Texto Chines de Amor
Danço para ti
Danço num sonho de ternura
Uma música de palavras calmas
Dançam vontades e desejos
Rodopiam sentimentos da alma.
Levanta-se o espírito que envolve
todo o meu corpo fervente.
Danço e liberto-me do tempo
e contigo danço no meu pensamento.
Sei que é um sonho, uma quimera
Mas não quero despertar
A tua imagem fugidia
Só assim a consigo agarrar.
Amo o teu corpo e danço.
Dançarei mesmo quando a musica parar.
Danço para ti... vens?
Aqui não existe mais ninguém!
Eu a dança e o meu sonho.
E lembranças a voar...
Quando uma pessoa perdeu o senso natural das formas e proporções, é inútil discutir com ela: argumentos não corrigem erros de percepção.
Mas o fato mesmo de alguém aí tentar argumentar já denota um começo de perda -- culturalmente institucionalizado --, de modo que a discussão se desenrola entre um gravemente incapacitado e um totalmente incapacitado.
Troquei as cores do amanhã, pelo brilho da tarde de sol desta sexta-feira!
Troquei os projetos na tela, por uma tarde andando descalço na areia!
Estou a olhar para o alto, vejo um sol reluzente, me vem a certeza, do quanto vale uma gente!
Uma gente como você, com sorriso profundo, com sonhos reais!
Uma gente, que faz a gente ser gente, pelo fruto de uma amizade, que deixa a gente contente!
Será que posso te fazer um pedido? É um pedido indecente….
Espero que este pedido, não gere atrito entre a gente!
Peço que olhe no seu espelho interior...
Deixe refletir a luz do amor...
Deixe resplandecer a beleza do seu interior...
Que faz do riso de uma criança sofrida, encantos de um sonhador...
Do arquiteto (a) sem projetos, um belo e exímio escultor (a) ...
Do engenheiro (a) em transição, o mais belo (a) criador de uma canção...
Uma canção de amigos...
Uma canção de paz...
Uma canção, que só gente como você é capaz...
Por que amanhã, seus sonhos, projetos e ideais, se tornarão reais!
LÁ ONDE MORO...
Lá onde moro é um lugarzinho bom de viver apesar de mal aterrado ou da topografia do terreno; é abafado e outrora, muito gelado; às vezes, o micro-clima da região se comporta pitorescamente; chegando mesmo à loucura o seu comportamento.
Outro dia choveu bastante no meu bairro, do lado que eu moro, - a água da chuva até levou umas casas de um barranco e ficaram outras penduradas,levou também uma menina que desceu na enxurrada e não se soube mais notícias dela; e do outro lado da rua, a gente podia fritar um ovo no asfalto de tão quente que estava; o sol estalava mamonas.
Lá onde moro o bambu geme e a coruja pia; o galo canta meio dia. A terra treme, o boi muge e a vaca mia...
Eu vivo num cômodo só, numa fenda de rocha que nem mocó. Para o sol entrar, eu tenho que sair: de tão pequeno que é. Mas sou feliz assim mesmo onde moro.
Ele (o sol) nasce bem cedo pra todo mundo, mas lá onde moro, somente dá as caras depois das 10h da manhã; e a gente morre de tremuras todo ano, durante a estação do frio.
Lá onde moro, já foi apelidado de “Ribeirão das Trevas” - mas é um lugar de muita “luz”. De gente que brilhou e brilha, no palco da existência. Não tenho dúvida quanto a isso.
Quem ver somente “trevas” e, não “luz”, numa cidade, ou na vida de seus habitantes é míope. Ainda bem que há uma iluminura na grande maioria das pessoas e o apelido deselegante não pegou. Que bom! Ufa!...
Também adjetivaram de “Buraco do Rato” o bairro onde moro e, infelizmente não desistem de tratá-lo assim: o apelido pegou. Mas os ratos que haviam por lá nós, os moradores e eleitores, os elegemos a deputados federais e a senadores e os mandamos para Brasília. Daí, esse adjetivo pejorativo, ao meu lugar é uma injustiça que se comete.
Onde moro, os taxistas, o pessoal do UBER... Dispensam corridas pros lados de lá. O medo é a razão de ser, desse fato.
Lá onde moro, a violência preocupa, mas, não é de assustar tanto: o último homicídio acontecido em seus termos, fora há quinze (15) dias. Um evangélico matou seu irmão de fé e crença - membro da mesma congregação – usando apenas um simples canivete em tal crime. Motivo fútil.
Onde moro, eu mesmo só fui assaltado, a mão armada, duas vezes; da última vez o meliante usou como arma, simplesmente uma pedra. Sempre há uma pedra no caminho da gente.
Eu soube que as mulheres que se chamavam ”Maria das Dores”, do lugar onde moro, trocaram o sobrenome “Dores” por “Dolores”: agora atendem por Maria Dolores. Legal isso! A pronúncia ficou mais romântica e as “DORES” ficaram para trás.
Lá onde moro - o lugar e o povo - são carentes de tudo; o lugar é como se vê na imagem acima. Dispensa comentários. Desenvolve muito lentamente... A população sofre demais, por suas demandas não devidamente atendidas; o descaso da administração pública local é grande. Mas por lá se vive como pode, aguardando dias melhores.
Onde moro, depois de muita luta dos moradores, por melhorias da mobilidade urbana, autoridades dos setores, público e privado, resolveram ajudar a comunidade; mas, com uma condição: a concessionária do serviço de transportes - alegando pouca demanda de passageiros e alto custo operacional - disponibilizaria apenas um ônibus, para realizar uma única viagem por dia; o carro sairia às 6h20 da manhã para o centro de Belo horizonte - somente de ida. E nós, pobres usuários que fazemos uso desse serviço, desejando regressar para nossas casas, temos que contar com outros meios de transportes.
O lugar onde moro, não merece o descaso e os paradigmas existentes; nem há necessidade de alguém conservar esse temor ao extremo, dele. - A ponto de evitá-lo.
Brevemente deixarei o lugar onde moro e os muitos amigos de lá. - De todos os seguimentos e classes sociais; não por detestar essa terra, e sua gente, que tão calorosamente me acolhera; mas porque preciso escrever e reescrever novas páginas da minha história.
Meus parentes e amigos de infância, também ainda aguardam ansiosos, pela minha presença na terrinha, que deixei pelo lugar onde moro.
(02.05.18)
COSTUMES ANTIGOS...
Por que não me deste pelo menos uma flor, quando me vi no caminho contigo? Se não a deixei de amá-la é porque ainda não deixei de ser feliz por elas.
As flores são necessárias ao cultivo do amor: alegra-nos e acalma-nos; acalenta e aquieta nossa alma. Quando alegramo-nos ao recebê-las, o mundo se torna melhor.
A atitude de ofertá-las, a alguém que se ama, ainda não deixou de ser um gesto de nobreza; só por ser costume antigo.
Um simples ato muda tudo à nossa volta. E o indiferente torna-se diferente: praticando mais a gentileza.
Ainda curtimos com ardor e ar de poesia, os cavalheiros à moda antiga. As belas flores, os buquês de rosas... O abrir da porta do carro...Um jantar fora.
O cavalheirismo ignorado,a nós, ainda o desejamos.
Rezemos na capela e jantemos com a nossa família, em volta da mesa, à luz de velas.
As boas maneiras e ternura é possível de ser praticada com mais frequência. E o elo da união se fortalecerá na vida que cultivarmos; ela não deixará de ser bela se a cultivarmos de maneira sábia.
Se isso não for relevante... Desculpem-me! Estou indo ali e logo volto.
(01.05.18)
Casas
Em cada uma delas, uma história.
Ruas
Muitas ainda como antes
Na minha memória.
Por elas andei, corri, me estatelei.
Novos prédios
Muitos prédios novos
Para os que nasceram nela
Ou para quem chega de outro chão
Para viver novos momentos
Na terra da promissão
Itaperuna
Lugar para onde a minha razão
Quer ir
Onde meus últimos passos quero dar
Meus últimos dias
Quero viver.
Itaperuna
É a minha sina
De ti não esquecer
Fostes o começo da República
O começo do meu tempo vivido (Ref: JSS)
Minha vida nunca foi fácil
Mas também não seria melhor
Longe de você ter nascido.
...
Poema em homenagem aos 129 anos de Itaperuna - 10/05/2018
Os filhos bebem da água que os pais estão capacitados à dar.
Água suja, limpa ou contaminada. Da rua, do poço, da poça ou mineral. Pura, adoçada ou com misturada. Sua, de terceiros ou roubada. Da chuva, da torneira. Com gás, sem gás ou saborizada. Quente, natural ou gelada. Líquida ou sólida (gelo).
Assim é o conhecimento e educação dado pelos pais aos filhos, sempre proporcional ao que estão capacitados a dar, pois ninguém dá o que não possui.
Dualidade
Por fora sou como me vês
Mil facetas de um caleidoscópio
Nuances de intensidade variada
dançando num bailado de cores
brilham e se transformam
Ilusão ótica, espetro da tua fantasia.
Por dentro sou como me imaginas…
Fujo quando penso que me adivinhas
Mostro-me quando sinto a tua sombra
Amordaçado, o interior nunca se mostrou
Sou Zeus e Hades. Mas não sabes
E nem eu sei o que sou!
A verdadeira força do nosso povo Cunhense e extensivo a todos brasileiros, não esta em suas atitudes que requerem o uso de força bruta, para mostrar a nossa cidade e ao nosso pais o que nós queremos de fato. Mas sim, esta em nosso intelecto e formação cultural demonstrarmos que somos nós "povo" que temos nossas opiniões para criarmos uma cidade e até mesmo um pais melhor para todos viverem. Enfim o povo tem de aprender a viver em comunidade que fortifica os ideais, longe da individualidade que massacra o direito constituído e pleno de uma sociedade...
nene policia
[...] É bom o que nos eleva à consciência da ordem e do sentido supremos, é mau o que dela nos afasta. Não tem outro significado o Primeiro Mandamento: Ama a Deus sobre todas as coisas.
[...] Não há certamente maior benefício que se possa fazer a um semelhante: mostrar-lhe o caminho do espírito e da liberdade, pelo qual ele pode se elevar a uma condição que, dizia o salmista, é apenas um pouco inferior à dos anjos. Tal é, substancialmente, a forma concreta do amor ao próximo: dar ao outro o melhor e o mais alto do que um homem obteve para si mesmo. Amamos o nosso próximo na medida em que o elevamos à altura dos anjos. Fazemos-lhe o mal quando o rebaixamos à condição de bichinho, seja com maus tratos, seja com afagos.
Eu não imaginava arrumar tanto inimigo como arrumei nessa politica atual que estamos vivenciando, onde meu candidato fora eleito...Prefeito eleito e toda sua cúpula hoje são meus inimigos, e claro acrescido de mais alguns bagres que adoram "àgua suja" que se juntaram às tráiras atuais ...Engraçado como a gente se engana com as pessoas, eu ajudei a eleger esse infeliz e sua corja de apaziguados, onde todos hoje levam uma boa vida nadando de braçadas nos cofres públicos, achando-se donos da razão e do poder e de toda coisa publica, simplesmente do dia pra noite todos meus inimigos seguindo o algoz...Ai eu fico pensando será que essa gentalha imaginava que eu iria me sujar roubando a dignidade de meu povo juntando-se a eles, será que essas pessoas quando eu estava a discursar no palanque contra a corrupção e ladroagem politica local, sobre banimento da incompetência no nosso meio e falta de honestidade na politica de nossa cidade, pensaram que eu estava mentindo para ganhar votos e confiança do povo...TROUXAS, eu jamais enganei o povo em minhas discursivas, sempre sonhei e sonho acabar com toda essa malfadonha politica de nossa cidade que somente usurpa o direito de uma comunidade sofrida e ingénua. Fizeram muito bem em ser meus inimigos, porque se a oportunidade surgir e depender de minhas ações coloco todo bandido corrupto na cadeia mesmo...A questão de falar o que sinto e ver o que muitos não veem ou talvez finjam não ver e engolem goela abaixo, eu não engulo, tenho nojo de "SAPO"...
OBS: não precisa curtir não...No meu caso eu falo porque o meu maior medo foi sempre o de ter medo - física, mental ou moralmente - e deixar-me influenciar por ele e não por sinceras convicções.
nene policia
Perdoe-me pelas vezes em que já te magoei, pelas vezes em que fiz que lágrimas caíssem dos teus olhos e molhassem esse teu rostinho;
Perdoe-me pelas vezes em que não pude evitar que o mundo te decepcionasse; pelas vezes em que não estava presente quando aquilo que mais queria era um simples sorriso.
Lembre-se minha pequena e frágil borboleta que não estàs sozinha!
Seremos o vento quando precisar abrir as asas e voar em direção à liberdade, seremos a lua pra tomar conta de você
quando estiver dormindo para que possa sonhar à vontade.
Nunca deixe que te digam que a dor nunca tem fim, que te façam acreditar que a luta será em vão, que não terá a chance de ter ao teu alcance o que faz transformar sonhos em realidade!
Tudo sempre acaba bem no final…e se não está bem é porque ainda não acabou!
Jamais esqueça que o impossível é apenas mais uma meta a ser alcançada e ultrapassada e que coragem é deixar que aquilo que desejamos seja mais importante do que o medo que sentimos!!!
Nas aventuras da vida, as pessoas sempre querem ser o mocinho
E sempre enxergam o bandido em vc
Sempre vêem os nossos defeitos,
Mais sempre haverá uma explicação plausível e racional para os defeitos deles
Quando o homem começar enxergar seus erros com os mesmo olhos que enxergam os dos outros aí poderemos acreditar, na evolução da humanidade
Somos todos poetas Fernando…
No entanto, nem todos os poetas, são poesias…
Nem todos fingem dor em demasia,
para alcançar a alma e trazer calmaria…
Alguns se vão na dor… Outros no temor, refletem o verso em agonia.
Sua própria vida… Seu refúgio, sua alforria…
Que nas palavras encontram a passagem para a utopia…
E do inato se dá o formato: prosa, cordel, crônica, poema, poesia…
E de longe Fernando, nos encaixamos também!
Pois se um poeta somente finge, queria eu fingir além…
E que a dor fingida me fizesse bem…
Mas o real não mente, não distorce, não desmente…
O poeta escreve com alma!
Por mais que finja em sua mente, é inconsequente…
E nas próprias armadilhas cai em ressalva...
Ainda bem que existe um novo dia
A manhã depois da noite
O sol para aquecer
Após a escuridão fria
Uma renovação, uma nova chance
Mudanças? São sempre bem vindas .
Sempre há tempo de fazer e ser algo novo de novo
Todo dia o relógio é zerado, está em suas mãos
O tempo não para
A oportunidade de começar tudo de novo é um presente entregue a você todos os dias🎁
Sabe aquela criança que faz bagunça e a mãe chama à atenção,
Mais ele continua fazendo a mesma coisa.
Até ele quebrar algo, até levar uma surra?
É apenas uma prévia das besteiras que irá praticar na vida
Mais a diferença, é que a vida sempre será implacável, e pune sem a culpa de uma mãe machucando o próprio filho!
Homem Diz Que Não
Homem é bicho turrante
Quando tem não quer
Quando não tem quer.
Troca as mãos pelos pés
Calça sapato diferente
Porque não quer andar na moda.
O coisa inexplicável
Várias vezes corre
Corre muito e não chega.
É tão grande o conflito
Que dentro deste homem
A teimosia prevalece.
Se ele tem que ser assim
Para ser homem no mínimo não vai querer
Já que pra ser homem precisa ser do contra.
"Oi passado, tô te deixando para trás de vez , agora vou e quero viver exclusivamente para meu presente e meu futuro, quanto a vocês fiquem quietinhos ai, com seus egoismo, INVEJA, mesquinhes, sua vez já passou, já não fazem mais parte do meu presente(Politica, politicos, amigos falsos, povo traíra, etc, etc) e muito menos do futuro, porque vocês não foram bons o suficiente para minha vida, se contentem somente com as lembranças de quem eu já fui um dia pra vocês, e " vê se não vem mais bagunçar minha vida e nem encher o saco com picuinhas". Boa sorte a todos aqueles que me destestam e muitas felicidades aos que me odeiam, que vocês possam possuir tudo o que desejam, e por favor me esqueçam que existo porque eu já nem me lembro mais de vocês... eu já encontrei o que mais preciso..."DEUS EM MINHA VIDA".
nene policia
Não guarde ódio por ninguém, ame se possível intensamente.
Por que o tempo é muito rápido, viva e seja feliz!
Mesmo porque um dia tudo vai acabar, e quem se tem ódio ou raiva também tem seu termino deixa que a vida se encarregue deste desafeto. Porque o que se faz aqui se paga então esqueci e viva feliz.. Sua felicidade não tem preço e nem medida.
Nada é pra sempre so os momentos bons que você viveu, serão pra sempre.
Se alguém não gosto de você, esquece.
Se alguém não te da atenção se de atenção... Vai ao cinema curta do seu jeito.
Põe na cabeça se venho neste mundo sozinho, e volta sozinho.
Viva, por que o que incomoda as pessoas é você ser determinado, se estabelece na fé e siga em frente.
Por que toda manhã tem uma nova jornada pra você.
Não se esqueça sempre foi entre você e Deus nunca entre você e o mundo... É sempre pra Deus que você vive, e somente pra Deus se presta contas.. Nunca fique chateado com as pessoas elas também são filhos de Deus. Segue o caminho que Deus tem pra você seja firme . Deus esta com você hoje, ontem e sempre. Fé sempre. Viva sua história e escreva a sua historia... Nunca é tarde pra começar só depende de você, da seu primeiro passo. Adiante com muita fé... A paz!
Shirlei Miriam de Souza
Nas circunstâncias específicas da sociedade brasileira atual, restaurar a vida intelectual é sem dúvida a tarefa mais urgente. Muitos se esquivam dessa tarefa mediante o expediente de fazer da repetição da Doutrina da Igreja o sucedâneo do esforço intelectual genuíno. Outros caem no erro de apostar na mera vida intelectual a salvação das suas almas. Outros, ainda, se enredam em altas discussões teológicas sem perceber que nelas o mero preparo intelectual é insuficiente, que sem anos de prática ascética e 'Imitação de Cristo' a teologia se torna a mais elegante armadilha do diabo.
Tenho a certeza de que não ensinei ninguém a cometer esses erros, nem dei o mau exemplo de cometê-los eu mesmo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp