Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades
Existem momentos em que você não gostaria de ser um animal irracional, a centésima parte da poeira cósmica que já somos ou até simplesmente não existir? Lealdade, coerência com os bons princípios que defendamos e amizade verdadeira, mais parecem com trechos extraídos de uma obra de ficção e quase irreais.
Não sou movido a rancores, não sou refratário de divergências do passado e muito menos banco o “santinho de pés de barro” enquanto a minha postura usual. Mas de uma coisa tenho certeza, não traio, não falseio a verdade e tenho lado e posições definidas
Prezo o companheirismo igualmente ao ar que respiro, fazendo do adágio popular que diz “amigo meu não tem defeito”, uma norma de conduta para com aqueles que abraço como amigos.
Sei também que não vivemos em um mundo ideal e sim no que é possível, até mesmo porque coabitamos entre iguais, ou seja, centenas de milhões de uma raça de fragilidades corpóreas e espirituais. Contudo, nem sempre o mal pode ser majoritário, nem sempre devemos fazer da dúvida sobre o caráter das pessoas na qual acreditamos um ato compulsivo e constante.
Essa seria a maneira adequada de se agir diante daqueles que compartilhamos ideias, labor e projetos. Todavia a todo instante como a uma “conspiração do além”, surgem aqui e ali, de onde menos esperamos atos cometidos por nossos “amigos”, que caíram até exageradamente para os que são declaradamente oponentes.
As alternativas apresentadas no inicio, são todas impossíveis, resta-nos mesmo enfrentar o dia-a-dia com aqueles que se escondem por de traz de um capuz de mesuras, sorriso largo e insistentes juras de afeto fraternal.
Triste não é? Sim e não... Por quê? Obviamente triste por nos trazer enormes decepções para com aqueles que devotamos os melhores dos nossos sentimentos por agirem traiçoeiramente e como chacais humanos. E não devido ao fato de que essas são atitudes altamente humanas...
Traição dói no inicio, afeta no meio e nos ensina ao final. No Brasil recentemente, na revolução de 1964, o então presidente João Goulart comunicava-se insistentemente com o seu chefe do estado maior das Forças Armadas, marechal Castelo Branco, indagando sobre a situação nos quartéis e este informava ao presidente “que reinava a mais absoluta tranquilidade em todo território nacional”, ele era na verdade o mentor intelectual do movimento militar e já estava preparado inclusive para pedir exílio a duas embaixadas em caso de fracasso da revolução...
Se na própria história e nas escrituras cristãs constatamos traições, pois o que dizer do mais celebre deles o Judas Eucariotes, de Joaquim Silvério dos Reis, do Cabo Anselmo, Brutus e tantos outros que vem desde a aurora dos tempos.
O que vale na verdade é seguir acreditando, contraditório isso? Talvez! Pois quando todos esquecerem que para ser acreditado é preciso acreditar, a verdade haverá sucumbido totalmente e com ela a verdadeira amizade.
Ágapes sem essências alimentam almas imundas
No descompasso cardeal surge a desunião
Vociferam calunias lançam-se maldições só ódio nos corações
Força aguda contra teu próprio irmão não há quem acuda
Fraternos ontem gladiadores na arena da bestialidade hoje
O manto rubro tonifica sua cor com sangue inocente
A coroa imberbe perde suas jóias como paga a guerra
Arautos do apocalipse espalham terror é o ébano
Gerações enganadas nascem do rancor
Contaminam suas almas com causas vazias
Profanação oh cidadão extraordinário do mundo
Legado ultrajado juramentos sem significado
As espadas sem mancha agora perfuram a esmo
Sina amaldiçoada a de quem acredita nos antigos ideais
Escuridão sem facho de luz ponte quebrada
Resplandece augusta ordem teus cavaleiros aqui estão
O estranho e complicado mundo dos adultos, envolve uma serie infindável de situações que se apresentam através do senso e contrassenso, do equilíbrio e da descompostura, da honradez e da ausência de caráter, da solidariedade e da indiferença e ainda pela fraternidade verdadeira e pela desavença mentirosa.
Temos a oportunidade de nos agarrarmos aos bons sentimentos e as iniquidades da alma, basta escolher um caminho.
Estamos a cada segundo em contato com o bem e o mal, não sendo muitas das vezes claro à primeira vista a distinção desses dois espectros da alma humana. A dualidade de forças é acompanhante para toda vida dos indivíduos que habitam o planeta e a escolha do caminho a ser seguido é enlaçada por dúvidas, questionamentos, ardis e expectativas.
Valho-me aqui de Carlos Drummond de Andrade, que disse "Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais."
Como contextualizamos essas palavras com o que referenciamos no texto até então? Simples, no bojo do que foi destacado, nos vemos diante da necessidade de julgarmos pessoas, seus atos e posturas.
É aí que somos testados se a maturidade adquirida até então é a suficiente para discernir o bem do mal, ou se ainda falta-nos desbastar ainda mais, as nossas próprias imperfeições. Expurgar dos nossos convívios quem é tido como mal é o correto, não é? A princípio sim. Mas e a gradação da ação, como obtê-la sem cometer injustiças?
Quando se apresenta para nosso julgamento dois grupos oponentes, por mais que nos seja doloroso, é necessário à administração da justiça. "Para bem julgar não basta sempre ver, é necessário olhar; nem basta ouvir, é conveniente escutar." (Marquês de Maricá).
É execrável quem age de boa fé, contudo com excessos em nome de ideais consagrados? Ou quem, quão lobo seja se traveste de manso cordeirinho? Quem trama na surdina, insufla antagonismos, semeia a discórdia e envenena almas juvenis, poderá escapar imune a condenação? São perguntas e mais perguntas, as circunstancias serão determinantes e inércia fatal.
Decididamente o aqui colocado não é a mais das agradáveis situações, entrementes os conflitos são partículas da convivência humana. Ignorar somente, evadir-se do “palco” ou fazer de conta que não é conosco, são paliativos próprios dos covardes e despreparados.
Não obstante as nossas próprias convicções de certa “neutralidade”, frente à própria escolha da estrada a qual queremos percorrer, infelizmente a vida em sociedade, não nos proporcionou essa prerrogativa, pois até os anarquistas se tendenciam a uma das posturas.
Em suma, temos livres escolhas para o bem ou mal, primeiro na formatação do nosso caráter e depois aliado a maturidade, quando convocados para tal, devemos julgar buscando no discernimento o desvendamento, se estamos diante do bem, penetrado por setas maléficas ou do mal, totalmente envolto em manto impostor e com “cara” de ser bom.
Livres escolhas, essas de fato são as grandes responsáveis pelo que fomos, somos e seremos perante a vida. Atentai-vos, pois ao pouco que aqui foi escrito, tomando cuidado com os perigos que se colocam, sempre adiante para baixo da estrada da vida.
Eu Não Confio:
Em quem faz trejeitos de bom amigo em sua presença e apunha-la-te na ausência;
Naqueles que no momento para solidariedade, aproveitam-se de uma situação adversa para tripudiar;
Em quem se beneficia da colaboração de outro, mas faz pouco caso de sua presteza;
Naqueles que fazem jogo duplo, com uma opinião para cada ambiente em que esteja;
Nos que colocam seus interesses pessoais acima do da coletividade;
Em covardes dissimulados que não têm hombridade para dizer olho a olho suas opiniões sobre você;
Nos “profissionais” da incompetência, que não toleram o sucesso de outros;
Naqueles que a pretexto de uma tal de “amizade”, fortalecem as colunas de meliantes;
Em quem acha que pode ser “chancelador” da honestidade e dignidade alheia, as favas contigo fariseu;
Em quem se utiliza como escudo para suas armações, mal-amados complexados e teleguiados;
Dispenso também a necessidade de merecer a confiança de quem é abjeto por natureza e traidor por opção!
Dificuldades? Sim, elas existem. E para quê?
Para fazer-nos criar forças mesmo que não a tenhamos.
Na verdade sempre a temos, só nunca mostramos por não ser o momento. E quando chega a dificuldade, supera-la irá com suas forças trazendo-as ocultamente de seu espírito não deixando que qualquer dificuldade seja mais forte que sua força interior: a insistência e a confiança.
Posso não ser o herói dos seus sonhos...
Posso não ser o príncipe que tanto esperava...
Posso não ser um conto bem dito...
Posso não ser uma história sem fim...
Mas, acredite: por amor eu faço dessa história o melhor conto com o príncipe que sempre esteve a sua espera e que será sempre o seu herói nos momentos de vitória e derrota na sua vida.
Tem sempre alguém que goste. Ninguém no mundo veio a ele para estar sozinho: nem que seja um amigo, um amor, um companheiro de/para todos os dias.
Na vida, completamos o dia-a-dia com tarefas intermináveis e repetitivas que nos fazem ficar cada vez mais fortes e insuperáveis naquilo que estamos fazendo.
Esqueça o fato de que alguém não gosta de você. Certas pessoas, na verdade, tem inveja da sua grande capacidade de fazer o que faz e que tenta, mas não consegue com a mesma ênfase, perfeição e agilidade que consegue.
E não viemos ao mundo para agradar a todos, porque todos deveriam ser diferentes, mas uns insistem em copiar-se multiplicadamente como disse acima: para tentarem fazer e ser o que você é e faz enquanto deveriam ocupar o tempo deles pelo menos a descobrir pra que servem nesse mundo.
Este momento
Só tenho que agradecer
a vida neste momento
pelo que ela me dá.
Em tudo um encantamento:
todo o perfume da rosa
que surge maravilhosa
e dança livre ao vento.
O importante é o otimismo!
Confio na Graça Divina,
na sua sabedoria.
Feliz é o que reinicia
com fé busca a harmonia,
agradece ao que o ensina.
Natal de emoção
Uma esperança nova a emergir
buscando o melhor na decoração,
muito importante é o "reunir"
que traga junto toda a emoção.
Perfume no ar...Gostoso sentir...
Um humor diferente, sensação !
O corre-corre desse ir e vir
deixa a pessoa em animação.
Que o Natal traga paz e muita Luz...
Para que o Bem vença com JESUS,
vindo para todos a felicidade.
Pela chaminé entra o bom velhinho,
deixa um presente em cada sapatinho
e um lindo sonho vira realidade.
Pela lua
Numa noite quente de verão
Fui procurar na lua minha inspiração
Sua beleza me encanta e me fascina
É de tamanha grandeza que me alucina
Apreciando a rainha
Do mais romântico clarão
Que sempre linda e graciosa
Torna até a mais quente noite fabulosa
E já com o orvalho da manhã
Despeço-me da madrugada
Que foi pela divina lua iluminada
Agora resta esperar
Outra vez o momento de encontrar
Durante a noite quente ou fria
O esplêndido luar
Houve o dia em que meus pensamentos eram somente tua chegada....
Que meu sorriso era saber de tua existência....
Houveram os momentos em que minhas lagrimas eram de alegria por saber que estávamos unidos por algo comum, ainda que proibido mas sincero...
Hoje eu percebi que como uma folha seca arrastada pelo vento nossos sentimentos se perderam...
Você não mais se recorda quem sou, nem tao pouco sente falta...
Gostaria de escutar seu silencio nesse momento, de abracar o seu sorriso e de sentir o teu olhar, mas tudo se foi...
...se foi como a luz quando a noite chega, o calor quando o inverno se aproxima, e o sorriso quando te vi partir....
Quando muitos km nos distanciavam, nossos pensamentos eram um só, hj quando estou a poucos metros vc se encontra em outra dimensão....e eh nesta dimensão que me vejo hoje perdida....
Perdida de mim, do que eu sonhei, e das razoes de permanecer aqui neste mundo...
Não pedi muito, apenas que seu sorriso fosse para mim e seus pensamentos fossem em mim, pois nessa sintonia eu teria certeza que um dia nos encontraríamos de verdade...... te amo
Entendo o momento, as dificuldades mas nao encontro justificativas para tanto desprezo e esquecimento...
Eu nao suporto mais esta angustia, e essa solidao...
Voce nao me deixa partir, nem tao pouco me deixa ficar.
Fico vagando entre a incerteza da espera e da sua chegada.
Me tira desta situação deste momento e dessa vontade de vc...
Diga que não existe e que devo seguir, ou ao menos esperar...
O que hoje me mata aos poucos eh a incerteza desta tua decisão.
Eu te amo e esta cada vez mais difícil de seguir.....
Gosto de andar de cabeça baixa, porque só assim conto os passos que dei...Sei até onde caminhei, e sem me preocupar com o que virá pela frente...
Observo as formigas em seu dia a dia, responsáveis, convictas, comprometidas na sua lida.
Nunca, piso nesses seres frágeis, pequeninos e tão fortes...
As formigas, em sua sabedoria, deixam muito conteúdo para nós!
Se sou o que sou, apenas dedico a você que me libertou
Quem antes achava que estrelas eram fixas
Pelos céus elas viajam a procura de um recanto
Para ficarem aconchegadas em seu solitário pranto
Estrelas cadentes que pelo céus acendem esperanças
De olhos que latejam e vibram, com lágrimas escorregantes
Seu brilho que tanto quanto nunca se vê
Pelos céus de minha vida, eis que um dia irá de aparecer
Quando se ouve vozes, o eco de seus sonhos
São os que movem as esperanças de um futuro brilhante
Se disseres a si mesmo, acreditar naquela estrela que ninguém vê
Acredite: estrelas são vida e se você as vê, sua vida irá de ser feliz a cada amanhecer.
Eu juro que não sei como aconteceu
Ultimamente vc não sai da minha cabeça
Tenho sentindo uma coisa diferente quando penso em tu
Eu me encantei e não sei como ti explicar
Afinal, não estava em meus planos mi apaixonar por ti
Meu coração sorri agora
O problema, é que não sei como lhe dizer isso!
(K.G.X.S.)
Cartas de amor geralmente não começam com explicações e motivos, mas não há outro modo para escrever algo que sinto sem tentar explicar ou dar motivos. Penso que o amor surge de não sei onde, cresce não sei por que e machuca sem querer. Você talvez seja minha única esperança, ou até mesmo a última, não porque eu não possa mi apaixonar novamente, mas porque sempre que eu desejar uma pessoa essa pessoa será você! Que sempre estará em meus pensamentos.
Posso até dar seu nome a uma estrela, ou até mesmo lhe dar uma estrela, posso tentar parar o vento ou sentar ao seu lado na brisa da primavera, posso tentar parar o sol ou tentar fazer com que seu dia fique perfeito. Posso tentar e fazer tantas coisas por você, só não posso fazer com que você goste de mim o quanto eu gosto de você.
Mas será que realmente é AMOR?
Bom, se amar é pensar em você 24 horas por dia, ir trabalhar pensando que posso ti ver a qualquer instante, e fechar os olhos e imaginar seu rosto, seu sorriso, sua voz, seu cheiro.
Será que é AMOR?
O som do sim é distante, mas o som do não, eu não ouço mais, ou finjo que não ouço.
(K.G.X.S.)
Vamos ter confiança em cada brasileiro que ama este país,
que no término do dia sente prazer em voltar para a
sua casa , exausto, mas acreditando que no dia
seguinte estará novamente lutando pela verdade
e desenvolvendo virtudes ,que transformarão o
nosso Brasil numa Nação transformadora, para orgulho de
cada um que a respeita e a impulsiona.
Há grande poluição nas águas e Natureza,
estragando a beleza e trazendo muita aflição.
A solução é urgente!
Pessoas da Terra inteira, estendam as suas mãos
numa união verdadeira.
Existe a esperança !
Só assim a gente alcança o sucesso da ação,
com uma idéia luminosa e o prazer de contribuir
reforçamos o mutirão.
Pra ver criança a sorrir,
NO DESPERTAR DESTE CHÃO.
Soneto
Caminhos
São três caminhos sempre em sintonia
e juntos formam a revelação.
Foi o primeiro que nos trouxe um dia,
para nascer já foi superação.
Neste segundo a busca da harmonia
pede coragem na situação
seja o que for buscar a parceria,
menos confronto mais mediação.
E no terceiro vem nosso ir embora
partindo deste mundo pro infinito,
desta viagem só Deus sabe a hora.
Em cada ponto de esforço honrado
na fé renasce o nosso "eu" bendito,
sempre buscando novo aprendizado.
Reciclando
Este assunto é urgente
pra vocês venho falar,
amigos da Terra inteira!
Pra gente cooperar,
todo lixo reciclando,
se for preciso lavando
antes de o separar.
Também precisa estar seco,
não gerando poluição.
Vidros sempre isolados,
pra ninguém cortar a mão.
Os papéis vá ajuntando,
resto de óleo separando,
dando a contribuição.
Que o planeta agradece
para poder se salvar
com a ajuda de todos nós.
Se as mangas arregaçar!
assim vamos melhorando,
conquistas comemorando,
vendo tudo caprichar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade