Texto de Amor Ensinamentos de Vida
Nesse primeiro volume, a forma adotada inicialmente não podia ser mais clara e foi imposta pela natureza mesma do assunto: uma introdução, um capítulo para Capra, outro para Gramsci, um retrospecto comparativo e uma conclusão inescapável: as ideologias, quaisquer que fossem, estavam sempre limitadas à dimensão horizontal do tempo e do espaço, opunham o coletivo ao coletivo, o número ao número; perdida a vertical que unia a alma individual à universalidade do espírito divino, o singular ao Singular, perdia-se junto com ela o sentido de escala, o senso das proporções e das prioridades, de modo que as ideologias tendiam a ocupar totalitariamente o cenário inteiro da vida espiritual e a negar ao mesmo tempo a totalidade metafisica e a unidade do individuo humano, reinterpretando e achatando tudo no molde de uma cosmovisão unidimensional.
Tarefa que é, em essência, a de romper o círculo de limitações e constrangimentos que o discurso ideológico tem imposto ȧs inteligências deste país, a de vincular a nossa cultura às correntes milenares e mais altas da vida espiritual no mundo, a de fazer em suma com que o Brasil, em vez de se olhar somente no espelho estreito da modernidade, imaginando que quatro séculos são a história inteira do mundo, consiga se enxergar na escala do drama humano ante o universo e a eternidade. Tarefa que é, no seu mais elevado e ambicioso intuito, a de remover os obstáculos mentais que hoje impedem que a cultura brasileira receba uma inspiração mais forte do espirito divino e possa florescer como um dom magnífico a toda a humanidade.
Por efeito seja do acúmulo crescente, seja da minha atenção obsessiva, o besteirol letrado começou a tomar a meus olhos quase a forma de um gênero literário independente, bem diferenciado e caracteristicamente nacional. Sim, do mesmo modo que a Alemanha havia encontrado a sua máxima vocação literária na prosa filosófica, a Inglaterra na poesia lírica, a Itália no verso épico, a Espanha na narrativa picaresca, a Rússia no romance, a França no jornalismo de ideias, o Brasil encontrara a expressão perfeita da sua personalidade intelectual no jornalismo da falta de ideias.
O imbecil coletivo não é, de fato, a mera soma de um certo número de imbecis individuais. É, ao contrário, uma coletividade de pessoas de inteligência normal ou mesmo superior que se reúnem movidas pelo desejo comum de imbecilizar-se umas às outras. Se é desejo consciente ou inconsciente não vem ao caso: o que importa é que o objetivo geralmente é alcançado.
Às vezes no calor do momento, deixamos nossos impulsos emocionais nos dominar, e quando perdemos a paciência, pensamos e falamos palavras de humilhação ao nosso próximo, e quando estamos mais calmos, vimos a besteira que fizemos. É difícil, mas não é impossível, instruí nosso cérebro a pensar antes de agir.
Os risos são as melhores máscaras para disfarçar uma alma deprimida. Quem se vê sorrindo jamais imagina o quanto sua alma está chorando. E de repente você interpreta um personagem na vida real, com tanta maestria que ninguém consegue perceber que para você já deu e está cansado de ser o protagonista desse enfadonho seriado.
"Se os seus PAIS não são bons, seja você mesmo um exemplo de: EFICIÊNCIA; SEJA: esforçado, estudioso, aplique a inteligência em tudo, sem preguiça, procure ganhar dinheiro honestamente (a tua eficiência é medida por quanto ganha), se alguém dizer que você é bonzinho é porque você NÃO É BOM"
"Mens sana in corpore sano". Celebre frase latina que nos faz acreditar que em um corpo são há sempre uma mente sã ou vice-versa. Entretanto, essa regra não é absoluta, basta lembrar Adolf Hitler com sua mente insana em um corpo são e Stephen Hawking uma das mentes mais brilhantes que passou pela terra.
Como a semente que permanece na terra pacientemente a espera de atmosfera propícia para germinar, crescer, frutificar e espalhar, todo bem e todo mal que fizemos em vidas passadas e fizermos nesta vida, não ficarão latentes por toda eternidade, chegará o momento do surgimento, e virão com as consequências benéficas ou maléficas na proporção da soma de tudo que praticamos
Não se apresse em dizer. Sob o impulso da ira é provável que as palavras lhe machuquem tanto quanto quem as escutará. Espere que a razão ponha ao colo o sentimento e dele cuide. A inteligência tem o dom de esclarecer o que sentimos. Só então, depois de decantadas pela sensatez, solte as palavras. Elas dirão bem mais do que antes. A ira desqualifica. A leveza reforça.
Da mesma maneira que diferentes drogas extraem diferentes humores do corpo – algumas pondo fim à doença, outras à vida – as palavras tem efeitos similares: algumas causam dor, outras alegria, algumas causam medo, algumas incitam o público à ousadia, algumas entorpecem e enfeitiçam a alma com uma persuasão maligna.
Creio no Deus que eu sirvo e não tardará para que o nome Dele seja glorificado, aí daqueles que tentar ou pensar em fazer mal aos pequeninos (as crianças) e tenho certeza que em muito pouco tempo descerão 7 palmos da terra para aprender a não mexer com quem é de Deus e nem mesmo um fio de cabelo será arrancado.
"NÃO CRESÇA TIPO RABO DE CAVALO, PARA BAIXO: Muitas vezes temos uma derrota e não conseguimos voltar para a trajetória anterior, caímos no desânimo. Perdemos um ótimo emprego e passamos a nós dedicar a trabalho inferior a nossa capacidade, sem perspectiva de progresso, crescendo para baixo. Não vale a pena nos desesperar. Quantos profissionais de nível superior estão lavando prato nos EUA, chegaram ao ponto de não mais encontrar o caminho do retorno (progresso).
O papel da escola é transformar a cegueira num dilúvio de luz. Ou é, da família? A cegueira é branca, José Saramago já profetizou, descrevendo o futuro do mundo. Então, repreenderam-me porque eu concebia a palavra aluno como "sem luz", mas fui pesquisar, aí ficou bem contextualizado, vendo as escolas dando almoço para os alunos e se importando menos com a limentação intelectual. Segundo o dicionário Houaiss “aluno” vem do latim Alumnus, que significa “criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo”, deriva do verbo "alére" “fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer” etc. Ou seja, aluno significa “aquele que necessita de leite”. Qual é a receita para não ser aluno; mas, estudante? CiFA
Meu cabelo cacheado é sinônimo de força, de resistência, agora, você alisada vim aqui falar das minhas madeixas? Colocando peruca pra se esconder, tem espelho aí? só lhe digo uma coisa: eu sou de verdade, estou na melhor versão de mim mesma, ao contrário de você que vive na mentira, não se aceita e se incomoda com a felicidade daqueles que são livres e que estão resgatando a sua real identidade.
"A coisa mais difícil é mudar o comportamento de uma pessoa, sem o consentimento dela. Mesmo ela sabendo que possue um hábito que atrapalha a sua vida e dos seus familiares, citamos dois hábitos: a dedicação às REDES SOCIAIS (internet), quase o dia todo e prestar Trabalho VOLUNTÁRIO, sem ter recursos suficientes para sobreviver e tantos outros nocivos a ela própria'
"TOMAR DECISÃO -- Um termo que todo mundo conhece; mas poucos colocam em prática. Assim é nas profissões que escolhem, depois de preparados não exercem, se propõe abandonar os vícios, a má alimentação, a companhia de pessoas indesejáveis etc. Na verdade empacam na vida, diante dos desafios, procure examinar se você não é um deles, se for, mude anda há tempo"
"O equilíbrio financeiro proporciona tranquilidade, já o desequilíbrio grandes preocupações; isto se aplica aos desprovidos de recursos, aos ricos aos pequenos empresários e grandes empresas, basta acompanharemos o noticiário. Se você quer se livrar desse grande inconveniente; como diz o provérbio chinês: --- Procure cavar um poço, antes que a sede apareça"
"NÃO SUBA NO BANQUINHO OU CADEIRA -- presenciei uma senhora gritando de dor na sala de espera de um hospital particular, --- QUERO MORRER -- para trocar uma lâmpada, ao invés de utilizar a escada (preguiça de apanhar), subiu no banquinho que escorregou causando a queda da senhora e quebra de ossos. Se você tem 4 a 80 anos, que sirva de alerta; precisando subir em algum lugar para fazer pequenos reparos, não utilize Banquinhos ou Cadeiras, há um alto índice de acidente e muitas vezes deixa a pessoa sem utilidade"
"Estamos ASSENTADO na rocha ou na areia. Se for na rocha podemos enfrentar qualquer terremoto, enquanto na areia a maré e o vento podem nós carregar.. Por isso, seguir o conselho do apóstolo Paulo nos ajuda: --- Tudo eu posso, mas nem tudo me convém --- para atingir este objetivo; temos que combinar com o nosso subconsciente e nos valer: da honestidade, esforço, trabalho, reconhecer às virtudes dos outros e a nossa, respeitar o direito dos outros e o nosso, e no final da vida podemos dizer: fiz o melhor"
