Sonetos Pablo Neruda
A principal característica do homem moderno é deixar as pessoas pensarem por ele, ao invés de pensar por si mesmo.
Conhecimento consiste em levar anos para aprender a enroupar a vestimenta sagrada, e sabedoria consiste em passar a vida inteira aprendendo o porque de retirá-la.
Um elogio executado na frente do referido agraciado não é um prazimento perfeito, mas um acordo de cavalheiros criado somente para montar uma sociedade que se regozija de coisas que nem sempre correspondem a realidade. Destarte, grandes homens fazem essas reverências longe dos olhares daqueles que serão contemplados, pois assim, eles estarão agindo em conformidade com a honra e a justiça, valores já esquecidos pelos “heróis” da nossa época.
O amor ao próximo é a principal lei deste mundo. Qualquer coisa que não gravite em torno deste universo, é puro engano e manipulação.
Silenciar um sábio para ouvir um tolo é um ato medíocre e ignorantemente inigualável. É como destruir o ninho de um pássaro, deixando seus filhotes esparramados ao chão, prontos para serem devorados pelos seus inimigos.
À noite vejo uma púrpura flor no jardim, que os anjos esqueceram de visitar...ao longe, suas pétalas se desfalecem ao mesmo tempo em que as estrelas pranteiam no firmamento, como se Deus estivesse gritando a todos os cantos que a essência do amor havia escapado de suas mãos e como se o cosmo infinito não mais fizesse parte dessa existência...
As mulheres são seres confusos: se dizemos a verdade, somos implacáveis, se mentimos, somos forjadores, se agimos com imponência, somos insolentes e se formos introspectivos, simplesmente somos omissos. Deus deveria as ter dado o poder de customizar alguém a sua imagem, semelhança e pensamentos.
Nunca deixar que nossas galáxias sejam finalizadas, eis a máxima excelência que os grandes eruditos me ensinaram.
Confiança não vem daquilo que você conquistou e sim daquilo que mudou dentro de seu âmago e o tornou convicto de seus dons e atributos ocultos.
