Texto de Saudade de um grande Amigo
Lançado em Setembro de 2006, durante a 1ª Quinzena Nacional de Leitura em comemoração aos 78 anos da Livraria Siciliano, EU & MEU AMIGO DDA (Autobiografia de um Portador do Distúrbio do Déficit de Atenção) é o primeiro relato autobiográfico feito por um jovem portador do Transtorno. Através de uma narrativa despudorada, envolvente, e descontraída, Marcus Deminco descreve parte das suas inquietantes aventuras ao decurso de uma vida inteira repleta de devaneios, exageros, perigos, fantasias e muita intensidade: das traquinices da infância, as palhaçadas e rebeldias dentro das salas de aula, passando por suas arriscadas experiências com drogas, e os segredos que lhe impulsionaram a fazer a capa da revista G-magazine. O livro relata ainda como ocorreu a descoberta do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a comorbidade com a Dislexia, alguns efeitos da Ritalina (Cloridrato de Metilfenidato) durante o começo do tratamento, e encerra com depoimentos surpreendentes de outras pessoas diagnosticadas com Transtorno.
Embora veiculado de maneira independente, comercializado em poucas livrarias, e divulgado somente através de sites, comunidades, e blogs da internet, o livro vendeu mais de 3.000 exemplares, e rendeu ao autor o título de Doutor Honoris Causa – conferido pela Brazilian Association of Psychosomatic Medicine – em reconhecimento a contribuição científica, e relevância social da obra.
Durante a consecução para o lançamento desta sua 2ª edição foram inseridos seis novos capítulos: (CONTENDO) com os acontecimentos mais relevantes, polêmicos e/ou engraçados que sucederam a sua 1ª edição, dados atualizados sobre o Transtorno, algumas respostas do autor quanto as intermitentes notícias infundadas conjecturando a inexistência do TDAH. Além de acrescentado novos depoimentos com outras pessoas diagnosticadas com o transtorno, e relatado como funciona o erudito rufianismo dentro do mercado editorial brasileiro. Sobretudo, entre uma famosa Senhora diretora, e os seus subalternos alcoviteiros de um dos maiores grupos editoriais nacionais.
De maneira singular, e autêntica o autor nos apresenta uma narrativa transparente e desinibida sobre algumas consequências desencadeadas em virtude de uma mente inquieta, distraída e desassossegada. E expressando particularidades da sua própria personalidade, explica como ocorrem as irrefletidas e precipitadas atitudes impulsivas, sem a premeditação de qualquer tempo que lhe permitisse avaliar antecipadamente as possíveis consequências, ocorre de maneira tão impetuosa e independente da sua vontade, que somente depois, ele consegue perceber o que fez e/ou falou. E entre muitas histórias constituídas pelas suas vivências: alegrias, tristezas, fatos divertidos, inusitados, descontentamento, apatia, solidão, euforia, inquietação, frustrações, derrotas, incompreensões, conquistas, desleixo, indiferença, etc.. Mas, acima de tudo, o retrato de uma vida marcada por muita superação.
“Devo reconhecer que – se em grande parte não ter conseguido relançá-lo através de nenhuma editora nacional tenha me deixado bastante desanimado, ao menos assim, isento de qualquer tipo de acordo, formal ou tácito, que me limitasse a agir sob determinadas condições, livre de qualquer forma de convenção, expressa ou implícita, que regulasse ou inibisse o meu comportamento, não hesitei (nem por motivo, conveniência, muito menos por vontade) em descrever algumas verdades sobre a estreita ligação e a conduta indecorosa entre os mais renomados especialistas nacionais em TDAH e o Laboratório Novartis (fabricante da Ritalina), a omissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) diante da ação criminosa praticada por esse mesmo laboratório, e algumas considerações, que tentam desconsiderar, quanto aos motivos no excesso no consumo de Ritalina no Brasil [...] E se não me calei diante de toda aquela absurdidade é porque nutro imenso desrespeito pelos omissos, pois eu sempre preferi carregar todo peso das minhas atitudes, que andar com o vazio passivo daqueles que nunca se atrevem. Prefiro correr o risco de desagradar qualquer pessoa com a minha sinceridade, que a subtração do meu pensamento pela conveniência. Prefiro a crítica sobre o que digo, que todo o silêncio covarde que adormece na isenção contida daqueles que se abstém do mundo. Enfim, eu prefiro jogar o jogo da vida, que assisti-la de longe, escondido nas sombras das arquibancadas’. (Marcus Deminco).
---
EU & MEU AMIGO DDA – Autobiografia de um Portador do Distúrbio do Déficit de Atenção. (Nota Sobre a 2ª Edição).
O remorso é a pior de todas as guerras que podemos travar com nossa mente. É a impotência que temos perante o tempo, é a revelação de passados desastrosos, é a confirmação de atitudes irreparáveis.
Não existe felicidade, porque sempre existirá o tempo, sendo assim seu passado sempre renascerá diante dos seu olhos, em lembranças permanentes que sugaram aos poucos, toda a sua vontade de viver.
Passou um dia
Passou um mês
Sonhei q me querias
Que te tinha visto outra vez
Estava sozinho na solidão
vi uma luz vi a nossa paixão
Chorei estava emocionado
O que vi eram lágrimas do passado
Passado que me assombra
Que me afoga como uma onda
não vale a pena nadar
cada braçada leva-me p'o fundo do mar
Mar esse que mente
mente essa que te sente
sentimento esse que te idolatra
e lá no fundo me mata
Sozinho com uma imagem
No meu quarto deitado
sinto-te longe
sinto-te a meu lado
Já tentei de tudo, já não sei que fazer
esta espera tua põe me a cabeca a arder
Só espero uma resposta que tarda a chegar
esta espera tua ainda me vai matar
Quarto vazio
Luz inexistente
Sinto frio
Quero-te presente
A Lua está a chorar
quanto mais alta
mais sente a tua falta
por favor tens que voltar
Agora é o momento.
Deixa esse tormento
que te atormenta o passado
deixa tudo e põe-te a meu lado
Depressa
estou à tua espera
e não te vejo a chegar
eu estou aqui no fundo do mar
Espero que não te atrases
Estou à tua espera
espera que me atrasa
atraso que te espera
Amizade...
Quem sabe o que é?
Quem sabe explicar?
Nós muitas das vezes chamamos muitos de amigos.
No entanto Amigo é raridade!
É pessoa que se destaca em nossas vidas!
Não porque nunca tenha discutido conosco.
Amigo não é sinônimo de bonança sempre.
Amigo grita, faz grosseria, magoa... Pede desculpas.
É se não fosse amigo, nada disso aconteceria.
Porque amigo se importa quando você erra, e te repreende.
É as vezes grotesco, pois sua intimidade ultrapassa os limites da delicadeza.
E magoa, sim magoa!
Se a pessoa é importante em nossas vidas, um gesto ou palavra errada ( ser humano erra) provoca mágoa.
Mas não há amigo que não se arrependa... E se desculpe, caso contrário não é amigo.
Amizade é rir, chorar, discutir, ficar sem falar, para em breve se abraçar!
Não importa se está perto ou longe, quando você o encontra é a mesma coisa. Pode passar anos que serão do mesmo jeito!
Amigo é peça rara, preciosa que nos quer bem, se importa com nossas lutas.
Chora nossas tristezas e sorri nossas alegrias.
Amigo é escolha, é presente de Deus para ajudar na caminhada desta vida.
Ele pode vir na infância ou na velhice... mas quando chega você sabe que é verdadeiro.
Amizade é base para se viver neste mundo.
Sem amigos o ser humano murcha.
Com eles o dia está sempre de sol.
A carga fica mais leve.
E a vida mais colorida!
Para amigos verdadeiros!!!
Em 20 de Julho de 1969, o homem chegava a lua e o médico argentino Enrique Ernesto Febbraro considerou esse momento como "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Milhares de pessoas passarão pelas nossas vidas, centenas deixarão alguma contribuição marcante, dezenas te seguirão por algum tempo, mas apenas alguns te acompanharão para sempre.
Toda a dor desse mundo, em ritmo caótico,
A tristeza,
O desespero,
A impaciência que corroí,
Tentando gritar a verdade para um mundo entorpecido em mentiras,
Amando sem ser compreendido,
Remando contra a maré de aturdidos,
Para alguns rima até com solidão,
E sim estou fora do padrão,
Mas na verdade essa sim é a razão,
E a razão é a fé e o amor em Cristo,
É a força de continuar seguindo,
Mesmo errando, sem querer errar,
Tropeçando sem sequer esperar,
Muitas vezes até caindo,
Mas, continuo agindo,
Olhando para Cristo,
Tenho visto,
Que assim posso levantar,
Pois, Ele venceu o mundo,
E eu mesmo humana e falha de tudo,
Sei que um dia vencerei,
Por amor a Ele, A quem um dia estarei,
Para sempre, meu melhor Amigo, meu Senhor,
E meu Rei.
A complexidade humana
Nós temos a tendência de nos encantarmos por aquilo que imaginávamos ser e não por aquilo que de fato é. Costumamos prender as pessoas nas expectativas geradas por nós mesmos, e quando essa pessoa começa a não corresponder à essas expectativas, começamos a nos frustrar, com isso vem a decepção e o desencanto. O que temos que entender é que as pessoas são livres, todos temos o direito de escolher o que é melhor para nós. Não temos que seguir os padrões estipulados por alguém que idealizou para si algo que está distante do nosso alcance. Para sermos felizes e completos, precisamos de alguém que nos liberte, que nos deixe viver a nossa vida sem se sentir nossos donos, dando palpites do que devemos ser ou fazer. Temos que encontrar alguém que nos aceite do jeitinho que somos, sem forçar a barra, sem fazer joguinhos, sem usar máscaras ou nos impor limites para estar ao nosso lado. Se um dia tivermos que mudar algo em nós, que seja de forma natural e espontânea, jamais para agradar o outro. Todos nós temos defeitos e qualidades. Alguém que realmente merece estar ao nosso lado, sempre encontrará um jeitinho de lidar com os nossos defeitos, e quando esse defeito for de fato um problema, esse alguém fará de tudo para nos ajudar a identificar a gravidade do nosso erro e consequentemente, contribuirá para melhora daquilo que nos incomoda. Agora, alguém que não nos aceita, que só enxerga os defeitos, as falhas e as indiferenças, certamente não é digno de conhecer a nossa melhor porção, que são nossas reais qualidades. Pois todos temos qualidades, mas tem pessoas que insistem em desprezá-las. O ideal seria encontrar alguém que nos estimule a expor tudo de bom que há em nós. É esse alguém que eu desejo para minha vida e para sua também. Alguém que saiba ser o mineirinho em busca do mais puro ouro. Que não desista de cavar até encontrar as preciosidades até então ocultas. Alguém que mesmo conhecendo os seus defeitos, não te critica, não te rejeita, não cria barreiras, mas que te aceita, te levanta, te empurra para frente, te estimula a ser melhor. Alguém que reconhece o seu verdadeiro valor e que sabe ser colo nos momentos difíceis; ser abraço quando tudo está cinza; ser amigo e companheiro. Ser amante e parceiro. Ser compreensivo sem ser forçado. Entenda que não me refiro a alguém perfeito(isso não existe), mas sim a alguém que te trate com todo o cuidado e respeito que você merce. Alguém que não seja egoísta,que saiba ceder e que esteja sempre contigo, disposto a ser SEU GRANDE AMOR AMIGO.
De repente você descobre que aquela pessoa que ficou "escondidinha". Ficou ali sempre ao seu lado disfarçado por vezes de amigo era aquele que sempre te decifrou. E então você tem a sorte de reconhecer essa pessoa e perceber que sempre esteve ali quando ninguém mais esteve.
Que nunca me falte a maturidade de enxergar aquela(s) pessoa(s) de verdade. Quando na verdade está ali pra permitir que eu seja eu mesma.
Ser, sei o que sou
Sei o que deveria ter sido
sei que o amor nos deixou
E levou nos por vencido
Sei que fui diferente
uma pessoa menos presente
mesmo assim sorridente
mas que sofria profundamente
Amar te era o meu sentimento mais profundo
mas quando acabaste tornou-se no meu túmulo
És hoje uma pessoa feliz
que me deitou fora quando quis
esqueceste os bons momentos
e focaste-te nos tormentos
Foste a pessoa que mais amei
porém também a qual com que mais me decepcionei
Tinhas tudo para ser perfeita
mas fizeste a nossa amizade ficar desfeita
E hoje não sei o que sou
Não sei sequer o que de ti restou
Só sei que já não sou aguerrido
porque sem ti a minha vida não tem sentido
Já não sou de amar abertamente
pois o meu coração teme ser magoado novamente
Nem vale a pena tentar esquecer
porque sem ti não consigo viver
Não tenhas medo/ pode se entregar/ se você acredita contigo ele estará/ Ele é Jesus e conta contigo/ basta você querer e o aceitar como amigo.
Um amigo sempre está presente/ e quando precisar/ estará lá pra ajudar. Este amigo não é diferente/ pois ele acredita e quer contar com a gente.
(O Caminho)
"É preciso que sejas nobre, para exigires nobreza do teu semelhante.
Sejas caridoso, para que recebas caridade.
Amigo para que recebas amizade.
Fiel para fidelidade.
Cordial cordialidade.
Eis os únicos presentes que levarás desta vida: o bem que praticaste o bem que recebeste."
( Van der Fleurs )
Amigos fortes
Os amigos fortes nos fazem doer
Os amigos fracos se vão...
Os amigos fortes nos fazem chorar
Os amigos fracos não choram
Os amigos fortes nos empurram
Os amigos fracos não encostam
Os amigos fortes sempre revelam
Os amigos fracos não se veem
Os amigos fortes nos arranham
Os amigos fracos não abrem a mão
Os amigos fortes sempre são
Os amigos fracos onde estão?
P arabéns, por mais um ano novo em sua vida
A migo, que continue sempre nesta direção
U nindo esforços para ajudar o próximo
L iberto de interesses e de outras intenções
O portunidades de um mundo melhor!
C árater
A mável
B ondoso
E ducador
L údico
L egal
O nde puder, preserve todas as suas qualidades!
Forte abraço e feliz aniversário!
Paralelas
Que nossos sorrisos tenham sempre a companhia dos sorrisos daqueles a quem amamos...
Que nossas despedidas sejam sempre por períodos tão curtos, que não percebamos as mudanças geradas pela ação do tempo...
Que o sentimento de família unida seja nossa maior fonte de força para persistirmos na realização dos nossos sonhos...
N em todos os dias são dias comuns
E ntre uns e outros um é bem especial
L embrando de muitos outros vividos
S abendo que sempre melhores virão
O ntem ficou no passado, e será lembrado
N o presente receba meu forte abraço!!!
B om tempos aqueles antigos domingos
A gente se juntava e sempre uma festa
I ntegravam-se todos na casa do Vô
L indas tardes de idas ao Playcenter
E nquanto chaves eram escondidas
R iamos das piadas e outras charadas
O tempo mudou, envelhecemos
Nossos filhos cresceram,
Outros rumos, fatos do tempo
Importante é a estar em família
Manter constante grande amizade
E continuar sempre comemorando
Para onde ir ...
Quando nos deparamos com algo que não conseguimos dominar ,nos sentimos confusos
pois são sentimentos que não entendemos muito bem
Uma dor na alma ,um sentimento de solidão,um vazio que invade não sei bem de onde vem e nem como
Uma mistura de querer e não poder,não entender simplesmente algo começa
a mudar em nossas vidas e começamos
a querer mais pq sabemos que a vida tem mais do que simplesmente vivemos
Começamos a sentir o fogo da paixão envolvendo nosso corpo nossa alma
um sentimento que chega avassalador
quebrando barreiras limites
E não sabemos onde nos levará
nem quanto tempo durará
e nem ao menos como isso aconteceu
so sabemos que algo dentro de nós
está mudando dia a dia
E a mudança ,o desconhecido assusta
pois e sentimentos e pensamentos demais ivadindo nosso ser ,como a muito tempo
não acontecia ....
Ah... Me chamaram de Véio...
Passei dos 50 sim, mas eu nunca trocaria meus amigos , minha vida, minha família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo...
Eu não me censuro por comer bolo a meia noite, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava. Sou livre... E tenho DEUS no coração... Algo que muitos só falam que tem, mas muita ideologia.
Eu tenho o direito de ser desarrumado, de ser extravagante e às vezes muito elegante, depende da ocasião e da companhia.
Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento. Trocaram a vida plena por festas e orgias.
Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou ficar no meu computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Ou se no meu celular tem uma musiquinha da Pantera cor de rosa? Eu dançarei ou ficarei ouvindo o som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 70/80, adoro Bee Gees e Queem, e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido ... Eu vou. Esse sou eu... sou livre... tenho algo no coração...
Se eu quiser, vou andar na praia em um short excessivamente justo sobre um corpo que não é bombado, e mergulhar nas ondas com abandono, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet esqui ou gente que só sabe zoar dos outros. Eles também vão envelhecer.
Eu sei que sou às vezes esquecido, não me importo muito, se i também que há algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes. As que valem a pena lembrar... Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode seu coração não se quebrar quando você perde um ente querido, ou quando um filho sofre ou mesmo quando algum amado animal de estimação da um piripaque e morre. Ou mesmo desamores... a vida é cheia de sobe e desce... Mas isso é bom.
Mas ter o coração partido as vezes nos da força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.
Sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e ter o sorriso da juventude gravado para sempre em meu rosto. Também Deus me abençoou por me dar a cada dia mais luz e sabedoria para ensinar novos caminhos aos perdidos que me procuram. E a mim mesmo muitas vezes.
Muitos nunca saberão pois, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Já até me chamam de Véio, acho isso uma tremenda falta de educação, mas espero sinceramente que esses mesmo mal educados, na sua esperteza consigam chegar aos meus dias... Ser mais velho não é doença, mas uma glória e poder olhar seus feitos na vida, não riquezas, mas feitos... E não se lamentar que perdesse a vida em uma noite de balada por que queria beber todas e não ter mais vida pela frente.
Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. E quando faço eu arrumo uma solução e não enlouqueço. Pois já errei no passado e sobrevivi e sei o caminho agora a seguir. Aprendi a ser mais centrado, ter muitos ângulos de visão da vida. E também eu ganhei o direito de estar errado, pois apesar de ter vivencia, ainda estou aprendendo.
Assim, para responder que me chama de Véio...
Eu gosto da pessoa que me tornei. Não vou viver para sempre, mas enquanto ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será.
E, se me der vontade, vou comer sobremesa todos os dias, eu como. Vou namorar uma moca com a metade da minha idade, e daí? Se eu quiser andar a com meu carro numa estrada deserta a uma velocidade alta eu ando. O que vale é o que Deus pensa de mim e o que carrego no coração. Não importa a sua idade, tenha sempre um objetivo, um sorriso e muita luz que vem de Deus. E jamais chame alguém de Véio... Pois tomara que a sua vida seja abençoada e que a luz da sabedoria te alcance e entre em seu coração e você possa escrever uma crônica assim um dia.
COISA LINDA
Sabe, agora só me resta saudades daquele tempo que me pegavas no colo...
Que comigo jogavas bola, que ia a rua comprar a coca – cola.
Me deixava pegar o seu carro, me perguntava como iam as garotas e eu convencido daquelas mimadas e adoradas proteções, de repente eu vejo uma traição e do mundo você ir em vão e deixar quebrado o meu coração.
Você, meu melhor amigo, que me ensinou as malícias do viver.
Você, que me deixou à vontade para o meu caminho escolher.
Você, que tudo por mim fez, nunca irei lhe esquecer.
Pai, coisa linda. P de proteção, A de amor e I de irmão.
Pai, eu te amo e sempre te amarei, podes crer, por ti vencerei !
Quando uma pessoa diz: - “Só JESUS é perfeito, ou só JESUS é bom, geralmente tem em mente a outrem: a A,B,C...Z,Y, que não é tão bom, que não é perfeito.
Ora, o próprio JESUS disse, ao jovem rico (Mc 10,18): “SÓ DEUS É BOM”, assim tributemos a A,B,C...Z,Y o nosso aplauso e a nossa gratidão porque deram o melhor de si para se fazerem pessoas melhores, e, ––por via de consequência ––, fazerem o mundo um pouco menos mau.
JESUS se agradará mais quando dermos o melhor de nós, quando dermos a ele nossa vontade:
“Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que Vos mando?” (Lc 6,46)
Por outro lado, quem não gostaria de ser tido por JESUS como seu amigo?: “Vós sois meus amigos, se praticais o que vos ordeno”. Jo 15,14.
Diógenes Pereira de Araújo
No acaso a vida nos abençoa com aquela pessoa exclusiva. Que a cumplicidade nos cativa, e que especial se torna a felicidade. Presente de Deus na sua bondade, de pai, que nos dá a chance de conhecer; nos dá está especial convivência, para que possamos entender o valor da partilha...do amor... do abraço... e aí neste laço poder afirmar:
- você é meu amigo!
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Cerrado goiano
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp