina
E faz o coração aquecer-se.
A mulher que eu amo é minha luz
É a minha estrela da manhã
Ela me traz paz e alegria
E me faz sentir completo e sã.
Estar ao lado dela é uma festa
É como estar em um paraíso
Nada mais importa quando estou com ela
Só o amor que é sempre vivo.
Nossos sonhos são grandes e lindos
Nós queremos construir um futuro juntos
Ter uma família e uma vida feliz
E não deixar que nada nos abale ou nos assuste.
A mulher que eu amo é minha juventude
Ela é o meu amor eterno
Eu sou grato por seu amor e virtude
E isso me faz sentir muito mais que um ser humano.
Seu sorriso é a minha felicidade
Ela é a minha melhor amiga
E ter ela em minha vida é a maior verdade
Eu sou abençoado por este amor que persista e diga.
O amor nos faz sonhar e realizar
Nos dá força e coragem para seguir
E ao lado dela eu posso encontrar
O caminho para ser feliz até o fim.
"O momento em que você está no trabalho, em casa, no lazer, é tão santo quanto o momento em que você está dentro do templo, porque o templo de Deus sois vós; O "santo dos santos" está com você onde quer que você vá e você não pode mudar isso. Comporte-se consoante essa verdade."
Angústia
Palavra forte essa,
Carregada de ressentimento
E profunda fragilidade.
Doi sentir
As vezes me pergunto se vale mesmo a pena,
Não sentir deve ser mais fácil,
Mas covarde também.
O peito pesa,
a alma carregada de tantos pesares,
Sobrecarrega o corpo já exausto.
Inspiração trabalhosa
Realmente delirante de um novo conhecer.
Frase sem sentido.
O ponto final é apenas o início.
Uma mulher profunda não é uma ameaça,
Ela não vive submersa de emoção,
Mas sabe a hora de mergulhar.
Ela lida com ausências,
Se cura de decepções,
E continua....
Sabe de sua força,
E a sorte que é tê-la ao lado.
Reconhece seu poder.
É jóia demais para meninos!
Sabe florescer em qualquer estação.
Ela tem punho e determinação,
Dos olhos saltam energia.
Mulher tem versões, e alternâncias,
São milhões de hormônios em desarmonia,
Ainda sorrir todo dia, para desafiar as probabilidades.
Tentei descobrir na alma alguma coisa profunda
Consegui apenas descobrir que;
Que o sábio pode descobrir o mundo sem transpor a sua porta
Que quem tentar possuir uma flor verá sua beleza murchando
Que amor não se conjuga no passado
Que a esperança é o sonho que se tem acordado
Que mesmo com a alma partida preciso manter um sorriso para afastar a tristeza.
Quantos vivem a vida inteira sem descobrir o sabem
A ti, todos os meus males acuso,
Desde da profunda chaga ao abismal sofrimento,
A ti, todos os sorrisos te culpo,
Eterna Senhora do meu lamento.
Se Dona és do meu tormento,
Se de ti vem a causa da minha prisão,
Prefiro ficar para sempre neste lamento,
Pois há muito espero esta maldição.
Sendo apenas um mortal,
Como penso uma Deusa Amar?
Sem que haja o destino fatal,
Tirania dos Céus se mostrar….
De ti, lágrimas minhas são,
Sorrisos teus,
Chagas amigas de ilusão,
Consolo dos céus
Triteza
Eu vivo em depressão profunda e tudo o que eu queria nessas horas era alguém
Mas como se não tenho ninguém...
A gente sempre fala que quer crescer, mas quando a gente cresce quer voltar do início Aí as pessoas perguntam pq
Pq vale bem mais um joelho ralado do que um coração 💔partido...
Amor Oculto
O amor é afeição profunda
Dentro do velho e sofrido coração.
É o Sentimento que fecunda
Despertando a emoção.
É o sentimento de carinho
A mais pura felicidade.
O ato de beijar estando sozinho
É viver a eterna saudade.
É gritar para o mundo que ama
E viver imaginariamente.
Debruçar-se com ela sobre a cama
É viver sonhando eternamente.
É gritar para si que ama alguém
É sentir-se feliz ao vê-la.
Que solitário fica porque não a tem
É platônico torna-se por nunca tê-la.
Que essa Páscoa seja um momento de reflexão profunda sobre a vida e a ausência de vida, processo este vivido por Jesus na sua morte e ressurreição.
Assim como ele, nós da educação experimentamos diariamente este processo de morte; morte das expectativas, das vontades, da esperança, mas também, porém nos reerguemos plenos de fé,
crentes de que podemos mudar o mundo por meio da educação.
Utopia? Só poderemos saber quando todas(os) enxergarem a educação como nós, como o caminho para a transformação, para a vida.
Sonhos em esperança!
Ouço nas paredes do meu coração ecoar o som da sua voz, sinto uma profunda alegria, minha carne treme de desejo, minha consciência é atraída a lembrança de cada momento que dividimos, meus olhos se abrem para memória de cada detalhe de você, minhas mãos lhe procuram, muitas vezes e toda noite, minha respiração para, minha pela relembra cada toque, troca de carinho, e meus sonhos se tornam esperança. Tenha um dia maravilhoso, cheio de conquistas, sucesso e alegria. E claro no fim dele que estejamos juntos realizando desejos e sonhos! Att. Seu amor!
A noite escura, longa, profunda, vazia. Um misto de passado, futuro e incertezas se reúnem para atormentar meu coração, momentos de pensamentos insanos onde a loucura se aproxima da genialidade. Pensamentos entorpecentes
extâses furiosos,
confunde-me entre a realidade e o sonho o vento gelado bate na janela avisando que a tristeza, a saudade e o medo desejam marcar presença madrugada á dentro. Então visto-me de um sorriso no rosto agasalho o coração com a esperança, aqueço a alma com a fé fecho os olhos e seja o que Deus quiser boa noite.
VOCÊ VAI SORRIR DE NOVO.
Uma tristeza profunda na alma, na qual ninguém parece compreender; dor, vazio e solidão.
Cenários que não caracterizam nenhuma perspectiva de mudança. Sensação de abandono e impotência. Pensamentos fervilhando na mente, nada pode ser feito, não existe saída. É o fim da linha. Não há como dar mais um passo, se mover, sair do mesmo lugar. É aquele momento onde se conclui: SÓ UM MILAGRE, eu não consigo sozinho.
E como alcançar um milagre em meio a fraqueza, uma esperança quase morta e um fé sufocada pela dor?
É impossível vencer tudo isso sozinho. E nem é preciso. É um tremendo engano achar que estamos sozinhos ou que estamos tão distantes de Deus que os olhos dEle não conseguem nos alcançar. É exatamente nesse momento de fraqueza que a força e a vida de Deus se manifesta em nós.
Os olhos do Senhor passeiam sobre a terra e enxerga todo aquele que clama por socorro. Deus pode ouvir até mesmo aquele sussurro fraquinho. Deus ouve, Deus vê, Deus compreende.
Acredite, Deus fará esse MILAGRE. Ele vai te fazer sorrir de novo. Tem propósito de Deus nessa dor. Quando tudo terminar e você tiver superado, vai olhar para trás e não vai conseguir acreditar no tanto que você foi capaz de suportar. E sabe por quê vai conseguir suportar? Porque Deus está sempre contigo, o todo tempo. A sua carne pode estar abatida, mas Deus está fortalecendo o seu espírito. Ele só quer te mostrar que fez você para algo grandioso; que você é forte; que você é vencedor. As provações que Deus permite fazem parte do treinamento que vai preparar você para onde Ele deseja te colocar. E quando você chegar lá, VOCÊ VAI SORRIR DE NOVO.
- Kálita Aquino
Mas sempre acompanhada de uma agonia
Paixão que por vezes me trouxe profunda tristeza
Mas sem nunca me deixar perder a certeza
Certeza de que acima de qualquer coisa eu a amo
Um amor que por muitas vezes não correspondido
Tentei ao máximo estar sempre ao seu lado
Fiz de tudo pra estar contigo
Ora voltava chorando ora voltava sorrindo
Por mais fáceis que pareçam
Nenhuma de nossas batalhas é simples
Ou perdíamos uma conquista
Ou a conquistávamos no último segundo
Talvez por isso você seja tão diferente das outras
Afinal, há coisas que só acontecem com você!
Às vezes podemos pensar que isto tudo é puro azar
Mas é esta a razão de tanto te amar
"Mais eu vivo, mais te amo linda”
Amor- Afeição profunda, pessoa amada, cuidado.
Palavras de dicionário nada expressam.
AMOR:
Sentimento que todo ser é capaz de sentir.
Amor pela, caneta, esposa, cachorro, padre, pai, cabelo, marido, tartaruga, carro, namorado,
enfim... Amor por TUDO. Sentimento que nos envolve trazendo cuidado, carinho, felicidade e também tristeza.
Amor que se diminui, aumenta, multiplica, que se divide, amor que sobra ou que falta.
Mais o melhor, o mais profundo dos amores é o que se estabelece na alma, o que homens sentem por mulheres e mulheres por homens.
Há esse amor!
Esse sim!
Transforma pensamentos, atitudes, palavras e até mesmo personalidades.
Amor que forma sonhos, planos e tragédias.
Felizes aqueles que se encontraram, um complementando a vida do outro.
Infelizes são aqueles que passam a vida procurando e sonhando com o complemento de suas vidas.
Oh! pena, dos homens e das mulheres que não acordam de seus sonhos!
