Tempos de Escola
Meus tempos de Infância
PARTE 01
Toda hora estou pensando
E agora vim me expressar
Através da rima eu escrevo
O que o coração quer falar
Memórias da minha infância
Que a mente tenta acessar.
Um tempo bom por demais
Pomares, rios e currais
Brincadeiras, festa e alegria
Naquele lugar reunia
Famílias com alegria...
Brincadeiras e diversão
Simplicidade e muita união
Podia ter só o feijão
Que ainda sim chamava atenção...
Todo mundo queria ficar
Naquele lindo lugar
Visitante se admirava
Pra um e outro falava
E assim a fama espalhava
Por toda região, daquele barracão
De paredes de pau a pique
Das prateleiras mais chiques
Era os alumínios da minha vó
Que de longe encadeava
Do brilho que ela dava
Com areia, bucha e sabão.
Com amor e dedicação
Em tudo que ela fazia.
Trabalho disfarçado de lazer
Para as crianças aprender
Como tudo se fazia
Não era como hoje em dia
Que não pode fazer nada
As Brincadeiras boas estão paradas
Pois os pais não deixam brincar
Agora só tem celular acabando com a diversão
E cada um mais molão
Diferente de outro hora
Que Meninada Jogando bola,
Lá no meio do terreiro
Podia fazer lameiro
Que os pais não se importava
Tinha mais fé que era Deus que cuidava
E tudo ficava bem!
São muitas memórias que surgem
Quando eu paro para pensar
Naquele incrível lugar
Que passei a minha infância
Tempo bom de criança que pude aproveitar.
Eu lembro dos meus avós
Na flor da juventude
Força, fé e atitude
Trabalhando com paixão
Naquele fecundo baixão
Minha vó na mão de pilão
Debulhava aquele arroz
E já preparava depois
Tudo fresco ali da hora
Essas são as memórias
Que me pego a pensar.
Meus tios com par de espora
Aprendiam a caminhar
Trabalho, sustento pra o lar
Era o que os pais ensinavam
Respeito e consideração
Passava para a geração
Como enfrentar a vida
Com sabedoria e proeza
Não tinham muita riqueza
Mais tinha muita alegria
Era seu jeito de amar
Ensinando uma profissão
Cada filho um leão
Era assim que preparava
Uma forte geração.
Com garra, fé e união.
Autor: Fernando G Saldanha
13/01/2025
Nos últimos tempos, fomos sufocados por essa caretice que veio da violência política, social.
Me canso na semeadura, com tanto dor e pranto, sigo no meu canto...os tempos são difíceis... Valei-me Deus, daí- me forças p nao desistir.
"Nos tempos modernos, a repressão da sexualidade se tornou a principal raiz do sofrimento psíquico, uma prisão invisível onde o inconsciente tenta escapar, se manifestando de formas insuspeitas e, muitas vezes, destrutivas." – Dan Mena.
Acalme essa ansiedade que se encontra em seu coração! Os tempos difíceis na sua vida não duram para sempre e é nesses momentos que você tem a oportunidade de nos aproximar de Deus. É ai que você precisará se prostar e buscar por sabedoria e entendimento, exercitando a sua fé, a sua paciência e a sua resiliência. Por isso, jamais deixe de acreditar, não perca suas esperanças por dias melhores, acredite que tudo passará e irá se resolver, o caminho para vencer as tormentas da vida não são fáceis, mas quando você se entregar a Deus e ter fé que tudo que perturba vai passar, tudo será diferente. Persevere todos os dias e entenda que nesse mundo não existirá mal que não tenha fim, não existe ferida que não possa ser cicatrizada, não existem adversidades que não possam ser ultrapassadas! Então, Creia, Ore, Vigie e entregue de verdade a Deus todas as suas angústias, as suas preocupações, que no tempo certo as coisas mudam, aconteceram coisas boas e os problemas serão resolvidos, talvez não como você pensa ou imagina, não exatamente como você queira, mas sim como Deus quer, conforme Ele preparou em sua vida. Deus permite que cada pessoa passe por lutas diárias e por muito sofrimento para nos preparar e nos moldar ao que ele espera que você seja, para realizar o projeto de vida que ele sempre teve para você e realizar em sua vida propósitos maiores que os seus sonhos. Acredite! Sua vida não está errada, você que vem tendo escolhas erradas que te afastam das coisas certas de Deus. Creia nisso e muita coisa passará a ter sentido na sua vida e tudo mudará!
A vida passa, os tempos mudam, as lembranças são guardadas, as histórias ficam para serem contadas porém, o carinho e consideração não se acabam porque querendo ou não fizeram parte da vida, dos momentos, da história..."
Beirando a dança dos velhos tempos, às vezes se sentindo acariciado, às vezes rasgado. Beirando a dança dos velhos tempos, eu danço sozinho e você não me vê e não me sente, diz que deixou de me amar tão de repente, mas de repente eu ainda o amo escondido (você não me vê e não me sente, de repente, não mais que de repente, finjo amar menos enquanto carrego o tormento do meu próprio sentimento).
Beirando a dança dos velhos tempos, nossos passos já não são mais os mesmos, você culpa minha lerdeza mas sequer nota sua ligeireza, passos contrários não dançam a mesma música e seus pés amam a destreza de outro alguém (alguém mais cheio que eu, que não precisa ser preenchido por alguém composto por espaços vazios).
Beirando a dança dos velhos tempos, às vezes se sente acariciado, às vezes rasgado. Você me olha mas não me vê, encontro meu reflexo e ainda sou humano, você me enxerga e ignora. Beirando a dança dos velhos tempos, não vivo mais como um homem feito para te amar, beirando a dança dos velhos tempos, eu minto.
Meu Instagram virou máquina do tempo
Dois feeds, dois tempos, duas vidas.
Um passado que ainda vive, um presente que se renova.
Um para o mundo, outro para a saudade.
Um Instagram que virou máquina do tempo, e agora, pela primeira vez, o medo.
Do que perder, do que apagar.
Do que já foi, do que poderia ser.
Um medo que é também uma esperança.
A esperança de que, mesmo se for tarde,
Ainda haverá tempo de lembrar.
De lembrar do que foi,
Do que poderia ser,
Do que ainda é.
Mesmo que seja apenas na memória.
Mesmo que seja apenas na saudade.
Mesmo que seja apenas no Instagram.
Tudo está tão perto, tão fácil de mudar, mas ela está tão longe, tão difícil de acessar.
Apesar das nossas fotos arquivadas, a saudade segue apressada, e o amor tão forte de algo que perdemos e das infinitas possibilidades de um futuro que não existiu.
Choro por tudo que não tivemos.
Sorrio por tudo que realizamos.
E, no meio disso tudo, tento viver o presente,
Aproveitando cada momento,
Cada sorriso,
Cada lágrima.
Porque, no final,
O que importa é o que vivemos,
Não o que poderia ter sido.
E, mesmo que o passado esteja tão longe,
Ele sempre estará conosco,
Na memória,
Na saudade,
E, quem sabe,
No Instagram.
Mantra do dia: "Sou como a palmeira,balança forte,mas não cai. Resiste a tempos sombrios e adversidades, e continua a resplandecer." Tens uma fortaleza inigualável . Deus jamais deixará você cair gata.
tempos difíceis
me espere da próxima vez o trem ja vai partir, essa não é a primeira vez que você tenta fugir.
me de mais uma chance de tentar te fazer feliz, sei que ja tive muitas mas todas em vão.
você não é nenhuma imperatriz, mas quando te vejo me arrepio de ponta a ponta e, logo vem o trovão. se eu pudesse ao menos tentar de novo, prometeria te dedicar cada milésimo do meu tempo, prometo ser um homem novo, será que ainda dá tempo? eu era apenas um jovem triste plebeu, mas quando te vi pela primeira vez tudo se esclareceu e, percebi que era você que eu sempre esperei, que era você, quem eu mais desejei.
fiquei horas na chuva te observando cabisbaixa. esperando por algo ou alguém que nunca chegava.
mas pensei que nunca daria chance a um cara de classe baixa.
logo você que ainda todo arrumada, luvas e salto alto, nem iria ligar para um plebeu que de você gostava.
então por favor me dê um minuto antes do seu trem partir, para eu poder te falar e agradecer por existir.
e se um dia cogitar em voltar, pode ter certeza que eu vou estar lá.
até porque você é a dama que me fez sentir, feliz novamente.
Você irá receber uma grande bênção que vai transformar a sua vida em tempos de luz e vitórias. Nos próximos dias Deus vai renovar as suas oportunidades de corrigir com facilidade muitas coisas na sua própria vida e ser mais feliz todos os dias. Escuta e faz o que Ele vai falar no seu coração (Nelson Locatelli, escritor)
Tudo é possível; não se deixe limitar pela obsoleta crença do 'não é possível'. Em tempos de pessoas criativas e ousadas, essa mentalidade está fora de moda.
Tempos dos salvas-e-pegas,
dos tiriricos,
das belingeranças na rua de baixo.
Das duas mil estórias
por debaixo do pé de oliveira.
E dos medos
das almas escondidas
nos escuros
das beiradas.
Saudades duma infância
ubicada a vinte mil léguas
daqui, no meu passado
de moleque triste.
Certas coisas que existem dentro das pessoas só vêm à tona tempos depois, e eu tento encontrar a raiz dessas coisas.
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola
