Texto de reflexão
A partir do momento que as duas grandes “coletividades” da tradição modernista, a sociedade e a natureza, foram diluídas, quero dizer, redistribuídas e divididas por causa das crises práticas da ecologia, a noção de reunião ou reconstituição desses coletivos – sejam eles humanos ou não humanos– tornou-se a questão política mais importante.
Eu percebo que as mulheres criativas geralmente não se encaixam facilmente em certos paradigmas. Eu penso comigo mesma: então, para onde elas vão? Onde elas estão? Porque sinto que essas mulheres têm muito a contribuir, que apenas veem as coisas de uma maneira diferente. Toda sociedade tem pessoas assim e as marginaliza de alguma maneira.
não quero não existir? Ao fazer esse pedido é saber que não haverá sol amanhã,tão pouco a chuva que a vida se renova,ou não ter a primavera,e tão pouco a lua no seu explendor se fazendo em noites de luar. Sua existência se dá para sorrisos conquistar, corações a pulsar pela beleza de tu mulher que única és. Há menina moça,que muitas vezes lhe fiz em versos e poemas,pois de mim as palavras mais belas consegues retirar da minha existência de ser poeta;ou mesmo um ser apaixonado por uma mulher ou talvez sejas um anjo enviado dos céus, para a vida de poucos corações que nunca se permitiram amar verdadeiramente um dia sofrer por amor,amor que decidi um dia entregar.
Os dias passam voando, e os anos ficam cada vez mais rápido. E é incrível ver o quanto a gente evolui em questão de meses e anos.Claro alguns permanecem parados no tempo, mas o tempo não espera por você, aliás o tempo não espera por ninguém. Você Usa e abusa de tudo e é claro o tempo cobra e cobra com juros. Alguns passam pela vida e nunca saberão que a viver, E esses são círculos que podem ser quebrados, pois, o futuro só depende do que você plantou no passado e vem plantando hoje e não espere colher lindas Margaridas se você está plantando Espinhos que nem com todo esforço do mundo brotaria uma linda flor. Então, Aproveite feche esse ciclo tóxico da sua vida e abra outro com sua nova visão sobre a vida, reflita sobre sobre suas escolhas e viva, mas viva intensamente antes que você perceba que já é tarde pra tentar recuperar o tempo perdido, por que quando for tarde só será apenas isso " TARDE".
“São tempos de incerteza, preocupação, confusão, perdas, tristezas, compaixão. São tempos em que temos tempo para enxergar melhor o que sempre esteve ao lado, o simples, o valor. Tempo de preservar o que pode, o que se consegue. Tempo de ganhar uma memória infinita de alguém que amamos. Tempo que não vai voltar atrás. Tempo que precisaremos aprender a lidar, caminhar nele, que apesar de ser tão desconfortável está nos trazendo grandes lições de vida. Cada um no seu tempo. Vivendo o seu momento. Adoecendo ou enriquecendo a alma, se perdendo ou se encontrando, lamentando ou se encantando. Paciência. Respeito. Fé. Para os tempos de hoje e para todo o tempo do mundo.”
“Recomece toda semana. Sim, todos os dias. Sempre que for preciso. Quando sentir necessidade, dê uma pausa. Se permita sentir, parar um pouco, respirar, para de novo recomeçar. Viver esse ciclo não invalida o fato de você estar tentando e conseguindo. Um passo pra trás, um passo pra frente, mas você não está desistindo. Você está dando o seu melhor, sendo humano e falho, tendo compaixão consigo mesmo, sendo forte e persistente. A construção do seu amor próprio vai além de se amar. É a construção da sua melhor versão para o seu maior bem, que é você. Essa construção é diária, dolorosa, cansativa e admirável. Tenha orgulho dessa caminhada e continue cultivando os pequenos e valiosos passos da sua vida.”
“Nesse longo processo árduo me deparo diversas vezes com minhas próprias cobranças, meus próprios julgamentos, meus próprios lamentos e arrependimentos. Tem dias que sinto na pele as mágoas e decepções do passado abertamente dolorosas, que neste momento penso não ter ainda sido cicatrizadas. Então me envolvo nesse sentimento, me permito sentir, me canso de buscar formas diferentes de ter agido e, mesmo vendo que não tem mais jeito, continuo sentindo essa dor. No outro dia, já é outro dia. As vezes essa dor some, já tenho outra sensação dentro de mim, a vontade enorme de mudar, de seguir, de esquecer. Lembro das mágoas, mas não doem mais e fico feliz em pensar que já foram cicatrizadas, que superei enfim a dor.”
“Você já perdeu as contas de quantas vezes caiu e levantou? Algumas vezes, muito mais forte, outras vezes, com menos motivação, mas valorizando sempre essa subida. Perdeu as contas de quantas ações de terceiros, demandas essas que não eram suas, te abalaram tanto, sem ao menos você saber que tinha o poder de evitá-los? Foi necessário viver momentos delicados e difíceis para hoje poder enxergar, aprender e evoluir. Foi necessário receber ofensas gratuitas, viver injustiças, constrangimentos, falta de respeito, de empatia, de consideração, e outras mais ações que não nos agrada, ao longo dessa vida. Sempre haverá alguém que te cobrará mais do que você pode oferecer e essa cobrança é uma falta exclusiva desse alguém, não sua. Chega um momento que você entende que esse caminho percorrido teve um valor imenso na sua construção. Te permitiu se enxergar, se conhecer, se escutar. Entender que todos nós temos limites. Que não precisamos, nem devemos agradar a todos. Que mesmo que você dê o seu melhor, na melhor das intenções, ainda assim você poderá ser visto de forma negativa no olhar de alguém e tudo bem! Ao buscar compreender o que leva o outro a te enxergar de tal forma ou agir de tal forma com você, chega um momento que você se dá conta de que não cabe a mudança do outro para você, mas sim a sua, por você e para você.”
“Sejamos felizes com os altos e baixos que a vida tem a nos oferecer. Sejamos felizes com nossas dificuldades e imperfeições, nossos cansaços e nossos empurrões. Sejamos felizes por tentar. Sejamos felizes não só por apenas existir, mas por viver podendo sempre nos reinventar e fazer do universo o nosso lar.”
“De que adianta errar e não aprender? De que adianta sofrer e não amadurecer? De que adianta querer e não fazer? De que adianta se incomodar e não mudar? Não adianta passar por situações nessa vida e não entender que estamos aqui de passagem e que cada momento vivido é uma oportunidade de adquirir um novo aprendizado e fazer diferente.”
E muito bom quando estamos sorrindo, e bom quando tudo está bem, e bom demostrar vitórias, quando vc tá rodeado de pessoas, quando vc tá bem com riquezas, tudo fica bem, mais o sorriso apaga,as pessoas vão embora as riquezas também, só fica vc, e quem fica do seu lado ??? É fácil estar quando tudo está tudo bem e fácil abraçar quando alguém está de pé , e fácil criticar na vulnerabilidade de alguém, tudo é mais fácil quando vc não sabe oq seu próximo sente ou tá passando tudo e tão mais fácil quando existe tudo, amor pra si dar quando não há defeitos, esperança pra se dar quando vc tem esperança, porq? Que o Mundo e tão crítico e tão racoroso com quem nada fez mais também não tem nada a oferecer, porq que Deus em sua existência criou ser humanos tão egoísta quando ele já sabia como era que ia terminar tudo .. dúvidas que me deixam pensativas e as respostas profundamente me mágoa, pois o egoísmo, o autoritarismo a mania de humilhar de jogar na cara fraqueza e derrota, a falta de impatia a falta de respeito pela cor pelo sexo, falta de amor pelo próximo isso decepciona, porq ninguém nunca pergunta como um mendigo está .? Porq a falta de impatia com quem não tem um carro do ano.
Ultimamente as madrugadas têm sido minhas fontes inspiradoras. Durante elas, as frases vão e voltam passeando por minha mente revisitando o passado e vislumbrado o futuro. A mente acelerada não detecta o presente que ansiosa já está no futuro ainda a desenhar. Os textos ressignificam minhas modestas percepções da vida que poderão ou não, ser, também, a reflexão, inspiração, motivação e até mudança por outros que também carecem por este momento.
Te deixar foi doloroso, mas te ver novamente foi pior aínda...quando te vejo meu coração aperta dolorosamente,não consigo olhar nos teus olhos como antes, queria te dizer que me esqueci dos sentimentos que tive por você, mas se eu te dissesse...isso seria mentira, pois meu coração bate desesperadamente quando te vejo, fico com um nó na garganta em pensar que não vou ter você do meu lado novamente...mas preciso te esquecer nem que isso demore meses, anos ou séculos, mas eu preciso e vou te esquecer mesmo que isso me mate por dentro.
Afinal, nossa própria existência para nós mesmos seria uma companhia melhor, pensar que precisamos de alguém para nos completar, no conceito de que com alguém poderiamos ser felizes, mas vendo de outro lado, talvez já sejamos felizes mas com isso que levamos achamos que iria trazer alegria a nossa vida mas, apenas fazendo algo que gosta do coração, familia, deus.. talvez apenas devemos viver e deixar o tempo dizer.
Quem sou eu? Venho tentando encontrar uma resposta para isso desde quando comecei a escrever. São centenas de palavras, conexas e desconexas, jogadas aos montes em folhas de papel, documentos no Drive, anotações no celular e conversas de WhatsApp. Percebo que tudo não passa de frustradas tentativas de me encontrar perdido em alguma dessas linhas.
Isto é uma coisa pensada por mim e não deve ser analisada com rigor; digamos que a a vida seja uma compilação de emoções, e neste mundo em questão viemos para viver o sofrimento, ver a morte e a destruição de perto, a falsidade verdadeiramente dita, a desordem e a revolta, a consciência de que somos nada mais do que criaturas lúcidas destinadas a conhecer o início e declínio da sociedade.
As vezes se preservar em silêncio não significa deixar de compreender o que está sendo dito é simplesmente um momento de reflexão, de aprendizado. Pois infelizmente, tudo que está sendo pronunciado não tem nenhum sentido e não irá agregar em nada e é mais fácil ouvir do que manisfestar seus pensamentos com uma pessoa que não tem nada a acrescentar, pois sua limitação é tão grande quando seu ego.
É plural, o amor. Só uma visão antiga, antes de se saber que somos construídos por camadas sucessivas, podia imaginar o amor como um instrumento monolítico. Essa concepção priva as pessoas da alegria e amarra o amor à idade. De facto, não existe essa amarra se formos cultos do ponto de vista psicológico. O amor é um estado de alma que evolui até à morte.
Jesus uma vez multiplicou pães e depois dividiu com o povo. Pensando nesse episódio eu cheguei à conclusão: nós temos que multiplicar primeiramente nossos pequenos recursos para depois ajudar aos outros. Sei que é nobre repartir o pouco que temos, mas é sabedoria dividir o que possuímos com qualidade e quantidade a quem merece sem nos fazer falta. Como vamos dividir se não temos? O povo daquela época seguia Jesus por causa da comida viu? E hoje não mudou muita coisa, muitos os seguem não é pensando em salvar a sua alma, mas sim em outras coisas.
“Pensemos em nossa estadia e vida na Terra como um prêmio. Dentre 300 milhões de pessoas, eu e você ganhamos um ticket com tudo pago para levar quem quisermos ao melhor restaurante do mundo, porém, temos apenas dois minutos dentro deste estabelecimento, sendo assim, eu lhe pergunto: neste curto espaço de tempo, devemos focar apenas nos problemas do restaurante e suas inconveniências, ou APROVEITAR o momento e as pessoas nele contidas ? O mundo infelizmente não é um restaurante perfeito, e muito menos com tudo pago, mas assim como na analogia citada anteriormente, o tempo que nós temos aqui, É CURTO ! E cabe a nós decidirmos no que focaremos nesta pequena jornada chamada de vida. Nós temos as condições necessárias, nós temos a capacidade. Duvida ? Olhe para o céu, ao longo de anos o homem vem estudando os céus em busca de uma forma de vida mais complexa, e até hoje, nenhum planeta foi achado com as condições ideias para abrigar vida. Apenas a título de curiosidade, para que haja vida em um planeta, é preciso que ele esteja localizado na zona habitável de uma galáxia, que integre um sistema planetário com uma estrela central, que sua órbita no sistema seja favorável, que o tamanho do planeta não reflita em muita gravidade ou em pouca gravidade, que haja um satélite natural que o beneficie, que o somatório dos fatores possibilite a existência de um campo magnético e de placas tectônicas, assim como oceanos para que a vida se desenvolva a partir da água, que a química do ar permita a respiração e outras várias eventualidades que sejam adequadas para a vida. Agora, com isso em mente, não parecemos apenas um acidente cósmico não é ? É claro que não devemos então jogar tudo pro ar e fazermos o que der na telha, não, de forma alguma, apenas que todos nós soubemos ter um ESTILO DE VIDA SELETIVO, para nos atentarmos ao que realmente importa e relevarmos aquilo que SÓ nos traz danos tanto físicos quanto psicológicos. O ponto que quero deixar claro aqui é que não deixemos que bobagens cotidianas nos afetem, esse maravilhoso milagre chamado Vida, é muito curto para procrastinarmos, reclamarmos, etc. Que a partir de agora, enxerguemos todos os desafios e problemas da vida, como um simples segundo dos dois minutos que temos nesse restaurante. Então, o que estamos esperando, vamos tirar o melhor proveito desse prêmio ?”
