Sorriso sem Graca
Foi na cruz que nosso Senhor Jesus que por graça nos salvou ou seja favor imerecido.
Então, seja grato a Deus! Não aos homens nem mesmo a você!
Quando nos despojamos de tudo que é nosso e permitimos que os valores e princípios da graça de Deus nos guiem pelo caminho das verdades eternas de Deus, compreendemos que tudo nos é concedido gratuitamente através dos recursos de Sua graça, sendo um dom de Deus, para que ninguém se glorie.
Quando a graça de Deus começar a abrir nosso entendimento e visão espiritual, passamos a compreender pela fé que tudo é um favor divino sobre nossas vidas. E entendemos que o que recebemos gratuitamente, também devemos oferecer de igual maneira. Isso transformará completamente nossa forma de nos relacionarmos conosco mesmos, com Ele e com as pessoas ao nosso redor.
Quando pararmos de nos autocriticar e compreendermos pela fé que o amor, a graça e o perdão de Deus são infinitamente maiores do que a culpa que carregamos por nossos erros, nos tornaremos verdadeiramente livres. Saberemos que Deus sempre nos observa com um olhar de misericórdia e graça, em todo tempo.
O poder curador do amor de Deus, quando compreendido pela fé e através das virtudes da graça de Deus, pode nos curar e libertar internamente muito mais do que uma vida inteira de esforços religiosos sem entendimento.
Poesia, Senhor, só a tua graça nos basta.
Anelamos por paz, alegria e uma liberdade que apenas a graça de Deus pode materializar.
Nessa realidade plena de graça, percebemos ser melhor entregar a Deus o pouco que nos resta, ao invés de reter tudo o que temos, tentando sobreviver com nossas forças. Essas, além de serem insuficientes, ainda nos causam sofrimento e insatisfação.
Nessa luta entre nossa vontade e a realização da vontade de Deus, vislumbramos a Sua graça nos conduzindo ao avivamento, promovendo um despertamento interno por meio das virtudes latentes em nossa alma sedenta e carente desse amor tão real e presente.
Na presença inefável e inestimável de Sua maravilhosa graça, também percebemos que o pouco que temos a oferecer a Deus será multiplicado, se o nosso desejo for amá-Lo e manifestarmos a vontade profunda de praticar Suas verdades, buscando uma porção diária da sua perfeita graça.
Graça é Misericórdia são manifestações da bondade de Deus para com o pecador nesse mundo caído.
Enquanto estamos vivos, a Graça concede bênçãos que não merecemos. Já a Misericórdia, nos preserva do juízo que merecíamos.
A justificação pela fé e através da graça é o único caminho por onde encontraremos a paz, a alegria e a plena redenção para vivermos cada vez mais distantes do pecado e cada vez mais próximos da vontade e dos propósitos de Deus.
Nós só amamos a Deus, pois Ele no amou primeiro. Nesse fluxo contínuo de amor, e graça vemos o mover soberano do Espírito Santo, tirando-nos gradativamente dos pecados, e nos levando nos seus caminhos de santidade.
A graça não nos concede liberdade para pecar; é uma oportunidade de reconciliação que Jesus nos proporcionou com o Pai. Por meio do seu Espírito, somos capacitados e fortalecidos para nos libertar das garras do pecado.
Medite em Romanos 6:15 , Jeremias 7:10, 1Pedro 2:16 e Tito 2:11,12.
A graça é um presente concedido, sem que o mereçamos, não é obrigatório aceitá-lo, mas uma vez aceito, leva à transformação de vida e ao desejo sincero de viver piedosamente, purificando-nos para alcançar o céu.
ISSO É A GRAÇA...
Era uma vez um reino encantado governado por um sábio e benevolente Rei. Nesse reino, havia um jovem chamado Lucas, que vivia uma vida de extravagância e imprudência. Ele gastava seu tempo em festas, ignorando suas responsabilidades e prejudicando a si mesmo e aos outros com suas escolhas egoístas.
Certa vez, o Rei convocou Lucas ao seu palácio. O jovem estava temeroso, pois sabia que suas ações não eram dignas da presença real. Surpreendentemente, o Rei ofereceu a Lucas uma chance de redenção, apesar de todas as suas falhas. Ele lhe concedeu uma oportunidade para mudar, reconstruir sua vida e se tornar alguém melhor.
Lucas ficou perplexo com esse favor inesperado. Ele começou a trabalhar duro para mudar seu comportamento e viver de forma mais virtuosa. Ao longo do tempo, o Rei o orientou, fornecendo recursos para sua transformação.
Enquanto Lucas progredia em sua jornada, ele percebia que, por mais que se esforçasse, nunca conseguiria igualar a grandiosidade do presente do Rei. A gratidão e humildade cresceram em seu coração, pois reconhecia que a oportunidade de mudar não era merecida.
Apesar de suas melhorias, Lucas sabia que nunca poderia alcançar a totalidade do favor do Rei. No entanto, ele continuou a se esforçar e a buscar aperfeiçoamento, pois valorizava a oportunidade que lhe foi dada. Ele sabia que precisava corresponder à confiança depositada nele.
No final, Lucas aprendeu que a graça que lhe foi oferecida não era uma licença para continuar errando, mas sim uma chance para redimir-se e trilhar um caminho de transformação. Ele percebeu que, mesmo dando o seu melhor, a salvação não estava em suas mãos, mas sim nas mãos do Rei que generosamente lhe concedeu essa oportunidade.
Espantalho do Somos Nossos Próprios Salvadores
“Mas, o fato de podermos resistir à graça divina não nos torna, como alguns deterministas argumentam, os nossos próprios salvadores”?
Respondo ao espantalho calvinista: Claro que não! Esse argumento é tremendamente falacioso. Em primeiro lugar, como enfatizava Wesley, a salvação, por ser uma dádiva que não podemos produzir e adquirir de forma alguma por nós mesmos é “totalmente livre”; ela “não depende de nenhum poder nem mérito do homem, em nenhum grau, nem no todo, nem em parte” (1)
A esse respeito, a analogia do rico e do mendigo, feita por Armínio é perfeita:
"Um homem rico concede, a um pobre e faminto mendigo, esmolas com as quais ele pode sustentar a si mesmo e à sua família. Isso deixa de ser um presente puro porque o mendigo estende a mão para recebê-lo? Pode-se dizer, com propriedade, que ‘a esmola dependeu, em parte, da liberalidade do doador e parcialmente da liberdade do recebedor’, embora o último não tomaria posse da esmola a menos que a tivesse recebido estendendo a mão? Pode-se dizer corretamente que, porque o mendigo está sempre preparado para receber, ‘ele pode receber ou não a esmola, conforme quiser’? Se essas afirmações sobre o mendigo que recebe a esmola não puderem verdadeiramente ser feitas, muito menos podem ser feitas com relação ao dom da fé, cujo recebimento requer muito mais atos da graça divina."(2)
Mesmo o mendigo podendo estender a mão, a dádiva continua sendo uma dádiva. Mesmo o mendigo podendo estender a mão, a dádiva continua dependendo totalmente da liberdade do doador. Mesmo o mendigo se preparando para receber a dádiva, seu preparo não é o que lhe garante a dádiva, mas, sim, a liberdade do doador. Só isso já é suficiente para deixar claro que o mérito é todo de Deus, não nosso.
Pense nisso e cuidado com as narrativas falaciosas e espantalhos dos calvinistas.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Referências:
(1) WESLEY, John, A Teologia de John Wesley, 2010, CPAD, p. 220.
(2) ARMÍNIO, Jacó, As Obras de Armínio, CPAD, volume 1, 2015, p. 330
Se a tentação é grande ?! Não tenha dúvida! Entretanto a GRAÇA é maior!
...onde o pecado abundou, superabundou a graça; [Romanos 5:20]
Acho graça quando você me pergunta e pede pra eu dizer
Se eu passaria a minha vida toda com você
Amor qualquer um vê
Ontem, hoje, amanhã
Minha resposta vai ser:
Eu quero pra sempre
Meu café seu chá
Seu bom dia quando eu acordar
Sua risada, se eu desafinar
Eu Quero pra sempre
Para onde inclina o seu tempo? Esta é sua resposta: O crente só cai da graça quando esquece de cortar a amizade com o mundo. Uma árvore estéril, inimiga de Deus.
eu sou do tipo
Eu sou do tipo que faz
Graça com tudo.
Eu sou do tipo de homem puro.
Tipo o rocky Balboa
Sou derrotado pelas minha neuroses
Mais vencedor pelas minha
Memórias.
Eu sou do tipo de homem
Que deus manda ao mundo
Com um grande propósito,
Mas com uma grande
Dificuldade pra alcançar a vitória.
Capaz que eu seja uma cópia Premium do Rambo
Sou melhor que ele, diferente dele,
Mais somos iguais, pois temos os
Mesmos pensamentos..
Sou do tipo que procura 3 coisas
Caráter, educação e amor
Em uma geração onde o que importa é
Dinheiro, beleza e criminalidade
Mas tá suave, nem todos pensam o mesmo...
Pausa na vida real para ensaiar mais um pouco sobre o que é sonhar acordado.
Não vejo graça nenhuma quando o universo prega essas peças.
Dá asas à quem não sabe, não quer e não vai voar.
Pois bem, passei meses pra readequar minha vida e aparece o tal Sr Destino, pra me apresentar alguém que não veio pra ficar, não vai ficar, pelo menos não consigo acreditar em contos dr fadas.
Será que essa conspiração nunca será a meu favor?
Mandem alguém que vem pra ficar, sem pressa de ir embora, sem ter que avisar onde está.
Se é teste, pegadinha, prova de resistência, piadinha, ok!
Pode mostrar as câmeras, não quero mais brincar.
Me nego a participar de outro ensaio, decorei todas as falas e inclusive sei tudo o que vou ouvir tb.
Conheço o script inteiro e sei o final.
Esse lance de protagonizar só no faz de conta, depois voltar pra coxia sozinha, esperar outros testes, pra um dia talvez ser aprovada pra então viver o papel principal, não dá...cansei!
Prefiro sentar num lugar bem confortável e observar a vida como um mero espectador.
Se é pra viver um amor de verdade que seja alguém disposto, livre e tb sedento de amor.
Caso contrário, pode abrir as cortinas, adoro teatro!!!
