Tenho um ser que Mora dentro de Mim
A minha história não pode ser resumida em duas ou três frases; não pode ser colocada em um embrulho simples e elegante, que seria entendido imediatamente pelas pessoas. Embora quarenta anos tenham passado, as pessoas que ainda moram aqui e que me conheceram naquele ano aceitam essa minha falta de explicações sem questionar. De certa forma, a minha história também é a deles, pois é uma experiência pela qual todos nós passamos. Entretanto, estive mais próximo do que qualquer outro.
Para mim na base do amor,do carinho e do jeitinho voçê me leva até para o inferno e na pressão,na briga ou na chantagem não leva nem para o céu.
Percebi que não tenho medo de ficar sozinho pra sempre, tenho medo de nunca encontrar alguém que fique do meu lado nos momentos mais dificeis, de receber uma ligação apenas para ouvir um pouco da minha voz. Tenho medo de nunca encontrar alguem que me faça rir nos momentos mais deprês, alguem que ignora um sábado de festa para assistir um filme com um balde de pipoca ao meu lado. Meu maior medo é não encontrar as pessoas que precisam ser encontradas.
"Miinha bagunça mora aquii dentro, pensamentos entram e saem, nunca seii aonde foi parar! Mas uma coiisa eu diigo: eu não paro! Perco o rumo, ralo o joelho, bato de frente com a cara na porta. Seii aonde quero chegar, mesmo sem saber como.
E vou! Sempre me pergunto quanto falta, se tá perto, com que letra começa, se vaii ter fiim, se vaii dar certo. Sempre pergunto se tu tá feliiz, se eu tô boniita, se eu vou ganhar estreliinha, seu eu posso te levar pra casa, se eu posso te levar pra mim!"
Vamos viver um dia de cada vez e acreditar que, com a energia positiva de cada ser, amanhã será um dia melhor.
Um amigo é como uma flor, uma rosa para ser mais exato, ou talvez um gosto novíssimo um portão que nunca vem.
O amigo é como a coruja simultaneamente bela.
Ou talvez um amigo seja como um fantasma, cujo espírito nunca morre.
Um amigo é como um coração que vai até o forte final. Onde iríamos estar nesse mundo se não houvesse um amigo.
Não são suas ações que magoam mais. É o amor. Se não houvesse amor ligado à ação, a dor seria um pouco mais fácil de suportar.
É disso que se trata a escrita. Ser capaz de expressar a dor. Mesmo que tenha vergonha. É por isso que escrever de verdade é arriscado. Arriscamos não sair ilesos dessa experiência.
Obrigado por ser a parte mais reconfortante da minha vida neste momento. Obrigado por sempre ser o farol de que eu preciso toda vez que me sinto perdido, quer você queira me iluminar ou não. Eu me sinto grato pela sua existência. Estou com saudade. Deveria demais ter te beijado.
Ser feliz ou estar feliz?
Seria a felicidade um estado, ou um estilo de vida?
Penso eu que existem várias diferenças entre as condições de ser e estar, ainda mais quando o assunto tratado é “Ser feliz”.
Apesar das diferenças eles não se contrariam nem se contrapõe, e sim, se complementam, como um quebra-cabeças.
Quando alguém esta feliz, está em uma condição de felicidade capaz de superar todos os outros sentimentos, mesmo que por um instante, afinal aquela é a emoção que predomina no momento.
Mas quando você é feliz, essa condição é constante, deixa de ser meramente algo passageiro e passa a se tornar algo diário.
Mesmo sabendo de tudo isso a maior pergunta ou questão não se encontra nessas diferenças e sim se concentram em: “Como ser feliz”?
Estar feliz é muito fácil, muitas vezes até mesmo com o sorriso de alguém especial, ou apenas 5 minutos de conversa com alguém é o suficiente para alegrar nosso dia. Mas a chave mestre para o problema não está em como conquistar essa condição temporária, e sim como prolongar a mesma e transformar o simples estar em ser.
Todos nós sabemos que cada pessoa têm uma definição diferente de felicidade, isso está em nossa essência.
Algumas pessoas sentem que precisam de muito dinheiro para ser feliz, enquanto outras conseguem a mesma sensação com condições financeiras menores. Algumas utilizam da vaidade, e da beleza, enquanto outras simplesmente não se importam com aparências. Alguns querem se acabar em comilança e gula , enquanto outros mal têm o que comer, mas mesmo assim, são mais felizes do que os insanos gulosos. Alguns por mais incrível que pareça conseguem alcançar a felicidade apenas ajudando o próximo, e creio que esse é o mais belo jeito de ser feliz.
Com tantos tipos diferentes de personalidades, não existe fórmula ou receita para ser feliz, basta você rever os seus conceitos e então chegar a uma conclusão pessoal daquilo que você acha que deve mudar.
A única certeza que eu posso dar é que quando finalmente as pessoas deixarem de ser preocupar tanto com as opiniões alheias e deixar de se importar com coisas que em nada as acrescenta, estaremos um passo mais próximo de deixar de estar, e ser.
O inacabado que há em mim
Eu me experimento inacabado. Da obra, o rascunho. Do gesto, o que não termina.
Sou como o rio em processo de vir a ser. A confluência de outras águas e o encontro com filhos de outras nascentes o tornam outro. O rio é a mistura de pequenos encontros. Eu sou feito de águas, muitas águas. Também recebo afluentes e com eles me transformo.
O que sai de mim cada vez que amo? O que em mim acontece quando me deparo com a dor que não é minha, mas que pela força do olhar que me fita vem morar em mim? Eu me transformo em outros? Eu vivo para saber. O que do outro recebo leva tempo para ser decifrado. O que sei é que a vida me afeta com seu poder de vivência. Empurra-me para reações inusitadas, tão cheias de sentidos ocultos. Cultivo em mim o acúmulo de muitos mundos.
Por vezes o cansaço me faz querer parar. Sensação de que já vivi mais do que meu coração suporta. Os encontros são muitos; as pessoas também. As chegadas e partidas se misturam e confundem o coração. É nesta hora em que me pego alimentando sonhos de cotidianos estreitos, previsíveis.
Mas quando me enxergo na perspectiva de selar o passaporte e cancelar as saídas, eis que me aproximo de uma tristeza infértil.
Melhor mesmo é continuar na esperança de confluências futuras. Viver para sorver os novos rios que virão.
Eu sou inacabado. Preciso continuar.
Se a mim for concedido o direito de pausas repositoras, então já anuncio que eu continuo na vida. A trama de minha criatividade depende deste contraste, deste inacabado que há em mim. Um dia sou multidão; no outro sou solidão. Não quero ser multidão todo dia. Num dia experimento o frescor da amizade; no outro a febre que me faz querer ser só. Eu sou assim. Sem culpas.
Eu não me preocupo tanto com o que acham de mim. Quem geralmente acha, não achou, nem sabe ver a beleza dos meus avessos, que nem sempre eu revelo. O que me salva não é o que os outros andam achando de mim, mas o que Deus sabe a meu respeito. Eu só dou valor às palavras e pensamentos produtivos, construtivos, normalmente vindos de pessoas que me amam verdadeiramente.
Não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha à mim com corpo, alma, vísceras, tripas e falta de ar...
Nota: Trecho de texto de Marla de Queiroz. Por vezes atribuído, de forma errônea, a Caio Fernando Abreu.
...Mais- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
