Tempos de Escola

Cerca de 8699 frases e pensamentos: Tempos de Escola

Prosa Patética

Nunca fui de ter inveja, mas de uns tempos pra cá tenho tido... As mãos dadas dos amantes tem me tirado o sono... Ontem, desejei com toda força ser a moça do supermercado. Aquela que fala do namorado com tanta ternura. Mesmo das brigas ando tendo inveja. Meu vizinho gritando com a mulher, na casa cheia de crianças... Sempre querendo, querendo... Me disseram que solidão é sina e é pra sempre. Confesso que gosto do espaço que é ser sozinho. Essa extensão, largura, páramo, planura, planície, região. No entanto, a soma das horas acorda sempre a lembrança... Do hálito quente do outro. A voz, o viço... Hoje andei como louca, quis gritar com a solidão... Expulsar de mim essa Nossa senhora ciumenta. Madona sedenta de versos. Mas tive medo. Medo de que ao sair levasse a imensidão onde me deito... Ausência de espelhos que dissolve a falta, a fraqueza, a preguiça. E me faz vento, pedra, desembocadura, abotoadura e silêncio. Tive medo de perder o estado de verso e vácuo... Onde tudo é grave e único. E me mantive quieta e muda. E mais do que nunca tive inveja. Invejei quem tem vida reta, quem não é poeta... Nem pensa essas coisas. Quem simplesmente ama e é amado. E lê jornal domingo. Come pudim de leite e doce de abóbora... A mulher que engravida porque gosta de criança... Pra mim tudo encerra a gravidade prolixa das palavras: Madrugada, mãe, ônibus, olhos, desabrocham em camadas de sentido... E ressoam como gongos ou sinos de igreja em meus ouvidos. Escorro entre palavras, como quem navega um barco sem remo. Um fluxo de líquidos. Um côncavo silêncio. Clarice diz, que sua função é cuidar do mundo. E eu, que não sou Clarice nem nada, fui mal forjada... Não tenho bons modos nem berço. Que escrevo num tempo onde tudo já foi falado, cantado, escrito. O que o silêncio pode me dizer que já não tenha sido dito? Eu, cuja única função é lavar palavra suja... Nesse fim de século sem certeza? Eu quero que a solidão me esqueça.

Há tempos já se discute a ideia de que nosso eu consciente é apenas parte de nossa totalidade. Qualquer pessoa com um pouco de auto-observação já percebeu forças distintas dentro de si, sentimentos contraditórios e partes de luz e sombras compondo a personalidade. E quem se preocupou em tentar compreender melhor esses habitantes internos é provável que já não culpe tanto os outros e o mundo externo por suas desventuras. É simples assim. Quem não reconhece sua própria dualidade interna e sua atuação inconsciente seguramente culpa o outro, prejudica o outro e principalmente, inveja o outro.

No entanto, quem vai percebendo não só a dualidade, mas a multi-realidade interna, percebe a atuação desses Eus invisíveis e vai assim, através da conscientização, retirando as projeções, modificando sua realidade e evoluindo seu caráter.

Eu que por tempos fui calmaria, me afoguei em tempestade. Desencanto e hostilidade, fiz de incansáveis mágoas meu refúgio. Fui fiel, avassalador, virei destruição, busquei meu lado negro, te esqueci. Não sei quem mais amou nesse drama, quero não pensar e faço disso exercício.

Nunca se houve tantos homofóbicos, racistas, intolerantes religiosos, como nos últimos tempos. O preconceito sempre ouve, a discriminação por crenças e raças idem. Mas o Brasil sempre foi o coração do evangelho, sempre foi a pátria dos órfãos, sempre foi o colo materno de tantas culturas. Sempre vivemos em paz em nossas diferenças, havia respeito uns com os outros. Mas infelizmente estamos vendo cada dia mais a intolerância, o preconceito, a pregação do ódio e violência, em nome de uma suposta fé cega em Deus. Eu temo pela paz e pela liberdade de crenças tão outrora respeitada, temo pela paz de nossas famílias que antes se respeitavam e se amavam independente de ideologias religiosas. E me pego a pensar, onde foi que Deus pregou isso? Onde foi que Deus disse que só agregaria a um grupo X e a outro repudiaria? Muito pelo contrário, o que Deus nos ensinou foram as leis do Amor. Mas essas leis infelizmente estão sendo moldadas e interpretadas conforme interesses hipócritas. Devemos tomar cuidado, porque o ódio, a violência são pestes negras e elas podem contagiar o coração das pessoas.

Como lidar com uma era que manchou tudo que noutros tempos era sagrado?

Deixe o passado para trás e olhe para o futuro, novos tempos trazem novas oportunidades.

O tempo passa crescemos, amadurecemos e lembramos de tempos bons e ruins, das risadas e ate de choros de felicidade, não podemos esquecer nunca de quem nós somos e das pessoas que completam nossa vida, temos paixões, amores, e aventuras que nunca vamos esquecer, porque no final de tudo isso vamos ter memórias que duram para sempre.

Tempos idos

Não enterres, coveiro, o meu Passado,
Tem pena dessas cinzas que ficaram;
Eu vivo dessas crenças que passaram,
e quero sempre tê-las ao meu lado!

Não, não quero o meu sonho sepultado
No cemitério da Desilusão,
Que não se enterra assim sem compaixão
Os escombros benditos de um Passado!

Ai! Não me arranques d’alma este conforto!
- Quero abraçar o meu passado morto,
- Dizer adeus aos sonhos meus perdidos!

Deixa ao menos que eu suba à Eternidade
Velado pelo círio da Saudade,
Ao dobre funeral dos tempos idos!

Se lamentar pelo que passou? Ah! Perda de tempo. Segue a tua vida que ele já está em outra há tempos, meu bem.

Hoje me bateu uma SAUDADE dos velhor tempos... Quando eu acreditava que TUDO ERA PRA SEMPRE, sem saber que o pra sempre SEMPRE acaba...

Viver outros tempos, momentos, outras vidas.
O poder do livro traz a razão.

O amor é o maior ilusionista de todos tempos

⁠Vida viva!
Vivida e sentida nos momentos quentes e frios,
Nos tempos dos risos e dos calafrios!
Vida vivida na virada dos movimentos do Rio!
Vida que vive dentro do nosso coração e na pura emoção das ações de amor!
Vida que segue nas asas do rei gavião!
Sem desamor e sem rancor!
Apenas,
Vida que vive aqui dentro das minhas internas paixões!

Em tempos sombrios, o café é a salvação.⁠

Em tempos de pandemia.

Tudo está tão diferente,
Muita rotina,
Alterando a vida da gente.
Conversas rápidas no portão,

Usando máscaras
Olhares sinceros
Sem aperto de mão.

A regra é isolamento
Se não quer adoecer
Seja obediente.

Nada podemos fazer
além de crer em Deus
Esperar, confiar e orar.
Isso também vai passar…

Um dos mistérios dos tempos é a razão pela qual a esquerda política, durante séculos, dedicou tanta atenção ao bem-estar dos criminosos e prestou tão pouca atenção às suas vítimas.

Thomas Sowell
On Many Political Lessons That Need to Be Learned. National Review, 1 nov. 2016.

⁠"Em tempos de isolamento acabamos descobrindo que há muitas pessoas que não nos fazem nenhuma falta".

Antigo Jardim

Num mundo distante
há tempos esquecido
um velho baú trancado:
Sonhos e segredos perdidos...

No antigo jardim solitário
O rio guarda a lágrima errante
que se perde, que se encontra
Quando menos se espera: o instante.

Face à sombra que bem se mostra
Quem dera antes fosse luz exposta.
Publica-se a alma. Declara-se o sonho.
Sentimento esmaecido
revela-se doente e ferido,

Abraça por hora teu anjo
que em seu coração a chave lhe entrega
E ao deleite de um fino arranjo
em sussurros a névoa dispersa.
Voe para além da montanha...
Desperta! Recupera o tempo ofendido,
Renove a face de tua esperança
E acredite: ela é maior e vai além,
Além de um mundo distante...

"Se os sonhos não pudessem criar novos tempos, se a esperança não iluminasse cada amanhecer, se a cada novo dia não pudéssemos escrever uma nova história, a vida seria repleta de certezas. Mas, a vida é cheia de incertezas, e é isso que nos estimula a sonhar e a depositar nossas esperanças no amanhã, sabendo que, o hoje é uma fonte inesgotável de possibilidades de ser feliz.
Um dia após o outro,
Um passo de cada vez,
E a gente vai indo...
Se perdendo,
Se encontrando,
Se reinventando...
E nos dias nublados,
Uma certeza.
O sol sempre volta a brilhar."

Será que realmente não passa de mais um dia cujo real valor foi esquecido há tempos?

Muita gente nem lembra muito do motivo dessa data, esquece seu verdadeiro valor para os verdadeiros religiosos. Não para aqueles que dizem: "Eu amo Deus", mas para quem realmente tem Deus como algo significativo.

As crianças nascem e vem sendo criados com o Natal sendo um dia onde se ganha presentes e se reúnem aqueles parentes que você jamais vê na vida, apenas nesse dia, se repetindo todos ano.

Ando pela rua e vejo 'papais noéis' de diferente estilos, cada um com um texto hipócrita decorado e dizendo para todas as crianças apenas para retornarem: "eu quero uma bicicleta!", "eu quero um videogame!", etc. Elas não tem a mínima noção do que é o natal e porque ele é "comemorado". São cada vez mais escravos do "se sentir completo com produtos”.

As datas comemorativas, todas elas, deixaram de ter um valor real dentro de cada um de nós e passou a ser significado apenas do capitalismo que nos cerca. Lojas dizendo, "compre na XXXX, faça seu natal mais feliz". Vejo isso em todos os lugares.

Você passa por aí e todos lhe dizem com um sorriso puxado, "feliz natal, tudo de bom". Já parou para pensar que você diz isso tão automático que nem sabe ao mesmo o que esta dizendo? você realmente se importa com esta pessoa? seu porteiro, seu vizinho, seu amigo, seu colega. Porque para se desejar "tudo de bom" para alguém precisa estar no natal ou em seu aniversário ou alguma outra data deste estilo?

Eu que nem mesmo tenho nenhum vínculo com religião alguma, sinto nessa data um ar de rejeição muito grande, mas como simples capitalista gosto dela até, afinal quem não gosta de ganhar presentes?

Para mim natal deveria ser passado simplesmente como um dia comum, onde apenas os religiosos se manifestassem e comemoração seu verdadeiro valor - o nascimento de Jesus Cristo. Não deveria haver trocas de presentes e nenhum tipo de falsidade educacional que se cultiva hoje em dia. Nós deveríamos escolher passar ao lado das pessoas que mais gostamos e não ficar trancados em reuniões familiares onde às vezes nem mesmo existem assuntos em comum.

Mas no mais, mantendo a educação, um Feliz Natal para todos e tudo de bom! =)