Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes
"A religião é um caminho para o bem, mas não significa que você a praticando vai fazer sempre o bem"
"Nem sempre aquilo que planejamos é a melhor alternativa, por isso, muitas vezes, o.mais sensato é recuar".
"Quando você começa a atacar e a criticar a religião do outro, consequentemente esquece de viver a sua"
"A sentença de Hugo von Hofmannsthal – ‘Nada está na realidade política de um país se não estiver primeiro na sua literatura’ – é tão verdadeira e profunda, que pode ser aplicada à análise das situações políticas desde vários ângulos diferentes, sempre rendendo algum conhecimento."
Escrever é um ofício, dizia-me, que se aprende escrevendo.
O meu universo é finitamente infinito ou, parafraseado Vinicius, que o meu universo seja infinito enquanto finito ou dure como um paradoxo que cresce apenas para dentro.
Como dizia Vinícius (aquele de Morais), “paixão é fogo”, assim como o fogo não se sustenta sem a combinação de certos compostos com oxigênio, a paixão não se sustenta sem sintonia. Paixão passa. Não faz bem alimentar sentimentos e lamentações onde não há reciprocidade.
O Vinícius e o Tom criaram o samba do asfalto, leve e sentimental sem ser brega, aliás o único que tomou o mundo.
Se as feias perdoaram Vinicius, assim espero que os amargos me perdoem, pois eu acho que doçura é fundamental.
