Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades
Preciso lhe contar, meu caro amigo. Eu desisto. Desisto de ser refugio, desisto de ser abrigo. Dentre canções, dentre emoções, dentre, dentro... Não saia, por favor. E para cantar não precisarei de voz. Para dançar, não necessitarei das pernas. Apenas de você... Dentre, dentro. Não sou flor de plástico, desgastar-me então, perdendo pétalas, talos, deixando espinhos. O sol, o sorriso, só risos, o só rir, entristeceu. E não tenho mais tempo, meu trem, meu bonde, meu coração, está para partir às dez. E me perco entre os bancos acolchoados, a nitidez do vidro, as folhas das árvores que sapateiam. A melodia é valsa, mas elas não respeitam. Passa-me na cabeça o corte dos tocos, a fumaça desgastando os olhos, a rouquidão da canção. O sapateado vira medo, absorve-se, se calam. E me fazem chegar a conclusão de que nenhum final é feliz. Nem o nosso.
Qual seria enfim o meu maior sonho? Casar, ser um bom pai, ter uma casa linda,uma esposa carinhosa,trabalhar com oque eu amo quem sabe? Nossos sonhos são uma constante metamorfose.Hoje amamos, amanhã odiamos, hoje nosso sonho amanhã nosso pesadelo.Contudo eu definiria meu maior sonho como o de conseguir encontrar a mim mesmo todos os dias , conseguir levantar da cama mesmo quando seria infinitamente melhor e mais fácil ficar ali deitado...Achar o amor todos os dias na mesma mulher, achar em mim todos os dias a coragem de amar.
Grito para quem estiver disposto a ouvir – Cansei! – Cansei dos sorrisos forçados, das ironias em momentos indevidos, das piadinhas fora de hora. Cansei das mudanças de humor, da hipocrisia alheia, dos comentários desagradáveis. Cansei, cansei, cansei. E se isso for uma espécie de jogo, por favor, é momento de parar. Ninguém nasce para ser pino de tabuleiro e muito menos dado iniciante. Nunca acreditei em sorte, em destino ou acaso. Para tudo sempre existirá um propósito. A vida é uma missão e não um parque de diversão onde o coração é montanha russa... E que seja, se for, lembrem-se que até o maior e melhor brinquedo tem o seu limite. Mas concordemos que como algumas incríveis pessoas, os bons parques de diversão encantam-nos, nos surpreendem e vão embora sem prazo para retornar. Nenhum coração é lixo, assim como nenhum coração é pobre. Todos são nobres. Nenhum coração é tão morto, nem tão vivo. Existem. Nenhum coração é comparável ou previsível. Os corações são mais diferentes do que possamos imaginar. São simples para que somente os puros possam decifrar. E não decifram. Coração não amadurece, não cresce. Ele descobre a desilusão e adormece ao som de uma bela canção. Não existem corações ruins, existem pessoas teimosas que não sabem ouvi-los. Cansei, cansei de gente assim. Cansei de quem foge de si.
O mais incrível é que mesmo ao abrir os olhos a cada manhã esperando por um “nada demais”, me surpreendo com a falta de bom senso das pessoas que me rodeiam, que me judiam, e que me engrandece a cada infeliz e indesejada fala. Apostam e testam a paciência que eu não tenho. É, isso mesmo, sinto-lhe em informar, mas eu e essa tal de paciência nunca nos demos bem. Não existe nada que me faça desejá-la ou admirá-la. É ela lá e eu cá. E que sortuda essa paciência, não?! Do lado de cá não tem muita coisa que preste. Mas, meu amigo, é ruim ser assim, sem controle, cheia de vazios e preenchida de saudade. Oh, paciência, de vez e sempre você faz falta.
O amor não acaba.Filmes acabam, Musicas acabam, textos acabam, paixões acabam, invernos acabam...O amor não, o amor quando nasce é pra ser eterno, não entre vidas, mas em vida, em uma vida, eternamente no ciclo vida e morte...E talvez seja por nascermos e morrermos sós, que temos essa necessidade de encontrarmos alguém que esteja em meio a estes acontecimentos .O amor não é um fato ou objeto, não é comprável, não se pede ou se implora.Amor é uma vida, sai da compreensão humana,física, cientifica e racional.Perigosamente nos entregamos a ele de olhos fechados como se fosse difícil demais de respirar sem ele. Pra mim amor nada mais é que se atirar de um precipício torcendo pra nunca chegar ao chão, querer cuidar sem necessidade, voltar de depois de uma briga pegar na mão dela e ser homem o suficiente pra dizer ''Eu não sei viver sem você''.
Eu te amo. Não só a tua metade. Eu te amo por um todo. Não tem isso de você me completar. Já estás completa. Amo-te assim. Amo os seus sete lindos sorrisos. Amo a sua voz, até quando ela some em quanto estou por perto. Amo o teu jeito descontraído, quieto e sério. Amo as brincadeiras discretas e o seu silêncio contrariado. Amo as suas mãos, amo quando elas, juntamente com os dedos, formam pares perfeitos ao deslizar no seu cabelo colocando os fios em seus devidos lugares. E são esses mesmos dedos que brincam uns com os outros em quanto ler as minhas cartas, ainda não sabe, mas são para você. Todas as escritas e os sentimentos aprisionados nelas são para você, meu bem. Amo o teu jeito de andar. Passos calmos, um de cada vez para não tropeçar. Amo dizer que te amo. Amo o porquê te amo. Amo te amar.
Acordei sem voz. Eu gritava, e não conseguia colocar nada para fora. Algo apertava-me a garganta impedindo que o ar entrasse e as dores saíssem. Ainda estão aqui, junto com a minha rouquidão e a falta de ar. Por dentro despedacei, como aquele papel que caiu na poça de água em quanto puxava o celular da bolsa. Me desfiz completamente, mas só por dentro. Me olhando de outro ângulo, ver somente uma menina rígida, sem pena, sem compaixão. Mas sangrando e estremecendo com as calafrios que a chuva causou e o sol não conseguiu mandar embora. Que sol? Ainda espero por ele, nem sei mais se existe… Acho que ceguei-me para uma vida movida pelo calor. As minhas mãos estão frias, os pés também. Mas é um frio vindo de dentro para fora, que congela e me faz nevar. Pois, permito que neve, não faço esforço para instalar aquecedores. Assim, com essa temperatura tão baixa, ordeno-me construir um iglu e fecho-me lá dentro. Congelo-me por inteiro.
Você percebe que a coisa fica feia e que aquilo vai ser para sempre, quando um olhar te estremece, um beijo na testa te traz alegria, mão nas costas te arrepiam um sorriso bem dado te deixa boba... E deitar nos braços dele é tudo que te resta e o que você quer no fim do dia. Bom dia para quem é feliz e achou seu príncipe encantado por acaso enquanto estava bêbada por ai, e que depois de sóbria ele continuou sendo um príncipe.
De uns tempos para cá eu to esperando tudo da vida, qualquer coisa mesmo pois não acho mais nada impossível, sabe quando você acorda de um sonho bom se espreguiça rindo e bate a mão em algo, ai teu sonho ta ali do lado sorrindo meio sonolento te abraça te beija a nuca e pede para você voltar a dormir. Você se aninha e reza baixinho : que venha mais meu Deus! Que venha mais.
Infelizmente todos nós somos culpados, cada qual com a sua culpa oculta remoendo ela a cada madrugada fria e esquecendo a cada raio de sol que bate no rosto... Desculpa baby mais tenha certeza que eu vou sempre estar aqui, sou uma preta cheia de defeitos mais como diz aquela música : FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA.
Acordei sem vontade de sorrir. Aparentemente seria mais um dia normal. O calor da “entrada em forma” o corpo cansado de mais um dia de aula seguido do engarrafamento no fim da tarde. Nada iria chamar a minha atenção, a não ser os sorrisos e olhares do meu amor. Depois de desejar uma boa tarde e ouvir um “Deus lhe acompanhe” peguei o ônibus, sentei na cadeira que sento-me todos os dias, estava tudo igual. O cheiro do ônibus, o calor da farda, a oração pedindo paciência. Até agora não havia percebido, mas logo notei um casal de senhores na minha frente. Estavam sentados, para qualquer outra pessoa dentro daquele ônibus, poderia parecer uma imagem normal, mas eu sei que tinha algo de diferente. Os senhores se olhavam. Ele parecia ser mais velho, estava muito bem vestido, cabelo alvo, roupa social e um chapéu antigo. Ela um pouco mais moderna, seu cabelo era alvo e curto, estava de vestido e bengala. As dunas chamava a atenção deles, havia sempre um comentário. Para mim as dunas são apenas um monte de areia, mas para eles parecia ser muito mais que isso. Um sorria para o outro mostrando grande afeto e dava pra perceber claramente que eles se amavam. Os olhares brilhavam enquanto se encontravam, estavam parecendo jovens namorados, aquele tipo que encontra magia em tudo. Passou a parecer com meus sonhos, só que agora sonhos realmente vividos, mas não por mim. Ouvi eles falarem da cor diferente de um cavalo que haviam visto pela janela; depois comentavam sobre os homens que vendiam vassouras e achavam interessante os modelos diferenciados que estavam á venda. Entre uma palavra e outra eu percebia que eles gargalhavam, mas não chamavam atenção de nenhum outro passageiro. O que eu estava vendo era realmente lindo e cheguei a uma grande e importante conclusão, que quando existe amor, afeto e carinho, tudo passa a ser eterno e único, mesmo que essa eternidade esteja em dois senhores, que eu nunca vi na vida, mas que em minutos me mostraram que um amor pode passar de eterno para um “sempre”.
Que idéia é essa! Mundo sombrio não existe o que há de verdade é o ódio dentro de cada ser humano, que faz lutar contra seu próprio "EU”... Enxergue ainda a tempo de mudar, pois pensar não é proibido você pode se salvar tenha fé vá à luta e nunca deixe de sonhar, pois Deus é misericordioso e com ele VOCÊ pode sempre contar
Eu já me perdi e não soube como voltar, mas se pudesse escolher faria o mesmo caminho sem me arrepender, pois tudo que fiz ficou marcado na minha vida e se eu tivesse a chance de mudar o passado eu não faria, pois tudo que escolhi faz parte da minha historia, que graça teria ser uma pessoa se erros somente acertos me poupe desse mundo perfeito...
E algum dia, você vai se apaixonar por alguém e eu vou ter de aceitar. Algum dia, você vai querer me contar da sua namorada perfeita e eu vou escutar, sorrir e te dar conselhos como melhor amiga, mesmo que uma parte de mim comece a desabar. Mesmo que eu tenha de pisar no meu coração e quebrá-lo em pedaços mais uma vez. Porque pra mim, ver o seu sorriso alegre e verdadeiro já basta.
Eu não me importaria de passar o resto da vida do seu lado, porque sei o que iriamos viver... Teríamos dias de sol para sairmos passear de mãos dadas em algum parque. Um desses parques de filmes americanos, onde tudo é verde e bonito, onde teriam crianças brincando para que eu pudesse te dizer que um dia você seria a mãe mais linda do mundo...Teríamos também dias de chuva onde tudo se resumira entre eu ,você e nossa cama, eu, você e um filminho, eu e você enfim, ali vivendo nossos planos de adolescentes,nossos sonhos de amor.Eu e você vivendo aqueles planos que todas as pessoas costumam fazer antes de dormir ...E sabe , mesmo que não fosse tudo isso que eu imagino,uma coisa é certa....Eu teria você.Você não por um dia, ou uma semana , ou um mês,mas você pro resto da vida. E como eu disse, eu não me importaria com isso.
Eu poderia sair, beber... Poderia fazer uma fila de garotas e beijar todas elas.. Poderia viver como alguém que não liga muito pra essas coisas que tornam a vida mais encantadora...Eu poderia dizer foda-se, pegar o carro e curtir a noite, poderia estar bebendo agora. Poderia estar com qualquer garota , mas preferi ficar com uma, mesmo que fosse em pensamentos.
É engraçado como aquela imagem sempre me vem à cabeça, você e eu, abraçados, e nada além daquele espelho. Mas o que é isso certo? Lembrança, PASSADO! Lembrança do que você costumava ser, e lembrança do que eu costumava temer... Mas, ainda bem que eu temi sabe? Ainda bem! Me fez criar uma proteção antes de me jogar de cara em qualquer coisa, me fez ver que nem sempre é do jeito que a gente quer. Hoje eu olho para o passado e vejo como éramos... a única coisa que mudou, e talvez tenha sido essa a mais importante, é que começamos a pensar diferente, caminhos opostos, traçando assim um enorme abismo, que por mais que eu tente consertá-lo, tapar esse enorme buraco, ele continua aumentando eu percebo que não se pode tapar algo tão grande assim.. Não se pode dar tudo de si sempre... Uma hora você cansa de tapar e apenas cai no enorme abismo.
Posso não ser tão bonito, tão divertido, tão legal ou engraçado, porém também não sou mentiroso, ileal, ou mal caráter, mesmo com todos os meus defeitos meu melhor lado sempre estará disponível pra você e sempre estarei disposto a tirar sorrisos seus, vou tentar te conquistar todo dia até o último dia e mesmo depois de tê-la ao meu lado continuarei te fazendo se sentir a mulher incrível que você é, e se não der pra tê-la ao meu lado torcerei pela sua felicidade até o final também, porém não se esqueça que meu "eu te amo" é seu mesmo que nunca o queira.❤
Deixe ele te inundar, te incendiar, te enviar flores sem que você preveja. Deixe ele te surpreender. Deixe ele aprender com você e aprenda a ser mais leve. Porque nós que somos compactos demais para caber no mundo, esquecemos que dá para caber no meio dos braços de alguém. Então deixa caber, deixa fazer feliz. Case-se com ele porque ele tem cheiro de roupa limpa. Porque apesar de tudo o que os outros dizem, foi nele que você encontrou a paz.
Que neste dia, Deus esteja presente e nos dê a direção correta... Que Ele nos conceda prudência para atravessarmos os momentos mais difíceis dessa caminhada... Que possamos perceber Suas mãos estendidas e compreender que guiados pelo Seu amor, alcançaremos o que há melhor para nossas vidas...
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Texto de feliz aniversário para melhor amiga chorar de emoção
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
