Tag poesias
Entrelaçadas permanecem
as tramas do destino,
Com os meus Versos Intimistas
no nosso caminho,
Sangue e alma românticos
como a poesia são incontidos,
Grito eufórico numa só voz,
assim somos todos os oceanos.
O calor do Sol do teu amor
me provoca sensações
que ardem, não doem
e nos inundam de bem.
O amor romântico sentido
é algo que nos leva adiante
porque viver um romance
é um sonho que traz uma
força que nada se compara.
Racionalizar sentimentos
não nos cabe,
Nascemos o romantismo
que hoje dizem ser fantástico.
Estar debaixo da Caviúna-preta
recebendo a brisa do Paraná
é uma inspiração sem par
que vale mais de um poema
plenos de Versos Intimistas
para suavizar tudo aquilo
que impede que a alma seja
plena de Primavera serena.
Versos Intimistas
escritos sob a benção
de amor do lindo
Nhacarandá do magnífico
Paraná do meu destino
que um dia fará
a gente se encontrar
e na tranquilidade da nossa
companhia descansar.
Resgatando
Uma memória edênica
Beleza sem par
Idílico cantar
Consagrada solene
Ópera por alguns esquecida
Na antiga rota escolhida
O perfume sem igual
do Pinheiro-do-Paraná
é algo celestial
que celebro sempre
com Versos Intimistas
com poesias
e amor sobrenatural.
Balança com o vento
o lindo Pinheiro-caiová
pousa a Gralha-azul
e em mim a inspiração
para escrever lindos
Versos Intimistas
para espalhar poesia
dedicadas ao meu Sul.
A alegria de ver a Piúva-amarela
florescida só faz reforçar
o apego que tenho por esta
amada terra que me faz sentir livre.
Tão livre para não me importar
se terei amigos ou não,
Porque o quê realmente conta é
a liberdade na mente e no coração.
O quê vale é a intenção e a intensidade nesta breve viagem que é a vida que nos pede ao menos uma dose de realidade.
No final eu sei que o destino haverá
de nos encontrar e tudo há
de conspirar sempre a nosso favor.
A aurora vespertina que
brinda a linda Piruxinga
inspirando os meus mais
doces Versos Intimistas
nestes desafiadores dias
gradualmente andam
tornando a minha vida
plena de amor, paixão
e harmonia para superar
com serenidade no coração
o convívio que tem negado
viver sem amor e paixão
pela sem cultivar tudo aquilo
que nos põe em elevação.
Em nós floresce o amor
com a altura e alvura
do Ipê-branco florido
diante do nosso destino.
Que o amor está a caminho
eu nunca duvidei disso,
Você me quer contigo,
e eu te quero colado comigo.
Longe de tudo e até debaixo
da chuva sendo um para o outro
o augusto e amoroso abrigo.
Porque no final de tudo o quê
nos importa é o amor acima
do que conhecemos por infinito.
Jacarandá-canudo
florescido e amoroso
me emoldura com
as suas lindas pétalas
e escrevo poesias
com cada uma delas.
Jacarandá-canudo
agradecido reverenciando
na Bahia as estrelas,
Um sinal do universo
neste Hemisfério
aguardo todos os dias.
O meu Sacambu floresceu
imenso e com flores intensas
nesta Bahia de Todos os Santos,
Venha ver comigo
os meus mais poéticos planos.
Apreciar o florescer
de cada Ipê-rosa
na Bahia de Todos os Santos
é celebrar a poesia
viva, intensa e denotativa.
Recolher as flores que
caem do Ipê-candeia
e deixar que ele se perpetue
assim como tantas
outras árvores nativas,
Respeitar o quê brota
selvagem seja no jardim
ou na campina
é uma forma de dizer sim
ao ciclo amoroso da vida.
Passaram as alegres festas
de Santo Antônio, São João
e de São Pedro e São Paulo,
e eu sigo namorando contigo
na imaginação com o desejo
ardendo preso e livre como balão
voando no céu do meu coração.
Como se aguarda a fogueira
ser acesa na Festa de São João
e se aguarda por uma Lua Cheia,
ainda espero ser a festa para você.
É inverno com Pinhão no prato,
de Chimarrão para aquecer do frio
intenso que anda fazendo
por aqui e as festas julinas estão
por aí espalhando alegria trazendo entusiasmo para na vida prosseguir.
Um passeio de bicicleta
para apreciar as belezas
da Mata da Atlântica,
Fazer uma parada romântica
para levar mais de uma
caixa de chocolate feito
com amor em Pomerode,
Foi para um destino perfeito
que você com jeito me trouxe.
Os Hemisférios Norte e Sul
fazem os seus bailes de gala
sobre os nossos destinos
soprando as suas ventanias
enquanto floresce no canteiro
uma constelação numa
única Petúnia-céu estrelado
deixando-me em levitação.
As minhas convicções são
como escudos cristalinos
que não as renuncio
nem por mesmo por paixão,
a minha porção indígena mira
nos astros com os pés no chão.
A vida da outra pessoa
também é a nossa vida,
mesmo que você não creia
a semiótica da convivência
se apresenta em detalhes
sensíveis por todos os lugares.
Não tenho nada de aventureira,
vivo sempre atenta aos sinais
que perigosamente
podem vir a se tornar habituais,
e depois para voltar aos tempos
de paz pode vir ficar a cada dia mais
distante neste mundo alucinante.
Sem titubeios e sem delongas,
repitam comigo:
- Quando o Deus da Guerra
em ti faz pátria e a vida
passa a ser menosprezada,
a nossa vida também passa
a ser menosprezada
e depois não vale mais nada.
O bonito Jacarandá-do-brejo
florescido neste Paraná,
traz tudo a respeito de nós
que por enquanto ainda não está
acontecendo e no silêncio
do coração só anda crescendo,
e por antecipação acredito
que já está conosco ocorrendo.
