Tag poeta

7451 - 7475 do total de 9916 com a tag poeta

⁠Em seu apogeu 
Uivas como um lobo
No primeiro alarde
Ages como um covarde.  
Pensas que és forte,
digo que tens é sorte.
E no momento exato verás
que fostes um fraco
Terás tudo que possuis
enrolados dentro de um saco.
Mude enquanto a tempo cara
A vida passa ela não para.

Inserida por UltimaPalavra

⁠Um grande homem se eleva acima das coisas.
Lição da Vida, nunca subestimem a inteligência e as capacidades de um homem puro e bom. BURROS, TRISTES E FALHADOS 
Algumas lendas trilham o caminho dos Heróis, Poetas e Reis.
E quando jogavam Xadrez os dois, O rei dizia como vês, um Rei deve ver sempre os aspetos positivos de qualquer situação e vencer. O amor me fortalece e o ódio me torna imparável.
A História de uma Lenda.
Nascido para conquistar.
Vai, faz derramar o valente sangue humano de poetas e guerreiros.
A fornalha será reconstruída, um século de ouro e lendaria
Então a morte perde, um novo rei guerreiro renasce e vence e se torna unico em todo o mundo.

Inserida por richard_felix

⁠EMOTIVO CORAÇÃO

Aqui onde me vem está prosa
De um ritmo tão sentimental
Sem que simule ser maquinal
E sim, um verso cheio de rosa
Cheio duma paixão, carinhosa
De paixões de amor, especial
Tão notável, e que nuca igual
Um soneto de trova charmosa

Aqui onde me bate este canto
De encanto, amoroso, tanto
Na tão diversa, rara sensação
Chego a desejar com anseio
Que cá trago emoção do ceio
Onde bate o emotivo coração

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
25 de maio, 2022, 14’36” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠"Do que são feitos os sonhos? 
Perguntou o pensador.
Atento, o poeta lhe respondeu:
da matéria prima dos desejos contidos,
dos sorrisos aparados,
dos beijos não dados,
enfim,
de todas as coisas que guardamos no bolso da alma,
próximo do pulsar do coração."

Inserida por wandermedeiros

⁠O que mais inspira um poeta é a dor, seguida pelo amor.

Inserida por PauloLucasAS

⁠No calor da noite, não à nada mais poderoso do que desfrutar-mos da nossa própria companhia e desfrutar o nosso amor próprio e se tens o poder da positividade de fazer essa Pessoa feliz, faz e espalha o amor e alegria.
O amor e a aventura é como vinho e o vinho é como o amor e a aventura.
Nasce radiante, colorido, adocicado os teus lábios doces e o teu sorriso contagiante meu anjo sem asas.
Feito vinho doce adamado nos deixa apaixonados e amados pelo nosso amor próprio. Feito vinho botado vai-te tornar minha rainha e minha deusa grega.
E todo o meu desejo fica cheio de loucuras e imaginações ardentes e apaixonantes.
Onde fico à espera, até da tua nova chegada pelos mares e pelos céus de Lisboa e de Veneza.

Inserida por richard_felix

⁠SONETO SENTIDO

Eu te poeto, todavia, porque és, ainda
O bem querer, a saudade, a poética face
A ternura, a doçura, o desejo que nasce
Um ardor na sensação que nunca finda
Eu te poeto a paixão, que é bem vinda
Num canto, no doce verso, no repasse
De amor, te daria o sonho que sonhasse

Em um soneto com aquela emoção linda
Te daria, mas, ah o “mas”, ó meu Deus!
Pouco tenho, os mandos não são meus
E, cá nos versos uma inspiração sentida
Sem encanto, magia, prosa sem beleza
Vertidas na poesia em tons de tristeza
Tal qual, em um bilhete da despedida!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
26 de maio, 2022, 16’17” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Corriqueiro é o quotidiano ao qual as pessoas detém a faculdade de eleger a usança de nossos costumes. Usualidades essas que podem te tornar rapidamente um insólito. Naquele instante ínfimo em que você, por um mal estar de ser, na ambiguidade do seu estado de espírito, se dá a virtude de não responder algum aficionado em tempo hábil.
Martírio daqueles que se concebem análagos e ortodoxos diante dos seus. 
Eu, estouvado como sou, não posso me dar a virtude de me adequar a qualquer sistema comportamental idiossincrático.
De toda forma, normalizo a mim mesmo, sim, com a angústia e a prepotência de um desajeitado; de um mal estar, no jeito de ser. 
Trago comigo, meu alforge metafísico, abastecido de tudo aquilo que deixei de ser, sem metafísica. Aqueles que se incomodam, eu protesto com razão, não me queira um produto de uma taxidermia social, pois reservo a mim o epíteto de atordoado, complexo, dúbio, confuso e irresoluto. Atipicamente entendido ou classificado, normal.

Inserida por MarcosMazzola

⁠ARREBATAMENTO

Paixão como tu não há nenhuma
Pois entre tudo és não só apenas
O cheiro, o olhar, o toque, as lenas
É consumir-me na sede, em suma!
O que me ampara na doce bruma
Do lirismo e recordações amenas
O sussurro de sensações serenas
Onde há o zelo leve como pluma

O cuidado sem igual, sentimental
Que tem sentido e é tão especial
Em vez dum desacordo sofredor!
E que te sirva os versos de alusão
Ao afeto, ao carinho, a está paixão
Minha por ti, e tão cheia de amor!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27 de maio, 2022, 16’14” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

SENHOR

Todo poeta quer ser dono duma poesia
de amor, que seja sua de forma intensa
sua em toda a sorte, sem ter a dispensa
sua inteiramente, e tão sua na parceria
Que qualquer inspiração lhe pertença
redigindo versos de sedução, de magia
matizando as rimas com gentil quantia
e, assim, ter a encantada recompensa

Todo senhor quer essa poesia tão sua
onde cada poema solevante e evolua
em um sentido ato, que seja, entono
E, enquanto não se tem a essa prece
dum desejo do poeta que se esquece
que nem de seu coração é seu dono!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
28 de maio, 2022, 06’15” – Araguari, MG
paráfrase Giuseppe Ghiaroni

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Tentam calar meu povo, dizendo que nada faz, não querem pretos em Universidades públicas, muito menos Federais, mas o negro segue lutando e os espaços ocupando porque sempre foi capaz

Inserida por AtanaelBarros

⁠Espelho quebrado 

Sou um poeta
perdido, partido
em pedaços diversos,
disperso em mil
sentimentos e tintas
que a caneta pinta
indistinta, a molhar
febril o pensamento!

Sento, a olhar
para todos os cacos
que aqui acomodo
e que me compõem,
que mal se dispõem
tais, fracos e opacos,
com espanto e desencanto
tal, os seus tantos reflexos
espectrais e complexos!

E quanto mais
me descobrir tento,
me perguntando:
Alguém sou, quem?
Que sem tormento
no momento pensei,
a sentir se pondo,
mais me respondo
me expondo, supondo
e suspirando: ― Não sei…

Inserida por LJordao

⁠ESPELHO

Estive vendo a minha própria figura
Desenhada no espelho, com certeza
Envelheci, com inquieta tal destreza
Que nem reparei, ah! afanosa leitura:
De um olhar nublado e sem a inteireza
A imagem franzida de exausta doçura
Semblante encanecido, sem aventura
E aquele sorriso sem a juvenil clareza

Tudo numa velocidade, sem perceber
O tempo, se foi, vai correndo, por ser
O dono da fase, e o dono do destino
Ah! Fado sem a piedade e a bondade
Ó anseio de crescer, louca insanidade
Do querer furibundo de um menino...

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
31 de maio, 2022, 20’05” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

Todo mundo achando que eu não mudei e eu tão desigual.

Inserida por EllaRete

⁠Existe um sentimento comigo
Que não sei como sentir
Talvez como Fernando Pessoa
Se o pudesse medir
Sonhos de manhã ao acordar
Lágrimas de dor na almofada
Conjugação do verbo amar
Pretérito imperfeito de uma vida mal interpretada
Mas medir o que não existe
Torna difícil a tarefa
De um fingidor que persiste
Em usar o fingimento do poeta
Finge que não existe e mantém fechado
Cada letra escrita em vão
De um poema bem guardado
No cantinho do seu coração.

Inserida por FB_mm

⁠O SONETO

O soneto, o monarca da poética
Expõe toda a sensação ao artista
De encanto, prazer, de conquista
E, o sentido duma toada dialética
Na rima, aquela aguerrida cinética
Que sabe discursar, tão publicista
Deixando um enternecer na vista
Com parte duma emoção eclética

Desliza na inspiração, com atitude
Ele, o autor do canto com virtude
Dadivoso: em quarteto e terceto
Nos dá a elegância da doce poesia
Colhe o formoso verso com magia
Ó pura pequena canção, o soneto!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
05 de maio, 2022, 15’17” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠AQUI ONDE ME BATE...

Aqui onde me bate essa alegria
Própria da graça na comunhão
Suspirando o amoroso coração
Sem paga, folga, de ornada via
Bate como a poética na poesia
O ter a sinfonia, aquela paixão
O amor, o desejo, a terna razão
Aqui onde me bate essa alegria!

E, bate o olhar num doce encanto
De ser mais e mais, tanto e tanto
Em um emaranhado de sensação
Onde tudo é mais no pensamento
Que me soa no alegre sentimento
Aqui onde me bate a real emoção.

© Luciano S - poeta do cerrado
Junho de 2022, 14’20” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠DESMEDIDA

Quem diz que da saudade é indiferente
Mente, ou simplesmente é um fingidor
Pois, não se mede a quantidade de dor
A quem duma privação, privação sente
Quem suspira, aquele suspiro de amor
Se de uma falta a sede não é suficiente
É porque do vazio, é vazio inteiramente
Sem valor. Ou, apenas, de pouco ardor

Não há um sentimento pela metade
Nem cinquenta por cento de saudade
Se tem ou não tem... - é desmedida!
E quando a nostalgia chora profundo
Deixando o pensamento moribundo
Em vão, tudo é sem sentido, sem vida!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
08 junho, 2022, 14’20” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠PROSA DE AMOR

O amor é uma linda inspiração torrente
Poético, doce quimera, sedução inteira
Que um dia se encontra tão de repente
No vínculo, no olhar, na afeição fagueira
Para uns ele é de maneira surpreendente
Brando, de agrado, uma paixão primeira
Outros, porém, de sua vida lhe é ausente
Cativo duma solidão. Nem eira nem beira

E o tempo andeja, seja. E acaso, quando
O toque, o cheiro, assim, tão enamorado
Basta, então, sensações vai provocando
Ah! o amor, emoção na vereda percorrida
Aquele sentido, um sentimento ao lado...
É sempre a suave poesia em nossa vida!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
09 junho de 2022, 17’17” - Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Desprezo
O desprezo no meu entender, é a arma dos perversos, dos desalmados, dos cínicos e dos covardes, pois não podendo mudar uma situação em que não concorda, ao invés de discutir a questão, simplesmente despreza o oponente como se o mesmo não tivesse nenhum valor, tenho pena desses tais, pois quase sempre são os mesmos que não suportando a perda, voltam pedindo perdão, e não querem ser deixados para trás.
Os humildes de coração, resolvem uma questão antes que o sol se ponha sobre sua cabeça, pois os desprezados sofrem por não poderem se defender, mas os desprezadores correm o risco de não terem tempo de se retratarem ainda nesta vida, e sendo assim nunca se retratarão pois a vida termina e mortos estão.
Já me pagaram com mal muito bem que fiz nesta vida, mas nunca desprezei esses tais, sempre procurei dar uma oportunidade de resolver o problema, pois a vida é pra ser vivida em sua plenitude e se seu coração está amargurado e você anda desprezando alguém por isso, digo, que nada há encoberto que no seu tempo não venha a ser descoberto.
Se retrate enquanto ainda há tempo, pois enquanto a vida a esperança de dias melhores, não deixe para amanhã um pedido de perdão, pois pode estar fazendo sofrer um irmão que um dia pode ser o único a segurar a sua mão.
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠O poeta/escritor
O poeta/escritor, é o indivíduo que sente na lama o aroma de uma flor.
O poeta/escritor, não consegue guardar seus sentimentos mas transmite disfarçadamente em forma de poesia o seu labor.
É o indivíduo que transfere para o papel a sua simples ou imensa dor.
Esse cara consegue tirar de suas experiências o amor em forma de louvor.
O poeta/escritor consegue ver no mais profundo do seu ser um lampejo de amor que você teima em esconder.
Ninguém foge de um poeta/escritor, pois ele vê onde ninguém vê, mesmo na maior escuridão do seu ser.
As janelas da alma ficam sempre abertas para um poeta/escritor, pois mesmo escondido ele vê tudo em forma de amor.
Um poeta/escritor canta um conto ou conta um canto, mas transforma tristeza em alegria… em encanto.
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Já fui feliz um dia
Quando fui o mais importante dos homens naquela fábrica, e tantos a desejaram, e só eu levei o troféu, fui encontrado pelo amor e pensei que estava no céu.
Quando você disse pra mim que eu seria pai pela primeira vez, um herdeiro você me deu, e meu príncipe nasceu e confirmou que realmente conquistei um espaço na terra para lutar pelo que é meu.
Quando você disse pra mim pela segunda vez, que eu seria um rei, pois uma princesa de ti pra mim nasceu, que alegria tremenda foi ser confirmado o presente que Deus me deu.
Quando depois de muita luta, compramos nossa primeira casa, com o nosso suor essa luta chegou ao fim, sim fui feliz pois Deus deu vocês pra mim.
Quando na segunda fase dessa vida pensando que estava sozinho, meus frutos sorriram pra mim, aqui estamos papai para você voltar a sorrir.
E aventuras vivemos, comemos por aí, viajamos por todo lado procurando nos divertir, fomos desprezados sim, mas conhecemos pessoas que nos ajudaram no nosso caminho seguir.
Sim, eu fui feliz um dia, e outro e outro, jamais deixei de ser feliz, mesmo quando o dinheiro faltou, vocês estavam comigo para dessa vida, conseguimos encontrar a felicidade no pouco que nos restou.
Hoje nesta terceira fase, minhas crianças me fazem sorrir, pois de vocês mais três frutos dos meus frutos deixaram aqui, espero vê-los crescidos e novos frutos me presentear, sim eu sou feliz, pois Deus sorriu pra mim.
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Se você me amasse um tantinho assim!!
Se você me amasse um tantinho assim, só em ouvir te amo já estaria feliz, pediria pra repetir para lembrar quando quisesse, te faria minha rainha e seu súdito eu seria, nada me importaria, você ao meu lado é tudo o que eu mais queria, se assim fosse, a vida pra mim sorriria, nunca mais de amor sofreria.
Hà se você me amasse, ao menos um tantinho assim, o suficiente pra me agradar, pois não preciso de muito, com esse amor posso ao menos te abraçar, e assim fazendo, nosso amor vou cultivar e em cem por cento esse pouco amor vou transformar, e com tanto amor você vai regozijar, e feliz será.
Se você me amasse um tantinho assim, com certeza esse amor transbordaria em mim como se fosse um tesouro dos anjos e serafins, em uma arca colocaria você que seria o maior dos tesouros que Deus daria pra mim, e mantinha o seu brilho, para meu coração pra ti sempre sorrir.
Se você me amasse um tantinho assim, saberia que respirar o mesmo ar que você nesse imensidão de mundo já me faz feliz, imagina colher esse ar com a minha boca através da sua, em uma só respiração, nos tornando um nessa mesma imensidão.
Hà se você me amasse um tantinho assim!
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Criança ser.
Quando corríamos feito loucos, quando os sonhos corriam soltos, quando a realidade era uma utopia, quando todas as invenções aconteciam, quando ser criança era somente criança ser.
Que tempos bons, quando sentávamos em roda de colegas só para ouvir um mais velho contar histórias que nos faziam viajar, quando entrávamos em seus caminhos e encontrávamos o que só nos sonhos poderíamos ter por lá.
Quão maravilhoso era o tempo de criança, nos meus tempos, não havia preocupação, pois mesmo sem conhecer, uma criança faz a vontade do Criador, não esperar nada do amanhã, pois o amanhã seu mal se fará mas ele bem educado preparado estará.
Na essência, sempre; ontem, hoje e amanhã, toda criança tem o direito de não se preocupar, só brincadeiras e uma mãe e um pai para sustentar e o educar. O futuro de uma criança, não está no fato de criança ser, mas de quem o leva para o caminho do bem conhecer.
Criança, o futuro do mundo, alvo do inimigo do Criador, pois se alguém destruir uma criança, privando-a de criança ser, que futuro terá essa nação, se destruir o maior bem que o criador nos deixou conhecer.
Pais e mães dos tesouros de Deus, que permitiu que fossemos seus tutores, dando-nos poder de decisão por eles, sem tolher-lhes o seu maior poder, o de criança ser.
Quando uma criança nos deixa ainda sem ser, no ventre ou nas guerras, ou nos leitos de dor, partem sem ao mal pertencer, saiba que Deus os levou para ele mesmo criar e sempre com eles viver.
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Na vida me formei
Em nada sou formado a nível superior, não tenho faculdade mas na lida sou doutor, não tenho doutorado pois na vida me formei, trabalhando de sol a sol aprendendo diretamente no campo, tendo Deus como professor e assim ele me formou.
Sou um vaso na mão do oleiro, que não se enche jamais, aprendo um pouco aqui, um pouco ali e sempre quero saber mais, leio de tudo e retenho o que é bom, nada é ruim no total, se filtrarmos com carinho, sempre tem algo de bom para nos ensinar o caminho.
Ninguém é dono da verdade, cada um tem a sua, se ouvirmos cada parte, verá que tem seu fundamento, e com certeza terá utilidade o que aquele quer falar, talvez não saiba se expressar, mas estudando e pesquisando encontramos outros que pensam igual e verás que a suposta verdade nem sempre verdade será.
A palavra de Deus é contundente, mexe com toda gente sacudindo toda mente, mas entre as linhas fala mais que as letras, observe o espaço vazio e verás que mais sabe aquele que sabe como ler, mesmo sem ter um professor para nos induzir a aprender.
Então resumindo, não é um certificado ou um diploma que nos faz sábio ser, mas aquele que ouve e aprende a aprender, o diploma é muito importante para ter um caminho a seguir, mas não significa que esse caminho é o mesmo caminho que tu vais concluir.
Não quero com esse poema induzir a não estudar, queria eu ter tido essa oportunidade, incentivo sim que se estude bastante e se forme no que desejar, só não esqueça que a vida aliada a didática, pode um caráter ainda melhor formar.
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG