Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades

Cerca de 35479 frases e pensamentos: Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades

⁠ARROGANTES SEM MERECIMENTO ("Finja estar fraco e seu inimigo se tornará arrogante e negligente". — Sun Tzu)
Qualquer aluno tem este clichê deslizando facilmente por sua boca: "política e religião não se discute". De fato, com eles é difícil qualquer assunto! Se fazem desentendidos para desgastar o professor. Eu sempre achei necessário discutirmos a política e religião em qualquer lugar e qualquer hora como critério de crescimento intelectual e melhoria de vida, mas eles me atrofiam, gracejam e me põem apelidos. Mesmo assim, continuo insistindo, se nos excluirmos dos assuntos que regem o mundo, aceitamos automaticamente o que os líderes, mal intencionados, fazem e determinam para nossa vida. Todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo, se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor? Arrogância é um forte orgulho ou atitude de extrema autoimportância, em particular, uma perda de contato com a realidade e superestima das próprias competências ou capacidades. CIFA

Inserida por Kllawdessy

⁠O MOSQUITO (NÃO) TRANSMITE HIV E NEM CORONAVÍRUS ("A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano". — Voltaire)
Divulgaram que Microcefalia é o cérebro espremido pelo crânio pequeno ou uma massa cefálica reduzida que suga o crânio adaptável, é assim que replicam os afetados pelas mídias. Agora, para se vingarem de alguma coisa, continuam dizendo que a picada do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) também transmite o Zika vírus e Chikungunya. Mosquito brasileiro, vilão de muitos desvios. Só não transmite HIV e Coronavírus, a politicagem não permite! Tudo é manipulável; o governo diminuiu a medida padrão da circunferência do crânio dos bebês, de 35cm para 33cm. É a grande sacada da microcefalia. Estavam aparecendo muitos casos! Agora, parece-me que querem o aparecimento de muitos casos das doenças patrocinadas. Essa política chega até à escola: Quando a mãe vai à escola acusar o tal professor de marcar seu filho, ela está pedindo que o trate com medo, facilitando para ele tirar notas boas, senão configura a perseguição. Só o professor não tem circunstâncias favoráveis. Filhos de professora geralmente são péssimos alunos, talvez porque suas mães lhes falam da política da educação. Fundem-se mãe e professora, confundem os papéis. O mal de levar trabalhos da escola para casa é trazer problemas da casa para a escola. Que a mídia fabrique um novo mosquito transmissor de um vírus produtor de hormônio para nos refazer a cabeça, precisamos de inteligência e senso crítico, porque alegria tem-se demais: é carnaval todo dia. (Cifa

Inserida por Kllawdessy

⁠O DOCE ENGODO DA ÁGUA ("Quem bebe água pela mão alheia acaba morrendo de sede." — Célio Devanat)
A mídia disse, água parou! As Fake News, sim, matam as pessoas por desidratação da verdade; ninguém vai morrer de sede ou de fome devido a superpopulação da terra. Qual é o objetivo das pragas apocalípticas, senão desbastar os predadores da natureza? As máquinas dessalinizadoras vão acabar com as águas dos oceanos? O sol, que fornece energia para as condensadoras da umidade do ar, vai desaparecer? O medo disseminado é para os pobres economizarem água tratada, assim os ricos banham livremente sem consciência pesada em suas piscinas, e os empresários justificam o preço da água tratada nas torneiras da casa de qualquer um. O pior disso é o "gado" irracional, visitando escolas, reproduzindo o discurso que diz ser o frigorífico o paraíso, e que é bom viajar para lá, gratuitamente, no caminhão da empresa. Só falta, as mídias dizerem que a água sai da atmosfera e se perde pelo o espaço sideral e que vai parar de chover. Aí, os terraplanistas terão que aquecer o domo que reveste a terra para desembaciá-lo. (CiFA

Inserida por Kllawdessy

⁠Eu não sou daqui
Ainda me perco nesta cidade.
Um caminhar descalço que ferem
os pés da alma.
Não me acostumo com esses monstros,
Cheios de gente, iluminados, imponentes!
Sou das montanhas de Minas. Lá ficou
Morando minha infância,depois que vim
Para cá,correndo nos terreiros, subindo
Os manguerais, driblando as carreiras
De café.
Lá ficaram minhas despreocupações,
No colo de minha avó, no banco da cozinha.
Aqui tem gente demais; têm pedras demais...
Corremos demais, buscamos demais, e
Nos perdemos.

Inserida por arletedeandrade

MEU EPITÁFIO:
Quando eu morrer, és tu que vais desaparecer. Minhas lembranças indomináveis povoarão tua mente, mas não te percebo, são iguais para todos. Só Deus, que domina o nada, continuará existindo para mim: esta será minha ressurreição. Então, de novo, ⁠Não foi eu quem morreu, pois existo em tudo que restou de mim, e tu me percebes, mas, foi sim, tu que morreste para mim, não posso te perceber.

Inserida por Kllawdessy

⁠"VIAJEI SEM SAIR DO LUGAR"
Viajei sem sai do lugar lembrando o toque de suas mãos sua pele na minha encosta
Me senti nas nuvens ao seus lábios beijar
Sentir meu corpo arrepiar
Um frio de nervosismo a me tomar
Euforia, alegria, prazer não sei como explicar
Mais sempre com receio de te decepcionar
Expectativa criamos meio a uma fantasia
Viajem essa qual não quero retornar

Inserida por renan_fernandes

⁠Relendo: ... e nada mudou, continuam me taxando de mau companheiro se me nego a dar dinheiro para as vaquinhas para tudo na escola; mas, por tudo, continuarei travando minha guerra branca!!! Combatendo o assédio moral!!! Dos mesmos palavrões que me chamavam na igreja por sonegar o Dízimo: "Mão de vaca". "O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
(Mahatma Gandhi)

Inserida por Kllawdessy

⁠EM TEMPO DE PANDEMIA, todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre, dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo. Se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor?
Estou dando as tais aulas virtuais, pensei que ia interagir com os alunos, mas as mães arrogantemente mandam mensagens dizendo que seu filho não entendeu a tarefa nem me dão a chance de perguntar a ele em qual ponto não entendeu, pois elas explicarão do jeito delas, e a dúvida que nunca existiu continuará. Sim... porque as tarefas são simples demais para exatamente evitar dúvida, devido a dificuldade de comunicação. CiFA

Inserida por Kllawdessy

PRECE CONTRA A CORONAVÍRUS

Senhor, meu Deus, Criador do universo e de todos os seres que nele vivem, a humanidade necessita urgentemente da Vossa intervenção.
Rogamos, Senhor, permissão e inspiração para que os cientistas descubram logo a vacina para a infecção humana causada pelo novo coronavírus que está causando muito sofrimento em toda a humanidade.
A Vós, que tem poder sobre todos os seres, suplicamos que ordene que os vírus causadores da nefasta infeção se modifiquem para não causarem qualquer sofrimento aos demais seres vivos ou que o abrandem bastante, principalmente para que não ocorram mortes.
Amém!

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

⁠Mensagem de Otimismo

Entrego – lhes uma mensagem de otimismo,
Para que não parem pelo caminho,
E nem deixem de olhar seus sonhos com extremo carinho.
Logo, estaremos juntos,
E seremos muito mais felizes,
Porque valorizaremos a vida e todas as pessoas incríveis,
E seremos gratos às crises, por nos fazerem ver que somos mais fortes do que os dias difíceis.
E finalmente entenderemos que temos tudo: A VIDA!
E Deus que nos dá verdadeira alegria!
Assim,
Se reconstruam se estiverem demolidos,
Se reinventem se estiverem perdidos,
Há um futuro tão especial que não pode ser negado por vocês.
Façam valer a pena cada minuto,
Sejam fortes, destemidos, sonhem muito,
Vivam cada segundo.
Que assim,
O futuro de vocês será mais lindo do que alguém possa imaginar,
E com certeza depois de tudo, nada irá nos amedrontar!

Inserida por leticia_andrade_8

O brilho do olhar
O sorriso
O toque
A pulsação viva
As palavras mais doces
Existem príncipes encantados
Aquele que está ao seu lado
Aquele que espera
Que não desiste
Sonha
Vem
Traz a calmaria
O verdadeiro encontro
Por quem você se transforma
E se renova todos os dias
Desabrocha
Não murcha
Não cai
E brota
Porque cuida
Zela
Embala
Risos que confortam
Lágrimas que alegram
Quebram-se regras
Formam-se laços
Em macios abraços
Ternura que envaidece

Inserida por MARTAPACHECO

A vida pode ser comparada a uma dança: é preciso um esforço enorme, uma disciplina constante, um querer muito forte, equilíbrio, compasso, sentimento, esforço, persistência, coragem, dom, leveza, sacrifício, interação, habilidade, desdobramento, ritmo, superação da dor, reconhecimento do próprio poder. Esse é o nosso viver. Vida que não acaba com a música mas que segue na mesma beleza. (Marta Pacheco)
*Porque eu acredito que aquele que sabe cair LEVANTA.

Inserida por MARTAPACHECO

Há uma voz na esquina que não pára de cantar
Voz doce, afinada, feminina, macia
Mãos delicadas que não param de tocar
E tocam as cordas de seu violão
Corta o silêncio da noite como se fosse a única proprietária
Mas, enfeita como se fosse a mais brilhante estrela
E ensaia
É pura imaginação
Quarto de menina moça
Uma mistura de gostos para quem não tem uma idade
Esta é minha vizinha, prima que ainda cresce.

Inserida por MARTAPACHECO

O mundo ergue-se em laços profundos
Grandes e vermelhos laços aveludados
Em grande enlace
No tenro e quente abraço
A suavidade das cores do arco-íris
A beleza inexplicável da aurora boreal
Chama que brilha
Cores que se misturam e se formam
Linguagens abstratas
Do novo mundo que transborda
Cachoeiras vivas
Caldas de noivas que nunca se casam
Oceanos infinitos
Que beijam a areia, despedem-se e partem logo
Ventos que bailam folhas
Frutos que caem podres
E sementes que brotam
A chuva cristalina
Com seus relâmpagos que cruzam em flash
Com trovões saídos de grosseiros tambores
Um nascer do sol
Com o entardecer muito calmo
A noite que cai e cobre a terra
Com estrelas que pintam o negro
Do fino véu desta rica Mãe
Que suavemente dorme e se transforma
Como o ferro no fogo
A mistura que gera o vidro
E o homem que finalmente "acorda"

Inserida por MARTAPACHECO

Estamos dentro das grades
Portas fechadas
Mal podemos respirar
Já não tínhamos dinheiro
Estamos na era do desemprego
Crise mundial
Vivemos combatendo novos fenômenos
Ouvimos a pingueira contínua da PEC
O disco arranhado das reformas
O bater de gavetas dos processos
São fitas K7 enroladas
Bolo de linhas embaraçado
Impressora com papel atolado
Bujão sem gás num domingo
Sapato furado na chuva
A bactéria hospitalar
Ninguém sabe ou todo mundo sabe onde está o dinheiro
Mas, ninguém sabe quem irá devolver bens
Das ruínas onde agora brilham vidros
Construções de engenheiros fuleiros
Como estalagmites
Icebergues tropicais
Estamos mesmo à mercê de bandidos
Não importam tantos riscos
É ignorar a própria sorte
Se é que ainda alguém pode se desviar do norte
E enganar todo e qualquer coiote
Queremos um pouco de ar

Inserida por MARTAPACHECO

Balanço sem criança
Rede sem preguiça
Bandeirolas de roupas
Ferrugem na decomposição
Tapete verde em desuso
Camada de girassóis ao chão
São ipês amarelos da remissão
Um click que pára o tempo
Pára o espaço
Esboça a forma
A pintura que não borra
A doce magia da criação
Moldura nítida da memória
Em traços finos da emoção

Inserida por MARTAPACHECO

Às vezes, perdemos
Na maioria das vezes perdemos
Às vezes ganhamos
São poucas vezes?
As vitórias são saudavelmente mais lembradas
Não importa a quantidade
Não importa a intensidade
Toda vitória tem o sabor da melhor fruta
Tem a cor mais bonita de um arco-iris
É a mais bela fotografia
A mais afinada voz
O melhor vôo
A grande faceta
hahahahahaha
A grande busca
O verdadeiro loop
O ápice daquela noite
E que bobagem é a perda!

Inserida por MARTAPACHECO

Subitamente, você pára na beira de um abismo
É uma visão bem mais ampla que o mar
São novos ares
Novos ventos
Um estar próximo às nuvens que nos faz até acreditar no céu
Respiração
Inspiração
Uma adornação tão singela e natural
Não há vazio
Não há medo
Não há sensação alguma de um esbarro nas costas
É só o ficar
Quem pensa em suicídio numa beira de abismo?
É quem não sabe a doce sensação de poder ali navegar.

Inserida por MARTAPACHECO

Você acorda
O ar não é o mesmo de antes
A luz do dia não satisfaz
O silêncio faz barulho
O barulho não quer calar
Não há cheiro nem cor
Só há o dissabor
Colocar o pé no chão para levantar exige uma força imensa
Não há planejamento audacioso
Não há trégua
A cara feia no espelho ao escovar os dentes
Os cabelos despenteados vão ficar
Um banho adiado
Para que mesmo acordar?
Serviços domésticos tão fúteis
Trabalho monótono?
Só resta mesmo enfeitar
É despertar
Ruas despovoadas
Não se ouve mais um "bom dia"
Não se vê flores nos jardins
Não há o entregador de leite
Não há crianças na rua
O vazio que persiste em ficar
Por horas a fio, o tédio sombrio de quem não pôde brilhar
Há pessoas que nascem para descobrir fórmulas de vida
Há pessoas que querem ensinar
O coração cheio de experiências
Mas, não há chuvas para o conhecimento brotar
Se "o coração é seu e cara é dos outros",
Engula o tédio qual saliva amarga
E reaprenda o seu novo despertar
Cada dia pode ser o recomeço
Cada noite pode o subconsciente se armar
E você vence seu tédio
Exatamente com o que você mais apreciar.
Tema indicado por Neide Aparecida Dumont - folhas verdes na calçada se espalhando como a nova esperança que surge. Não desista nunca! Portas se fecham. O Nosso Senhor derruba as muralhas.
*Espero que goste! Tenho uma dificuldade imensa em compartilhar o que escrevo. Sempre acho que ainda é só um rascunho.

Inserida por MARTAPACHECO

Eu gosto de guardar lembranças
Guardo lembranças na memória
Guardo lembranças no coração
Guardo
Lembranças eu guardo
Coração sente e não chora
Lembranças eu coleciono
Miudagens
Papéis de bombom
Rosas desidratadas
Emails (cartas modernas)
Discos
CDs
Tudo eu guardo
O meu tudo é selecionado
O meu tudo é o melhor a ser lembrado
Mas, eu guardo

Inserida por MARTAPACHECO

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp