Tag poeta
Amor ou Paixão
Homens e mulheres ao se conhecerem não partam logo para uma união, namorem bastante tempo antes de tomar essa decisão, muitas vezes a pessoa só demonstra quem é depois de uns tempos de convívio, se sua escolha foi correta, tudo só vai melhorar com o tempo, mas se você escolheu só pela emoção, as máscaras vão cair e vai causar muita decepção e tristezas em seu coração.
Sou a favor de um casamento para sempre, separação é a pior coisa que um ser humano pode viver, então não deixe a paixão decidir por você, paixão passa com o tempo, amor dura eternamente, e amor só vem com o convívio nos tornando um para o outro, boa gente.
Se um remar para um lado e o outro remar para o outro lado, vão ficar rodando sem sair do lugar. Se um tentar impedir o sonho do outro, um vai ser feliz e o outro vai se frustrar, casal tem de pensar e agir juntos em uma mesma sintonia, não pare sua vida por causa do outro, mas tentem viver uma mesma história em harmonia.
Amor ou paixão, pensem primeiro na união, como pode água e óleo viverem juntos se não podem se tocar, não podem se misturar, e assim como podem “um” se tornar! E uma família para Deus formar! Se família começa da constituição de dois em um, formando no ventre um outro coração, e assim para Deus, iniciando uma nova geração.
JC Gomes
Guerra ou paz
Afinal qual motivo está por trás? O dinheiro, o poder ou somente a maldade que lhe satisfaz.
O homem está sem horizonte, não sabe mais o que fazer, só quer ocupar os montes para seu bel prazer, desde os tempos antigos tudo foi sempre assim, poder e ganância ninguém mais responde por si.
Depois da conquista, esquecem as dores causadas e sorriem como se a dor do derrotado fosse nada.
Não consigo entender essa louca razão, todos querem ser felizes, mas com guerra, não. Pois conquista pode ser através de uma simples competição, se perder leva o prêmio em questão, mas sem dor e sem aflição.
Em tempos de guerra, crianças não sonham mais, pois sobreviver é o que precisam sem olhar pra trás, fingem que está tudo bem, pois todos vão perder mesmo, e melhor é não se envolver nos sentimentos e nem na dor de ninguém, afinal será que juntos novamente estarão, ou só lembranças e horrores pelas suas cabeças passarão.
Não consigo entender a razão, pois em outras épocas e lugares, pedaços de terra foram comprados com dinheiro na mão e não com bombas e canhão, deixando perplexos o povo por causa de um pedaço de chão, já não tem lógica, gastar dinheiro com munição quando tem gente querendo para matar a fome, um pedaço de pão.
Não está fácil pensar em algo sobre essa situação, pois me pediram para fazer poesia da guerra em questão, mas como posso poetizar vendo tanta dor do irmão, sofrimento e tristeza é o que tenho em mão, não posso fazer poesia alegre, pois vendo o horror que uma guerra faz a toda uma nação.
Não sou ingênuo para pensar em uma solução sem que sangue escorra por todo o chão, mas penso que uma boa conversa de homens com sabedoria, diminuiria essa fadiga que causa a maioria que não tem como se defender, esperando o momento de morrer.
Afinal liderança deve estar na mão de quem tem coração, pois o que deve importar é a felicidade da nação, principalmente pensando na outra geração, pois precisam dar continuidade às boas coisas que os de boa fé pensaram para a nação, pois Deus deixou a terra para os que pensam no irmão, não só dos que passaram, ou dos que estão, mas principalmente dos que passarão.
Mas como farão isso se constroem bombas que somente uma causam uma grande destruição, e todas as vidas se vão, que estupidez, será que não pensam que nem eles ficarão para começar outra vez, depois de tanta ciência a sabedoria do homem só lhe trouxe insensatez, que Deus tenha misericórdia de nós, que somos o pó da terra, mas não amantes de guerra.
JC Gomes
Porque mãe?
Porque mãe? Muitas vezes dizemos que criar um filho é ser mãe, mas temos em mente que várias são as formas de ser mãe, quando sabemos que mãe de acordo com o desejo de Deus, é a que recebe em seu ventre uma semente de seu amor, que durante nove meses o prepara com ainda mais amor, pois agora são dois amores gestando um outro, mas…
Que me perdoem as mães que têm esse privilégio e não dá o devido valor, tem mães que deixam seus filhos contra a sua vontade, é compreensível, muitas vezes conduziu-o até a luz, mas não carregou em seus braços por motivos aleatórios a sua vontade, essa foi mãe de verdade.
Tem pai que cria seus filhos por ausência de uma mãe, por razões mil, às vezes por não conseguir impedir, por uma trágica situação, mas tem os que assim o fazem por não pensarem nas consequências de uma separação, somente homens são, pães talvez, mas somente pai serão de sua atual geração, mesmo criando com afinco e dedicação, não fazem mais que sua obrigação.
Existem mães que nunca deveriam ser, pois foram escolhidas e decepcionaram Deus em sua missão, receberam do Criador tão grande louvor e disseram não! Tiveram a chance de criar um novo ser que pra Deus tinha muito valor, mas não foi capaz de manter isso em sua mão, às vezes até causando muita dor.
Tem mães que por consequências desagradáveis e até trágicas, ou violentas, tiveram de se conter, mas ao sentirem esse ser crescendo em seu ventre, amaram mesmo não sabendo de onde vem a semente, só importando que fará desse intruso um milagre para muita gente.
Tem mães que escolhem ser Mãe, amam a toda criança que em seus braços lhes põem, dedicam suas vidas para criar esse ser, que nem dela nasceu, mas através do amor, a ela vai pertencer e vai crescer e homem ou mulher de caráter vai ser.
Tem muitas formas de ser mãe, mas somente uma tem valor para o Criador, aquela que cuida do ser que Deus lhe confiou.
JC Gomes
Adolescente, quem sou?
Adolescência, fase confusa da vida da gente, tem dias que simplesmente estamos contentes, tem outros que tudo parece diferente, época da vida em que ninguém confia na gente, nos chamam de aborrescentes, mas não se colocam em nosso lugar para saber o que a gente sente.
Deixamos de ser crianças, mas não sabemos o que vem pela frente, adultos ainda não somos para decidir o nosso caminho, pois nem somos crianças para da mãe soltarmos a mão, mas não podemos decidir nada e nem tomar nenhuma decisão.
Sonhamos que tudo é possível, mas não mensuramos os perigos desta vida, como se fôssemos viver para sempre, arriscamos demais sem olhar para trás, não tememos o perigo pois somos adolescentes, e como sabem ninguém confia na gente.
Não planejamos ainda o nosso futuro, pois o que importa é o aqui e agora, pois logo tudo vai passar e se não aproveitarmos esse momento, pode ser que nunca o vivamos a frente, afinal em poucos anos toda essa história vai ficar somente na memória.
Que período louco vivemos nesta fase, sendo somente adolescente desde que não nos casem, pois somente ilusão é o que queremos manter em nossa mão, não pensamos em nada, justamente para não deixar a ilusão escapar, pois a realidade está logo ali a nos esperar.
Só não podemos cometer erros que a nossa vida vai ceifar, ou dias de dores que não podem em um ato cancelar, sendo assim devemos ouvir nossos pais para a vida longa prometida por Deus abraçar, e desfrutar de uma juventude com futuro e lembranças da adolescência cultivar e para o futuro prometido na palavra regozijar.
JC Gomes
O poeta da terra vive num emaranhado de emoções, o menino do Mucuri exala na epiderme o néctar da liberdade.
AMANHECE A VIDA NO CERRADO
O sol reluz no horizonte do cerrado infindo
Trazendo o amanhecer com a sua grandeza
Luz, encanto e o céu de matizes colorindo
Tudo convertido em fascínio e em beleza
Enchendo de vida, e de suspiro a alvorada
O canto dos pássaros em seus burburinhos
Seduzem os ouvidos em uma doce batucada
Refulge o cerrado tonificando os cantinhos
Sob o céu, agigantado, aquele azul turquesa
Que com graça cobre o sertão de pura riqueza
Aclamando o alvor com solenidade e euforia
E, com a brisa matutina aquele afável frescor
Que soam nos galhos tortos com duro vigor...
Amanhece a vida no cerrado numa viva poesia!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
15/06/2022, 05’05” – Araguari, MG
Minhas palavras
inspiram-se em tuas entrelinhas e, como mágica, criam arranjos em forma de poesia entre as linhas
do papel.
VERSOS A MAIS...
Como é cruel uma poesia sem ser amada
E tão vazia e tão cheia de nada, rarefeita
Com as rimas de dores e tão desfigurada
Com sua prosa mal traçada e insatisfeita
É sempre trágica e sem nem um sorriso
E teus versos são iluminados por círios
Da desilusão, mentido estar no paraíso
Se nas entrelinhas truculentos martírios
Ah! tudo tão desgastante está história
Quando não tem no amor a sua glória
E aquela paixão não há nos reais ideais
Na prosa os versos de poética adunca
Que sem o amor e de um amor nunca
Sentiram sensação, são só versos a mais!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
Junho 20, 2022, 06’45” – Araguari, MG
Eu sou
trovador, cavaleiro
e na minha vanguarda
virei forasteiro
vesti minha farda
decidi meu roteiro
Coração devassado
evoquei pensamentos
sem meu pragmatismo
meus desdobramentos
e o meu empirismo
empoderamento
Menestrel, visceral
conservei o lirismo
nasci medieval
conservadorismo
minha credencial
sem pioneirismo
Eu sou
poeta, conteporão
criador, criação
e na minha vanguarda
vesti minha farda
com a minha versão
MELANCOLIA
E passa o tempo, cabelos embranquecidos
Diversas outras, e mais diversa sensação
São como desejos sem vida e carcomidos
Nuns suspiros do destino soltos pelo chão
O dia se faz segundo, e a rapidez pousada
Enrijando as quimeras dos pobres mortais
Nem mesmo a tal imaginação é iluminada
E capaz de parar as frustrações enfermais
E o tempo implacável baila sem paragens
Enquanto o caimento avança impiedoso
E a ilusão, então, deita sobre as miragens
Passou, vai passando: do amor a poesia
Triste amador que não foi ser amoroso
Pois, lhe restará devaneios e melancolia...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
23 setembro, 2021 – Araguari, MG
Venham trabalhar para mim, em duas semanas ficam famosos.
Meu Caro eu sou famoso à dez anos e sou Hall Of Fame e nem que vivas 5000 mil anos irás ver outro igual a mim.
AMOR DISTANTE
Na saudade, te cato nas noites morosas
Nas lembranças singulares de dias ledo
Manifestadas naquelas exclusivas rosas
Tão belas, eternizadas no nosso enredo
Tua ausência é pesar tirânico na poesia
Que trasborda e faz a inspiração suspirar
Não poder te abraçar, mais uma agonia
O preço de quem a te um dia pôde amar
Nestes versos em vão, dum amor distante
Que retalha a alma e na ilusão manifesta
Há sussurrar a todo o instante, lancinante
Sem existência a sensação vai se esvaindo
E nesta prosa somente estória, então, resta
Do amado amor que um dia nos foi lindo...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
24/09/2021, 11’58” – Araguari, MG
DEVANEIOS POÉTICOS
A poesia, por vezes, me parece tão alada
De sentimento astral, rimas borbulhantes
Tão tênue, livre. A sorte no versar colada
Num voo romântico, assim, dos amantes
Às vezes, tento ao comovente pôr um fim
Reviver as saudades que não voltam mais
Sofrer as sofrências, pranto, fazer motim
E desejar, então, ali ficar sentado no cais
Às vezes, quero ser sem ter uma vibração
Sentir sentimentos que nunca a eles ousei
Mas, de verdade, sempre caio na sensação
Do amor, de amar, sorrir e o que apaixona
Onde os cantos são todos galantes, eu sei:
- ornados com uma poética que emociona...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
24 setembro, 2021, 15’51” – Araguari, MG
AMOR AMODAÇADO
Te amo! se disser que não, é uma inverdade
E cada estória um verso, várias as memórias
Poetadas, cantadas, e tão prosas da saudade
As levo na sensação, são doces dedicatórias
O meu amor por ti foi mais que apaixonado
Pairou no agrado, e me fez muito contente
E se em algum lugar ele foi desencontrado
Foi o acaso, do causar que baralhou a gente
Meu sentimento por ti, um sentido e emoção
A direção de um coração poético e amoroso
E já sem morada naquela enamorada paixão
Então, por te amar demais, demais querer-te
Esse amor amordaçado tornou-se silencioso
E, se no fado advir, talvez, o porvir concerte!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
25 setembro, 2021, 05’50” – Araguari, MG
GUARDADO
Há um agrado contido e que me encanta
Um sentimento profundo tão apaixonado
Onde mora uma sensação tão boa e tanta
Da poética de um amor singular e amado
Por tua causa senti o sabor de ter prazer
Entreguei-me a teus beijos tão amorosos
A ternura de um abraço, dum doce viver
Me perdi na sedução de olhares zelosos
Diga-me quão mais devo haver na poesia
Do que ser um amador pleno no coração
Guardado na satisfação, com tanta valia
Pois, tenho reservado o cuidado todo seu
Dum toque suave, suplicante de tua mão
Na divisão da recordação do amor meu...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
25 setembro, 2021, 16’09” – Araguari, MG
TALVEZ
Se no agrado do fado não puder te sentir
E se na prosa não acontecer aquele laço
Aquela emoção afável não mais existir
No amor, no afeto, no calor do abraço
E se não estiver junto aquele doce olhar
Sentir o desejo das magias enamoradas
E dos tão ardentes beijos a nos acalorar
Então, seremos recordações imaculadas
E, que seja breve se não puder me levar
Que leve minha poética na tua sensação
Suspirada da minha emoção, pra lhe dar...
E, se assim não puder, que seja singular
E me leve na nostalgia de o teu coração
Cá te terei na saudade, que quis te amar!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
26 setembro, 2021, 12’47” – Araguari, MG
Uma boa metade da arte de viver é a resiliência!
Surgem coisas novas e tudo muda.
Eu sou insaciável e intenso e tenho grande apetite por coisas novas.
O CERRADO LÁ FORA
Quanto o manto da noite veste o cerrado
O silêncio invade a alma numa melodia
Num versar tão sensível e tão sossegado
Tal uma sensação de uma erudita poesia
As estrelas no céu, alvacentas e luzidias
Numa harmonia em seu encantado voo
Bailam pra lua em parceiras companhias
Celebrando a magia dum dia que acabou
Escura, sombria, duma vastidão gigante
Odorante, e de um singular inteiramente
Belo, significante, muito a todo instante
E nesta quietação mouca dorme a flora
Numa sedução, e fascínio tão inocente
Do embalar da noite no cerrado lá fora...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
26 setembro, 2021, 20’44” – Araguari, MG
BENEFÍCIO
Resta-me compactuar com o mando do fado
Aceitar o que fadou pra mim, e então, assim,
Pouco a pouco outra sensação, cá no cerrado
Pois, a história de retornar, a dor é de festim
E, quantas venturas, emoções, num perdido
Da Cidade Maravilhosa silêncios tristonhos
Aperta e chora o peito, de um tempo partido
Pois, em cada saudade há pedaços de sonhos
E o meu poetar vagueia no revés eleito, feito
Vai despregando cada um dos secos espinhos
Deixando o sentimento planeado de bom jeito
Eu rogo a Deus que me permita mais existir
Fui mais, e muito mais tenho nos caminhos
Se passou, passou. Na gratidão quero sorrir...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27/09/2021, 09’55’ – Araguari, MG
A MINHA SAUDADE
A minha saudade tem lembrança tua
Que já não tem a poética como antes
Tem a tristura no peito que não recua
E silêncios tão ruidosos e constantes
Não sei pra onde ir, nem aonde vou
Só sei que dói, corrói o meu coração
Minha emoção, tua sedução roubou
Carregou e me deixou na vã solidão
A minha saudade tem muita saudade
Tem insônia, loucura, é sentimental
A minha saudade ao sossego invade
Saudade, meu aperto, por ser amador
Em um tempo muito, duro e integral
É saudade minha, por ti, ó meu amor!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27/09/2021, 04’55’ – Araguari, MG
