Texto de Conscientização

Cerca de 2253 texto de Conscientização

"O preconceito é como um objeto furta-cor: muda de cor conforme a 'luz'que recebe. O maior problema do preconceito é, quase sempre, porque ele se transforma em discriminação. Ambos: preconceito e discriminação têm origem nas generalizações. A generalização é nosso jeito mais cruel de incitar ódio social, preconceito e discriminação. Não generalize: cada ser é ímpar e unimultiplo".

Há, de nascer um povo alegre! Cujo seu mérito és; igualdade e conscientizar sua esfera social, na qual, ideologia não fará de sua fonte materna. Buscando, visar qualidade, orientação motivacional, a indivíduos contemporâneos! Um novo mundo, um novo horizonte de possibilidades, respeitando sua imagem.

Racismo é obscenidade (assim como preconceitos sociais, religiosos, científicos ou de qualquer outra espécie). Vai solapando não somente os esforços da etnia negra, mas também dos brancos pobres, dos índios, dos imigrantes... É preciso erradicá-lo, pois em seu bojo surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, que vêm dificultando o estabelecimento da Paz no Planeta.

Ninguém é igual a ninguém, logo ninguém é superior ou inferior a ninguém. O preconceito e a discriminação existem em razão da falta de informação e de orientação. O professor ao levar o aluno a olhar para si próprio e a enxergar-se como um ser único, o tornará apto a olhar o outro da mesma forma.

Tenho fobia da injustiça, do preconceito, de gente sem caráter, de não conquistar aquilo que almejo e principalmente de perder pessoas especiais. Mas esse medo não me enfraquece, pelo contrario me dá forças pra enfrentar tudo e qualquer obstaculo, pois "O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos." (Paulo Coelho)

Eventualmente nossos pensamentos nos ditam preconceitos odiosos e incompatíveis com uma pessoa digna, pois nos chegam como percepções não submetidas à ética racional. Mas é quando os compartilhamos que nos deixamos contaminar pela pequenez de espirito, onde então o instinto primitivo e ainda controlável assume caráter de torpeza e nos transforma em algo tão abjeto quanto as consequências que gera.

O leitor não deve ser preconceituoso na escolha da leitura. Isso porque, até mesmo num rude poema de poste, às vezes, existe um grandioso ensinamento. Portanto, a meu sentir, compactuar–se com o preconceito literário é o mesmo que autodeclarar–se ser dono de possível desastroso conhecimento.

Ontem milhares de balões azul flutuantes em comemoração ao Dia mundial da conscientização do autismo. Depois de um ano apreciando eles estáveis e oscilantes na calmaria da imensidão do céu segurados pela mão tranquila e semblante sereno do meu filho autista, hoje um deles se solta e estoura na imprevisibilidade de mais uma crise e dos pedacinhos do balão o que vejo são os caquinhos de vidros pelo chão.

Quando se fala do nordeste, todos nós sentimentos dor, não é justo tais preconceitos e tais julgamentos de pessoas que acham que somos menos desenvolvidos que eles e que andamos em jegues, que o chão é rachado e somos todos um bando de ignorantes. Mas pra falar assim de nós os lados se invertem, ignorantes são vocês, que não se envolveram, não sabem ou fingem que não sabem da nossa cultura, nossas músicas, nossos artistas, nossos diversos artistas, nos quais estão hoje pelo mundão, no nosso ex-presidente Lula que nunca negou suas origens, que pode até ser chamado de ignorante por uns mas não podemos ignorar que levou o Brasil pra frente, não iria falar pra não humilhar mais Jorge Amado um dos escritores mais lidos no mundo é n-o-r-d-e-s-t-i-n-o, e tantos outros que fazem vocês rirem, chorarem, se divertirem, flutuarem. Sem contar com nossas paisagens, nossos lugares incríveis. Vocês acham que o melhor carnaval é o de São Paulo? do Rio de Janeiro? Desculpa, mas vocês não provaram do carnaval de Salvador, muito menos o de Olinda, o que se pode dizer que é uma total mistura de gente. GENTE essa que quando vê que nossos irmãos estão passando por necessidades não viram as costas, por mais que muito deles sejam revoltados e ofensivos muitas vezes, quando vemos necessidade ajudamos, não criticamos. E é isso que muitos precisam aprender, afinal localidade não retratada capacidade.

Inserida por Marirodriigues

Levante as mãos ao sol e peça liberdade para sentir, viver, ouvir sem preceitos, agir sem preconceito e acreditar pelo simples fato de acreditar. Ignore os pessimistas e diga o restrito e necessário, menos é sempre mais. Mova seu corpo para a direita e bruscamente para a esquerda, faça o seu próprio ritmo e saia do óbvio. Ande sobre as ruas e caia sobre novos obstáculos, deixe a rotina enlouquecer querendo te cessar. Chore lágrimas sinceras e cante a sua canção preferida sempre que a paciência lhe faltar, transporte-se para dentro de si quando a saudade bater e o desespero atingir seu ócio. Procure a paz nos animais, objetos e vegetais, exceto em pessoas, essas são inferno e corrosão, seja puro. Destrua sua moradia a qual crê que lhe protege e refaça tudo novamente e verás que sobrará peças no encaixe, que agora sua base sustentará sem tais, sem precisar, há muitas coisas e detalhes desnecessários, abstenha-se. Recicle-se, e beije seus pais e amores, sem nenhuma certeza do que será amanhã e depois de amanhã e o ano que vem. O real e paupável é o hoje, o agora. Nada de projetos, apenas projete-se sobre o mundo e divirta-se.

Inserida por PietroKallef

Hoje recebi um piadinha preconceituosa sobre católicos e santos e a piadinha se resumia em práticas evangélicas e comparava com práticas católicas e cheia de desdém. Pois bem, quem me mandou a piadinha é evangélico fervoroso e pastor e sabe que sou católica não tanto fervorosa, mas “do bem que mal tem”. O meu dia que já não estava muito bom devido a uma maldita insônia ficou pior logo cedo. Imaginei então que eu tinha colado chiclete na cruz ou precisava ajoelhar no milho. Mas o fenomenal ainda estar por vir. A eu de antes ia partir para a briga e para o ataque. A eu de hoje não cansa sua saliva com explicações e argumentos que de nada vão adiantar. Vale a pena falar que respeito é bom e todo mundo gosta? Vale a pena falar do meu entusiasmo pela minha fé e pelos dogmas da igreja? Vale a pena argumentar com quem tem uma visão fechada sobre Deus, religião e salvação? Não, não vale! Mas se nada disso vale a pena, porque o texto? Ah o texto é para amenizar a raiva e evitar úlcera.

Inserida por Arcise

O conflito entre Homem e Natureza gera na sociedade um pensamento preconceituoso e cruel, quem vive nas grandes cidades são pressionados pelo capitalismo egoico e conhecimento tecnológico, mais esse mesmo Homem retorna à natureza em busca de tranquilidade e necessita do mar, do canto de um pássaro, das correntezas de um rio, ora e a população que vive nesse ambiente , devem receber total apoio de todos nós, para a evolução de todos, assim é a vida um ciclo misterioso.

Inserida por claudiaalmeida

"Quando olhamos para o mundo encontramos desordem, preconceitos e muitos outros problemas sociais; que afetam o planeta em um todo, o tempo passa e aquilo que planejamos para as nossas vidas logo é ofuscado pela desordem social que vem para nos desanimar, a partir daí nos perguntamos se existe uma solução para tal desavença? Basicamente sim pois se todo o mundo colocasse de vez na mente que Deus está no controle do mundo e não o homem, a Sociedade manteria seus valores éticos de Geração em geração.

Inserida por ferinha10

PRECONCEITO... Que feio e limitado é o preconceito. Querer que o outro não seja natural. Sempre desejando que todos sejam do seu jeito. Considera sempre o diferente, anormal. Deseja poder a todos modificar. A forma de se andar e de se vestir... Querem o outro sempre recriar. Sem nenhum respeito sentir. As diferenças nos complementam, dentro de todas as possibilidades de se existir. Elas são as referências da nossa essência, não precisamos ser todos iguais, para essa essência sentir. Respeitar as diferenças é respeitar a vida. Ter o preconceito é provocar nos outros, tristes e dolorosas feridas, querer "arrancar" à força seus traços naturais. É agirmos como seres irracionais. Olhe para o diferente livre de interpretação, apenas o sinta com o coração, sem conceito do que pode ou não ser aceito, do que possa ou não ser normal. Dessa forma, sempre o verá como um igual, como seu irmão natural.

Inserida por AdrianaLeal

O mais ridículo dos preconceituosos não é a falta de cultura, educação, humanismo e inteligência. Repugnante mesmo é saber que eles possuem, retraídos, os mesmos desejos e vontades e que agem até piores daqueles tanto julgam. São tão podres, ao ponto de causarem falhas na mente humana. Tornam nosso raciocínio incapaz de processar e descrever tamanha aberração.

Inserida por dhiefersonlopes

Preconceito é um bicho que vem de não sei onde e que as pessoas alimentam por medo não sei de quê... A pessoa se dedica cada vez mais a alimentá-lo e não busca os motivos que a levaram a essa dedicação... Acostuma-se, acha normal, naturaliza. Junta-se a outras pessoas que iniciaram a mesma criação, então juntam os preconceitos e estes procriam, proliferam-se e dão início a novos cruzamentos. Logo, nascem preconceitos diversos, de vários tamanhos. Eles crescem fortes e vorazes e por fim apoderam-se de tal forma do ser humano que os criou, que não é mais possível saber quem é o bicho e quem é a pessoa. Esse ser humano vira bicho porque perde sua razão, não é mais capaz de controlar seus pensamentos ou expressar uma opinião, pois o preconceito já tomou conta dele e direciona suas decisões, ações, pensamentos... Esse ser humano vira bicho porque se isola,ele vira bicho porque não sabe mais conviver com outra coisa senão com seu preconceito.

Inserida por nandhamesquita

A sociedade brasileira é materialista e preconceituosa. As vezes pessoas me perguntam, o Brasil tem lugares maravilhosos, e você gosta de estar fora dele. Más fora do Brasil, mesmo que eu pinte meu cabelo de vermelho, use pantufa laranja e vá aos melhores lugares de metrô, sou respeitado como ser humano.

Inserida por LuizMastantuono

Se o preconceito contra cor existisse, pergunto: Porque essa criança branca, faz aqui nessa miséria absoluta? Porque ela não está junto com as pessoas de raça, e com todos privilégios que ela merece? Sabe porque? Porque ignorantes como você, deveria saber que, o governo é o grande culpado pelo preconceito que existe, porque o próprio governo fabrica, ao roubar os cofres públicos e deixarem famílias em absoluta pobreza. Porque seus olhos estão com ciscos de empáfia que lhe impedem de enxergar que, somos iguais e que devemos lutar contra a injustiça social.

Inserida por beladonilo

estou aqui assistindo a novela das 6 e vendo o quanto o preconceito, a mesquinharia, a soberba esta enraizada no nosso pais a muito tempo, acho que desde o descobrimento... tudo bem que ja avançamos muito, mais ainda ha muito por ser feito, muitos assuntos ainda são tratados com a mentalidade do passado, a mulher ainda é discriminada, o negro ainda é maltratado, por mais que o casamento gay tenha sido legitimado ainda assim o preconceito nao foi eliminado, ninguem fala em aborto esquecendo que esse tema é caso de saude publica, ainda temos um pais que apesar de se dizer laico, ainda é comandado por uma igreja corrupta, alias nesse quesito quase todas as igrejas são!!!! É isso que em 2013 a mentalidade das pessoas evoluam e que todos lute por uma lugar melhor!!!!!

Inserida por jordanaminelly

Preconceito... Já não se sabe o significado dessa palavra, o preconceito já está se igualhando com o Amor, hoje em dia essa palavra é utilizada por muitos para realizar questionamentos, essa palavra e usada por todas, mas eles agem de boca para fora sem nenhum tipo de remoço, hoje já não se sabe se existe pessoas dignas, ta um pouco complicado ser quem você é, hoje em dia pessoas fracas procuram agradar o amigo ou amiga ou quem quer, que seja, só posso optar a dialogar uma coisa o que devemos fazer é só procurar agradar o realismo, ou seja a nós mesmos, até por que todos vivem para si mesmo e não para os outros, o minimo que eu posso questionar é que, o Preconceito é utilizado por todos, discutidos por muitos e entendido por poucos, então faremos "os poucos" se multiplicar em todos, até que "todos" se transforme em um grande vácuo de preconceito entre eles próprios, até que eles mesmo derem conta de que ninguém pode viver para agradar e sim "viver para viver".

Inserida por JonasG