Texto de reflexão
A vida como um café
Ao ler o livro A Pirâmide da Sabedoria: Alimentando sua Alma em Meio à Pós-Verdade, me dei conta de como a vida pode nos ensinar por meio das pequenas coisas. Tome o simples ato de fazer café, por exemplo.
"Quando tomo café (que coisa de Deus!), não posso deixar de louvar a Ele por criar criaturas à sua imagem, com a capacidade de sonhar com uma bebida tão magistral por meio do bizarro processo de torrar grãos, moê-los e filtrar água quente através deles. Que maravilha!" (p. 165).
Inspirado por essa passagem, fui pesquisar mais sobre o processo de se fazer café. Se, como eu, você é leigo nesse assunto, saiba que há um cuidado minucioso envolvido até o café chegar às nossas casas. Tudo começa com a escolha criteriosa das sementes, que são cultivadas em viveiros até estarem prontas para o plantio. A partir daí, há todo um processo: irrigação, adubação, controle de pragas, até chegar à colheita. Depois disso, os grãos são classificados, torrados e moídos para que possamos desfrutar de uma simples xícara.
Essa jornada do grão até o café pronto é, na verdade, uma metáfora para a vida. Nada de valor se torna bom sem passar por um processo – e esse processo, muitas vezes, pode ser doloroso. Assim como o grão de café precisa ser quebrado e torrado para revelar seu sabor, nós também passamos por momentos difíceis que nos moldam e nos preparam para algo maior.
Essa reflexão me lembrou de um ensinamento bíblico que sempre me impactou. A Bíblia, em sua sabedoria, nos incentiva a aprender com o que nos rodeia. Um exemplo que sempre gosto de citar são as formigas, mencionadas em Provérbios 6:6-9: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio." Observando a diligência das formigas ou o zelo com que cada etapa do processo do café é conduzida, percebemos que o sucesso, a maturidade e a realização são resultados de disciplina e paciência.
Essa jornada de aprendizado tem me tornado mais humilde. A Bíblia tem me ensinado a observar mais, a escutar com atenção, seja o que as pessoas, os animais ou mesmo o mundo ao nosso redor têm a nos dizer. E o mais fascinante é que esse aprendizado nem sempre vem de outros humanos. Ao prestar atenção aos detalhes da criação, percebemos o quanto podemos aprender com as pequenas coisas – mesmo algo tão simples quanto uma xícara de café.
Assim como cada grão passa pelo fogo para revelar seu verdadeiro sabor, somos moldados pelas experiências que enfrentamos. E quando aprendemos a apreciar esse processo, mesmo nos momentos difíceis, a vida se torna mais leve, mais rica.
Depois de toda essa reflexão, só me resta celebrar. Que tal um café para brindar as maravilhas de Deus?
Minhas sombras da noite guardam dor,
Peugeot tristeza, angústia sem cor.
Desempregado, sinto o frio da solidão,
Encolhido num canto, sem esperança na mão.
Vejo o mundo, mas entendo a escuridão,
A luz da felicidade é loucura, ilusão.
As pessoas, cruéis, sem amor ou compaixão,
Protegem seus interesses, sem coração.
O amor, se existe, é mudo e vazio,
Um jogo de máscaras, disfarçado de frio.
Respeitam até quando convém,
Depois, viram as costas, vão mais além.
Se és bom demais, tentam te derrubar,
Procuram erros que possam te manchar.
Se és ruim, tentam te redimir,
Buscam o que de bom possam descobrir.
Um mundo confuso, onde os maus são idolatrados,
E os bons, sem motivo, são sempre maltratados.
Cada dia é intriga, me enlouquece o pensar,
Talvez os loucos sejam sábios, no seu próprio lugar.
E o amor? Ah, esse mistério profundo,
Nunca recebi, nunca entendi o mundo.
Desde o meu nascimento, fui amado e odiado,
Querido por alguns, por outros amaldiçoado.
Então me explique, o que é o amor?
Se é um sentimento ou um simples favor?
Pois sem tê-lo, não sei definir,
O que nunca senti, como posso pedir?
Democracia, uma visão distorcida.
Afinal, o que é democracia? De forma simples podemos dizer que é o governo do povo pelo povo. Que é uma forma de governo em que os cidadãos participam diretamente na escolha de seus representantes através do sufrágio universal.
Se partirmos do princípio de que a democracia é definida como o governo do povo pelo povo, já posso garantir na inicial que: devido as diferenças naturais de cognição, intelecto e inteligência existentes em todo ser humano, o termo em si, “democracia”, já expressa uma impossibilidade absoluta em qualquer tempo.
É contraditório dizer que com tantas diferenças essas mesmas pessoas possam ser ao mesmo tempo causa e efeito, governadas e governantes, e usando o entendimento Aristotélico: ele não pode estar “em ato” e “em potência” ao mesmo tempo e na mesma relação.
Por muito adotamos os significados das palavras sem a sua exata definição no mundo real em prática e em lógica, por isso maximizamos ou defendemos termos que nunca existiram no mundo real. E em nossa sociedade a palavra democracia que muitos defendem é uma destas palavras cuja ação é de fato inexistente.
Se observarmos a construção de nossa “democracia” veremos que a relação governante e governado, exige a presença natural de dois termos: O primeiro é claro, não há governos sem governados. E nesta linha sempre haverá disputas além do poder e dos interesses e pretensões de quem irá assumir o governo, sendo nada incomum, inclusive neste modelo de democracia, ascender governos ilegítimos para este fim. E o outro termo perpassa pela necessidade, pela habilidade das pessoas que estão no controle intelectual a serviço de uma “elite dominante” ao fazer as pessoas acreditarem que estão governando a si mesmas.
O “sufrágio universal” é uma das armas utilizadas por esta democracia, digo até que é a hipnose da escravidão aceita, pois, as pessoas são tão inclinadas a acreditar nas escolhas que podem fazer, que se tornam incapazes de refletir o suficiente para ver que está sendo vítima de uma manipulação em um enorme “teatro das tesouras”.
Nesta democracia a lei deveria ser criada pela opinião da maioria, mas o que passa despercebido é que essa opinião é algo que pode ser manipulada com muita facilidade; é sempre possível, através de sugestões adequadas, despertar correntes que se movam nesta ou naquela direção. Salutar lembrar que quando da instalação da República no Brasil, somente 2%, isso mesmo, dois por cento da população brasileira tinha direito ao voto; que somente em 1932 que a mulher teve direito ao voto, e que a dominação das massas através de todo este teatro revestida com o nome de democracia se faz necessária e se completa, através do sufrágio universal, com a Constituição de 1988.
Essa observação é necessária para entendermos o porquê os políticos mais proeminentes parecem ter uma importância apenas relativa, pois para esta democracia é importante e necessário que se crie a ilusão de que os políticos pareçam ter vindo da maioria, pois ela os faz em sua semelhança, e assim sendo, seja lá qual for a opinião pedida, esta será sempre composta pelos incompetentes, cujo número é muito maior do que o dos homens que podem dar uma opinião baseada em pleno conhecimento.
Como dizia Nelson Rodrigues: “A maior desgraça da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.” Dito isso, fica latente que é um erro pensar que a maioria seja capaz de fazer uma lei, ou tem competência para governar a si mesmo e a sociedade em que habita. A opinião da maioria não passa de uma demonstração de incompetência, seja por falta de inteligência ou por pura e simples ignorância. Somos capazes de acreditar até mesmo em liberdade.
Dentro das aberrações ditas democráticas, a opinião da maioria deve se fazer parecer e prevalecer, inclusive no próprio reino intelectual, criando “critérios de verdades”, mas, que infelizmente não é nada senão o desejo e implantação das vontades de uma minoria que ao final o faz crer. E mesmo supondo que exista alguma questão na qual os homens estejam de acordo, sempre haverá pessoas que não tem opinião ou nunca pensaram sobre ela, mas, todos se escondem sob o manto do consentimento da maioria, e na verdade invisível de uma maioria limitada em espaço, tempo e pessoas.
Lembremos que impulsos emocionais prejudicam a reflexão, e fazer uso desta incompatibilidade é um dos truques mais desonestos praticados na política. Nem preciso dizer que o canto dos políticos se baseia nas necessidades existentes, mas, que raramente serão resolvidas a tempo e a hora.
Finalizo por ora dizendo que a democracia só pode nascer onde a pura intelectualidade não mais existe, razão pela qual somos dominados por uma elite, que nos faz acreditar que as nossas diferenças são nas urnas fatores de igualdade, ante a uma escolha feita por uma sociedade dominada e corrompida, usando para isso a crença do voto e da liberdade de escolha.
Pense e reflita enquanto pode.
Massako 🐢👽
O amor é uma força que move o mundo
É um sentimento que enche o coração
É uma luz que ilumina o caminho
É uma razão para viver com paixão
O amor é uma dádiva que se recebe e se dá
É uma troca que se faz sem esperar
É uma entrega que se faz sem medir
É uma aventura que se vive sem fugir
O amor é uma flor que se cultiva com cuidado
É um perfume que se espalha pelo ar
É um fruto que se saboreia com prazer
É um tesouro que se guarda com zelo
A traição é um espinho que se crava na carne
É um veneno que se infiltra no sangue
É um verme que se alimenta da alma
É um ladrão que se rouba a confiança
O amor e a traição são opostos que se atraem
São forças que se combatem sem cessar
São fogo e água que se misturam sem se fundir
São vida e morte que se encaram sem se render
Mano, a sociedade é muito louca. Tem tanta gente diferente no mundo, com culturas, valores e padrões diferentes. Mas em vez de valorizar essa diversidade, a sociedade tenta padronizar todo mundo, como se fosse uma fábrica de clones. Aí muita gente se sente pressionada a seguir o que a sociedade manda, sem questionar, sem pensar, sem sentir. Parece que são marionetes, controladas por cordas invisíveis. E aí elas não vivem plenamente, não vivem o que sentem em seus corações de viver.
Mas eu acho que isso não precisa ser assim. Eu acho que cada um tem que ser livre para ser quem é, para expressar sua identidade, sua cultura, seus valores, seus sonhos. Eu acho que cada um tem que respeitar as diferenças dos outros, e aprender com elas, e não julgar ou discriminar. Eu acho que cada um tem que buscar o seu próprio caminho, sem se deixar levar pela sociedade. Só assim, a gente pode viver de verdade, e fazer do mundo um lugar melhor.
Se conseguimos, contemplar a vida lá de cima, iríamos observar, que todos nós somos grãos de areia! As vezes, a vontade de ter asas é maior, que a de viver.Tenho a sensação de que não pertenço a este mundo, nem mesmo a esta terra.
Sinto-me como uma bolha de ar que vagueia por este vasto universo. Sinto falta de um lar que nunca conheci, mas tenho a impressão, de que não é aqui. Sinto que antes podia flutuar, e hj simplesmente me arrasto, choro por um sentimento que não é meu, como se não fosse eu a chorar, mas algo dentro de mim que não conheço.
Me sinto à beira da loucura, como se meu verdadeiro lugar fosse em uma história, em uma folha de um livro, ou em um hospício onde realmente somos sãos, chamados de loucos.
Preciso da chuva...
Quando bater a tristeza, e enfraquecer os seus passos, lembre-se do que te da forças para seguir em frente. Mesmo que o motivo, não agrade a ninguém, até mesmo você, não pare de caminhar.
Chorar não é mais permitido a mim.
Sorrir??? só de faz de conta.
Eu sou uma terra seca onde a chuva já não cai, uma terra seca, onde planta alguma florescerá. Mas, a minha estrada não chegou ao fim!!!
Todavia ainda, posso encontrar beleza nos galhos de uma arvore seca que, assim como eu, sente falta da chuva.
" Não menospreze, o que desconheces pois, sua ignorância vai lembrá-lo que disseres serão rasas, é tudo o disseres serão reflexões de quem eres verdadeiramente em tua existência.
O pior destes ignorantes -----
são aqueles que agem pelo que acreditam, sem estabelecer dois pontos em intersecções do alinhamento do desconhecido. "
Só quero um pouco de paz. Só quero menos ruído e mais melodia. Só quero menos agrura e mais doçura.
Só quero...
É...sonhar não faz mal, pena que se tenha de esconder dada a incompreensão e o receio do que a força do pensamento, da vontade, da persistência, das ideias, da criatividade, da diferença, incomode tanto.
Teremos de voltar a memorizar livros para que a cultura se transmita de geração em geração, para que a história não se esqueça, para que se mantenha alguma da nossa identidade e dignidade, para nos sintamos gente viva e capaz de pensar com alguma liberdade...é que os livros foram queimados,... De uma forma simples e clara, para que não nos convençam de que uma maça é uma laranja, e por aí fora.
A liberdade não é garantida, nada é garantido, a luta tem de ser constante e contínua, a atenção te de ser aguçada, os olhos tem de se manter bem abertos e com um olhar atento, os ouvidos precisam escutar e não só ouvir, o silêncio a reflexão e nunca a indiferença.
Obrigada aos que não temem a verdade e que a fazem valer apesar dos custos que acarreta!
"Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado."
Lendo este texto bíblico me ponho a questionar, quantas vezes mais, irei eu contra os desígnios de Deus! Se tenho a convicção que tudo é segundo a sua vontade... Gratidão não é mera ilustração é ação é decisão!
Pensar ao invés de seguir o inconsciente coletivo é transcender as correntes da conformidade e da repetição automática. Significa desafiar as normas estabelecidas, questionar as crenças arraigadas e buscar uma compreensão genuína do mundo e de si mesmo.
Quando pensamos de forma independente, somos capazes de discernir entre a sabedoria herdada e a verdade pessoal. Em vez de simplesmente aceitar ideias pré-concebidas, examinamos criticamente cada conceito, avaliando sua validade e relevância para nossa própria jornada.
Pensar requer coragem e introspecção. É um convite para explorar territórios desconhecidos, desafiando-nos a sair da zona de conforto e enfrentar nossos próprios preconceitos e limitações.
Ao escolher pensar ao invés de seguir o inconsciente coletivo, abrimos espaço para a reflexão e evolução pessoal. Tornamo-nos os arquitetos de nosso próprio destino, moldando nossas vidas de acordo com nossas próprias visões e valores, em vez de simplesmente seguir a correnteza das convenções sociais e culturais.
O bom e o ruim da vida:
O bom, é que Deus, nós coloca no mundo já com um propósito um destino que nem imaginamos como será.
O ruim, é que o destino e o propósito vem do nada e infelizmente não, podemos ir contra aos mandamentos de Deus.
Seja bom ou ruim temos que seguir e respeitar o propósito e o destino que Deus nos escolheu.
Amor em suas formas.
Há pessoas que cruzam nossas vidas, deixando marcas eternas,
Independente do que ocorreu, o amor perdura pelas jornas.
É válido amar alguém que já não está em nossa história,
Pois o amor transcende o tempo, é uma eterna memória.
Histórias foram vividas, passagens marcaram presença,
Mas isso não impede de seguir em frente com recompensa.
Amar quem já se foi não diminui o amor por quem está,
Pois o amor é perene, em formas diversas há de perdurar.
Assim, segue a vida, acolhendo outras almas maravilhosas,
Pois o amor não é efêmero, em suas múltiplas formas preciosas.
Amando com intensidade, sem limites ou restrições,
O amor é eterno, multiplicando-se em múltiplas direções.
Aos Imperfeitos
Aprendi que mentir sobre algo geram dores maiores do que aquela que eu não quis enfrentar. E que para limpar este veneno exige a Verdade.
Descobri que elogiar e reconhecer os potenciais e virtudes das pessoas nos tornam mais próximos e o quanto isso é belo.
Eu já vivi o rancor, a angustia, a raiva, eu trai e fui traído. Já roubei um beijo e em algum momento roubaram de mim.
Tenho medos, vários, quase o tempo todo. Mas cansei de disfarçar ou negá-lo. Já sofri demais vestindo essa capa de super homem . Hoje eu aceito os meus medos e incrivelmente eles se tornaram menores.
Já vivi grandes amores, perdi alguns pelo caminho. Troquei de direção, de estilo, de gosto musical, só não troquei minha essência e minha fé.
Descobri que são nossas imperfeições o real caminho para o amor. Todos os meus erros me colocaram onde estou, com uma capacidade de perdoar a mim e aos outros.
Abandonei os julgamentos, pois eles tornam o caminho bem mais difícil e doloroso. Os julgadores veem inconscientemente nos outros a possibilidade real de mudança através do perdão e isso ainda os incomoda demais.
Hoje quando me dizem: como você mudou, está diferente! Eu sorrio e agradeço pois isso é evolução, portanto não é ruim.
E já me senti muito só, mas foi lá, no meu interior imperfeito que descobri, na fragilidade. Que minha existência nunca foi e nunca será só.
Pois no final, somos todos um.
Nossas imperfeições são o caminho de cura uns dos outros, através do AMOR.
Gratidão 🙏🏻
Pensar, verdadeiramente, implica transcender a corrente do inconsciente coletivo que muitas vezes nos envolve. Enquanto o inconsciente coletivo representa padrões de pensamento, sentimentos e memórias compartilhados pela humanidade ao longo do tempo, pensar significa questionar essas normas, desafiando-as com discernimento e reflexão.
Ao invés de aderir automaticamente às ideias predominantes, o pensamento envolve a análise crítica, a busca por perspectivas diversas e a formação de opiniões fundamentadas. É um ato de autonomia intelectual, uma escolha consciente de não ser guiado apenas pelas correntes da tradição ou da opinião popular.
Para muitas pessoas, o conhecimento é desvalorizado em favor da conformidade cega. Preferem abraçar o que é imposto como verdade e depositar sua fé em diplomas de papel. Viver no automático, sendo moldado por agendas externas, parece mais simples do que o desafio de pensar por si mesmas. No entanto, essa mentalidade aprisiona a mente e limita o potencial humano. O verdadeiro crescimento ocorre quando nos libertamos das amarras da complacência e abraçamos a jornada do pensamento crítico. É através da reflexão e da análise que podemos transcender os limites da ignorância e alcançar novos patamares de compreensão e realização.
La Description du Poète
Um corpo extenso, tez alongada e alta,
E, homem, chorando vivo incessantemente.
Dos meus dez anos, na vida rude, a falta,
Perdi a mãe, talvez por desígnio da Mente.
A alma aparenta-se inclinada, cônscia
De dores maternais e tumultos extremos;
Em meu cérebro, a ideia, não vã, propícia,
De esperanças e triunfos supremos.
Nenhum livro me escapa ao ardor da mente,
Mas, ah! Conhecimento, que pura ilusão!
Nenhuma dor ou pranto silente,
Pode esconder-me o fúnebre caixão
Da triste esperança, eterna e persistente,
Nos olhos mortos do meu coração.
Um poeta, cujo olhar nos céus se encontra,
Reflete em nuvens sua ambiciosa visão;
Uma erudição que em vão se desponta,
E, em vasta escala, uma férrea solidão.
Poeta visionário, sem mente sombria,
Vislumbra o amor no mundo em sua dor.
Mas, em seu tempo, é uma alma vazia
Sem saber se é criatura ou criador.
É importante que possamos buscar cura para nosso traumas pois a configuração que temos de vozes, sons diversos, figuras, cores e ambientes muitas vezes estão atrelados a conflitos e dores e isso impede de nos concentrarmos em ouvir, ver, degustar, sentir o Universo da forma como ele se apresenta e não como nos foi apresentado.
Eu Sou Moisés Cubas aqui - Path Preparer
Hoje vem em minha memória alguns momentos marcantes de muitas sementes que eu plantei no decorrer do tempo. Como gostaria de focar mais nas boas sementes, sementes objetivas, mas seria dissimulado eu não expor que muitas vezes semeei sementes execráveis, súbitas, que imprevisivelmente num um piscar de olhos tirou-me do foco. Se não fosse a misericórdia e a graça que temos em Jesus, jamais teríamos o fôlego da vida pra continuar.
Livro: Servir, o maior dos desafios
O HOMEM E O UNIVERSO E TODOS AQUELES VERSOS
“Oh, universo, nem que junte todos os versos, ainda assim, lhe preencher nunca dará, porque sou um homem no universo e mesmo com todos estes versos nem tudo aqui irei compreender e encontrar.
Oh, universo, meditando nesses versos, assim eu, homem, venho tentando algo explicar.
Oh, universo, seu tempo não é o meu tempo e no seu espaço vou em cada passo que nesta Terra, com o tempo, um dia há de se acabar.
Oh, grandioso universo, que todos um dia entendam que não existe divisórias em um mundo cheio de histórias e que no fim seu espaço venha prevalecer e todos neste mundo irão embora e não há quem prossiga e vá permanecer.
Oh, universo e todos aqueles versos para se pensar em algo a compreender e o desconhecido, onde curioso fico, com os mistérios de sua grandeza de infinita beleza para muito ensinar e não há nada para comparar o quanto com você tenho a aprender.
Oh, universo, com clareza repito algo para conseguir pensar e interpretar, reconstruir e me refazer.
Oh, homem e o universo, todos aqueles versos para se lembrar que um dia não estarei em um lugar de momentos
em que tudo passa e como o vento me leva ao caminho de um dia me desfazer e nada mais prevalecer.”
18/12/2023
- Relacionados
- Textinhos sobre Limites da Vida
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- Frases de saudades para status que te ajudam a desabafar
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de Reflexão