Tentação
A tentação dos temas vastos e abstratos revela amadorismo, despreparo, presunção juvenil e esterilidade. Nada do que se vem publicando com esse espírito sobreviverá na memória das próximas gerações, por mais que seus autores se badalem uns aos outros até o limite da demência megalômana...
O universo precisa de ti, preste atenção, não caia em tentação, faça a sua reflexão,use sua compaixão e não cause mais destruição
A floresta e a árvore
Abençoado é o homem que suporta a tentação. - Tiago 1:12
Todos nós estivemos tão perto de uma tentação que perdemos nossa perspectiva. Pode ter envolvido algo tão pequeno quanto um boato que sabíamos que não deveria ser repassado, mas a vontade de fofocar bloqueou nosso senso de amor e bom senso.
Adão e Eva enfrentaram um problema semelhante há muito tempo. Eles ficaram tão preocupados com uma planta em seu jardim paradisíaco que não conseguiam ver a floresta para a árvore.
Basta olhar para o que isso lhes custou. O Jardim do Éden fora criado especialmente para eles. Nela não conheciam o mal, nem as provações, nem a doença, nem a morte. Eles desfrutaram da companhia do próprio Criador. No entanto, eles desistiram de tudo o que tinham para comer do fruto daquela árvore proibida.
Seu erro ainda nos atormenta. Quantas vezes sentimos falta de toda a floresta da bondade de Deus por uma única árvore de testes? O momento de tentação parece tão avassalador, a ideia tão irresistível, nossa lógica distorcida tão justificável.
Hoje, pense em tudo o que Adão e Eva deixaram no Jardim. Preencha sua mente com as verdades da Palavra de Deus e confie na orientação e força do Espírito Santo, momento a momento. Então você experimentará a alegria da bênção de Deus, em vez de prazer temporário.
COMO LIDAR COM A TENTAÇÃO
Busque a Deus de todo o seu coração (Sl 119: 9-16).
Ouça a sabedoria (Pv 8: 1-11).
Resista ao diabo; aproxime-se de Deus (Tg 4: 7-8).
A maneira como você reage à tentação fará com que você ou quebre você. Mart DeHaan
Problemas com dinheiro
Aqueles que desejam ser ricos caem na tentação e na armadilha. - 1 Timóteo 6: 9
Quando eu estava no Haiti, vi uma idosa pobre em uma estação missionária. Ela andou quilômetros por uma refeição, mas estava dividindo sua comida com uma jovem. Quando mencionei isso para "Vovó", uma missionária veterana, ela disse: "Herb, os muito pobres são muito mais generosos que os muito ricos".
Eu acho que a vovó estava certa. Enquanto alguns multimilionários são piedosos, generosos e gentis, eles são a exceção e não a regra.
Desde os dias dos profetas do Antigo Testamento até agora, muitos dos ricos exploraram os pobres. Tiago advertiu sua geração de que a riqueza daqueles que oprimem os pobres "será uma testemunha contra você e comerá sua carne como fogo" (Tg 5: 3).
Ainda hoje, os ricos contribuem relativamente pouco para causas beneficentes. O autor popular Vance Packard diz que os EUA têm pelo menos 800 pessoas no valor de mais de US $ 100 milhões. Quanto eles dão à igreja e à caridade? Menos de 2%!
Às vezes, desejei ter riqueza, pensando em todo o bem que poderia fazer com ela. Mas eu faria? Paulo advertiu que cobiçar riquezas é uma armadilha (1 Tim. 6: 9). Percebendo isso, devemos honrar os ricos que são generosos. Também devemos agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele nos dá e depois dar o mais generosamente possível com essa abundância.
Para Estudo Adicional
Compare o jovem governante rico (Lc. 18: 18-27)
com os crentes da Macedônia (2 Cor. 8: 1-6).
Quem deu generosamente? Como isso se aplica à sua vida?
Quem não tem dinheiro é pobre; quem não tem nada além de dinheiro é ainda mais pobre. Herbert Vander Lugt
Tentação
Quando te vejo
Eu sinto um arrepio
Coração acelera
Dá até calafrios
Teu corpo é como brasa
E com ele quero queimar
Nem o suor do nosso corpo
Será capaz de nos parar
Seu gemido é como cachoeira
Não me pede pra parar
Em cada curva do seu corpo
Que eu quero passear
Suas pernas ficam trêmulas
Seu fôlego mais ofegante
Minhas costas com suas marcas
De uma noite elegante
Cair na tentação
De te querer por um instante
Se depender caio de novo
Pra não ficar muito distante.
Tentação ! Olhe para ela e diga não. Esse é o desafio que temos que enfrentar diariamente, pois todos nós passamos por diversas e não temos como evitar estes momentos enquanto estivermos neste globo terrestre.
Se eu fosse cristão diria que és uma tentação infernal...
Se eu fosse ateu diria que não creio que você realmente exista,
Mas como sou somente um mero mortal te digo que és sim uma verdadeira maravilha...
TENTAÇÃO
“E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal [ou do maligno];” (Mateus 6.13a)
“Todo cristão verdadeiro é tentado. Porém, as coisas que somos ordenados a procurar ou a evitar em oração, devemos também procura-las ou evita-las em nosso viver diário. Não devemos entrar na floresta em busca do leão. Este leão pode cruzar nosso caminho ou pular sobre nós, mas não temos que nos preocupar em caçá-lo.” (C. H. Spurgeon)
1) O que é tentação?
Tentação, literalmente, é uma “atração proibida”, algo sensualmente agradável e imoral. Ou também é aquela voz dentro da gente que diz: "Vá em frente fulano, não vai acontecer nada... ninguém vai ficar sabendo, não"
Em Tiago 1.13, vemos claramente que Deus nada tem com nossas tentações, no sentido de Ele ser o tentador. Vemos claramente, nos próximos versículos, como somos tentados e por quem:
“Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tiago 1:14-15)
Nossa tentação vem de nós, unica e exclusivamente de nós. Ninguém nos obriga, nossa cobiça é quem assim o faz.
2) O próprio Jesus foi tentado diretamente por satanás e venceu. Claro que Jesus não pecou e nem ia pecar, mas nós sim pecamos ao ceder a tentação.
Porém, por ter sido tentado, Jesus sabe muito bem o que passamos ao sermos tentados e por isso, Ele mesmo nos socorre em meio às tentações.
“Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” (Hebreus 2:18)
Não só temos, como devemos nos abraçar fortemente em Cristo quando formos tentados, e não soltá-Lo por nada nesse mundo, pois Ele é o nosso socorro.
3) Na tentação, sejamos como José;
Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,
e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo! " Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? " Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.” (Gênesis 39:6-10)
José não pensou duas vezes. De imediato, reconheceu que ao deitar-se com a mulher de Potifar iria pecar contra Deus, e então, “deu no pé”. Ele literalmente acabou com qualquer possibilidade de cair em pecado.
3.1) E não como Davi;
“Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita". Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. (2 Samuel 11:2-4)
Ao contrário de José, Davi não fugiu. Percebeu que estava à beira de um abismo e mesmo assim, ficou por lá. Por esse motivo, cedeu a tentação.
4) Na tentação, Deus nos dá o escape.
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)
Nenhuma tentação vai além do que podemos suportar. Muitas vezes, nós é que não enxergamos o escape que Deus nos deu, e assim como Davi, encaramos a tentação de frente.
Deus nos deu o maior de todos os escapes lá na cruz do Calvário. Após a morte de Jesus, o véu se rasgou, e por isso, temos livre acesso para orarmos e clamarmos ao Senhor em qualquer lugar do mundo. (A Bíblia também)
Não devemos baixar a guarda
“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” (1 Pedro 5:8-9)
Nossos irmãos no mundo inteiro ainda sofrem com tentações. Alguns, em plena perseguição, são tentados. Sejamos SÓBRIOS e VIGILANTES!
Mesmo com as tentações, devemos nos alegrar ainda mais porque Cristo nos deu a esperança de que ninguém nos tirará das mãos Dele.
“Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.” (João 10:28-29)
Que Deus nos ajude e nos fortaleça para que vençamos as tentações.
Você se subtraiu nesta tentação
Deixou que alguém roubasse o melhor de você
Sua real e doce ignição inflamou
Até sua fé intocável o fogo apagou
- Relacionados
- Frases Tentação
- Pimenta
- Pudor
- Sensual
